quinta-feira, 8 de abril de 2010

Oeiras, Lisboa, Lixos e Alguns Tontos

FIM DA RECOLHA PORTA-A-PORTA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS EM OEIRAS


Confesso que não fiquei surpreendido ao ler o comunicado do Presidente da CMO.

Faltava a última peça deste triste puzzle para completar a justificação da alteração do sistema de recolha de RSU do nosso concelho que tantos e tantos recursos vai consumir e tanta falta fazem nas Freguesias.

Decorridos 12 meses desde que este processo começou a ser desenhado algumas das justificações apresentadas:

1. Roedores nas casas-do-lixo;

2. Reclamações de munícipes;

3. Cheiros nauseabundos;

4. Fechaduras que não abrem;

5. Emissões de Co2;

6. Falta de pessoal;

7. Veículos de recolha que não circulam nas pracetas (desenhadas pelos promotores mas autorizadas pelo D.Urbanismo);

8. Valores baixos de recolha de recicláveis.

9. Etc, etc.

Faltava a contaminação dos recicláveis…

Nós os Oeirenses devemos ser uns tontos e de hábitos pouco civilizados pois não soubemos reciclar se comparados com os nossos vizinhos de Lisboa e agora vamos ser castigados com a instalação de contentores e mais contentores por todo o concelho nas actuais e novas urbanizações.

Os Lisboetas estão a fazer precisamente o contrário e a poupar milhões e milhões de euros em instalação de contentorização enterrada e de todo o negócio à volta deste sistema (alguém duvida que é um negócio?).

Lisboa apostou forte na recolha porta-a-porta nos últimos anos e com resultados que se orgulha de apresentar de forma transparente no seu site (ver aqui).

Em Lisboa são os responsáveis e técnicos da respectiva divisão de recolha de RSU que de forma legível assinam os comunicados à população, apresentam dados estatísticos e respectivos estudos (ver aqui).

Em Oeiras são os políticos que assumem posições e decisões sem dados ou estudos que convençam os munícipes. Gostaria de ter visto em anexo a este comunicado os números da poupança ao erário público que esta alteração nos vai trazer assim como os ganhos na eficiência de recolha de recicláveis.

Existem mais algumas coisas surpreendentes neste comunicado. Invoca-se a Tratolixo como entidade que terá reportado a contaminação dos recicláveis do Concelho, no entanto julgo saber que desde Junho de 2008 que a Valorsul iniciou uma prestação de serviço à Tratolixo na triagem dos materiais do fluxo de embalagens. Ora, se a Valorsul tem como exemplo Lisboa que está ampliar o sistema de recolha selectiva porta-a-porta (tendo como objectivo a médio prazo o concelho todo) algo de errado, de novo, se passa com os argumentos da CM Oeiras.

Teria sido mais razoável solicitar-se aos Oeirenses uma evolução/adaptação no sistema de recolha selectiva porta-a-porta existente do que puramente eliminá-lo.

No meio disto tudo, no final do comunicado da Câmara, referem-se prémios recebidos à custa da recolha selectiva.

Soa a propaganda em fim de linha.

Este tipo de distinções nunca mais vão poder acontecer.

10 comentários:

José Fernando O. Neves disse...

A decisão não foi técnica, foi política. Não se culpe o novo vereador dos resíduos sólidos, António Barros, culpe-se sim a anterior vereadora Madalena Castro que eneveredou por um processo que o seu sucessor já não pode parar. Os técnicos (?) da CMO não têm coragem para rebater a falta de argumentos de Madalena Castro. A Sra. quer e eles não tentam sequer provar que ela está errada. A orgânica que a dirigente Zalinda Boura arranjou no departamento que superintende levou à promoção das incompetências e ao afastamento dos competentes, sobretudo de quem trabalhou com José Eduardo Costa. E o Presidente, que já está ultrapassado e vê a banda passar, tudo assina. Oeiras já está a pagar a incompetência reinante e vai pagá-la durante muitos anos. Quem substituir Isaltino já não terá cinto para apertar, a CMO já tem um garrote.

Anónimo disse...

Não percebi. Estão a falar de LIXO e RECICLÁVEIS mesmo ou, estão a referir-se a outras coisas?
É que o resto é que é mesmo importante. Especialmente histórias zalindescas...
Continua assim Tininho, continua...
ACM

Anónimo disse...

Que grande confusão vai nos lixos. Por outro lado a CMO não tem dinheiro: o estado tarda em transferir, os construtores tardam em levantar licenças para mais prédios (por um lado se calhar ainda bem) os IMIs e outros impostos estão atrasados porque o cidadão não tem dinheiro e pronto talvez seja uma maneira de poupar (?) ou de receberem taxas. Afinal parece que não é uma Câmara assim tão rica.

De Tercena

Anónimo disse...

De fonte segura posso dizer-vos que já há muita gente a não pagar IMI porque não tem dinheiro. O IMI em Oeiras é uma brutalidade.

José Fernando O. Neves disse...

A Câmara é rica, só que com as comemorações dos 250 anos do Município de Oeiras(que caíram que nem uma luva na reeleição de Isaltino Morais)e tudo o que deu a quem devia e não devia para ganhar as eleições, conduziram-na a uma autêntica asfixia financeira (2.º o Presidente da JF Algés a Câmara tem falta de liquidez). O Orçamento em 2009 era de 187 milhões, provavelmente Isaltino Morais terá gasto 210 milhões. A crise que assentou arraiais no final de 2008 não teve qualquer influência no comportamento de Isaltino Morais, que continuou a gastar, sempre a gastar. Era preciso ganhar as eleições a todo o custo, á custa de um populismo desenfreado e retrógado, bem na senda de José Sócrates. Os oeirenses já estão a pagar a loucura isaltinista, sem rei nem roque. Como antigo votante e admirador de Isaltino lamento aquilo em que ele se transformou: autista, arrogante, prepotente, desinteressado, megalómano. Lamento por ele e por Oeiras. Se cada país tem os governantes que merece, nós em Oeiras temos o Presidente que merecemos, ainda que em fim de vida.

Anónimo disse...

Esqueceram-se daquele crédito contraído na Caixa Geral no ano passado(de onde sairam não sei quantos milhões para os 250 anos e para a campanha eleitoral da iomafia)que a cmo deu como garantia o ovo que a galinha havia de pôr em 2010?

De Barcarena

Anónimo disse...

Recicla-se o presidente e os seus boys (and girls) ou deita-se para o lixo indiferenciado?
ACM

Anónimo disse...

Sim a Câmara está sem dinheiro estragaram na farinha e agora querem poupar no farelo, ouvi dizer que até as marchas estão em risco de não se realizarem por falta de verba e pior ainda que a partir de Junho não é dinheiro para os ordenados por certo de quem trabalha porque aqueles assessores (alguns nem lá põem os pés) que rodeiam o Tininho esses por certo estão acima da crise, como disse alguém crise, qual crise?

Anónimo disse...

Anónimo

...Junho não é dinheiro... A frase é: NÂO HÁ dinheiro. Parece que então vão todos para férias.

De Tercena

Anónimo disse...

Nada disso faz falta, amigos, em Barcarena, os funcionários da autarquia e os cidadãos locais, deitam esses lixos para dentro das quintas particulares, é mais barato para a edilidade.

Até os entulhos das obras públicas.

Arroz