domingo, 11 de junho de 2006

A VOZ DO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA


JUNTA DE FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA

A VOZ DO PRESIDENTE

Apesar de algumas indignações

JOSÉ BARROCO: “O futuro promete em Linda-a-Velha”

O presidente da Junta de Linda-a-Velha não quer ser a freguesia parente pobre do concelho. Enuncia indignações pela suspensão do transporte gratuito municipal “MoveOeiras”, pela degradação da escola EB 1 nº 2, pelo trânsito caótico e o ainda mais caótico estacionamento. José Barroco também não tem dúvidas que hoje se deveria estar a pensar no que será Linda-a-Velha daqui a 30 ou 40 anos. Ainda assim, sobra-lhe optimismo e garante que “o futuro promete em Linda-aVelha”.

Carlos A. Saraiva

Jornal de Oeiras – A comemorar 13 anos de Freguesia, este executivo vai em sete meses de exercício. Como tem sido a relação da autarquia com os cidadãos e o trabalho desenvolvido?

José Barroco
– É uma relação de respeito profundo pela população. Temos tido a preocupação de um maior relacionamento com a população. Nesse sentido, várias pessoas já me têm dito que em sete meses de mandato, recebi mais gente que os anteriores receberam em 8 anos. Não estou, obviamente, a menosprezar ninguém, é uma constatação dos factos. Quanto ao trabalho desenvolvido, achamos que Linda-a-Velha tem sido talvez um parente pobre do concelho de Oeiras, sistematicamente preterida em muitos elementos importantes para a vida das pessoas e o objectivo é inverter esse sentido.

JO - Isso é uma crítica ao poder central municipal?
JB
– Sim. Ao poder central municipal e ao poder central propriamente dito. Porque aquilo que há 30/40 anos era o exemplo de uma localidade que não era propriamente um bairro dormitório, transformou-se numa zona descaracterizada que sofre sistematicamente de dois flagelos - o trânsito caótico e o ainda mais caótico estacionamento.

JO – Estes serão dois problemas de fundo de Linda-a-Velha cujo estudo está contemplado no programa eleitoral da actual Câmara...
JB
– Estarão em estudo mas não podemos deixar de pôr o dedo na ferida e pensar em termos muito concretos. Hoje devíamos estar a pensar como será Linda-a-Velha daqui a 30 ou 40 anos e o que se está a fazer não é de perto nem de longe acautelar os princípios básicos do que será a vivência dos nossos filhos e nossos netos. Porque não se planeou a longo prazo, fazer nomeadamente um nó rodoviário decente na baixa de Miraflores, cruzando a A5 com a CRIL, num nó em trevo, para o que hoje já não há espaço, que permitisse que aqueles dois grandes eixos viários se pudessem cruzar, enviando trânsito em todos os sentidos.

JO - Porque é que hoje já não há espaço?
JB
- A permissão de loteamentos e licenciamentos de prédios naquela zona inviabilizou a construção do nó. Agora estão lá prédios e existem direitos adquiridos por parte dos loteadores. Igualmente, quando hoje se diz que o viaduto que está a ser construído, Portela-Miraflores, vai resolver o trânsito da entrada em Linda-a-Velha na Rotunda das Sereias, é a pura das mentiras. O que existe neste momento é um embargo de obra na ligação desse viaduto a Carnaxide, penso que relacionado com a zona de cheias da ribeira de Algés, que foi levantado pelo Ministério do Ambiente e que o actual presidente da Câmara, quando ministro da tutela, não conseguiu resolver e que, é pouco provável que o consiga resolver hoje.

Existe um outro projecto e honra seja feita à Liga dos Amigos de Linda-a-Velha, que tem lançados vários reptos nesta matéria, nomeadamente a de ser ponderada a hipótese de uma via poente, uma ligação de toda a zona da Av. D. Pedro V e Alto de Santa Catarina, passando pela zona do Estádio Nacional até frente ao cemitério de Carnaxide.

JO - É isso que faz de Linda-aVelha o tal parente pobre?
JB-
Veja que se priveligiam determinadas zonas do concelho, nomeadamente com a principal receita que é o IMI. Em boa verdade, quem nos últimos quinze anos mais contribuiu per capita tem sido Linda-a-Velha e não retira qualquer lucro disso. Quando uma Câmara Municipal diz que temos obras estruturantes como o Passeio Marítimo e o Parque dos Poetas, repare que Linda-a-Velha não tem sequer um pavilhão desportivo. Igualmente não posso deixar de manifestar indignação com o problema da escola EB1 nº 2, designadamente os pavilhões, provisória há mais de vinte anos, com um relatório catastrófico onde aparece escrito que há ratos no recreio. Não podemos olhar para isto e aceitar que a Câmara delibera meio milhão de euros de estátuas para o Parque dos Poetas e esta escola não pode ser encerrada e criada uma nova. Diria que, propaganda política à parte, dediquem-se menos às estátuas e tratem mais das pessoas. Cabe também referir que Linda-a-Velha, apesar de ter um 1/3 da população com mais de 60 anos e ¼ dela já ultrapassado os 70, não dispõe de nenhum equipamento ou zona de lazer para idosos.

Não posso deixar também de falar na questão do MoveOeiras, que servia a população mais idosa e a estudantil. A esse propósito, basta olhar para a última Assembleia Municipal, onde a unica questão a que o presidente da Câmara se furtou a responder foi justamente o MoveOeiras. E, quando ele diz que respeita os abaixo-assinados, é bom que se lembre que o maior deles foi feito na Freguesia de Linda-a-Velha e a propósito do MoveOeiras.

JO – E sobre a comemoração do 13ºaniversário da Freguesia?
JB
– A festa vai ser constituída por quatro eventos, todos no dia 11. Vamos ter uma Missa de sufrágio por António Cruz, o nosso primeiro presidente de Junta, figura que não tive oportunidade de conhecer e a quem, até hoje ninguém se lhe referiu sem manifestar um grande carinho e referir a sua sensibilidade. Da parte da tarde, no Palácio dos Aciprestes, a partir das 16 horas, teremos uma série de actividades, que passam pela apresentação pública do site da Junta, uma cerimónia para entrega dos prémios de mérito desportivo e, às cinco da tarde, terá lugar a exibição do Coral de Linda-a-Velha, que completa este ano 27 anos e que pela primeira vez vai fazer a sua apresentação no Palácio dos Aciprestes.

JO – Qual é a mensagem do presidente da Junta para os cidadãos de Linda-a-Velha?
JB
– Que o futuro promete em Linda-a-Velha e acho que é aí que cabem elementos importantes do que lançámos e fazem parte do nosso projecto eleitoral. O primeiro é o Banco do Voluntariado. O segundo tem a ver com três elementos de festivais que vão começar em 2007 – o Festival de Arte Urbana, o Festival de Música Infantil, em parceria com a Fundação Marquês de Pombal e, muito principalmente, com a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, e o Festival de Músicas do Mundo, um festival étnico, também em parceria com aquelas duas instituições. Para além disso, igualmente preponderante no nosso trabalho, é o projecto das energias renováveis, que lançamos envolvendo a maioria dos condomínios de Linda-a-Velha e de que estamos agora na fase de contacto directo, no sentido do projecto de energias fotovoltaicas, havendo neste momento 84 condomínios aderentes.

Jornal de Oeiras – 06062006
c-saraiva@hotmail.com

2 comentários:

Anónimo disse...

A sala da Fundação encheu e esgotou a capacidade dos lugares sentados.

Muito interessante a divulgação do 'site' da junta e os projectos, nomeadamente o da Quinta Pedagógica.

Viva a freguesia de Linda-a-Velha!

Micas10 disse...

O viaduto Carnaxide-Miraflores que foi montado no final de 2002 ainda não foi aberto ao tráfego.

Enquanto os motoristas e residentes de Linda-a-Velha sofrem com o congestionamento crescente, o portal da Câmara Municipal de Oeiras não oferece qualquer explicação deste desastre orçamental.