terça-feira, 4 de setembro de 2007

Festas de Nª Srª do Cabo - 7 a 16 de Setembro de 2007



Festas em Honra de Nossa Senhora do Cabo
Linda-a-Velha, 7 a 16 de Setembro de 2007
Recinto das Festas: Quartel de Linda-a-Velha, Av. 25 de Abril



Nota: A Exposição Colectiva de Pintura terá lugar na Galeria de Arte da Fundação Marquês de Pombal, Palácio dos Aciprestes, Av. Tomás Ribeiro, 18, em Linda-a-Velha.

2 comentários:

O Cu de Oeiras disse...

Apanhei esta inf. no IPM em 25 de Julho de 2007.

"Giro de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Manifestação de religiosidade popular com origem no século XV, também conhecida como o «Círio Saloio», ganhou grande importância no século XVIII a partir do momento em que a Família Real e a Corte passou a assistir à Romaria e às Festas junto ao Santuário edificado no Cabo Espichel.
A partir de 1751 uma imagem peregrina de Nossa Senhora do Cabo passou a integrar o Giro deslocando-se, transportada por romeiros, do Cabo Espichel ao Porto Brandão, para daí atravessar o rio Tejo e desembarcar em Belém seguindo, posteriormente, para a freguesia que nesse ano a acolhia. Foi neste contexto que surgiram as berlindas processionais, veículos de tracção animal, destinados a transportar a imagem peregrina nos percursos festivos de chegada ou partida das freguesias. Inicialmente o número de freguesias era de 30 mas no início do século XVIII o Giro ficou reduzido a 26 freguesias integradas nos actuais concelhos de Lisboa, Sintra, Cascais, Mafra, Loures, Odivelas e Oeiras. Procurando não quebrar com a tradição, sucessivas direcções do Museu emprestaram, sempre que solicitado pelas comissões de festas, uma das berlindas processionais para integrarem o cortejo. No entanto, a cada vez maior fragilização do veículo e a dificuldade com a respectiva atrelagem obrigou à suspensão definitiva deste empréstimo. A última freguesia a transportar a imagem na berlinda processional foi Almargem do Bispo, no ano de 2005."

Unknown disse...

.

Caro Boavida,

Agradeço o apontamento histórico, no que certamente sou secundado por todos.

São 'curiosidades' destas que explicam e dão sentido às festividades locais.

O importante é sobretudo que a memória e a tradição não se percam.

Abraço,

.