domingo, 18 de julho de 2010

Santana Lopes critica proposta de Passos Coelho



Santana Lopes critica proposta de Passos Coelho

Considerando-a "um atentado à história" do PSD

O social-democrata Pedro Santana Lopes rejeitou totalmente a proposta do líder do PSD que sugere um reforço dos poderes do Presidente da República.


17 Julho 2010

Em entrevista à 'TSF', este sábado, Pedro Santana Lopes considerou a proposta, que refere que o Presidente da República devia poder demitir o Governo e o Parlamento substituí-lo através de uma moção de censura construtiva, como uma demonstração de ignorância face aos ideais democráticos e assemelhou-a à dos tempos do Movimento das Forças Armadas (MFA).

“O general Eanes tinha este poder, este poder ficou na Constituição imposto no pacto MFA partidos e nós [PSD] lutámos com os partidos democráticos para este poder sair da Constituição. Este poder não existe em mais nenhuma constituição do mundo”, referiu.

Santana Lopes apelidou a proposta de “atentado à história” do PSD, continuando o ataque: “As pessoas que estão a fazer este projecto com certeza não sabem o suficiente sobre Direito Constitucional, sobre a história do partido e sobre a história constitucional portuguesa. O doutor Pedro Passos Coelho até tinha dito no congresso que não ia propor nada para alteração do sistema do Governo, agora vem mexer e mexer no pior em que podia mexer, isso não pode ser”, concluiu o social democrata.

Sem comentários: