quarta-feira, 23 de junho de 2010

H2O - Água – SMAS – lucros

Assembleia Municipal de 21.Junho.2010


Um dos pontos era sobre os lucros que os SMAS obtiveram. Compraram 13 milhões de Euros de água, trataram-na e enviaram-na para casa dos Munícipes, facturaram-na, pagaram ao pessoal e outras despesas e…LUCROS: 11 milhões de Euros que vão ser repartidos pela CMOeiras e CMAmadora – cinco milhões e meio para cada.

Dizem uns: a factura da água é um escândalo pois tem uma quantidade de alcavalas que é uma forma das Câmaras obterem lucros. Mas um responsável referiu que estes lucros são o resultado dos muitos prémios e distinções com que estes Serviços Camarários têm sido agraciados. Como estes prémios parecem não envolver donativos mas apenas palavras de Excelente, os lucros provêm mesmo do que os consumidores pagam. Isto foi o que eu percebi.

É pena que os munícipes não tenham disponibilidade para acompanhar os trabalhos da Assembleia Municipal e as reuniões de outros órgãos autárquicos para estarem informados sobre estas pequenas coisas. Gostava apenas que estes milhões fossem empregues na melhoria da rede da nossa terra, na manutenção da sua qualidade e na continuação da diminuição das perdas (actualmente são de 19%) e que muito brevemente pudessem diminuir as tais “alcavalas” que encarecem a factura da água.



2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

As facturas SMAS, EDP e GÁS são obscenas nas tais 'alcavalas'. Não esquecer a xico-espertice que substituiu o aluguer dos contadores.

Anónimo disse...

É só mamar!