domingo, 4 de junho de 2006

Onan


Meus caros visitantes, este nosso/vosso Oeiras Local é um espaço livre e democrático para, sobretudo, falar de Oeiras.
Na verdade tanto há a dizer sobre esta maravilhosa terra, que há 36 anos me acolheu no seu seio como filho adoptivo, após uma longa jornada por montes e vales, campos e praias de Portugal, que por vezes a dúvida está na escolha.
Esta é para mim e sempre uma tarefa que considero primeira, isto é, colocada no topo da pirâmide de prioridades. Seja para enaltecer as boas obras, seja para criticar as menos boas, seja mesmo para, na minha ignorância, fazer sugestões para melhorar a qualidade de vida dos Munícipes (os técnicos, na sua imensa sapiência, que depois digam da viabilidade prática), ou apenas para falar da história de Oeiras, das minhas vivências e experiências, na esperança de que aproveitem a alguém para algo de positivo.
Oeiras está aqui e sempre estará em primeiro lugar. Para falar de outros assuntos existem 'milhentos' espaços na Internet, hoje fácil e felizmente tão acessíveis.

Contudo aqueles que me conhecem sabem que sou um espírito arrevesado. Sabem que sou um homem de apetites, que só faz aquilo que quer à revelia de qualquer comando ou instrução, tenha ela a origem que tiver. Talvez por isso sou partidariamente 'desalinhado' e não advogo ideologia nenhuma, excepto a minha própria, fruto das minhas reflexões.
Podem-me dizer que aqui é de tomates que falamos, mas se eu desejar falar de alfaces, pois é de alfaces que falo, torçam as pessoas o nariz como torcerem. Compete-me a mim a decisão sobre o que considero ser importante e pedagógico dizer, esteja ou não de 'acordo' com o que os outros entendem que é o âmbito deste ou daquele espaço. E é sobre aquilo que entendo desejável que discorro. Quem gosta, gosta. Quem não gosta, passa à frente que a estrada é longa. Se não me quiserem, basta indicarem-me a porta...
Esta introdução serve apenas para alertar que nesta prosa não vou falar de Oeiras. Pelo menos, directamente.

Hoje apetece-me discorrer sobre outra coisa. A saber, o ONANISMO.
Biblicamente, sintetizado de modo muito breve, Onan era o segundo filho de Judah. Por morte de seu irmão Er, de acordo com a lei, teve que casar com a cunhada/viúva Tamir. É, eram estranhos tempos aqueles. Mas ainda há poucas décadas, não sei se ainda é assim, na Turquia um homem tinha por obrigação tomar conta da família, mulher e filhos, de um seu irmão que falecesse.
Seja como for, a lei obrigava a que Onan não só casasse mas penetrasse a cunhada e a engravidasse, para que houvesse descendência (p.f. deixem-se de piadas ordinárias.)
Onan cumpriu a lei até onde lhe foi possível, mas no último instante cometeu o terrível e sofrido pecado de 'tirar fora' e ejacular fora do corpo da cunhada, por achar que a criança que concebesse seria considerada filha do seu falecido irmão e não sua.
Ora Deus não gostou do feito e como paga simplesmente matou Onan.
Pobre do Onan, que assim se tornou sinónimo de 'coitus interruptus'.
A questão ficaria por aqui se interpretações erróneas deste episódio bíblico não lhe tivessem também atribuído o significado de 'contracepção', sob qualquer forma, e mesmo de 'masturbação'. Entenda-se aqui 'masturbação' não só no sentido sexual mas em todos os significados que o conceito pode ter, como na expressão "masturbação intelectual", p.ex.

E é isto que, após este périplo pelo Génesis, cap. 38, nos traz de volta ao Oeiras Local.
Perguntarão muitos: mas o que é que isto tem a ver com o blog?
Apetecia-me responder: Leiam os posts e os comentários, ajuizem e consultem as enciclopédias. Mas não vos vou dar essa trabalheira. Poupo-vos o trabalho e dou eu mesmo a resposta.
Apesar de a generalidade de prosas submetidas neste blog, quer de redactores da equipa, quer as que chegam por mail, quer de comentadores, serem normalmente pautadas pelo bom senso e espírito de correcção, não insultuosas nem ofensivas, independentemente da concordância ou discordância de cada um, ou das preferências político-partidárias, como aliás se pretende que este blog seja, ideia que me parece partilhada pelos próprios visitantes, pelo menos a julgar por muitos comentários, não sendo eu psicólogo ou psiquiatra, nestes últimos tempos alguns comentários anónimos têm surgido que, pelo tom agressivo, pela provocação desinteligente, fundamentalista e de laivos hipócritas, me levam a pensar terem sido escritos por alguém frustrado e ONANISTA (sem ofensa). Onanista no sentido psicológico, de alguém que se masturba (goza) por via da agressão verbal/oral/textual, e que, obviamente, se oculta no anonimato, o que é uma característica desta tipologia onanística.
Se estou errado, alguém que mo demonstre, como e porquê. Humildemente saberei aceitar e certamente aprenderei a melhor avaliar carácteres por via da escrita.

Enfim, aqui fica a minha opinião sobre um certo tipo de comentários (anónimos.)
E como estes são livres, aproveitem para dizerem de Vossa justiça. Concordem, discordem, mas tenham opinião. Sobretudo participem. A Vossa participação é fundamental para dar a este blog o sentido que todos, maioritariamente, lhe querem dar, contra a voz do "Velho do Restelo".

P.S.: Já passei pela feira no Jardim, mas ainda não provei as ditas farturas. Terei que lá voltar, o que não vai ser nenhum sacrifício :)

José António.

13 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro J.A.;

Bom dia!

Assim mesmo é que é. O anonimato, que neste caso em questão nem é assim tão anónimo, porque na posse do IP com a maior facilidade se descobre a identidade do comentador que desde o início do blogue tem demonstrado a atitude descabida e imprópria de alguém que - nos intervalos - se assume como o paradigma da moral e bons costumes mas que depois, ao abrigo desse mesmo anonimato, deixa aqui o 'retrato' que lhe conhecemos.

Um [].

Unknown disse...

Cara Isabel,

Apenas me ocorre dizer que felizmente é só um e que acredito que muitos visitantes saberão joeirar o trigo e perceber que certos comentários só se destinam a desestabilizar.

Quem quiser comentar, seja para concordar ou discordar (mesmo que com uma pitada de humor, que não é de todo descabida porque rir 'desopila' o fígado e faz bem ao espírito) terá para mim um lugar privilegiado no Oeiras Local.

Vida longa ao Oeiras Local!

cumps,

Anónimo disse...

Que tal se comentar o fecho da marginal, esse escandalo que ano após ano afecta a vida de centenas se não mesmo milhares de pessoas!
Sugiro o tema a debate

António Bento.
Ps Gostava de expor as minhas opinioes no site do lado principal

Isabel Magalhães disse...

Caro António Bento;

Em relação ao seu post scriptum, poderá enviar o seu 'artigo de opinião' para
isabelmagalhães@netcabo.pt e o mesmo será publicado.

saudações digitais.

Unknown disse...

Caro António Bento,

Não sei se bem compreendi a sua questão.
Será que se está a referir ao recente encerramento da Avenida Marginal ao trânsito automóvel, por 3 h. e a um domingo de manhã, entre a Torre e Algés, integrado no evento "Mexa-se na Marginal", com o qual se pretende, julgo saber, devolver o usufruto desse espaço aos cidadãos do Concelho, por um instante que seja, e quebrar uma linha divisória, o alcatrão e a circulação automóvel, que funcionam como uma muralha que separa a população do 'seu' rio e das 'suas' praias? E ao mesmo tempo incentivar as pessoas a uma atitude mais saudável na vida, entre outras por via da actividade física, que pode ser reduzida a um simples e vulgar passeio a pé longe do cancerígeno monóxido de carbono libertado pelos escapes dos automóveis?

E os encerramentos de artérias as mais diversas, não só no nosso Concelho mas um pouco por toda a parte, para a realização de provas desportivas, que de quando em vez acontecem? ou para se fazerem manifestações político-partidárias? ou comemorações oficiais do 'dia disto-ou-daquilo'? ou para a realização de filmes, portugueses ou estrangeiros? ou de anúncios? ou para passarem as Marchas de Lisboa? ou a Maratona da Ponte 25 de Abril? ou para as crianças das escolas desfilarem no carnaval? ou...?

Essa do afectar a vida de 'milhares' de pessoas...
Tanto quanto me foi dado perceber, foram criadas vias alternativas para que quem necessitasse de se deslocar pela Marginal o pudesse fazer sem problemas.
Talvez o Caro António esteja nesse número dos 'milhares' que desconheciam as alternativas. Para o ano, já sabe. Previna-se com antecedência e não leve o carro para a Marginal ou então vá de bicicleta ou patins-em-linha (que até é mais saudável), perdoe-me a ironia.

Haja bom senso !! Haja solidariedade social, desportiva e cultural !! Haja uma visão humanista da comunidade a que pertencemos !!
Os benefícios ultrapassam largamente os eventuais prejuízos.
O mundo não é só seu, não o queira só para si. Sem ofensa, não seja egoísta. Amanhã pode ser ao contrário. Pode ser-lhe a si conveniente ter uma artéria fechada ao trânsito por qualquer razão particular e ver-se a questionar-se porque carga de água não o fazem, quando afinal era tão bom se o fizessem...

p.s.1: Concordo consigo quanto à pertinência de um debate sobre o tema em apreço. Como já depreendeu, muito tenho a dizer.

p.s.2: Quanto a expor as suas opiniões no que chama o "lado principal", sugiro-lhe que envie um email à gestora do blog, Isabel Magalhães.

Sinceros Cumprimentos,

Anónimo disse...

Ganda soda me saiu este José António.
Além de "arrotar postas de pescada" (daquela mesmo, que antes de ser já o era!), ainda vem práqui falar da possibilidade do uso do humor em doses de "pitada"!
O Homem, enxergue-se. ´Não lhe cabe a si concerteza avaliar do nivel de consciencia critica de quem quer que seja, muito menos ao nivel de quem como o senhor josé antónio critica, e ao mesmo tempo tem demonstra muita falata de poder de encaixe!

Ganda soda me saiu este artrista....

Unknown disse...

Para o Anonymous das 09:01:

O seu comentário é um escarro tal que nem merece resposta.
Afinal, "Pela boca morre o peixe" !

Contudo não posso deixar de lhe recomendar que instale um corrector ortográfico (o Flip é um bom corrector), a menos que o seu objectivo seja mesmo violentar e conspurcar a Língua Pátria e contribuir para a cada vez maior degradação desta.

Continue a 'passar-se' bem,

Unknown disse...

Caros,

Há dias alguém aqui questionava o que aconteceu ao portão do Jardim Municipal.

Soube ontem pela boca duma bombeira (não tenho forma de confirmar), que o mesmo, e um pedaço do muro, terá sido deitado abaixo por um camião que vinha a sair.
A mesma pessoa disse-me ainda que do acidente resultaram ferimentos numa agente, não recordo se da psp se da polícia municipal, a qual teve que receber tratamento hospitalar.

Esperemos que a situação normal seja reposta rapidamente.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Segundo o dicionário da lingua Portuguesa, ESCARRO significa:
s. m.,mucosidades que se expelem da boca, após a expectoração;
pop., coisa ou pessoa desprezível;
coisa mal feita; nódoa.


O Anómalo José António, (para quem apregoa com tantos dentes esse azedo desprezo), gosta de passar sobre si, a ideia de bem educado, cortez, senhor recto e de boa compustura, mas de vez em quando, estala todo o verniz, com a falta de charme que nele se armazena à falta de tanta arte!
Estive a ler e reler o seu texto, e realmente dou-lhe (se é que precisa de alguma!?) Toda a razão... só poderei mesmo ser um escarro, para quem não sabe entender a critica alheia, mesmo quando vem apregoar exactamente o que Não Practica: "Mente Aberta"!

Já percebi que é um sujeito muito pouco permeável, e de ideias muito Pré-feitas, de poder de encaixe, muito débil.
Fique descançado "inimigo" José Antóino. não o picarei mais... você até merece...

Mas (e apenas para terminar), É um facto que sempre que aqui alguém se expõe num sentido um pouco diferente do seu, este IGNÓBIL José, age sempre da mesma forma, lembrando-me muito aquela famosa frase «quem não está comigo, está contra mim».

Moral da História: Caríssimos Participantes do Blogue Oeiras Local, Participem, dêem tudo de vós, digam de vossa alma, falem de Coração, etc, etc, mas nunca... Nunca se ponham dum lado qualquer diferente da posição/opinião deste nosso Cromo-SuperSapienSapiens.
Seguramente ele agirá sega e loucamente contra Vós!!! (Xem nexexidade!).

Fooooooge!! (...Soda é Pouco!... ;)

Anónimo disse...

(Erros à parte, a que mais se poderá agarrar ´alguem` do que ao dicionário e aos erros CEGOS da nossa Pátria Linguística?!?)...

Unknown disse...

Como eu já disse: Pela boca morre o peixe!!

Anónimo disse...

aliás você não sabe dizer mesmo outra coisa!
Até me parece, não o Cherne, mas um autentico Bacalhau!!!
enfim.

MoonWolf disse...

e viva a bela democracia, tão apregoado...