terça-feira, 11 de setembro de 2007

para desfazer um 'santo' equívoco...

.
Tal como acabei por perceber, cometi um lapso no comentários ao post referente a Nossa Senhora do Cabo, confundindo a mesma com Nossa Senhora do Carmo.
Para que não subsistam quaisquer dúvidas, é lícito que aqui reponha a verdade, com um pedido de desculpas ao autor do post, aos caros Visitantes, à Administradora do Oeiras Local (foi na troca de comentários com ela que percebi o lapso) e, claro, às Nossas Senhoras... :)

A imagem que se encontra sobre uma coluna no Porto de Recreio de Oeiras é a de NOSSA SENHORA DO CARMO, santa padroeira dos marinheiros e protectora dos náufragos (foi doada por emigrantes).
Para quem ainda não se passeou por lá e não teve oportunidade de a conhecer, aqui fica uma fotografia:



A Nossa Senhora a que se refere o texto de Boavida Pires, a qual está na base dos festejos de Linda-a-Velha é a NOSSA SENHORA DO CABO.


Merece a pena, já que se fala no assunto, citar o investigador de História Local, Dr. Jaime Casimiro, na sua coluna "Elucidário de Alguma Oeiras", com publicação regular no Jornal de Oeiras, que em dois artigos dedicados ao culto a Nossa Senhora do Cabo refere que "A devoção das populações da margem norte do Tejo a esta invocação de Nossa Senhora terá talvez começado em 1275. mas de certeza se sabe que em 1366 se realizava uma romaria "a Santa Maria do Cabo" (l) e que em 1390 já existia uma ermida no Cabo espichel, no local onde conforme a tradição fora encontrada uma pequena imagem da mãe de Deus."

Prossegue, relatando que "A tradição mais constante e aceite sobre a origem deste culto conta que Nossa Senhora revelou directamente a dois seus devotos. um velho de Alcabideche e uma velha da Caparica, primeiro chamando-lhes a atenção para uma luz " como uma estrela" que em noites seguidas avistavam sempre sobre o Cabo Espichel e, depois, através de "suave e delicioso sonho" em que lhes deu a conhecei o lugar onde encontrariam uma sua imagem, que queria fosse achada "para bem dos homens, seus filhos adoptivos".

Assim, superiormente inspirados, se puseram os dois velhos a caminho, encontraram a pequena escultura - que se dizia ter sido feita pelas mãos dos anjos - e logo ali. num vão, improvisaram para ela uma ermidinha com pedras soltas, um altar que cobriram de alecrim, e à frente levantaram um tosco cruzeiro. Regressados a suas casas, divulgaram o prodígio e desde então os povos de muitos lugares começaram a deslocar-se ao sítio do achado. (...)"

Esclarece ainda J. Casimiro que terá sido por volta do "reinado de D. João I (...) que as freguesias do termo de Lisboa constituíram o que veio a chamar-se Círio do Termo, ou dos saloios e deram início ao seu giro, indo ao Cabo anualmente em romaria cada uma e uma só dessas freguesias, que lá festejavam "à sua vontade" no domingo a seguir ao dia da Ascensão do Senhor, faziam a entrega da Bandeira ao pároco e aos mordomos da freguesia que se seguia. Terá sido em 1431 que começou o Giro, com o Círio de Alcabideche e no ano seguinte, 1432, foi a vez de Carnaxide, "do Reguengo".


O autor continua, fazendo notar que Linda-a-Velha pertencia à freguesia de Carnaxide até 1993 (esta era uma das "freguesias do Giro"), o que justifica a existência do culto e das Festas que agora se celebram.


Fica ainda uma nota curiosa das muitas que se extraem dos dois interessantes artigos de J. Casimiro: "A Ermida de Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha, erguida antes de 1763, deveu-se ao Padre António Xavier Ligeiro, natural da localidade, falecido em 21.12.1763."


imagem: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Amigo J.A.;


CLAP CLAP CLAP!

Excelente post.

(É assim que eu gosto de ver o O.L.!)

Obrigada. Sinceramente.

***
I.

Unknown disse...

.

Olá Isabel,

Obrigado pelos 'claps'.
Não fiz mais que aquilo que era justo e a minha obrigação.

bjs,

.

Isabel Magalhães disse...

Zé;

Como disse acima os 'claps' são devidos à qualidade do teu post. :)

***
I.