terça-feira, 4 de setembro de 2007

JUNTA DE FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA

Editorial


Assim? Não!

O desenvolvimento da actividade pública em prol de uma população, está sempre dependente de diversos factores, mas principalmente de diversos actores.

Numa freguesia, com mais de 35000 habitantes e perto de 19000 eleitores, como é o caso de Linda-a-Velha, actos tão simples como o tapar de um buraco no alcatrão, a poda de uma árvore ou a reconversão de sinalética do trânsito, está sujeita à aprovação dos órgãos camarários competentes.

Tal situação é numa primeira instância geradora de atrasos, que muitas vezes se prolongam no tempo.

Para além do atraso temporal, demonstra o quanto Portugal está atrasado e longe de uma descentralização e desconcentração de atribuições e competências, que apenas beneficiaria os seus destinatários.

Por outro lado, tantos atrasos, contribuem para uma menor participação e cada vez maior distanciamento entre as populações e os cargos políticos e públicos, porquanto entre a pretensão / reclamação e a sua resolução, decorre um lapso de tempo, que muitas das vezes é entendido como lapso de decisão.

Tal prática só tem de ser alterada e ir ao encontro de uma maior aproximação entre a população e os eleitos em cargos públicos.

Quando em finais de 2005, após as eleições autárquicas, decidi criar o atendimento à população às 3ªs. e 6ª.s feiras, não tinha ideia que volvido ano e meio, perto de 500 pessoas fossem atendidas e apresentassem as mais diversas situações de vida. Situações, que na sua grande maioria, seriam dificilmente conhecidas se não fossem apresentadas.

Projectos como o Banco do Voluntariado, a Quinta Pedagógica, o Apoio e Assistência Social, são resultado directo de muitas das necessidades apresentadas.

Por seu lado, o trabalho desenvolvido ao nível de reparações na via pública segundo os últimos relatórios comparativos, demonstram que a freguesia de Linda-a-Velha, consegue fazer mais por menos custos. Ou seja, somos ponderados na utilização dos recursos financeiros, conseguindo obter valores que chegam a ser três vezes inferiores a outros praticados.

Desta análise, financeira e de execução real, resulta uma evidência: para quando uma efectiva descentralização de atribuições entre freguesias e municípios?

Para quando uma efectiva desconcentração de poderes entre juntas de freguesia e câmaras municipais?Talvez quando as populações virem uma maior eficiência e interacção entre os seus interesses, necessidades e entre, as decisões políticas e correspondente acção pública, não voltem a acontecer eleições autárquicas – como as mais recentes de Lisboa são um exemplo – onde mais de 6 em cada 10 eleitores, não votaram.
E diz a Constituição, que somos uma Democracia representativa e participada!

O Presidente
José Pedro Resende Barroco

16 comentários:

Rui Freitas disse...

Ao Amigo Zé Pedro Barroco, deixo aqui o meu forte Abraço e, conhecendo o problema que ele "vive", dizer-lhe que estou cem por cento de acordo.
Não há que esmorecer... e sei que ele não é dos que desistem!

Isabel Magalhães disse...

A JUNTA DE FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA, é um junta activa e atenta e que não deixa para amanhã o que pode fazer hoje.

O problema, como todos sabemos, são as burocracias várias e os assuntos que dizem respeito directo à CMO pela demora na resolução.

É o caso de um buraco - há vários meses - na faixa de rodagem em frente ao nº 3 da Av D Pedro V a que todos já chamam 'BURACO DE ESTIMAÇÃO'.

Recentemente foram tapados outros buracos na mesma avenida, foi inclusivé refeito todo o asfalto em frente aos nºs 9,11,13,15, mas as máquinas e os operários desapareceram e o buraco do nº3 ficou lá.

Ainda tive esperança que sobrasse um bocadinho de alcatrão...!

Unknown disse...

.

"...Ainda tive esperança que sobrasse um bocadinho de alcatrão...!"

A FERVER... para meter no rabo dum sujeito que eu cá sei !!!


A Junta de Freguesia de Linda-a-Velha conta com um Presidente, ao que sei pelo que me murmuram, empenhado em resolver - resolver MESMO - os problemas da freguesia, tentando equilibrar-se sobre um chão molhado que teima em manter-se escorregadio.

Mas ao que sei também, conta com muitos 'fregueses' que lhe dáo grande apoio nesse equilíbrio, como um cujo nome começa por I.

PARABÉNS AO PRESIDENTE E À 'FREGUESA' !!!

.

Isabel Magalhães disse...

.

WRONG!

Era mesmo para tapar o buraco em frente ao nº 3. :)

Unknown disse...

.

O.K.

Mas eu sou livre de meter o alcatrão onde me apetecer, não sou !? :)))

bjs,

.

Isabel Magalhães disse...

.

Sem dúvida! :))))


***
I.

E disse...

É um "gajo" fixe. Bom político. Merece mais.

Anónimo disse...

hum... blog de tótós???

TONE disse...

Vou procurar informar-me acerca dos projectos realizados pela JFLAV.
Pode ser que sirva de exemplo ao "nosso senhor da corneta"...

O abraço
fui

Anónimo disse...

Comentei e não ficou. Pode ser que hoje fique. Isto dos buracos é complicado as juntas taparem pois o alcatrão tem de ser às toneladas. Mas a CMO podia comprar as tais toneladas e ir dando aos bocadinhos. Há buracos na descida dos semáforos da R Fr. José Vit. para Algés.

A Junta dá informação nas paragens dos autocarros, mas não poderá lá pôr os itinerários das carreiras? E o tal Combus da CMO? Donde vem para onde vai? Espero no dia 26/9 - 4ª ir à CMO pedir para colocarem os percursos do Combus.

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Cara Clotilde;

Em relação ao alcatrão gostaria de lhe dizer que o asfalto é da competência da câmara e os passeios são da competência da junta de freguesia. No entanto há alcatrão que pertence ao que dantes se denominava JAE.

O autocarro 'Combus' é pago pela CMO à - creio - Vimeca.

Tenho, algures, no blog um comentário resposta do Sr. presidente da junta de freguesia de Linda-a-Velha com esclarecimentos sobre competências que acho pertinente trazer de novo à luz do dia, e logo que o encontre assim farei.

Agora, e sobre o seu comentário que não ficou... falha do sistema ou falha de algum 'clique' da sua parte. :)

Obrigada pela visita.

Isabel Magalhães disse...

.


Já que fui eu quem trouxe o assunto do 'Buraco de Estimação' em frente ao nº 3 da Av D Pedro V em Linda-a-Velha, fica aqui a informação que o mesmo já se encontra tapado há dois dias.



.

Unknown disse...

.

Ohhhhhhhh...

Ficou Linda-a-Velha sem o buraco de estimação. :(

Mas não te preocupes.
Com as chuvadas que têm caído não tarda nada têm aí outro belo e magnífico buracão para estimar... ou até dois ou três, quem sabe ? Talvez até no mesmo spot... :)))

Desculpa a galhofa, mas estou em dia anarquista. :)

bjs,

.

Anónimo disse...

Buracos há muitos!!! Basta passear por L-a-V durante uma meia para os encontrar.

Mas há muitos outros problemas que, a meu ver, merecem a atenção da Junta e da CMO.

1- Rua Luz Soriano: Ao que parece só 1 lado da rua é que é limpo. O passeio do lado direito de quem desce está sempre sujo. (Será o lixo que o supermercado teima em despejar para a via pública?)

2- Escola Preparatória Santa Catarina - Porque é que continua a existir um descampado cheio de silvas e sucata junto à escola e dentro duma vedação? (vedação essa que está aberta, claro!)

3- Será que a polícia municipal não consegue multar os srs e sras que teimam em deitar o saco do lixo para o chão, junto ao contentor, em vez de o colocarem dentro do contentor?!

4- Eterno problema - POMBOS! Caca de pombo nos carros. Caca de pombo a entupir os aljerozes e tubos de queda de águas puviais. Caca de pombo na roupa acabadinha de lavar e que está a secar no estendal. Não haverá nada a fazer? Ou temos que esperar 1 resposta insólita como 1 que li em tempos e que dizia assim: "O problema é de quem lhes dá de comer". Espantados? Esta resposta foi dada por alguém da CMO no Jornal da Região.

Muito mais há para dizer .... deixo para uma próxima!!!

de,
RC74

Isabel Magalhães disse...

Caro Anónimo RC74;

Embora eu não tenha qq envolvimento 'oficial' com a JF é como administradora do OL e eleitora de L-a-V que venho comentar os pontos que foca e são do meu conhecimento.

1 - Se cada um dos moradores que se sente lesado com o lixo do supermercado telefonasse para as autoridades, certamente que a situação acabaria por ser resolvida.

Aprovito tb para denunciar a quantidade de embalagens de madeira e cartão que o dito supermercado espalha na via pública ao pé dos ecopontos subterrâneos do Largo Maria Lamas.

2 - Suponho que se refere à Escola Secundária Amélia Rey Colaço. Quanto ao terreno vedado, abandonado, cheio de lixo e mato e ratazanas, já uma vez perguntei a quem de direito e foi-me dito que se destina à construção de uma escola primária e outra secundária.
(e tb qq coisa sobre embargo e falência).

3 - Terá que fazer a pergunta à Policia Municipal. :)

4 - Eu recebi uma circular enviada por correio pelo presidente da junta de freguesia a sensibilizar sobre o assunto e a informar as coimas a aplicar a quem alimentasse os pombos.

Nos estabelecimentos da zona tb foi afixada essa circular.

Obrigada pela sua participação.

Anónimo disse...

venho alertar para as 'acessibilidades' ou melhor dizendo a falta delas, não só cá na freguesia mas em todo o concelho de Oeiras.