terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Preciso de um Esclarecimento


Ao ver as noticias sobre o referendo ... os votos dos politicos, os resultados, o debate, as conclusões, surgiu-me uma duvida, alguém pode esclarecer-me?
A Covilhã fica a 281 Km de Lisboa, a cerca de 2h58 se cumprirmos os limites de velocidade, 5.15€ de portagens e mais ou menos 31€ de combustível.
A Lei do Recenseamento Eleitoral diz:
"Para além de outros casos previstos na lei, são passiveis de ser sancionadas em sede de ilicito penal as seguintes condutas relativas à elaboração e gestão do recenseamento eleitoral:

- Inscrição de eleitores em CR correspondente a freguesia diversa da que consta como a de residência do BI"
As Juntas de Freguesia, pedem aos habitantes, para que actualizem o seu recenseamento para que o número de habitantes esteja correcto, e para que possam receber verbas respeitantes à população total que detêm.
Finalmente a minha questão:
Qual será a residência fiscal e que consta no BI, do Sr Eng José Socrates?
Em que viatura é que ele se deslocou até à sua terra natal?

10 comentários:

Teresa Durães disse...

mas o sócrates não vive em Lisboa ou perto?

(ele votou lá???)

nem percebo porque com a alteração do bi não se faz logo o recenseamento obrigatório. assim nunca se punha esta questão

(na política??? erghhhh)

Isabel Magalhães disse...

Não estive atenta a esse detalhe, aliás vi pouca tv nesse dia, limitei-me a ver/ouvir algumas declarações de ambas as partes, mas a pergunta é pertinente. :)

***
I.

Isabel Magalhães disse...

Teresa Durães;

Parece que quem deveria saber ainda não sabe tirar partido das vantagens da informática.

No seu caso, como Engenheira Informática, a menina sabe, então porque não enviar a pergunta/sugestão a quem de direito? :)

Dia bom
*

Unknown disse...

.

Não percebo onde está a dúvida.

Atão não sabem que essa é uma questão SIMPLEX ??

EHEHEH

bjs

.

Anónimo disse...

Isso é inventar questiúnculas; milhares de pessoas continuam a ter como residência no BI a sua residência de infância, que desde que continue a ser propriedade deles, não constitui nada de ilegal.

Certamente que o Primeiro-Ministro há-de ter casa na Covilhã. Quanto ao carro em que foi, deve ter sido num carro do Estado, claro. Qual é o problema? Umas dezenas de euros gastos ao erário público? Chiça, vocês são uns picuinhas do caraças...

oeiras local disse...

Um post pertinente, por uma questão de princípio, e de exemplo.

Os recenseamentos têm em vista determinar o número de fregueses para que as infraestruturas sejam conformes, caso do Centro de Saúde, Posto dos CTT, escolas, para dizer os mais notórios.

E se o cidadão comum tem que cumprir a lei o governo TEM que dar o exemplo.

Já agora outra pergunta: qual a morada que constará na carta de condução do senhor engenheiro José Sócrates? O cidadão que não tiver a morada igual à do BI está sujeito a multa.

Um abraço bloguístico.

Eu ...Maria disse...

Pelo menos, agora enquanto primeiro ministro, sim!

Boa questão cara Teresa. Mas como o Sr Eng, vai ter o cartão unico do cidadão número um ... vou ficar atenta nas próximas eleições!

Eu ...Maria disse...

Caro anónimo das 12:21,

Resposta ao primeiro comentário: MAL. Ou então quando ouvir os cidadãos queixarem-se que a sua freguesia, devia ter um centro de saúde, uma escola, um banco ... ou qq outra situação que melhore o seu estilo de vida a solução é fácil, OBRIGUE O SEU VIZINHO A RECENSEAR-SE!!!

Quanto a gastar dinheiro, mal o menos, ele é gasto em tanto lado sem sabermos e mal gasto ... trata-se de uma questão de coerêmcia.

Eu tb tenho casa noutras freguesias, no entanto estou recenseada na minha morada habitual, onde está a diferença? Na profissão?

Eu ...Maria disse...

Caro OL

Subscrevo as suas palavras

Mas acha que o Sr GNR, o Sr BT ou o Sr PSD vai pedir os documentos ao Sr Eng?

Teresa Durães disse...

Isabel Magalhães

A nível Informático não tem nada de especial. Quando se emite um cartão, emitia-se outro e ficava uma base de dados central de eleitores, menos aldrabice, menos mortos a votarem e por aí adiante.

O problema não é a informática mas a lei. Se a lei não obriga, não há programa que o faça.

Bom dia

(detesto política por causa de comentários como o do anónimo. Enquanto todos não entenderem que é nestas pequenas coisas que o país endireita e não nas grandes que por vezes até são mais necessárias - não me refiro a nenhuma em particular nem estou a avaliar nada, não vamos a lado nenhum.

enquanto houver uma quantidade de gente que pensa que tem direitos a fidalguia com o dinheiro dos outros, e nomeadamente o conhecimento como a maioria dos professores universitários que tiram doutoramentos com o dinheiro público mas não divulgam os estudos para TODOS os cidadãos, continuamos na mesma. Continuamos com pensamento de colonialista e enjoa-me.)

- A lista dos meus dissabores seria tão grande :(((