quarta-feira, 21 de junho de 2006

FREGUESIA DE CARNAXIDE

Novo horário da recolha do lixo no Bairro Alto dos Barronhos.

Com pedido de publicação recebemos cópia do e-mail enviado à CMO:

Exmos Sras e Srs.;

Manifesto o meu desagrado quanto à alteração do horário de recolha de resíduos domésticos proposta pela Divisão de Serviços Urbanos, no Bairro Alto dos Barronhos - Carnaxide.

De salientar que os estabelecimentos comerciais na referida zona, não cumprem a separação do lixo, entupindo os caixotes existentes para deposição do lixo doméstico, tornando assim o número de caixotes do lixo na referida zona manifestamente insuficiente.

Os caixotes precisam de manutenção, a qual não se verifica. As tampas estão partidas e o cheiro é horrível.

A solução apresentada pela Divisão de Serviços Urbanos, não é a melhor alternativa. O lixo acumula-se durante todo o dia e noite.

Que tal pensar-se nas denominadas "ilhas domésticas/ecológicas", iguais às existentes em algumas freguesias do Concelho?

Atentamente
(leitora identificada)

O qual mereceu dos respectivos serviços a seguinte resposta:

Exma. Senhora

Serve o presente para acusar o e-mail remetido por V. Exa. o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à questão da alteração do horário de recolha de resíduos no Bairro Alto dos Barronhos, em Carnaxide, cumpre-nos informar que a alteração efectuada teve como principal motivo a dificuldade de recolha nocturna sentida diariamente. O estacionamento indevido e abusivo impedia que a recolha de lixo fossem efectuada com devida eficiência e eficácia. Diariamente ficavam contentores por recolher, dando origem a problemas graves relacionados com questões de saúde pública.

Face a esta situação, e numa tentativa de minimizar o problema foram efectuadas algumas alterações nos períodos de recolha de algumas zonas, consideradas pela Câmara como zonas criticas.

Em simultâneo com esta alteração foi efectuada uma acção de sensibilização ambiental junto da população residente e comerciantes, no sentido de estes cumprirem as regras de deposição estabelecidas.

Mais se informa V. Exa. que, hoje está a ser novamente efectuada uma acção de sensibilização no Bairro Alto dos Barronhos.

Quanto à questão da manutenção dos contentores, logo que possível será efectuada uma reparação e lavagem global do equipamento existente.

Relativamente à proposta apresentada V. Exa. para substituição dos contentores por equipamento de deposição enterrado denominado por Ilhas Ecológicas, a Câmara encontra-se presentemente a desenvolver um estudo nesse sentido.

Encontramo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, apresento os meus melhores cumprimentos,

Directora do DAE

E perguntamos nós:
Se a mudança de horário da recolha do lixo se deveu ao estacionamento caótico que impedia a circulação do camião do lixo, porque não accionar os meios legais para punir os infractores?
O concelho dispõe de Polícia Municipal, e reboques... e ao fim de umas quantas sessões de multas o acesso estaria novamente livre.
Para quê, então, todo um processo conduncente a um novo horário de recolha que manifestamente não serve os interesses da população que aposta em habitar um bairro com condições de higiene urbana?

9 comentários:

Unknown disse...

Lei do menor esforço...!?

cumps,

Isabel Magalhães disse...

J.A.

Não sei... mas sei que passei no local e os contentores são manifestamente em número insuficiente.

A avaliar pelo lixo espalhado pelo chão há quem se divirta a pontapear os sacos que se amontoam ao lado dos contentores cheios.

[]

MoonWolf disse...

Boas....

Não conheço esta realidade, mas posso falar de uma outra, que conheço bastante bem...
Avenida e Praceta dos Combatentes, em Algés...
Esta avenida foi requalificada à muito pouco tempo, inserida no plano comunitário Proqual, segundo o q consegui apurar...
O último troço e a praceta referida são os únicos com 2 sentidos de trânsito... Aqui, foram colocadas ilhas ecológicas, enterradas e retirados todos os contentores de lixo...
Pude verificar que os moradores começaram a colocar os sacos do lixo no local onde anteriormente estavam os contentores, em monte e não nas ilhas ecológicas. Pq?? Não sei responder... Após algum tempo lá resolveram colocar o lixo no local correcto, não sabendo se houve alguma acção de sensibilização da câmara municipal...
Mas o mais engraçado é verificar que os carros que fazem a recolha dos lixos das ilhas, não conseguem subir o último troço da avenida e muito menos conseguem contornar a dita praceta... Já confirmei a perícia de alguns motoristas, que conseguiram recuar as enormes viaturas, por entre os carros MUITO MAL ESTACIONADOS, e sem os riscarem... Confesso que se fosse eu.. muito risco e amolgadela apareceria... Mas enfim...
Confirmei ainda que, chamadas as autoridas, quer seja PSP ou polícia municipal, nada conseguiram fazer, pois nem os reboques conseguem manobrar para as retirar...
Agora, que fazer perante isto???
É certo que o estacionamento é manifestamente insuficiente, q os prédios não possuem estacionamento em cave, pois não era obrigatório à uns anos atrás, que o civismo é totalmente esquecido quando se trata de arranjar local para colocar as viaturas, bem pertinho de casa, etc e tal... E q soluções é q se apresentam? Vamos multar e bloquear todos os carros q estão mal estacionados? São, por vezes, entre 30 e 50...
Será que no Alto dos Barronhos é isto q se passa???

Abraços do vosso Agnistério

Anónimo disse...

Ó Sra. Isabel, vê-se mesmo que não mora lá e não precisa de estacionar o carro à noite num sítio destes...

O problema está na falta de civismo da gente deste bairro (e doutros). Já se perguntaram por que razão os contentores de lixo nos bairros sociais cheiram pior do que nos outros bairros? Será porque a CMO vai lá menos vezes recolhê-los, porque são poucos ou porque as pessoas são umas porcas?

Isabel Magalhães disse...

Olá Moonwolf,

A realidade de que fala é uma realidade diferente. Algés é uma freguesia antiga, com ruas estreitas, traçadas numa época em que não se previa este aumento do número de viaturas.

O Bairro Alto dos Barronhos é um bairro novo, construído de raiz há 4 anos, tem ruas largas e estacionamento suficiente. O problema é sempre o mesmo; a falta de civismo das pessoas que se recusam a andar 30, 50 metros para estacionar a viatura.

Alguns há que se pudessem 'amarravam' o carro à porta de casa...

Quanto aos contentores de lixo, eu vi, ninguém me contou, são em número insuficiente e os comerciantes 'entopem-nos' com embalagens de cartão e até de madeira não restando local onde depositar o lixo doméstico.

Apenas isto...

Deixo um [].

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo;

a senhora Isabel não mora, realmente, nos Barronhos mas conhece algumas pessoas que moram e que pertencem a diferentes grupos sócio-culturais.

o meu bairro que não é um bairro social, tb tem pessoas que deitam lixo pela janela, não separam o lixo apesar de haver ilhas ecológicas em quantidade suficiente, e que estacionam a viatura como lhes apetece sem se preocuparem com os inconvenientes que podem causar a terceiros.

qto às suas perguntas e ao que me parece habita o bairro, sabe que:

1 - neste novo plano há menos recolha de lixo - deixou de haver a recolha do sábado à noite;

2 - os contentores são em número insuficiente;

3 - nos Barronhos há de tudo; pessoas que se preocupam, como as que contactaram a cmo, pessoas que nem pensam no assunto, e as tais a que chama porcas mas que existem por todo o lado.

obrigada pela sua participação.

Anónimo disse...

E conhecem os Bombeiros Voluntários de Algés? Alguem sabe onde estão situados? Que, por caua de um "tanque" que construiram, as pessoas têm de andar na estrda, por que comeram o passeio?

Isabel Magalhães disse...

Conheço, sim! mas só lá passo de carro porque habito noutra freguesia e nunca me apercebi do que nos conta.

Não quer fotografar o local para publicação e partilha aqui no O.L. ?

E não há munícipes que levem o assunto à Assembleia de Freguesia?

Saudações.

Anónimo disse...

Sou moradora na portela de carnaxide muito perto do bairro social pateo dos cavaleiros onde o lixo e muito pelo chão muitas garrafas de bebida,os cafés deviam ser responsablizados todos os dias de manhã parece que houve uma festa concerto A volta do prédio há so lixo que vem com o vento e que e limpo quando telefono o entulho das obras da lojas do bairro social a quatro anos que se mantém alí eo vejo das minhas janelas