sábado, 3 de junho de 2006

DIA NACIONAL DO CÃO

Um projecto de resolução apresentado pelo PSD na Assembleia da República pretende instituir o dia 6 de Junho como o "Dia Nacional do Cão", um animal que, diz o partido, vive junto do Homem desde a pré-história.

No projecto, a que a agência Lusa teve acesso, os deputados do PSD consideram importante instituir no calendário oficial um dia"dedicado à sensibilização de todos para o importante papel que a relação com os cães" tem na vida do Homem, dia "que pode ser particularmente interessante para uma importante pedagogia de valores de cidadania a incutir nas crianças e nos jovens".

Por esse motivo, sugerem os social-democratas, o "Dia Nacional do Cão" deveria ser o mais próximo possível do "Dia da Criança", que se comemora a 1 de Junho.

A proposta do PSD surge na sequência da apresentação no Parlamento, no passado dia 2, de uma petição, subscrita por 7.162 pessoas, pedindo a criação do "Dia Nacional do Cão".

A petição, dinamizada por criadores e "amigos" do "melhor amigo" do Homem, foi na altura entregue ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, tendo os responsáveis frisado que se tratava de uma iniciativa supra-partidária, não escondendo o desejo de que a questão fosse discutida ainda na presente sessão legislativa.

A ideia de criar um dia dedicado ao cão antes do início das férias tem como objectivo sensibilizar as pessoas para a necessidade de não abandonarem os cães no Verão, prática que acontece com alguma frequência, disseram na altura. A proposta do PSD está aberta ao apoio de outros partidos, disse uma fonte ligada ao projecto, frisando que não há qualquer interesse partidário na iniciativa e que a ideia mereceu no início do mês o agrado de Jaime Gama.

(recebido por e-mail)

15 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Se a ideia servir como ponto de partida para algo mais concreto...

por ex. a obrigação de identificar os animais com chip para que em caso de abandono se saiba a quem pedir responsabilidades e actuar de acordo;

fazer valer os direitos do animal e punir os que os maltratam das mais variadas formas...

e por aí fora que o assunto é vasto e aqui tb - como povo - não somos exemplo a seguir.

Anónimo disse...

(como o post, e o trabalhinho de redacção nunca acaba, nada como ser a 1ª a comentar o seu próprio post! ;) chamo a isto um nome - que nem é feio - e qualifica o (novo, este) Oeiras Local!... Tiques que dificilmente se perdem quando se ganham!.... DESNGAVETADOS À ESPERA DE APRECIAÇÃO! :P )

Isabel Magalhães disse...

Para o anónimo das 19H17.

Você é patético! Está tão imbuído de uma 'raiva cega e surda' que perdeu toda e qualquer objectividade.

Não distingue, sequer, um 'post de autor' de um post de um artigo enviado pelo correio - está lá escrito, leia de novo, está bem visivel, numa letra igual à do corpo da notícia...

Arranje uma vida...! olhe! CRIE UM BLOG!

Passe bem. De preferência longe!

Anónimo disse...

Você é patético! Está tão imbuído de uma 'raiva cega e surda' que perdeu toda e qualquer objectividade.

Devolvo-lhe a graça, dizendo-lhe simplesmente que Patéta e sem qualquer objectividade parece ser mesmo o seu forte, inda para mais quando comenta ´uma opinião` (a minha!), referindo-se ao "anónimo das 19h17" (eu próprio!) numa caixa de comentários onde o 1º comentário é o seu, e APENAS existe esse e mais o 2º!!! (o meu!!!).

Desculpe-me, mas nem sequer quiz ENTENDER o que lhe tentei (OBJECTIVAMENTE!) dizer!!!

(Paciência)

Isabel Magalhães disse...

Esta é a última vez que me dirijo a si - ao comentador anónimo acima - porque as suas intenções estão à vista de todos os que sabem ler português.

Só me apetecia aqui deixar o copy/paste de uma resposta que o 'Politicopata' lhe deu no 1º Oeiras Local, - por muito menos do que aqui nos tem deixado escrito - mas eu não desço ao seu patamar e por isso não o vou fazer.

Vc. continua a não perceber nada... a não perceber que o post acima não é meu - foi recebido por correio e como tal não é incorrecto ou indelicado que eu teça o meu comentário, no fim, no início, ou onde me der a real gana.

Além de que o mesmo está 100% dirigido para o post em si, não é ofensivo nem lesivo da dignidade de ninguém, ao contrário da verborreia que vc. aqui anda a deixar com o intuíto 'vá-se lá saber de quê'...

Mas também já deu para perceber - há muito - que vc. tem um fim em vista... vc. atacou o poema de Fernando Pessoa do dia da criança, vc. embirrou com a carta do presidente da Junta de Linda-a-Velha enviada por correio aos habitantes, numa demonstração nítida de que ignora o que é o protocolo... e nem - sequer - percebe que cada vez que aqui escreve está a dar 'tiros no pé'...!

Qto ao segundo ponto, o que o fez voltar aqui, 'vá-se lá saber porquê'..., só vem mais uma vez confirmar que não percebe nada de blogues nem de sistemas de comentários.

Começo a ter dó do seu estado de confusão mental...!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Isabel Magalhães disse...

Boa ideia!!! :)))

e registados com 'chip' para sabermos a que cor verdadeiramente pertencem...!

saudações digitais.

MoonWolf disse...

Todas estas iniciativas são louváveis...
Mas não as deveríamos estender a outros animais, nomeadamente os gatos, tb eles alvo da brutalidade e da crueldade dos homens?

Bom Post...

Isabel Magalhães disse...

Caro MoonWolf,

obrigada pela sua participação.

no primeiro comentário - o meu - refiro-me aos animais em geral:

"fazer valer os direitos do animal e punir os que os maltratam das mais variadas formas..."

e enquadra-se nas causas que apoio; a dos animais maltratados, errantes e abandonados.

s.d.

Unknown disse...

"Falarmos das NECESSIDADES dos deputados"!?!?

A língua portuguesa é de facto uma armadilha...

cumps,

Isabel Magalhães disse...

Caro J.A.;

claro que falamos das necessidades dos deputados...

essa classe desprotegida, sem direito a sindicato que a defenda, a quem -até - é negada a solidariedade de um colega mais atento que se oferece para 'assinar a folha'...

que é "obrigada" a estar no local de trabalho e, violência das violências, a justificar as faltas...

vou mais além...

não só o 'microship' mas também um dispositivo que permita a localização em caso de 'extravio'...

Deixo-te um [] :)

Unknown disse...

Cara Sra. Isabel Magalhães,

Peço-lhe que me perdoe pela rude e errónea visão que eu tinha dos ditos senhores. Sou uma pobre vítima acrítica dos média, que só dizem mal, já se vê.
Agradeço-lhe por me ter aberto os olhinhos, com a sua visão perspicaz da verdade.

Sendo assim, conte com a minha assinatura em qualquer petição que se faça para a criação do referido dia.

Contudo peço encarecidamente que não seja incluído esse tal de 'mico-chispe' porque em caso de extravio prefiro mesmo a dor de nunca mais os localizar...

Com os sinceros cumprimentos deste que se assina,
José António

Isabel Magalhães disse...

Caro J.A.,

entendo perfeitamente o seu ponto de vista e o altruísmo da sua 'dor'...

no entanto, perdoe-me a imodéstia de lhe chamar a atenção para a 'benesse' que seria sabermos onde 'eles' andam quando não estando lá, estão, apenas porque uma 'alma mais atenta e caridosa' lhes imitou o rabisco.

Creia-me,
atenta, veneradora e obrigada

Isabel Magalhães.

Unknown disse...

Cara I.M.,

Eu disse DOR ?
Mil perdões, queria dizer COR...
É que o meu mundo fica mais colorido quando eles desaparecem da minha vista !

"O último a sair, apague a luz."

Sinceros cumprimentos deste que se assina,
J.A.L.M.B.

Help Us! Animals wordwilde disse...

Em vez de criar o Dia do Cao, os portugueses deviam era ter respeito pelos animais, coisa que nao acontece. Portugal, simplesmente nao respeita os animais!!! O Dia do Cao nao vai mudar em nada a panoramica de Portugal.