quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 52


Ultima Assembleia de Freguesia




- Sobre o futuro do Centro de Saúde é que o Tribunal de Contas chumbou o Caderno de Encargos porque referia uma marca, parece que ainda tentaram que o Tribunal ultrapassasse esse detalhe, mas não ultrapassou, e agora tem de haver novo concurso e depois vai outra vez ao Tribunal, e depois talvez seja aprovado, porque o Caderno não era da Câmara mas os Técnicos da CMO ou o Técnico não viram e como é que um Técnico não viu… Talvez se recomece lá para Setembro… Perceberam? (…?...) Eu também não.

Isto juntamente com coisas que se vão ouvindo cá fora… por que se fez a inauguração da 1ª pedra… como é que o empreiteiro começou a obra, quem paga os gastos que o empreiteiro já fez na área da electricidade, água… vamos ficar com aquela parede esverdeada estreitando a rua… afinal isto é tudo para armar porque a verdade é que não havia e não há dinheiro.



- Antes da Ordem do Dia – falaram os deputados, colocaram questões. Uns fizeram por escrito, vários temas, muitos temas. Outros resolveram debitar preocupações, profundas preocupações, longas e eivadas de sincronias e diacronias (não sei bem o que isto quer dizer mas acho que retrata o que lá se passou) que motivou uma longa resposta do Executivo.

Encurtando: e se os eleitos treinassem nos seus partidos técnicas de exposições claras – precisas – concisas para poupar tempo, para se perceber o que é, e não andarem às voltas, para que as actas não sejam romances de mil páginas mas sim registo entendível das preocupações dos eleitos e das possíveis soluções? Mas assim não teriam oportunidade de mostrar os seus dotes oratórios.



Continua no dia 12 de Janeiro de 2011.



Pensamentos de Fim de Ano:

Muitos teriam sido sábios se não tivessem acreditado demasiado cedo em que já o eram. (Séneca)

Quanto mais alta se eleva a estátua, tanto mais dura e perigosa é depois a pancada na queda.
(José Maria Escrivá)

BOM ANO!



www.bloco-oeiras.blogspot.com
bloco.oeiras@gmail.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000806156575

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ilegalidades na convocação da 4ª sessão ordinária de 2010 da Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo




O PSD opôs-se ontem à realização da Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo em carta dirigida ao Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia por a convocção da mesma não ter cumprido com o legalmente estipulado pela Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com a redacção actualizada pela Lei n.º 5-A/2002 de 11 de Janeiro. (aqui)

2010 – Algés – 51


1 - As palmeiras do Jardim de Algés




Antes do Natal andaram a embelezar as palmeiras do Jardim que ladeiam a Marginal. Estão bonitas. Os ramos que foram retirados estão muito arrumadinhos junto ao parque de estacionamento


e também atrás do INA




Falta saber quando se procederá à sua remoção.



2 – A paragem da Av. dos Bombeiros



2010 – Algés 44 (aqui)



Tem sido muito útil este abrigo mas o que é pena é continua a dizer que veio de Carnaxide e nunca mais tem a identificação da nossa Freguesia



Imagens: Maria Clotilde Moreira / Algés

2010 – Algés – 50

O Futuro Centro de Saúde



Este assunto tem vindo a ser tratado neste blogue. Num dos últimos números de um jornal regional, havia uma informação sobre o chumbo do caderno de encargos por parte do Tribunal de Contas. Já corriam umas historietas… Mas hoje, pela manhã estavam a ser retirados dois contentores que faziam parte do apoio ao estaleiro e na rua corria informação que o resto do estaleiro iria ser levantado.



Logo às 21h00 vai haver Assembleia de Freguesia na Sala do Palácio Ribamar. Estamos expectantes.

São Silvestre de Lisboa

A terceira edição da São Silvestre de Lisboa contou mais de 3500 participantes, entre eles os grandes nomes do atletismo nacional como Jéssica Augusto (campeã europeia de corta-mato), Dulce Félix (terceira classificada no Europeu de corta-mato), Anália Rosa (Vencedora Cross Internacional de Oeiras), José Ramos (vencedor da São Silvestre do ano passado), Hermano Ferreira (melhor português na 13.ª Meia - Maratona de Lisboa) e Ricardo Ribas (vencedor Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada em 2007).

Jéssica Augusto revelou-se a mais forte, vencendo com o tempo de 31m52s. Dulce Félix foi a segunda classificada e Anália Rosa completou o pódio feminino. No sector masculino, Hermano Ferreira foi o mais rápido (29m15s), não permitindo que José Ramos (29m50s) repetisse a vitória de 2009. Com o tempo de 30m09s, Ricardo Mateus terminou na terceira posição.


O Centro "Comunitário de Linda-a-Velha" esteve representado com cinco Atletas, cujo destaque vai para Adérito Lopes 233º da Geral com o tempo de 40m39s e Pedro Magalhães 552º da Geral com o tempo de 44m27s.


Na foto da esquerda para direita: Pedro Magalhães, Jacinto Pereira, Artur Santiago, Adérito Lopes e Luís Almeida




Artigo: Jacinto Pereira

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Concurso Anjo de Natal da Câmara Municipal de Oeiras


Caros Amigos e Leitores;
Este é o Anjo de Natal (feito com materiais reciclados) do Externato Santa Catarina onde anda o meu neto Guilherme (3 anos de idade).

Para votarem enviem e-mail para nspa@cm-oeiras.pt
No assunto: Voto Anjo de Natal do Externato de Santa Catarina - CQD

Fico grata e os meninos do Santa Catarina também!

domingo, 26 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 49

Hoje falamos de cadeiras



Neste blogue tenho colocado fotos de cadeiras abandonadas por este Algés. E algumas com história.




E este pequeno sofá que histórias teria para contar?




E aquelas cadeiras onde teriam estado?



Realmente, deve ser complicado encontrar um fim digno para as coisas que não se querem ou não se precisa e, assim, só resta deixá-las na rua. Também não se apadrinha a reutilização: comprar novo para se dar emprego aos fabricantes. Mas algumas vezes são importados.

E uma boa organização de reaproveitamento não daria trabalho a algumas pessoas, não pouparia árvores?

Há agora umas frases na rádio para irmos ao sótão ou à cave buscar presentes para darmos nesta quadra. E quem quer coisas usadas e a precisarem de um arranjinho? E onde estão os sabedores de consertarem?

A carta que não chegou ao Céu


Eu bem tentei, mas a minha carta não chegou ao Céu. Parece que também os Correios estão a ser reestruturados e os giros de distribuição são feitos por uma outsourcing que não sei bem o que é, mas, onde tem sido usada, cria confusão. Nessa carta pedia ao bom Deus para ter mais atenção a este cantinho, ao meu País e ver se uns que ganham eleições depois cumpriam as promessas de dias melhores para nós e futuros risonhos para os nossos filhos.

É que abateram os barcos e os nossos pescadores ficaram mais pobres. Agora o mesmo anda a bater na necessidade de olharmos o mar como salvação. Depois acabaram com a agricultura e os campos ficaram desertos. Agora andam a pregar umas tomadas de consciência e até defendem agricultura biológica. Apostaram na construção civil, e alguns fizeram fortunas, mas agora com tanta casa vazia querem apostar na recuperação dos centros abandonados. E falei ao bom Deus nas nossas escolas, nos nossos professores, nas desregras que querem implantar em tudo e pedia-lhe para os travar e ensinar que para pior já basta como estava. O que é preciso é ver e ouvir o que está bem e sempre que possível limar as arestas, apenas. E começar a melhorar já o que está mal. Falei também que há empregos mas em lugar de manterem os activos e preencherem as vagas, fazem leis para ninguém ter horários, autorizam horas extraordinárias até à exaustão e até roubam fundos para pagar os despedimentos.

Claro que estes meus pedidos não podem chegar ao Céu, pois Deus assim informado poderia castigar os mandantes. Mas não vou desistir e continuarei a tentar que a minha carta ultrapasse as nuvens.



Maria Clotilde Moreira / Algés

in Cartas à Directora, Jornal Público

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Santo Natal


À Administradora, Colaboradore(a)s e Leitora(e)s do Oeiras Local, não podia deixar de desejar um Santo Natal, com Saúde, Paz e Esperança em melhores dias, deixando para o final deste ano outro voto de optimismo no "menino" 2011.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Museu Automóvel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo

Ontem fui lá três vezes e bati sempre com o nariz na porta. Uma passava pouco das 10:00; outra depois das 14:00 e outra ainda às 17:00. Acabei por encostar o carro e tentar comunicar com o Agente da Polícia Municipal através do vidro. Também por gestos disse-me que estava fechado. Apontei para o relógio na tentativa de perguntar o horário e disse-me que não sabia.

Parece que afinal ainda não abriu ao público. Também acabei de saber agora mesmo que o piso zero não está terminado. Fizeram as obras à pressa, pela noite fora, incomodando os moradores, atropelando a lei do ruído e fazendo o que não permitem aos cidadãos menos bem colocados no 'milieu', inauguraram com a pompa e circunstância que se impõem para estas coisas mas a portinha continua fechada. Aliás a porta é provisória e não oferece segurança motivo pelo qual o museu está guardado vinte e quatro horas por dia pela Polícia Municipal, não vá algum maluco, dos muitos que abundam por aí, danificar ou levar uma das bonitas viaturas em exposição.

Falta ainda mencionar o passeio - ou o que resta dele - porque a largura que lhe foi roubada para a construção do piso superior deixou uma exígua nesga para os peões. Será caso para perguntar se um munícipe quiser fazer avançar a sua propriedade - ou o jardim da dita - a CMO também autoriza.

2010 – Algés – 48

O fim…





Serviram para andar. Depois, ainda inteiros, deixaram de ter uso. E cuidadosamente foram deixados ao canto, na rua esperando por novo dono. Mas quem passou abriu, viu: não era oiro nem prata, atirou, pontapeou e foi-se embora.

Estaremos tão ignorantes que não sabemos onde entregar para serem aproveitados?

Apelo às entidades para encherem as vitrinas e montras com indicação onde entregar.



Imagens: MCM


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Falta de pessoal na escola Prof. José Augusto Lucas



O quadro de pessoal não docente da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, tem falhas graves e até esta data e apesar de vários esforços da direcção de Escola e da Associação de Pais, o quadro continua muito incompleto motivando o encerramento de instalações.


Esta situação já vem de anos anteriores, mas foram sendo encontradas formas de a minimizar. Porém este ano lectivo o atraso nas autorizações da DREL tem forçado a Escola a ter até fechado alguns sanitários por falta de pessoal para a sua manutenção em condições de higiene. O mesmo se tem passado com o fecho de pavilhões que obrigam à não leccionação de disciplinas que podem pôr em risco as avaliações com impacto nas médias de acesso ao ensino superior.

E agora? Será que o Ministério da Educação encontrará forma de resolver urgentemente este grave problema fruto de uma desatenção constante, apesar dos vários alertas por parte dos responsáveis da Escola? Apelamos a um milagre nesta Quadra Natalícia!



Maria Clotilde Moreira / Algés


(Artigo publicado no Correio dos Leitores do Jornal de Oeiras desta data)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Incomodidade sonora a desoras

Os trabalhos da obra, de uma obra de construção de um anexo de um edifício, duravam há alguns meses mas, nas últimas semanas prolongaram-se pela madrugada incomodando e impedindo os moradores de terem o necessário e merecido descanso nocturno.

Esta madrugada, pelas 00:00, um morador já cansado do barulho fora de horas das semanas anteriores, e de ter à porta um operário a serrar, um compressor ligado para afagar chão e um outro operário que com recurso a um maço calcava as pedras do passeio, ligou para a PSP de Miraflores.

Passada meia-hora os Agentes tocaram-lhe à campainha da porta - queriam a identificação do morador que ligara para a esquadra e a confirmação da queixa. Feita a identificação, preenchida a papelada e constatada a veracidade do telefonema foram ao local da obra e pediram para falar com o encarregado. Apresentou-se como tal alguém que após falar com os Agentes fez uma chamada telefónica. Passado algum tempo chegou ao local uma viatura com um senhor, que parecia o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que deu ordem para que a obra continuasse pela noite fora.

Esta manhã, pelas 11:00, o PCMO veio inaugurar o Museu do Automóvel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo. (aqui)

Sport Algés e Dafundo


Sarau de Natal – 2010 da Ginástica Rítmica



O convite era para as 11h30 no Pavilhão de Miraflores e, como acontece com esta gente, começou a horas. E depois foi um encantar.

Estava cheio dos Pais, dos Avós e de muitos Amigos. Só visto, só estando ali dentro onde o calor do ritmo aqueceu o frio da manhã.

Fiquei a pensar: porque é que todas – todas – as crianças do meu País não podem ter uma manhã como esta?

Parabéns!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 47

Para que servem os sinais?


Seja de dia, seja ao anoitecer, os sinais de trânsito, só servem para enfeitar. Não são respeitados nem ninguém chama a atenção para esta “pequeníssima falta de civismo”. Mas também com os exemplos que vemos…








Pensamento: O homem que cometeu um erro e não o corrige está a cometer outro erro. Confúcio


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

URBANISMO


História da minha ida à Divisão de Atendimento e Apoio Administrativo do Departamento de Planeamento e Gestão Urbanística


Por motivos fiscais preciso de fotocópias da planta final do meu apartamento e do local. Assim, meti as rodas à estrada e fui a Oeiras. Depois de umas voltas à procura de lugar estacionei frente aos Paços do Concelho, fui à maquineta, meti umas moedas, tirei o talão, voltei ao carro, deixei o dito cujo em local bem visível e fui ao Urbanismo.

Procurei na maquineta do 'you are next' qual era a mesa a que deveria dirigir-me, não estava ninguém em fila de espera, aguardei que a funcionária terminasse de escrever qualquer coisa no computador e que olhasse para mim. Quando o fez convidou-me a sentar, disse-lhe ao que ía, deu-me um impresso para preencher, preenchido o impresso que leu inseriu uns dados no PC, carimbou e datou o impresso, guardou-o no cesto na mesa atrás de si, tirou uma fotocópia, escreveu-lhe um número de telefone e disse-me: "São oito a dez dias úteis. Para a semana ligue para cá para saber."

'OITO A DEZ DIAS ÚTEIS'!? Mas as Finanças deram-me um prazo para entregar os docum...!
Recebi um encolher de ombros antes de acabar a frase. Ainda perguntei pago agora ou depois e quanto custa e fiquei a saber que pago depois e deve ser cerca de 10 euros.

Saí. E a senhora continuou a mascar a pastilha elástica que já mascava quando cheguei.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Assembleia Municipal de Oeiras

Pequenos detalhes



Aconteceu a 13 de Dezembro. Começou muito depois das 14h30 e às 20h00 o Presidente da Assembleia queria continuar mas muitos abandonaram os trabalhos. Parece que só ficou o IOMAF e o PSD.



No dia 20 de Dezembro – edital 23/2010 – às 14h30 haverá a 1ª Reunião da Sessão Ordinária nº 5/2010 com 3 pontos – Informação escrita do Senhor Presidente, votação das GOP da CMO para 2011, e votação das GOP dos SMAS para 2011.



Se não tem carro e não mora nas redondezas, a deslocação à Assembleia Municipal tem os mesmos problemas de quem precisa de ir aos SMAS. Esta é a mobilidade do Município. Ou estarei enganada? Quais são as carreiras que passam lá perto?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

2010 – Algés – 46

No Jardim acontece



Neste Domingo às 10h30 da manhã, estava esta cadeira parada, à espera que alguém nela se sentasse e admirasse o tronco cortado duma árvore que ali existiu, à espera da outra que talvez, um dia virá.





Pensamento: "Tudo importa na arte, excepto o assunto." Oscar Wilde

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Linda-a-Velha, 2010 (31 )

'Oeiras Mais à Frente' nas lixeiras a céu aberto!

Sem grandes comentários porque a situação de falha na recolha dos RSU passou a ser recorrente e tem sido amplamente divulgada no blogue.

Na semana passada só não fotografei porque não tinha a máquina comigo mas observei a mesma situação por duas vezes. Por onde andará o sr presidente da junta de freguesia? Será que vê o estado de nojeira da vila? Será que se importa? Será que comunica ao sr presidente da CMO?




Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2010

17:20 - Largo Maria Lamas (Nascente)





Largo Maria Lamas (Poente)




17:30 - Av. D. Pedro V (Em frente ao CCLAV)




Esquina da rua Bernardo Santareno




17:35 - Rua Actor António Silva






17:45 - Praceta António Enes






Clique nas imagens para ampliar



Imagens: IM

Os bravos atletas do “Centro Comunitário de Linda-a-Velha”, estiveram presentes em mais uma prova desportiva na modalidade de Atletismo, pela primeira vez a equipa correu em casa numa prova organizada pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Secundária de Linda-a-Velha, [Escola Secundária Professor Lucas] a quem damos os parabéns pela excelente organização.

O destaque da nossa representação vai para o atleta Artur Santiago que se classificou em terceiro lugar da geral.

Os atletas da CCLAV que esta época desportiva já participaram em onze competições oficiais vão espalhando o nome que ostentam nas camisolas pelos mais variados locais onde as provas se realizam, o que mais uma vez vai acontecer no Grande Prémio de Natal, organizado pela Associação de Atletismo de Lisboa a realizar no próximo Domingo dia 19 de Dezembro com partida marcada para as 10:50 na Praça Duque de Saldanha e meta instalada no Largo do Rossio.


Da esquerda para a direita: Luís Almeida, Pedro Magalhães, Jacinto Pereira, Artur Santiago, e Adérito Lopes.



Via Jacinto Pereira

domingo, 12 de dezembro de 2010

WikiLeaks à portuguesa

Parece que o mundo está em pânico por se estarem a desvendar acordos, ordens, prepotências e outras coisas mais, ordenadas em segredo por governos e senhores que secretamente, afinal, sempre comandaram a Terra. Muito do que nos caí em cima, muitas das privações e males do Mundo têm uma explicação que eles sabiam mas que escondiam e uns atribuíam a um Deus que nos daria a salvação em troca de uma vida de sacrifícios e outros desconfiavam das grandes potências mas tinham poucas provas. Outros têm-se revoltado, reclamam, não se vergam e lá se ganha um pouco mais de tempo até sermos espezinhados.

Também através da Internet, está ser divulgada a lista dos bons tachos e negociatas que uns poucos têm para si e para os privilegiados que vão tapando estes descalabros. E estas informações estão a ser divulgadas com fotos, datas e documentos sobre as nomeações governamentais e das empresas, (algumas que até estão a despedir) que têm elevados lucros que são distribuídos em ordenados e mordomias a outros dos mesmos partidos ou reformados de altos cargos. Quanto ganhou fulano por uma palestra, quanto custou a remodelação do gabinete e o valor da disponibilidade de um Jaguar de um novo director de uma empresa importante. Sabe-se que aos 50 anos há políticos a serem reformados e ao mesmo tempo a serem convidados para a administração de empresas ou para outros cargos no Governo. Algumas destas informações vem envoltas na frase de Gandhi: "Perderei a minha utilidade no dia que abafar a voz da consciência em mim." E para não se abafar a voz da consciência vamos falando destas vergonhas portuguesas.



Maria Clotilde Moreira / Algés


in Cartas à Directora do Público desta data

Cadáver de bebé encontrado junto à ribeira do Jamor

Um cadáver de bebé foi descoberto hoje, domingo, por populares, junto à ribeira do Jamor, na Cruz Quebrada, concelho de Oeiras.

O cadáver do recém-nascido foi descoberto por populares cerca das 14.30 horas, dentro de um saco de hipermercado, tendo sido dado, de imediato, o alerta às autoridades.

A Polícia Marítima encontra-se no local e aguarda a chegada da Polícia Judiciária (PJ).

Ontem, foi encontrado um bebé abandonado em Cascais, mas este sobreviveu, encontrando-se a recuperar numa unidade hospitalar. A PJ continua à procura do responsável pelo abandono da criança.
JN

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Uma pequena emenda

Mais contratos de Outsourcing na Câmara de Oeiras

Noticias BE OEIRAS

Posted by L.O.Lopes em 1 de Dezembro 2010 aqui.



Segundo o que tenho acompanhado, a CDU, quer na Câmara quer na Assembleia Municipal tem-se abstido nos contratos de Outsourcing para a manutenção de Jardins que atingem valores muito elevados. A administração directa talvez fosse muito mais económico.


Porém parece que à CMO se têm deparado algumas dificuldades em contratar pessoal dado os baixos salários destas categorias e também estar condicionado o recurso a horas extraordinárias dos em exercício. Depois há ainda o enquadramento legal de tais contratações – processo de recrutamento que atinge um ano.


Há cerca de um ano a CMO terá considerado como saída para este problema a criação de uma Empresa Municipal que teria mais agilidade na contratação e na gestão dos Recursos Humanos e encargos muito menores do que os inerentes aos Outsourcings. Esta é a informação que tenho e não a que é publicada, de que a E.M. seria da autoria da CDU.


A CDU não se pronunciando sobre esta solução apenas tem solicitado que se faça um estudo económico sobre o assunto, de modo a que se demonstre a bondade ou não de tal solução pois se temos jardins e os desejamos bem tratados temos de encontrar uma solução. Sabe-se também que área de jardins duplicou desde 2005, e que realmente a CMO não tem pessoal suficiente para a assegurar a sua correcta manutenção e por isso tem recorrido aos tais Outsourcings.


Claro que se trata de um problema complicado.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Algés e o SMS-reboque

Pela comunicação social e no site da CMO ficámos a saber que este Município aderiu ao programa “SMS Reboque” através do qual o cidadão poderá localizar facilmente para onde o seu veículo foi rebocado. A cerimónia de assinatura deste protocolo contou mesmo com a presença do senhor ministro da Administração Interna. Todos desejamos um comportamento exemplar dos automobilistas e que não haja estacionamento irregular.

Aqui em Algés dado a configuração da baixa deste Freguesia há ruas onde o estacionamento é feito com as rodas em cima dos passeios, procedimento que embora irregular tem de ser permitido. Porém, o que não se entende é que, antes deste programa do SMS, não haja Autoridade atenta e interventiva que sensibilize e depois reboque os veículos que ficam estacionados, por exemplo, nos vários cruzamentos da Av. dos Combatentes impedindo a necessária mobilidade, na entrada da Av. da República, também na Calçada do Rio locais onde existe sinalização proibindo tal estacionamento. Agora também está a ser moda estacionar, com alguma frequência, no sentido descendente da Rua João Chagas via com bastante movimento incluído camionetas. Haverá mais exemplos em que um mau estacionamento poderá ser um grave obstáculo em caso de acidente.



Maria Clotilde Moreira / Algés

in Correio dos Leitores, Jornal de Oeiras desta data

domingo, 5 de dezembro de 2010

O prefixo 707

(…) Apareceram, em tempos, os prefixos 800 gratuitos e 808 a preço de chamada local para facilitar contactos de urgência ou melhorar o acesso a firmas e serviços. Estes contactos davam uma certa tranquilidade na ajuda na resolução de problemas. Mas, entretanto, apareceram os 700. Os iniciados com 760 é para concursos, votações, doações e todos sabemos o seu custo. Só embarca quem quer e todos são livres de alimentar os emissores destes números.

Mas, devagarinho multiplicaram-se os contactos iniciados por 707 e são muito caros. O cartão do Multibanco ficou retiro? O contacto é um número começado por 707. O mesmo para problemas com a TV, assistência automóvel, repartições públicas e muitas outras situações. Ao princípio anotou-se este tipo de número e chegaram a utilizar para resolver um problema inesperado, mas quando começaram a aparecer os débitos na factura da rede fixa ou móvel, muitos de nós acordámos. Parece que uma parte do custo destas chamadas é entregue ao prestador do serviço; a sua disponibilidade de ajuda não é tão pura como nos querem assegurar. Sente-se que este canal de comunicação tem qualquer coisa de “inovação maldosa” e não de facilitar e ajudar o utilizador. Assim, devemos abandonar a utilização deste contacto telefónico e exigir contactos através das redes normais.


Maria Clotilde Moreira / Algés


in Cartas à Directora, Jornal Público de hoje

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Afinal como é?

A seguir ao 25 de Abril muito se escreveu, muitas atitudes foram tomadas para evitar um perigo comunista que podia tomar conta do nosso país e retirar a liberdade acabada de conquistar. É que este regime além de restringir a Liberdade iria intervir nos bens pessoais de cada um, igualizar os ordenados por baixo, tirar a autoridade dos nossos eleitos e ameaçava até a independência da pátria. E lá ganharam as batalhas de uma certa democracia destruindo as pescas, a agricultura e muito do nosso aparelho produtivo e encerrando fábricas e depois a grande integração na Europa.

Depois, pé ante pé a Europa começou a dizer-nos o que devíamos importar e como nos devíamos comportar e até nos começou a dar muitos subsídios escondendo como os iríamos pagar. E depois mudámos a moeda: toda igual, toda a valer a mesma coisa. Entretanto, também acertámos o ensino e, depois do depois e no entretanto, a Europa começou a dizer que muitos portugueses tinham emprego e muitos apoios e que era preciso cortar. E cá cortaram e estão a cortar e a mandar muitos para o desemprego e para o desespero. Agora um tal de FMI diz que não temos as finanças afinadas como a Europa quer e ou fazemos como está na cartilha ou vêm cá uns “sabedores” cortar mesmo.

Resumidamente: onde está a Liberdade a Independência do meu País? Este regime de pobreza que nos está a ser imposto não será tão grave como aquele de que nos tinham salvo? Onde estão os governantes eleitos que nos prometeram um Portugal próspero e solidário para as nossas famílias? “Acordai, acordai homens que dormis…”



Maria Clotilde Moreira / Algés

in Cartas à Directora, jornal 'Público' desta data

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Notícias BE OEIRAS


Clique para ampliar a imagem

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Combater a crise

A situação é grave e as notícias não nos dão perspectivas de melhorar. Por outro lado vão aparecendo apelos para nos empenharmos na alteração de alguns comportamentos no sentido de ajudarmos a recuperação. Muitos dos apelos centram-se na compra de produtos portugueses. Deixando de lado recordar que a tal mudança das nossas escolhas foram impostas pelas políticas superiormente seguidas, é tempo de mudar.


Vamos comprar português todos os dias, sejam os legumes e as frutas, ou as batatas, e se possível ao pé da nossa porta para ajudar também o comércio local. E devemos comprar preferencialmente os produtos da época pois cada estação do ano tem um sabor especial. E temos guloseimas como bolachas e chocolates das nossas fábricas. E a fava frita dos aperitivos precisa de vir do Egípto? E os brinquedos? As nossas crianças precisarão de coisas tão estapafúrdias feitas do outro lado do mundo? E as prendas do Natal não poderão ser um bom vinho ou uma garrafa de azeite ou até umas boas conservas ou compotas artesanais? Há muita coisa boa feita em Portugal. É só gastarmos uns poucos segundos a ver a origem e escolhermos com a cabeça e com o coração. Se importarmos menos a indústria portuguesa terá certamente um maior desenvolvimento e estaremos a diminuir a crise.


Maria Clotilde Moreira / Algés

in Correio dos Leitores, JO desta data

Dia de Santa Bárbara

.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"É BOM VIVER EM OEIRAS"

Eu vivo num concelho rico onde não se sente a crise!


Retrato a óleo do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras - 8.800 euros!

(Oito mil e oitocentos euros)

Via "Pinhanços dixit..."

Beber água da torneira

O sr deputado deve andar a ler o "Oeiras Local" onde há muito a minha Amiga e Cidadã Maria Clotilde Moreira / Algés fala no assunto da despesa nas garrafinhas de água aqui.



Beber água da torneira

domingo, 28 de novembro de 2010

Bilhetes de Oeiras, 2010 (14)

.

ALTERAÇÃO DA TARIFA DE RECOLHA DE RSU: aumento de 22%!


(D
ecisão tomada na reunião pública do passado dia 24/11)



sábado, 27 de novembro de 2010

Comentários do OL

Helder Sá deixou um novo comentário na sua mensagem "Devem-me dinheiro!":

Dolorosa verdade! Por que é que ninguém fala do BPN e do eventual envolvimento de Cavaco Silva na "protecção" ao amigo Dias Loureiro e outros "notáveis" do PSD? Diz-se por aí que se Cavaco tem demitido Sócrates, este deixaria vir à tona o negócios cavaquistas do BPN e com o BPN. Como diz Mário Crespo, Salazar deixou-lhe, deixou-nos uma Ponte, que foi entregue à Mota-Engil, de borla, apesar de estar paga desde 1986! Quem entregou a Ponte Salazar/25A à Lusoponte/Gestiponte/Mota-Engil? Joaquim Ferreira do Amaral, Ministro das Obras Públicas de Cavaco Silva. Quem é o actual Presidente da Lusoponte/Gestiponte? Joaquim Ferreira do Amaral! Vão iniciar-se obras na Ponte Salazar/25A: a ponte foi reforçada há 12 anos, morava eu na Margem Sul (Arrentela), sei o calvário que passei durante 2 anos. Segundo o folheto distribuido pelas Estradas de Portugal a Ponte vai ser de novo reforçada. Não o foi há 12 anos? Ou alguém não aplicou os materiais de qualidade e se abotoou com algum? A exploração da ponte é da Lusoponte/Gestiponte e quem paga a manutenção/reparação são os contribuintes! Grande negócio! Ninguém leva preso Joaquim Ferreira do Amaral e Cavaco Silva por este atentado aos cofres dos contribuintes? E Dias Loureiro foi o tal que mandou as tropas de choque da GNR, em 1994, atacar os manifestantes, quando Ferreira do Amaral, cobardemente, fugiu! Como fugiu agora Dias Loureiro para Cabo Verde, a gozar os milhões que faltam no BPN e que todos nós estamos a pagar! O PS tem os seus corruptos, nós, PSD, temos os nossos. Para nosso mal, dos Portugueses e de Portugal.



Publicada por Helder Sá em OEIRAS LOCAL a 27 de Novembro de 2010 10:21

Devem-me dinheiro!

.







José Sócrates em 2001 prometeu que não ia aumentar os impostos. E aumentou. Deve-me dinheiro. António Mexia da EDP comprou uma sinecura para Manuel Pinho em Nova Iorque. Deve-me o dinheiro da sinecura de Pinho. E dos três milhões de bónus que recebeu. E da taxa da RTP na conta da luz. Deve-me a mim e a Francisco C. que perdeu este mês um dos quatro empregos de uma loja de ferragens na Ajuda onde eu ia e que fechou. E perderam-se quatro empregos. Por causa dos bónus de Mexia. E da sinecura de Pinho. E das taxas da RTP. Aníbal Cavaco Silva e a família devem-me dinheiro. Pelas acções da SLN que tiveram um lucro pago pelo BPN de 147,5 %. Num ano. Manuel Dias Loureiro deve-me dinheiro. Porque comprou por milhões coisas que desapareceram na SLN e o BPN pagou depois. E eu pago pelo BPN agora. Logo, eu pago as compras de Dias Loureiro. E pago pelos 147,5 das acções dos Silva. Cavaco Silva deve-me muito dinheiro. Por ter acabado com a minha frota pesqueira em Peniche e Sesimbra e Lagos e Tavira e Viana do Castelo. Antes, à noite, viam-se milhares de luzes de traineiras. Agora, no escuro, eu como a Pescanova que chega de Vigo. Por isso Cavaco deve-me mais robalos do que Godinho alguma vez deu a Vara. Deve-me por ter vendido a ponte que Salazar me deixou e que eu agora pago à Mota Engil. António Guterres deve-me dinheiro porque vendeu a EDP. E agora a EDP compra cursos em Nova Iorque para Manuel Pinho. E cobra a electricidade mais cara da Europa. Porque inclui a taxa da RTP para os ordenados e bónus da RTP. E para o bónus de Mexia. A PT deve-me dinheiro. Porque não paga impostos sobre tudo o que ganha. E eu pago. Eu e a D. Isabel que vive na Cova da Moura e limpa três escritórios pelo mínimo dos ordenados. E paga Impostos sobre tudo o que ganha. E ficou sem abonos de família. E a PT não paga os impostos que deve e tenta comprar a estação de TV que diz mal do Primeiro-ministro. Rui Pedro Soares da PT deve-me o dinheiro que usou para pagar a Figo o ménage com Sócrates nas eleições. E o que gastou a comprar a TVI. Mário Lino deve-me pelos lixos e robalos de Godinho. E pelo que pagou pelos estudos de aeroportos onde não se vai voar. E de comboios em que não se vai andar. E pelas pontes que projectou e que nunca ligarão nada. Teixeira dos Santos deve-me dinheiro porque em 2008 me disse que as contas do Estado estavam sãs. E estavam doentes. Muito. E não há cura para as contas deste Estado. Os jornalistas que têm casas da Câmara devem-me o dinheiro das rendas. E os arquitectos também. E os médicos e todos aqueles que deviam pagar rendas e prestações e vivem em casas da Câmara, devem-me dinheiro. Os que construíram dez estádios de futebol devem-me o custo de dez estádios de futebol. Os que não trabalham porque não querem e recebem subsídios porque querem, devem-me dinheiro. Devem-me tanto como os que não pagam renda de casa e deviam pagar. Jornalistas, médicos, economistas, advogados e arquitectos deviam ter vergonha na cara e pagar rendas de casa. Porque o resto do país paga. E eles não pagam. E não têm vergonha de me dever dinheiro. Nem eles nem Pedro Silva Pereira que deve dinheiro à natureza pela alteração da Zona de Protecção Especial de Alcochete. Porque o Freeport foi feito à custa de robalos e matou flamingos. E agora para pagar o que devem aos flamingos e ao país vão vendendo Portugal aos chineses. Mas eles não nos dão robalos suficientes apesar de nos termos esquecido de Tien Amen e da Birmânia e do Prémio Nobel e do Google censurado. Apesar de censurarmos, também, a manifestação da Amnistia, não nos dão robalos. Ensinam-nos a pescar dando-nos dinheiro a conta gotas para ir a uma loja chinesa comprar canas de pesca e isco de plástico e tentar a sorte com tainhas. À borda do Tejo. Mas pesca-se pouca tainha porque o Tejo vem sujo. De Alcochete. Por isso devem-me dinheiro. A mim e aos 600 mil que ficaram desempregados e aos 600 mil que ainda vão ficar sem trabalho. E à D. Isabel que vai a esta hora da noite ou do dia na limpeza de mais um escritório. Normalmente limpa três. E duas vezes por semana vai ao Banco Alimentar. E se está perto vai a um refeitório das Misericórdias. À Sexta come muito. Porque Sábado e Domingo estão fechados. E quando está doente vai para o centro de saúde às 4 da manhã. E limpa menos um escritório. E nessa altura ganha menos que o ordenado mínimo. Por isso devem-nos muito dinheiro. E não adianta contratar o Cobrador do Fraque. Eles não têm vergonha nenhuma. Vai ser preciso mais para pagarem. Muito mais. Já.

Mário Crespo

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comentários do "OL"

"Taguspark: Auditoria “erros financeiros”":

Este Nuno Crato é o sublime professor de matemática, Presidente da Associação da mesma que estava permanentemente nas televisões a criticar os exames porque não era ele que os fazia nem os seus Boys. Um belo dia, segundo ele, encontrou o seu grande amigo Isaltino de Morais, Presidente da Camara que é detentora da maior parte do CAPITAL DA TAGUS PARK. Então num acto de grande amiguismo o Isaltino convidou-o para ocupar o lugar do Tomatti. Como o Crato não tem formação de gestão e Administração o Isaltino deve ter posto a ajudá-lo aquelas senhoras que pululam na CAMARA. ASSIM UM MATEMÁTICO CRITICO TRANFORMOU-SE NUM BOY DO ISALTINO, O SUPRA SUMO DA HONESTIDADE. É A VIDA COMO DIZ O OUTRO É PRECISO É GANHAR 18.000 EUROS E O RESTO É CONVERSA.



Publicada por lidiasantos almeida sousa em OEIRAS LOCAL a 26 de Novembro de 2010 19:00

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Move-te por uma causa"




Modelismo Ferroviário

Portugal - www.webrails.tv - Modelismo Ferroviário - Aniversário Comboios Eléctricos


A loja de modelismo ferroviário www.comboiosElectricos.com celebrou no passado dia 20 de Novembro cinco anos de existência física em Oeiras. Para sublinhar a data convidou clientes e amigos para uma visita.

... para ver em First to Play "Comboios Eléctricos - 5º Aniversário": http://www.webrails.tv

A webrails.tv esteve presente e foi com gosto e motivação que partilhou esta data.




Informações recolhidas e compiladas por http://twitter.com/webrails

Via Rui Ribeiro

Chamem é o FBI


Chamem é o FBI

Diário da Manhã



Os deputados do PS, com a abstenção do PSD, aprovaram uma interessante alteração ao Orçamento de Estado. É assim.


Por: António Ribeiro Ferreira, Jornalista





As empresas públicas, todas, locais, regionais e nacionais, que, com raras excepções, estão endividadas até ao tutano e apresentam todos os anos prejuízos obscenos, ficam isentas dos cortes salariais aplicados aos funcionários do Estado. Percebe-se porquê.

É neste imenso universo que estão alojados os apaniguados, os boys, as girls, os amantes de ambos os sexos, amigos, parentes e companhia limitada dos partidos do Bloco Central. Já não vale a pena falar em pouca vergonha e dar gritinhos de indignação. Já não vale a pena falar em moral, ética e outras coisas mais. Já não vale a pena sequer chamar o FMI. Portugal já é um caso de polícia. Chamem é o FBI.

Venda de Natal

O Grupo Cultural de Vila Fria vai organizar, nos próximos dias 4 e 5 de Dezembro, uma Venda de Natal com vista à angariação de fundos para a associação.



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

2010 – Algés – 45

Contrastes

Sentido de responsabilidade e bom gosto






Este é um pequeno apontamento de um prédio a ser recuperado atitude que se vai encontrando aqui nesta Freguesia de Algés.



O contraste abunda incompreensivelmente






Este exemplo, numa das artérias principais, deve ser até perigoso pois tem estado rodeado de barreiras




mas que ora estão alinhadas na frente do prédio ora estão às três pancadas.
No lugar de continuar a alargar a Freguesia com construções novas – muitas delas ainda vazias – porque não se obriga – repito obriga – a rápida recuperação, manutenção das casas abandonadas e que estão “silenciosa e cientificamente” a serem destruídas? Onde está o sentido de responsabilidade das autoridades que fecham os olhos à destruição da estrutura urbana que esteve e está na génese desta Freguesia?


Fotos: MCM

"Faço xixi, logo existo!"

... ou "A ternura dos quarenta!"


Não sendo amiga - nem inimiga, diga-se de passagem! - nem tendo o gosto nem o desgosto de conhecer, nem fazendo parte da mesma lista Facebokiana, passou-me completamente de lado a grande efeméride do concelho de Oeiras. E, não fora a leitura - atrasada - de "O Sol e a Lua" não saberia que entrou nos "enta" muito felicitado por centenas de amigos e conhecidos.

Normalmente costumo lê-lo na oblíqua por falta de tempo e pela forma por vezes densa (sorry!) do arrastar da crónica, mas não desta vez que, talvez embalada pela lembrança da canção do Paco Bandeira, não saltei linhas e fiquei a saber que afinal temos várias coisas em comum. A Astrologia explica!

E como também celebro a VIDA todos os dias, aproveito para desejar a Nuno Campilho continuação de um Feliz Aniversário e votos de muita saúde.

Tchim tchim!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alcatrão e calceteiros para Oeiras

O número de buracos e o seu tamanho que se encontram praticamente por todo o Município de Oeiras é alarmante. Dizem que foi por causa do Inverno ter sido muito rigoroso mas o que acontece, e é bastante grave, é que durante o tempo seco não foram consertados. Assim, estamos a entrar de novo na época do mau tempo e os buracos no asfalto estão a alargar e nos passeios as pedras soltas a soltarem-se mais, tornando-se uma verdadeira armadilha.

Tiram-se fotos e enviam-se para as Juntas de Freguesia e para a CMO que acusam a recepção mas a reparação destes estragos é que tarda e muito a serem reparados

É triste e desanimador o estado em que se encontram as nossas ruas e seus passeios demonstrando o desleixo e falta de preparação da Autarquia para responder a estes problemas, previsíveis, em tempo razoável nem ter encontrado maneira de descentralizar e dotar as Freguesias dos meios necessários para, mais perto dos buracos, estes serem intervencionados. É a vida em Oeiras.


Maria Clotilde Moreira / Algés

(Correio dos Leitores, JO desta data)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PS Oeiras aos zigue zagues

O grupo do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Oeiras aprovou a remuneração de Emanuel Martins como presidente da empresa municipal “LEMO”.

Esta atitude do grupo do Partido Socialista vai contra a moção aprovada em comissão politica do PS Oeiras que determina que nenhum militante poderá aceitar pelouros na vereação e cargos em empresas com participação camarária.

Afinal, para aprovarem as remunerações dos seus camaradas pagas por Isaltino, já não existe promiscuidade alguma, basta votarem a favor e fecharem os olhos ao nome do presidente daquela empresa municipal.

Paulo Freitas do Amaral absteve-se e em declaração de voto mencionou que «Não poderia em consciência votar a favor uma vez que ainda há poucos meses estar nos “tentáculos” de Isaltino era motivo para processo disciplinar no PS Oeiras como aconteceu com Carlos Vidal administrador da empresa municipal “Oeiras Viva”».

Comentários do "OL"

Linda-a-Velha, 2010 (30)

Boa notícias: a CMO já "despediu" a SUMA. Já foram reparados alguns carros. Esperemos k a recolha de lixos volte à normalidade, muito embora ñ saiba se a normalidade já é a abundância de lixo fora dos depósitos se a deficiente recolha. Parabéns a quem na CMO conseguiu desencantar dinheiro para pagar as reparações.

sábado, 20 de novembro de 2010

Cancelamento do Debate - Plano de Pormenor do Rio Jamor


Comunicado

Venho por este meio informar que a Junta de Freguesia decidiu desmarcar o debate respeitante ao “Plano de Pormenor do Rio Jamor”, marcado para o dia 20 de Novembro, pelas 15 horas, na URD, devido às seguintes razões:

*
A realização da Cimeira da Nato que irá ter lugar nos próximos dias 19 e 20, e que condicionará o trânsito nalgumas vias de acesso à nossa Freguesia, colocando em causa a participação de algumas individualidades.

*
A impossibilidade da presença na data mencionada, dos representantes do Grupo SIL (proprietários dos terrenos da margem direita do Jamor) e, dos representantes da Universidade Nova (entidade responsável pelo estudo do Plano de Pormenor).



O Presidente

Paulo Freitas do Amaral

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Porto Cruz - O que está afinal em causa?

.

Informação 18.10.2010 - 19:00



O debate foi adiado para data a anunciar.

**********************



É já no próximo sábado, dia 20 de Novembro, pelas 15h, na União Recreativa do Dafundo, que fica na rua 1º de Maio no Dafundo, que o Plano de Pormenor da Margem Direita do Jamor será debatido numa sessão aberta à população.

Nos primeiros meses deste ano, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) celebrou um contrato de execução relativo a este plano de pormenor com a SILCOGE – Sociedade Construtora de Obras Gerais, S.A., dona de parte dos terrenos em causa, sendo os terrenos restantes terrenos públicos.

Segundo o parecer dos serviços técnicos da CMO, este plano de pormenor diz respeito a um empreendimento denominado Porto Cruz, que prevê um “pólo multifuncional de turismo, serviços, habitação e equipamentos e a renovação e complemento das infra-estruturas urbanas da zona, bem como a sua reconversão urbana”.

(...)

A Groundconfusão do País

Caiu-lhes em cima por e-mail e a nós pela comunicação social. São precisos trabalhadores nos vários serviços do aeroporto de Faro para assistir as companhias transportadoras mas parece que a transportadora nacional gostaria de ser vendida e para ficar cara mas sem encargos, isto é apetitosa, começou a rescindir contractos e não disse nada a ninguém. Pronto vai tudo para a rua porque a empresa de handling acabou. Mas muitos dos trabalhadores não eram dela mas da companhia aérea, e de des-informação em informação vamos tentando perceber este filme de terror.

Os jornais, os noticiários e os telejornais vão continuando a tentar dar esclarecimentos, mas há outras empresas concorrentes que até têm accionistas comuns, há o low-cost, e havia negociações em curso com os trabalhadores que administrações achavam em bom caminho mas que entretanto não foram concluídas. Havia e há uma grande confusão, interesses ocultos que beneficiarão alguns (os mesmos de sempre, claro) e muita angústia em famílias atingidas e em todos os cidadãos conscientes que tudo isto é pura manipulação em nome dos grandes interesses. Como já muitos de nós sabemos, estas atitudes são fruto de estratégicas devidamente pensadas por uns poucos que os seus seguidores implantam. E nós? Temos a força da nossa indignação e não deixar que a comunicação social se cale.


Maria Clotilde Moreira / Algés


(Publicado nas Cartas à Directora do jornal Público de hoje)

Prova Cândido de Oliveira

No passado domingo dia 14 de Novembro a equipa de atletismo do Centro Comunitário de Linda-a-Velha, participou no 27º Grande Prémio de Atletismo “Prova Cândido de Oliveira”, uma competição organizada pelos Ingleses Futebol Clube com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.

Com partida e chegada na antiga sede dos IFC. Com percurso urbano percorrido em piso de asfalto, teve como um dos pontos mais difíceis de percorrer a subida da 2.ª Circular desde o Baptista Russo até a rua adjacente na Av. De Berlim.

Quatro atletas representaram a CCLAV nesta competição que foi apadrinhada pelos atletas Olímpicos: Alberto Chaiça, Armando Aldegalega e Rui Silva.



Na foto da esquerda para a Direita: Luís Almeida, Pedro Magalhães, Rui Silva, Jacinto Pereira e Adérito Lopes.


Texto: Jacinto Pereira

Torneio de Ténis de Mesa

Sábado 6 de Janeiro de 2007 data em que estas atletas se sagram campeãs distritais de Lisboa por equipas na Categoria de Infantis Femininos, terminada essa época desportiva 2006/2007 no mês de Junho, estas atletas até à actualidade não mais entraram em competições oficiais.

Hoje dia 6 de Novembro de 20010 após duas épocas sem competir esta equipa em representação do Centro Comunitário de Linda-a-Velha, fez a sua reentrada nas provas organizadas pela Associação de Ténis de Mesa de Lisboa num torneio individual disputado na Escola D. Carlos I em Sintra.

Esperemos que este facto seja motivo para um iniciar de sucessos de momento na vertente distrital e de futuro participando em provas Nacionais organizadas pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, e quem sabe conseguindo pôr em marcha a nossa escola de formação ter no futuro atletas da CCLAV; a representar a selecção nacional ou a participar nos jogos olímpicos jogos esses que no ano 2008 participaram três atletas Portugueses, em representação do País e da modalidade.

Esta modalidade é desporto olímpico, e os nossos treinadores são credenciados pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, e com empenho de todos intervenientes tudo é possível.

Daqui fazemos os apelos aos pais que tenham filhos com idades superiores a seis anos apareçam às terças e Quintas Feiras das 19 h às 20h no nosso centro de treino na Av. Pedro V nº 31 - A tragam os vossos filhos, joguem com eles e façam parte da nossa equipa.

Classificação dos nossos atletas na prova de hoje:

Rute Semião 9ª

Iara Rodrigues 10ª

Cátia Carvalho 13ª




Na foto da esquerda para a direita, Jacinto Pereira Treinador, Rute Semião, Cátia Carvalho e Iara Rodrigues.


Texto: Jacinto Pereira

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lixo ou desperdício?

Fui ontem, 15 de Novembro, à Assembleia Municipal e arrumei o carro na rua Mateus Fernandes e junto aos contentores vi






Não é só o desalinho do local que me entristece, é também ver tanta coisa deitada fora que talvez pudesse ser aproveitada. Olham para mim e perguntam: coisas velhas, quem as quer? E depois dá um trabalhão reconstruir.


Eu tento compreender este desperdício mas não se deveria aproveitar? A sociedade – seja lá o que ela for - não devia reciclar?



Também há dias esteve abandonado no Largo Com. Augusto Madureira, aqui em Algés este





Depois, desapareceu. Terá ido para o lixo ou foi servir alguma saleta vazia?


Fotos: MCM


Linda-a-Velha, 2010 (30)


Hoje, por volta das 18:30



Av. D. Pedro V, próximo do Centro Comunitário

Ontem, à mesma hora, a situação era idêntica o que significa que não tem havido recolha.








Rua Actor António Silva, esquina com a Rua Bernardo Santareno

Ontem à mesma hora já havia imenso lixo espalhado no chão à volta das ilhas ecológicas.







Largo Maria Lamas (poente)



Clique para ampliar


Quando estava a fotografar disse-me um morador: "É pena que não tivesse fotografado hoje de manhã o lado nascente. As ilhas estiveram vários dias a transbordar e havia montes de lixo no chão".

Como já aqui escrevi recentemente, o que se tratava de casos pontuais está a tornar-se regra. O que é que se está a passar com a recolha dos RSU em Linda-a-Velha?


Imagens: IM