sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

quem se lembra?

.

Eis uma autêntica relíquia que guardo religiosamente e que descobri no fundo do baú, a empoeirar-se junto com outras recordações de antanho.
Um passe mensal de estudante, de Oeiras a Cascais e de 2ª Classe, de 1973.
É, naquela época ainda havia cidadãos de primeira e de segunda classe... e até poucos anos antes, ainda havia de terceira...



Reparem no bilhete, de Junho de 1973, e no preço da assinatura MENSAL de então: 47$50. Quarenta e sete escudos e cinquenta centavos. Cerca de 24 cêntimos, em Euros. Hoje em dia não dá nem para beber meia bica...

Lembro que naquele ano o meu pai me dava 20$00 duas vezes por semana para eu almoçar na Parede, onde eu estudava. E com uma 'folha de alface', um 'Sto. António', eu ia a um snack e comia um Bitoque com um ovo estrelado - sem o dito era mais barato - e bebia um Sumol de ananás...

Como as coisas mudam e como o dinheiro tem ficado mais caro, não é?!


imagens: digitalização de documento original - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

10 comentários:

Eu ...Maria disse...

É bom recordar ... o meu só se iniciou em 1976, mas tb tenho esse tipo de reliquias ...

quanto ao dinheiro, o melhor é esquecer ... o café passou de 50$(0.25€) para 120$ (0.60€), num espaço de pouco tempo, imagine um almoço, um pão, bens de primeira necessidade!

Isabel Magalhães disse...

Não me lembro de haver 3ª classe na linha de Cascais.

Quanto ao dinheiro - e como diz a Maria Batista - é melhor esquecer. Nem sei como os pobres ainda comem!

[]

Unknown disse...

.

Olá Maria Batista,

Recordações, pois.
Como sou tralheiro e guardo tudo - dizem que saio ao meu avô, que era ferro-velho - de vez em quando descubro coisas como esta.

E depois lá vêm as memórias associadas às mesmas. :)
Maioritariamente, boas recordações dos tempos de catraio.

Quanto ao dinheiro é isso aí. Nem vale a pena falar...
Ainda me lembro de beber a bica a 2$50 e comprar um maço de tabaco por 4$50... Eheh

Cumprimentos

.

Unknown disse...

.

Olá Isabel,

Aqui na Linha do Estoril não garanto que tenha existido. Mas a CP tinha carruagens de 3ª Classe.
Não posso indicar datas, só pesquisando na história da CP.

bjs

.

Isabel Magalhães disse...

Na linha de Sintra havia 3 classes, e a terceira tinha assentos de 'suma pau' como era giria na época.

Na Linha de Cascais só me lembro de 2 classes e os comboios eram eléctricos.

[]

Unknown disse...

.

Isabel,

Eu também só apanhei 1ª e 2ª, aqui na Linha. Mas dá um saltinho AQUI e delicia-te!

Boa Viagem!

bjs

.

Isabel Magalhães disse...

Zé;

Interessantíssimo. Obrigada!

Só não diz em que ano passou a haver apenas duas classes mas creio que terá sido quando a linha foi electrificada.

Unknown disse...

.

Isabel,

Talvez tenha sido nessa altura, sim.
Só uma pesquisa na net poderá ajudar.
Pode ser que o site da CP tenha alguma coisa.

bjs

.

Isabel Magalhães disse...

J A,

Essa farta cabeleireira 'loura' deixou de existir quando foste para os "PARAS"? :)

Unknown disse...

.

"... farta cabeleireira..."

Naaaa, isto foi o princípio do que viria depois. Eram os primeiros ensaios para combater a autoridade paterna, que não admitia 'beetles' na família e queria um cabelo à 'homem'.

Depois veio o 25 e... eu vou procurar uma da época e mando-te para veres o hippie em que o puto se transformou.

Claro que o pente ZERO em 77 acabou com as veleidades. Até hoje como sabes, que lhe tomei o gosto. :)

bjs

.