quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

O ENSINO NO IPO DE LISBOA





O SERVIÇO DE PEDIATRIA do INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA de Lisboa tem uma ESCOLA. Tem uma escola onde as crianças e os adolescentes em internamento prolongado são acompanhados, diariamente, por Professores do Ministério da Educação. São professores licenciados que AINDA dão mais, MUITO MAIS, do que lhes é exigido na sua já difícil missão.


HOJE, dia em que se celebra o 7º Aniversário da Escola, a Senhora Ministra da Educação vai visitar as instalações e avaliar do MUITO que é feito em prol de quem mais precisa.



A Reportagem passa no Jornal Noite da SIC



24 comentários:

Anónimo disse...

Quando quase tudo vai mal faz todo o sentido haver escola nos hospitais mas aposto que a grande maioria dos lisboetas até desconhece o assunto.
Não seria caso para uma divulgação na imprensa?
Vou ver a reportagem na sic.

Anónimo disse...

Não fazia ideia que as crianças internadas têm escola.

Anónimo disse...

Aguardo para ver o que a sra 'menistra' tem a dizer sobre o assunto.

Anónimo disse...

E eu aguardo para 'ver' o que diz o Silvério. E já agora o Bento.

Eu ...Maria disse...

Ainda andam nestas guerras?
Não há paciência ...

Quanto à escola do IPO, devia ser exemplo, e os outros hospitais deviam seguir o exemplo! Já bem basta estarem doentes ... é importante continuarem a serem educados, a aprender, a rir ...

Parabéns aos professores, parabéns à Iniciativa!!!

E disse...

Ainda há "fantasmas" na cabecinha de muita gente.

Subscrevo a "maria baptista".

Anónimo disse...

É muito gratificante fazer parte desta equipa de trabalho na Escola do Serviço de Pediatria do IPO.

Magda Magalhães

Isabel Magalhães disse...

Querida Maria Batista;

Não há mesmo! Enfim...!

Quanto à Escola do IPO... um verdadeiro exemplo a seguir.

Vou tentar divulgar mais o assunto.

bji.

Isabel Magalhães disse...

Querida Magda;

Obrigada por seres assim!

bj do coração.
Mãe.

Caracolinha disse...

Olá minha MUITO querida ... depois da mensagem que trocámos não poderia deixar de aqui vir deixar uma palavra de incentivo e orgulho por iniciativas como esta ... eu desconhecia ... mas fiquei orgulhosa por continuarem a existir pessoas que insistem em fazer pelos outros tudo aquilo que podem ... como já te disse vezes em fim, admiro-te por tudo aquilo que nos mostras e pelo muito que sabes dar os outros ... linda e fantástica divulgação.

Beijos a ti e a todos ... e :) ... MUITOS.

Anónimo disse...

Espera-se que a actual Senhora Ministra da Educação não 'estrague'.
Deveriamos todos, profissionais do ensino e não só, pensar na grande força interior, coragem, e altruísmo necessários para o desempenho desta MISSÃO.
Como leitora agradeço a chamada de atenção e vou ficar atenta.

Boa tarde.

Anónimo disse...

Uma palavra à professora Magda, pois suponho que seja professora, para agradecer como cidadão deste país e outra para pedir que nos vá dando a conhecer mais e melhor um trabalho desta natureza.

Unknown disse...

.

1. Olha quem aqui apareceu! A minha prima Caracolinha! Olá prima, bem aparecida sejais por estas bandas e bons olhos te vejam! Temo-nos 'visto' tão pouco ultimamente. Muita culpa minha, eu sei, que não tenho navegado muito. Coisas de Caracol a quem o frio fecha na casquinha. Mas pode ser que agora o tempo aqueça e as coisas mudem. :)))


2. Sobre o post, dou os meus parabéns à Magda e colegas, pela coragem de exercer a profissão em tal 'teatro de operações'. É preciso ter muita coragem e muito estofo. Assim haja muitos. Que os há, que eu sei. Estou 'fora' das questões hospitalares, mas conheço bem a realidade do ensino nas prisões, que também não é 'pêra doce' para os profs. que têm que o ministrar e que não o podem sequer recusar. Não é fácil lidar com criminosos, numa cadeia que frequentemente não tem condições nenhumas para o exercício da profissão. Coisas como o frio, porque as salas não têm aquecimento por razões óbvias, ou chover lá dentro, porque as cadeias estão velhas e não há obras, são o 'pão nosso de cada dia'. Para não falar da elevada probabilidade de contrair doenças como hepatites e tuberculoses porque muitos dos presos as têm, ou do ambiente sinistro das próprias prisões e da falta de segurança física.


3. Sempre quero ver se os fulanos que têm vindo aqui ao blog dizer que os profs. são uns privilegiados (aquela de se reformarem com 600 contos foi de ir às lágrimas, assim como a dos 2,5 meses de férias), sempre quero ver dizia eu, se desta vez têm o descaramento de vir dizer a mesma coisa, e mostrarem como são ignorantes a respeito da realidade que é a vida dum prof., e que aquilo que julgam saber não passa afinal de emprenhanço pelos ouvidos.


4. Parabéns à Mãe. ;)


5. Os professores são maioritariamente gente dedicada e esforçada que merece todo o nosso respeito, carinho e apoio. É a conclusão que tiro do contacto com centenas de profs. ao longo de mais de 20 anos.


.

Isabel Magalhães disse...

Caracolinha;

Eu acredito que todas as boas iniciativas devem ser divulgadas e apoiadas. Situações assim servem também para nos fazerem pensar que todos precisamos de todos e que por vezes basta uma melhor gestão dos recursos. Isto porque em cada hospital poderia haver um apoio semelhante nos serviços de pediatria. Afinal há, todos os anos, tantos professores não colocados...!

Obrigada pela tua visita. É uma alegria ver-te por cá! :))

bji.
I.

Isabel Magalhães disse...

Cara Maria Portugal;

Vou tentar trazer mais informação referente à escola da pediatria do IPO.

Obrigada pelo comentário.

Isabel Magalhães disse...

J.A.;

2. Não é fácil... antes pelo contrário. Pelo 'cenário' e por se tratar de crianças.

Nas prisões é outro tipo de situação - a da falta de segurança do professor deixa-me 'aterrada'!
Tenho uma amiga que dá aulas num Estabelecimento Prisional e já me contou um bocadinho sobre o assunto.

3. Desliga! Põe em OFF! :)

4. Obrigada! :)

5. Subscrevo.

Um abraço.
I.

oeiras local disse...

Como administrador do blogue devolvo-lhe as palavras. Excedeu-se e actuou de forma pouca correcta ao andar a espalhar copy/paste pelos posts do O.L.
Se na sua casa quiser 'deitar lixo para o chão' para dizer o mínimo, é um problema seu e dos que consigo partilham o espaço. Vir 'sujar' e desrespeitar um espaço que é de todos - é sua a expressão "O nosso Oeiras Local" - não me parece correcto nem coerente com as 'lições de moral' que sempre utiliza quando se dirige a terceiros.
Tenha um bocadinho mais de dignidade na sua postura, não misture 'ideias' com 'pessoas' e dê-se ao respeito. Se é que sabe o que isso significa.

oeiras local disse...

Não seja ridículo!!!Vc quer é conversa!

O concelho de Oeiras é rico em blogues; vá fazer o seu 'inferninho' para outro lado.

E pare de 'berrar'...! desactive o capslock que ninguém está disposto a ouvir os seus berros e os seus histerismos. Fazer-se de vítima também "não está a dar". Todos sabem quem começou o quê!

Passe bem.

Rui Freitas disse...

Caros Amigos,
Esta verborreia começa a chatear-me, sinceramente!
Acho que o Sr. Major teve como perceptora a "Nanny McPhee" (apenas na parte má da mesma)!
De outra forma, como poderei entender tanto "asco", tanto ódio à digna profissão de Professor(a)?
Deve ter apanhado tanto, mas tanto, que hoje só "destila ódio" aos seus formandos... Desde que não sejam "militares", claro!
Sr. Major. Agora, muito a sério: qual o seu trauma em relação aos Professores(as)? É que ainda não percebi!
E contra os Funcionários Públicos?
E contra os que não estão de acordo consigo... Que já são muitos, como já devia ter percebido?
Oh Homem, cure-se primeiro e, depois, volte cá. Ok?

Rui Freitas disse...

Sorry,
Claro que queria escrever "formadores" e não "formandos"...
Acho que o Sr. Major não "formou" ninguém!

E disse...

Ao Silvério, o Pastor:

Vá pastar bem longe de estas terras!

Isabel Filipe disse...

Acções destas são sempre de louvar.

Fica o meu APLAUSO e
um beijo

Isabel Magalhães disse...

Olá Isabel-F;

Obrigada pela tua visita e pelo comentário.

bj para ti.

Anónimo disse...

P Hospital D. Estefânia, em Lisboa, também tem uma unidade escolar e o Hospital de Crianças D. Maria Pia, no Porto, também. É sempre meritória e aplaudida medida, a bem das nossas crianças. Bom fim-de-semana.