quarta-feira, 19 de setembro de 2007

a foto que fascinou o 'povo'...

.
Aquela enorme fotografia aérea da Fundição de Oeiras e zona envolvente, com data provável de finais dos anos 50 ou inícios dos anos 60 (a), deve ter sido das coisas mais olhadas, suspiradas e fotografadas na recente visita guiada à Fundição de Oeiras, promovida pela Espaço e Memória.

É inaudito o fascínio que exerceu sobre os visitantes, bem como duas outras enormes fotografias aéreas das obras de ampliação efectuadas, uma de Abril de 1956 e outra de Abril de 1966, expostas na sala contígua. A sensação de viajar no tempo quando se olha para aquela fotografia é absolutamente indescritível. Sê-lo-á sobretudo para aqueles que conheceram Oeiras assim - falei com algumas pessoas daquela época. Também eu não resisti a fotografar aquela magnífica imagem, aquela máquina do tempo, da qual o nosso leitor F. Lopes já tinha enviado também uma fotografia que aqui publicámos há dias.

Eu, como gosto de ter 'trabalho', não me fiquei pelo fraco resultado obtido com as fotografias que fiz e quis ir mais longe. Nomeadamente oferecendo uma imagem total, sem a perturbadora presença deste vosso humilde escriba. :) Alguns 'passes de mágica' em Photoshop numa das minhas fotografias permitiram-me obter a imagem que mostro aqui. Mas a minha ideia era ir mais longe ainda. Queria fazer a comparação com a actualidade.

Na impossibilidade de alugar um helicóptero ou um zepelim para fazer uma fotografia aérea a partir do mesmo ponto aproximado de onde foi tirada a original dos idos 50/60's, resolvi a 'coisa' recorrendo ao incontornável Google Earth (b), ao qual fui buscar uma vista aérea da zona considerada, tirada de um ponto de visão a cerca de 1.230 metros de altitude - a fotografia de época, assim a 'olho', parece-me coisa para ter sido tirada a uns 200/300 metros de altura.

Nela (Google) apresento - aproximadamente, é claro - traçada a vermelho a zona abrangida pela vetusta fotografia exposta na Fundição. Nesta projecção a posição relativa do avião é o canto superior direito da imagem - do lado do traço mais curto.

Divirtam-se a comparar as duas fotografias. É uma espécie de passatempo tipo "descubra as diferenças":



notas:

(a) O Bairro 'velho' da Medrosa é visível no canto superior esquerdo da fotografia. Segundo testemunhos que me deram foi construído por volta de 1958-60; O quarteirão onde fica o Café Agar ainda não existia nesta fotografia. Também de acordo com alguns testemunhos foi construído por volta de 1967; O Bairro 'novo' da Medrosa, contíguo ao Bairro 'velho' ainda não existia nesta fotografia. Foi inaugurado em 1971. Isto permite datar a foto entre 1958-1967.
(b) Apesar do © ser 2007, esta imagem do Google deve ser anterior, talvez de 2005.

imagem: © josé antónio / comunicação visual - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

WOWWWW!

EXCELENTE TRABALHO.



Os meus Parabéns, amigo J.A.

antonio manuel bento disse...

Momentos altos no Oeiras Local numa áurea de sapiência que nos é oferecida pelo estimado e inatingível José António, onde, e uma vez mais demonstra, não só o seu verdadeiro espírito de cidadania como também a humidade que o caracteriza e demonstrada na partilha do seu vasto conhecimento sobre o nosso estimado concelho de Oeiras com os cidadãos honestos.
Os meus parabéns pelo trabalho realizado.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Unknown disse...

.

Olá Isabel,

Cá estou de volta após uma curta pausa motivada por uma avaria no router, que me impediu de ter acesso à Internet.

Obrigado pelos parabéns.
É apenas um modesto exemplo das 'brincadeiras' que gosto de fazer no computador, e pena tenho de não ter condições e tempo para fazer melhor.

Neste caso, após ver o post publicado, cheguei à conclusão que teria sido útil pôr legendas na fotografia para ajudar a identificar os principais elementos.
Nem toda a gente tem 'visão de pássaro'... :)

Bjs,

.