sábado, 24 de abril de 2010

OEIRAS PROMOVE ESTERILIZAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

A Câmara Municipal de Oeiras vai proceder à esterilização gratuita de animais domésticos, como canídeos ou felinos, pertencentes a munícipes que demonstrem não ter condições para pagar o custo da cirurgia.

Esta iniciativa, que dá prioridade aos idosos, visa evitar o fenómeno crescente do abandono de ninhadas na via pública, segundo o comunicado da CM de Oeiras.

E também em Lisboa:
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados na cidade de Lisboa e também à suspensão de capturas de gatos pelo Canil/Gatil Municipal

Foi aprovada em Fevereiro, entre outras medidas:

A esterilização gratuita dos animais de munícipes com recursos comprovadamente limitados para esse fim, estabelecendo para tal um regulamento, claro e transparente, que deverá ser publicitado nas juntas de freguesia e no site da CML
*****
Posteriormente recebi a seguinte informação:
Atenção que em Lisboa, apesar de ter sido anunciada a suspensão das capturas de gatos pelo Canil Municipal, ela continua a ser feita.

8 comentários:

Helder Sá disse...

Esta notícia não é novidade alguma! Esta acção foi desencadeada no mandato anterior e da autoria do então Vereador do PSD, Pedro Simões! Trata-se de uma prorrogação ou revalidação. O seu a seu dono, a César o que é de César, a Pedro Simões o que é de Pedro Simões!

Isabel Magalhães disse...

Caro Helder Sá;

A informação que refere foi dada aqui a 26 de Fev de 2009 em http://oeiraslocal.blogspot.com/search?q=Oeiras+esteriliza+c%C3%A3es+e+gatos

e a 4.3.2009 também foi publicada no meu outro blog http://oblogdodiogocao.blogspot.com

Agora recebi a informação de uma voluntária de uma associação de protecção animal, com a actualização referente à CML, e não vejo mal algum em divulgar novamente o assunto.

Um abraço

IM

AFS disse...

E eu a pensar que o importante era o serviço prestado... afinal o importante é todos termos plena consciência de que foi Pedro Simões, o grande, a ter tal iniciativa.

Quando passar pela Parques Tejo, essa empresa de interesse público onde Pedro Simões espalha agora o bem, agradeço-lhe.

Um bom 25 de Abril para todos ;)

Isabel Magalhães disse...

AFS;

Eu não teria dito melhor! eheheh!

Isabel Magalhães disse...

Talvez o Pedro Simões pudesse fazer o favor de me esclarecer porque razão, sempre que há campanhas de adopção promovidas pelas associações sem fins lucrativos, é obrigatória a presença da Sra dra médica veterinária do canil municipal de Oeiras, a ganhar horas extra. Certamente que haverá uma boa razão, mas como sou leiga no assunto e me foi perguntado, via e-mail, por um leitor do OL, gostaria de poder dar uma resposta cabal.

Helder Sá disse...

Importante é, sem dúvida, a prestação do serviço à comunidade, porém, associá-la ao actual Executivo seria dar os "louros" a quem os não tem. O que Pedro Simões fez ou não fez é sempre motivo de críticas, como se de um "criminoso" se tratasse. Se Pedro Simões nada tivesse feito enquanto Vereador com pelouro, teria sido criticado, em ano e meio conseguiu que o Presidente aceitasse a esterilização de animais de companhia nos moldes propostos. Aparecem por aqui algumas pessoas que têm ódio visceral por Pedro Simões, vá-se lá saber porquê, branqueando-se a aceitação de pelouros por parte do Partido Socialista, nomeadamente Carlos Oliveira, hoje líder da Vereação PS...

Helder Sá disse...

Cara Isabel: a presença da Médica Veterinária Municipal e de alguns funcionários (tratadores-apanhadores)é necessária, pois os animais estão sujeitos a algum stress, dependendo do local estão acantonados, do número de transeuntes, etc. A questão não será das horas extras, sim com a necessidade ou não da sua presença. O estatuto legal da Autoridade Veterinária Municipal deste ou de outro Município é um tanto complexo, pois depende directamente do Director-Geral de Veterinária e também do Presidente da Câmara ou do Vereador com competência delegada. Mas ninguém melhor que a Médica Veterinária Municipal para a esclarecer. Quem lhe enviou o e-mail preocupado apenas com as horas extra, sei qual o fim que pretende atingir. Mas a MVM está também presente dentro do horário normal de trabalho se houver campanhas de adopção. Quanto ao que está implícito, subjacente ou aquilo que o autor do e-mail lhe quer efectivamente transmitir, peço-lhe que não siga esse caminho, o interesse é atingir a MVM... SEMPRE a considerá-la!

Isabel Magalhães disse...

Caro Helder;

A consideração é mútua.

Espero que o leitor que fez a pergunta passe por aqui. É frequente fazerem-me perguntas sobre o canil - há até quem pense que lá trabalho, e que trabalho na CMO, e que este blog é patrocinado pela câmara, pelo PSD, pelos marcianos...!
Nem de propósito, e na mesma linha, acabei de receber um comentário de alguém que me vem oferecer os serviços para restaurar a Capela de São José de Ribamar...

Abraço

IM