sexta-feira, 2 de junho de 2006

FÁBRICA DA PÓLVORA

  • Espectáculos de Verão

às 22 horas

30 Junho - Tanger Café Orquestra - Marrocos

7 Julho - Akim el Sikameya - Argélia

14 Julho - Mariana Ramos - Cabo Verde

21 Julho - Erasmo, Mimmo & Txalaparta - Mediterrâneo

28 Julho - Acquaragia Drom - Música Cigana Itália

5 Agosto - Dazkarieh - Portugal

12 Agosto - Artango - Argentina

18 Agosto - Beltane - Portugal

19 Agosto - Cristina Branco - Portugal

25 Agosto - Guitarras Mestizas - Espanha

26 Agosto - Waldemar Bastos - Angola

Nota: a programação para Agosto ainda está sujeita a confirmação



Gabinete da Fábrica da Pólvora

21 439 11 28/30

www.fabricadapolvora.com

(recebido por e-mail)

8 comentários:

Unknown disse...

Cara Isabel,

Pelo que sei sobre a maravilhosa Fábrica da Pólvora Negra de Barcarena, esta é um espaço fantástico e de excelência para eventos culturais.

Contudo não posso deixar de aproveitar esta informação para referir que, tanto quanto me é dado saber, há grandes dificuldades no que concerne a transportes públicos, nomeadamente à noite, a horas a que acontecem habitualmente este tipo de espectáculos.

Isto torna-os um tanto ou quanto elitistas... Acessíveis a quem tenha transporte próprio ou esteja disposto a pagar uma fortuna para se deslocar de táxi (pelo menos eu, que moro na Qta. do Marquês).

Já com o auditório Eunice Muñoz na vila de Oeiras se passa a mesma coisa. O ano transacto paguei mais em táxis que pelos bilhetes quando lá fui assistir a um espectáculo de jazz (depois das 24h. já não há camionetas na vila). Assim a coisa fica cara demais e pouco 'democrática'.

Em todo o caso, acho uma óptima ideia as pessoas aproveitarem estes espectáculos para sair da rotina de todas as noites e fazerem uma coisa diferente.

Cumps,

Isabel Magalhães disse...

Olá José António;

muito pertinente este teu comentário... pode ser até que alguém com poder de decisão passe por aqui e tome conhecimento.

Um abraço.

Anónimo disse...

Olá José António e Isabel Magalhães...

Muito pertinentes e importantes os vossos comentários e a vossa informação... Realmente é dificil chegar à Fábrica da Pólvora de Barcarena mas, pelo menos, o que gastamos em transportes (táxi)podemos poupar no espectáculos, visto este ser gratuito... Pude ver no site da FPB e constatar no local que, o acesso pelo Taguspark e por S.Marcos já está a funcionar e q desse lado existe muito espaço para estacionar. Isso apesar das placas a dizer q o acesso é privado... Já agora como é q as pessoas que moram nos prédios por cima da Fábrica da Pólvora chegam às suas casas? Será q alguém me responde?? Mas isso é outra coisa... Vamos todos aproveitar os excelentes espectáculos de verão da FPB... E, sempre podemos tentar arranjar umas boleias, não??

Unknown disse...

Caro Anonymous,

É verdade que o que gastamos em táxi é compensado pela gratuitidade dos espectáculos.
Mas acredite que, mesmo assim, os espectáculos ficam caros. Dou-lhe como exemplo o meu caso. Uma deslocação de táxi da minha casa à vila de Oeiras custa cerca de 5 euros. Para Barcarena não faço ideia mas duvido que seja menos que 10 ou 15 euros. Ida e volta fica assim em cerca de 20/30 euros. Pelo calendário aqui apresentado se eu quiser assistir aos espectáculos todos, 11, estamos a falar de cerca de 220/330 euros!!

Não haveria uma hipótese de em tempo de festa no Concelho estabelecer-se um protocolo com os operadores de camionagem para criarem carreiras especiais? Mesmo que com horário que considerasse apenas a hora de início e a do termo dos ditos ou seja, uma um pouco antes de começar e outra um pouco depois de acabar, com origem p.ex., na estação de Oeiras e passagem por pontos considerados fulcrais como a estação de Paço de Arcos (mas disto melhor sabem os próprios operadores).

É que a questão que eu coloco é a da demagogia habitual na tónica dos discursos usados para justificar os gastos em eventos desta e de outra natureza. A saber, que se pretende levar a cultura ao maior número possível de pessoas, sobretudo às que menos possibilidades têm de a ela aceder devido aos custos associados aos espectáculos e outros eventos similares. Ou seja, usa-se o argumento da 'democratização', mas depois as coisas são feitas de tal forma que acabam mesmo por ser só para pessoas privilegiadas ou com posses.

É como se eu quisesse distribuir roupas, medicamentos e alimentos pelos portugueses pobres/carenciados e montasse a banca no meio do Sahara "Venham cá que eu 'tou aqui"!

Cito: "Vamos todos aproveitar os excelentes espectáculos de verão da FPB..."
Quem lá puder ir aproveite a oportunidade, força.

Cito: "E, sempre podemos tentar arranjar umas boleias, não??"
Tentar, podemos sempre. Quanto a consegui-las...

Cumprimentos,

Isabel Magalhães disse...

É um facto... aliás dois...

quem tem transporte e/ou capacidade económica, não equaciona as dificuldades que outros terão face às mesmas situações.

MoonWolf disse...

Caros José António e Isabel Magalhães...

Aqui estou eu de novo...

Parece q nos estamos a desviar um tanto ao quanto do assunto inicial, o q certamente nos levará a uma longa e profícua discussão..

Mas se assim o decidirem, cá estaremos nós...

O assunto q aqui me trouxe foram os Espectáculos de Verão da FPB e o resto é acessório...
A FPB tal como muitos outros locais do nosso país e estrangeiro, não fica perto de nenhum centro urbano e sofre, por isso mesmo, de enormes problemas. E os transportes são só mais 1, entre muitos... Em Londres e Paris, cidades ultra-desenvolvidas da Europa central, com um sistema de transportes públicos elogiado por muitos, que visitei recentemente, não possuem ligações de metro à noite... Tal não foi o meu espanto quando me deparei com o metro encerrado! Face a isto, tive que entrar num taxi e, asseguro-lhe q foi bem mais caro do q os táxis de Lx e arredores... E foi pagar e não bufar! Agora q o português gosta de reclamar de tudo o q é seu, e de dizer à boca cheia q o q é estrangeiro é q é bom, isso é q é verdade... Para não falarmos de q só se valoriza o q se paga. Ou seja, o q é gratuito, ou não presta ou não tem importância...

Unknown disse...

Caro MoonWolf,

Respondo-lhe, não por me sentir 'espicaçado' pelo seu comentário, mas porque nele inclui o meu nome.
Na verdade até concordo, globalmente, com tudo o que diz.
Contudo a forma como tece o seu comentário, que nos dirige (a mim e à Isabel Magalhães) parece deixar no ar a ideia de que eu disse o contrário daquilo que o caro afirma no seu texto.

Se leu com atenção o que eu escrevi notou:
1. Referi que APROVEITAVA o post para falar dum certo problema (transportes públicos; não só com a FPB.)
2. Alarguei o âmbito do problema muito para lá da FPB, associando-o a uma outra questão. A saber, a demagogia de adjectivar certo tipo de eventos como 'acessíveis à população mais carenciada', 'democratização da cultura', e etecéteras.
3. Nunca em momento algum denegri os espectáculos programados para a FPB. Pelo contrário, disse que as pessoas que pudessem lá ir os aproveitassem.
4. Não fiz comparações com países estrangeiros nem escrevi em lado nenhum que lá fora é que é bom ou que o que é gratuito não presta. Sou dos que tentam aproveitar o mais que podem a gratuitidade, p.ex. exposições. Além de que 'gratuito' é relativo. No fundo são coisas pagas com o dinheiro de todos os contribuintes. Não nos fazem favores... indirectamente estamos a pagá-las.

Acrescento a isto que não sei se irei à FPB assistir a algum espectáculo. A ver vamos, porque depende de inúmeros factores e o táxi nem é dos piores. Mas se não for, sei que ficarei com pena.
Já agora, se o caro passar por lá, partilhe connosco a sua opinião. Eu pelo menos desejo ouvi-la.

Cumps,

Anónimo disse...

Boa tarde gostaria de confirmar se o espectaculo de 05 de agosto esta comfirmado e as que horas inicia o mesmo .

Cumprimentos