terça-feira, 8 de junho de 2010

Milagre para o Dafundo, precisa-se!

A Quinta do Cedro é um local com história. É uma linda quinta com uma casa solarenga, com árvores que une a Av. Marginal – Av. Ivens, até à antiga linha do eléctrico, Rua Sacadura Cabral. É uma zona plana, um pulmão da Freguesia da Cruz Quebrada / Dafundo, freguesia com 3 km2 e menos de sete mil habitantes. Dizem os registos que Roberto Ivens (1850 – 1898), notável explorador português, viveu e faleceu na Casa do Cedro no Dafundo e vários outros escritores por lá passaram, e também serviu de cenário a um filme dos anos 40. É um local que nos conta o tempo em que o Dafundo era zona de lazer desfrutando de uma boa praia.


Dado que a fúria consentida de transformação da baixa desta Freguesia em betão parece estar a ganhar bom senso com o Plano da CMO - Habitar Oeiras que inclui a Cruz-Quebrada/Dafundo, não seria de implorar um milagre e sensibilizar os seus proprietários e entidades oficiais para se encontrar uma maneira de a população usufruir deste jardim e até sonhar com a instalação de um museu no seu palacete preservando-se a história desta zona? Sonhar é fácil: o difícil é concretizar os sonhos.



Maria Clotilde Moreira / Algés


Este artigo foi publicado hoje no "Correio dos Leitores" do Jornal de Oeiras

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho mesmo que o que devem fazer e demolir tudo e encher de prédios de 25 andares, para ficar com mais Sol, e a marca do edil do século XXI