quarta-feira, 12 de maio de 2010

Governo e PSD chegam a acordo para subir impostos

Económico
12/05/10 20:18


--------------------------------------------------------------------------------

Sócrates e Passos Coelho reúnem-se amanhã pelas 9h30 em São Bento.

PSD exige corte de 5% nos salários de políticos, gestores públicos e reguladores 19:32

Sócrates e Passos Coelho vão encontrar-se amanhã para selar as negociações sobre a redução do défice, que devem passar também pela subida dos impostos, avança a TVI.

Segundo a TVI, já existe acordo entre o Executivo de José Sócrates e o PSD quanto às medidas adicionais para reduzir o défice para 7% do PIB este ano e não 7,3% como anunciado este fim-de-semana.

O Governo prepara-se para aumentar o IVA em 1% em todas as categorias, pelo que a taxa normal sobe de 20% para 21%, a taxa sobre os produtos de primeira necessidade avança de 5% para 6%, e nos restaurantes, o IVA sobe de 12% para 13%.

O plano contempla também um aumento da carga fiscal, que começará pelos rendimentos de trabalho. De acordo com a TVI, para além do que já se paga em IRS, será criada uma tributação autónoma a título extraordinário para todos.

Para quem ganhar até cinco salários mínimos, ou seja, 2.375 euros por mês, a taxa a aplicar será de 1%, enquanto quem tiver salários acima deste valor pagará 1,5% de imposto extraordinário todo os meses.

Assim sendo, Governo e PSD evitam uma tributação especial apenas sobre o subsídio de Natal e fora deste agravamento dos impostos fica apenas quem recebe o salário mínimo.

Em cima da mesa está também a redução em 5% nos salários dos políticos e gestores públicos já este ano, tal como Passos Coelho exigiu esta tarde.

Desta forma, ministros, deputados, membros do Governo, autarcas, administradores de empresas públicas e reguladores, como a CMVM ou o Banco de Portugal, vão sofrer um corte de 5% nos salários já este ano.

As grandes empresas e a banca vão ter uma tributação adicional de 2,5% sobre os lucros.

Feitas as contas, o Estado deve ter receitas de mil milhões de euros com estas medidas, que terão uma duração até ao final do ano.

Encontro marcado para 9h30 em São Bento

O primeiro-ministro e o presidente do PSD reúnem-se amanhã pelas 9h30, em São Bento e não haverá declarações aos jornalistas no final do encontro, adiantaram à Lusa fontes oficiais do Governo e do PSD.

Após a reunião com o presidente do PSD, José Sócrates vai presidir à reunião do Conselho de Ministros.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Tadinhos dos banqueiros... o meu coração sofre por eles!

Anónimo disse...

O Pedro Passos Coelho ainda não é 1º Ministro (já é vice primeiro ministro) e já começou a dar o dito por não dito. O Sr. José Sócrates não merece ajuda nenhuma. Se fosse ao contrário os xuxas já estavam a exigir ida a votinhos... Bye bye Pedro Passos Coelho és conivente com estas medidas. Quanto à despesa ainda não ouvi nada... Continuam a existir mordomias, adjuntos e chefes de gabinete que não servem para nada, etc. etc. etc....