Festas em Honra de Nossa Senhora do Cabo
Linda-a-Velha, 7 a 16 de Setembro de 2007
Recinto das Festas: Quartel de Linda-a-Velha, Av. 25 de Abril
Nota: A Exposição Colectiva de Pintura terá lugar na Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal, Palácio dos Aciprestes, Av. Tomás Ribeiro, 18, em Linda-a-Velha.
2 comentários:
Apanhei esta inf. no IPM em 25 de Julho de 2007.
"Giro de Nossa Senhora do Cabo Espichel.
Manifestação de religiosidade popular com origem no século XV, também conhecida como o «Círio Saloio», ganhou grande importância no século XVIII a partir do momento em que a Família Real e a Corte passou a assistir à Romaria e às Festas junto ao Santuário edificado no Cabo Espichel.
A partir de 1751 uma imagem peregrina de Nossa Senhora do Cabo passou a integrar o Giro deslocando-se, transportada por romeiros, do Cabo Espichel ao Porto Brandão, para daí atravessar o rio Tejo e desembarcar em Belém seguindo, posteriormente, para a freguesia que nesse ano a acolhia. Foi neste contexto que surgiram as berlindas processionais, veículos de tracção animal, destinados a transportar a imagem peregrina nos percursos festivos de chegada ou partida das freguesias. Inicialmente o número de freguesias era de 30 mas no início do século XVIII o Giro ficou reduzido a 26 freguesias integradas nos actuais concelhos de Lisboa, Sintra, Cascais, Mafra, Loures, Odivelas e Oeiras. Procurando não quebrar com a tradição, sucessivas direcções do Museu emprestaram, sempre que solicitado pelas comissões de festas, uma das berlindas processionais para integrarem o cortejo. No entanto, a cada vez maior fragilização do veículo e a dificuldade com a respectiva atrelagem obrigou à suspensão definitiva deste empréstimo. A última freguesia a transportar a imagem na berlinda processional foi Almargem do Bispo, no ano de 2005."
.
Caro Boavida,
Agradeço o apontamento histórico, no que certamente sou secundado por todos.
São 'curiosidades' destas que explicam e dão sentido às festividades locais.
O importante é sobretudo que a memória e a tradição não se percam.
Abraço,
.
Enviar um comentário