quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acontece em Oeiras.









Junto ao Alto de Algés e bem perto da nova escola com o mesmo nome e de outros equipamentos escolares em funcionamento está projectada a Urbanização do Almarjão. Situada entre freguesias, Algés e Linda-a-Velha, no local onde existia o tristemente famoso bairro da Pedreira dos Húngaros, esta urbanização (ao que consta já vendida pelo promotor inicial a outro investidor) tarda em arrancar face à crise na construção civil e no sector imobiliário em particular.

Hoje em passeio pela zona deparei-me com a degradação das infrastruturas que o promotor realizou para poder lotear os terrenos. Zonas verdes já conquistadas pelas ervas daninhas, sistemas de rega danificados, sinalização automóvel a cair, muros e muretes grafitados, bancos de jardim vandalizados, candeeiros partidos, etc, etc.

Pergunto-me se face ao avultado investimento que a lei obrigou o loteador a realizar naquelas infrastruturas (que serão de usufruto público) e perante o estado actual das mesmas não teria sido de bom senso (e mais barato) vedar de alguma forma toda a zona para preservar o que foi feito.

O pequeno lago nas fotos seriam as fundações de um dos lotes a construir mas face ao estado de abandono presumo que o construtor terá adiado o início das obras face à crise. Ficou no entanto o buraco. A chuva fez o resto.

Não pude deixar de recordar a recente tragédia nuns terrenos na zona de Sintra e que provocaram a morte de 2 crianças.

Enviei um e-mail para a CMO e seria bom que alguém rapidamente viesse verificar a situação e obrigasse o proprietário a vedar ou a tapar o buraco antes que seja tarde.

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Quando vi as primeiras imagens pensei de imediato na recente tragédia da zona de Sintra...

Anónimo disse...

O «Nós por cá» ía gostar de saber disto.

Anónimo disse...

Mas não eram nesses terrenos do bairro das barracas, que o Isaltino Morais iria construir um Bairro Social para esses desalojados, e em complemento Habitação Jovem, para as centenas de jovens que todos os anos abandonam o concelho de Oeiras (onde nasceram e cresceram), por falta de habitação.

Afinal o Isaltino andou a roubar o povão de desse concelho.

Ele de social não fez nada, ainda.

Cristo

Anónimo disse...

Em Oeiras acontecem coisas cada vez mais estranhas...

Anónimo disse...

Não há falta de habitação em Oeiras. Há muita casa vazia mesmo novas. Os preços são muito altos e muitas longe de transportes. Já há casas a mais. Era melhor apostar na reabilitação.
De Tercena