quinta-feira, 27 de setembro de 2007

tunas, gosto...

.
D
um modo geral, acho que todos gostamos de tunas e daquela jovial alegria esfuziante e contagiante, ritmada no ingénuo balanço de músicas de teor popular, por vezes com letras humorísticas, até mesmo brejeiras e vernáculas ou cáusticas.


Este é um festival que me deixa com vontade de a ele me deslocar, para passar um bom momento de prazer e descontracção. Sei que é esse o ambiente, porque já assisti a diversos.
Neste sentido do divertimento, este artigo seria apenas para convidar os Munícipes a participar, aproveitando o facto da entrada ser livre, como forma de variarem da corriqueira rotina de sábado à noite. Assim é em parte, mas... não só.

Aproveito-o para relançar aqui um alerta que já fiz há muito tempo.
O espectáculo vai acontecer na Casa da Pesca...



E
sta - Casa da Pesca - está classificada como monumento nacional (ao que julgo saber), o que muito nos apraz e orgulha como oeirenses, apesar de por outro lado nos entristecer não ver qualquer real e efectivo esforço para a sua preservação. Talvez por estar tão longe e escondida das vistas.


Quando a visitámos em 9 de Setembro de 2006, visita de que demos testemunho AQUI, notámos e relatámos, a degradação causada pela sua utilização para a realização de espectáculos. Não que achemos que estes não possam ali ser realizados. Não é inédito, nem em Portugal, nem no resto do mundo.
O que criticamos é que a montagem das estruturas necessárias à realização de espectáculos seja descuidada e não seja acompanhada - não parece ser - da presença de um historiador ou um técnico com conhecimento sobre património e sensibilidade, que impeça certas barbaridades que por lá vimos, como sejam grampos de ferro cravados nas cantarias do enorme tanque de água e mesmo - pasme-se!! - nos painéis de azulejo, que contribuem com o resto do conjunto (casa da pesca propriamente dita, tanque, escultura e cascata) para tornar aquele um Local Nobre de Oeiras.


Porque não poupar aquele monumento e ao invés usar a Fundição de Oeiras para estes espectáculos? Se o critério é ser ao ar livre, também nesta existem amplos espaços desta natureza. A começar logo pelo pátio da entrada. Além de que a Fundição é perto da Estação da CP e muito mais acessível.

Lamentamos a falta de bom senso que preside à cedência destes espaços patrimoniais sem o devido acompanhamento técnico, como suspeitamos que irá ser (mais) um caso.

imagem: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR

.

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Zé;

" (...) grampos de ferro cravados nas cantarias do enorme tanque de água e mesmo - pasme-se!! - nos painéis de azulejo, (...) "

Até estou arrepiada! E revoltada, com a falta de sensibilidade e cuidado da parte de quem de direito que deveria estar atento a esse verdadeiro acto de vandalismo.

E que tal uma chamada de atenção para o respectivo pelouro?

De TUNAS... gosto, sim! :)

Obrigada pelo post.

***
I.

Unknown disse...

.

Como está classificado, imagino que a responsabilidade do monumento seja do IPPAR.
É como com o Bugio...

'Tamos mal !

.

Isabel Magalhães disse...

.

Pois!!!




[]
I.