quinta-feira, 20 de maio de 2010

Plano de Pormenor da Área da Margem Direita da Foz do Rio Jamor

No dia 18 de Maio ao ler o Jornal de Oeiras vi a informação de uma sessão de esclarecimento. Confirmei no site da CMOeiras e lá estava ele.


O Município de Oeiras convida-o(a) a participar numa sessão de esclarecimento relativa à elaboração do Plano de Pormenor da Área da Margem Direita da Foz do Rio Jamor, visando a renovação urbana daquele local, com a criação de um polo multifuncional de turismo, serviços, habitação, equipamentos e a renovação e complemento das infra-estruturas urbanas da zona.

Esta sessão de esclarecimento terá lugar na sede da SIMECQ - Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense (Rua Sacadura Cabral, 81 – Cruz Quebrada) na próxima terça-feira, dia 18 de Maio de 2010, às 19 horas.


Telefonei a várias pessoas, mesmo da Cruz-Quebrada, e só uma sabia que tinham andado a distribuir uns folhetos.

Rumei à SIMECQ. Sala cheia (cerca de 80 pessoas). Inscrição e recebimento de 6 folhas do Depart. Planeamento e Gestão Urbanística - Divisão de Planeamento. A apresentação foi feita em conjunto com a Universidade Nova, e visou 7 aspectos, por exemplo: “o estabelecimento de uma “Unidade de Paisagem” com inicio na área de intervenção/Jamor até à Serra de Carnaxide potenciando ligações físicas pedonais/percursos biológicos”.

Falou-se da marina/Porto de Recreio, da piscina Municipal, requalificação da estação da Cruz-Quebrada, de um equipamento hoteleiro que corresponda às necessidades com uma área bruta construída de 13.900 m2, acessibilidades.

O Plano de Pormenor terá um prazo de elaboração de 9 meses.

Depois foi um período de intervenção do público onde se falou de vários outros planos como o celebre Alto da Boa Viagem e o tal viaduto para ligar à zona ribeirinha, da falta de estacionamento, da impermeabilização dos solos pela densidade da construção, da falta de zonas verdes, o eléctrico, a estação de comboios – muitas questões que foram sendo respondidas pelos vários técnicos e, por fim o Presidente da Câmara fez um remate final lembrando que este Município é de excelência e enunciou os vários projectos que estão pensados para a zona ribeirinha, não esquecendo de se apoiar em vários exemplos de sucesso que a Câmara tem vindo a desenvolver.

Foram cerca de duas horas e meia cheias de informação e planos.

5 comentários:

ososilva disse...

Foi pouco publicitado. Teria gostado de assistir.

Clotilde Moreira disse...

Pelo número de pessoas que dizem não saber ou só em cima da hora começo a pensar que - se calhar - era para fazerem, como fizeram mas não dar tempo às pessoas para se organizarem. Mesmo assim estava muita genta.
Clotilde

Anónimo disse...

A sessão de esclarecimento não foi tão pacífica como isso...
Foi feito um debate civilizado é verdade mas o Isaltino não se sentiu em casa e nem tão pouco foram esclarecidas questões sobre o viaduto Algés-Cruz Quebrada ao nível do primeiro andar, a falta de estacionamento, a construção de uma piscina municipal a 50 m da piscina olimpica, os telhados de amianto da Lusalite que libertam particulas cancerígenas para o meio envolvente e que afectam as pessoas que trabalham nas empresas (muitas das pessoas da Cruz Quebrada já morreram!!!), a sucata da Parques Tejo ao ar livre dentro da propriedade da Lusalite, as duas "twin towers" que querem contruir na propriedade, a destruição da praia para a construção da marina, o abandono da Cruz Quebrada-Dafundo nos últimos 30 anos por parte de Isaltino Morais, a queda da muralha do Jamor devido aos antigos esgotos da Lusalite, etc... Esteve na mesma sessão que eu?

Clotilde Moreira disse...

Ao anónimo das 23.16
Estive na mesma sessão e essas coisas foram lá ditas e muitas outras mais. Mas não percebo porque diz "não foi tão pacifica..." Apesar de muitas intervenções nem todas foram claras - andaram à volta dos assuntos e mesmo algumas cairam para os louvores.
Isto foi a minha maneira de ver. Haverá outras e da discussão sairá a luz.
Clotilde

Anónimo disse...

E alguém esclareceu onde pretendem fazero tal viaduto?
T. Bastos