segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Da caixa de comentários

Com os devidos agradecimentos ao amigo Boavida Pires.


« Apanhei esta inf. no IPM em 25 de Julho de 2007.


"Giro de Nossa Senhora do Cabo Espichel.Manifestação de religiosidade popular com origem no século XV, também conhecida como o «Círio Saloio», ganhou grande importância no século XVIII a partir do momento em que a Família Real e a Corte passou a assistir à Romaria e às Festas junto ao Santuário edificado no Cabo Espichel.
A partir de 1751 uma imagem peregrina de Nossa Senhora do Cabo passou a integrar o Giro deslocando-se, transportada por romeiros, do Cabo Espichel ao Porto Brandão, para daí atravessar o rio Tejo e desembarcar em Belém seguindo, posteriormente, para a freguesia que nesse ano a acolhia.
Foi neste contexto que surgiram as berlindas processionais, veículos de tracção animal, destinados a transportar a imagem peregrina nos percursos festivos de chegada ou partida das freguesias. Inicialmente o número de freguesias era de 30 mas no início do século XVIII o Giro ficou reduzido a 26 freguesias integradas nos actuais concelhos de Lisboa, Sintra, Cascais, Mafra, Loures, Odivelas e Oeiras.
Procurando não quebrar com a tradição, sucessivas direcções do Museu emprestaram, sempre que solicitado pelas comissões de festas, uma das berlindas processionais para integrarem o cortejo. No entanto, a cada vez maior fragilização do veículo e a dificuldade com a respectiva atrelagem obrigou à suspensão definitiva deste empréstimo. A última freguesia a transportar a imagem na berlinda processional foi Almargem do Bispo, no ano de 2005." »

4 comentários:

Unknown disse...

.

Excelente ideia este comentário ter saltado para 'frontpage'.

Só é pena não termos uma foto da dita berlinda, e eu agora não posso ir fazer essa pesquisa na net.

Da Nossa Senhora do Cabo, arranja-se, porque é a imagem que está no Porto de Recreio de Oeiras, e tenho algumas fotos.

O Boavida está de parabéns por esta preciosa informação.

bjs,

.

Isabel Magalhães disse...

Amigo J.A.;

Já que tens a imagem, se quiseres fazer o favor de a incluir no comentário do Boavida ou até criar outro post com ela, estás à vontade, a opção é tua e os agradecimentos cabem-me a mim. :)

***
I.

Unknown disse...

.

Olá Isabel,

Andei à procura e... estou confundido.
As fotos que tenho identificam-na como Nª Sª do Carmo - e não do Cabo, como eu pensava.

Tenho que aprofundar o assunto, porque... "Das duas três", como se costuma dizer. :)
Em calhando fiz confusão.

bjs,

.

Isabel Magalhães disse...

Caro Zé Paptista;

Pois... sem dúvida duas Senhoras diferentes. :)


***
I.