quarta-feira, 5 de maio de 2010

Portugal e a Grécia



Portugal e a Grécia - Opinião - Correio da Manhã

05 Maio 2010 - 00h30
Cozido à portuguesa

Os gregos comem tudo e não deixam nada. Levaram-nos o campeonato da Europa e agora o nosso dinheiro.

O destino tem destas coisas: Portugal vê-se obrigado a emprestar dinheiro, e muito, cerca de dois mil milhões de euros, a taxas baixas que provavelmente nos darão prejuízo, a um país que nos provocou o maior desgosto colectivo dos últimos anos, a derrota no Campeonato da Europa em 2004! Se pensarmos bem, é mesmo lixado. Primeiro aquele golo do Charisteas, na segunda parte, a tirar-nos um título que desejávamos como nunca, e agora isto: toma lá dois mil milhões de euros, só porque estás à rasca.

Francamente, não merecíamos tal coisa. Quer dizer, nós construímos os estádios para cá receber o campeonato, gastando com isso uma fortuna, e endividando-nos até às orelhas, não foi? Os novíssimos estádios da Luz, de Alvalade, do Dragão, do Bessa, de Braga, de Guimarães, de Aveiro, de Coimbra, de Leiria e do Algarve foram todos eles construídos com muitos milhões de euros emprestados. Estavam lindíssimos, prontinhos a tempo, e tudo foi feito para ser um campeonato digno, e para celebrar um título...que acabou grego! Ou seja, podemos dizer que nos endividámos como loucos para acabar por dar uma enorme e esfuziante alegria...à Grécia! Foi portanto a nossa primeira dívida contraída pela Grécia. Agora vem a segunda dívida, que é para ajudar a Grécia a pagar a boa vida que levou durante anos e as obras dos Jogos Olímpicos, que lhes desequilibraram as finanças, tal como o Europeu nos fez a nós. Acontece que, assim de repente, não me lembro de nenhuma vitória portuguesa nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Se nos tivessem dado uma ajudinha a ganhar umas medalhas de ouro, ainda vá, mas assim está mal. Neste relacionamento, só a Grécia tem ganho. Ainda por cima, os economistas internacionais e as agências de rating andam com a mania de que nós seremos "a próxima Grécia". Nós, como? Eles ganharam um Campeonato da Europa e receberam as Olimpíadas. Nós, até agora, não vimos nada de nada. Quem me dera a mim que Portugal fosse a próxima Grécia. Isso significava que alguém nos ia emprestar dinheiro, muito dinheiro e muito barato, e que íamos, algures no futuro, ganhar algum título em futebol ou em atletismo. Ora, isso infelizmente não vai acontecer, e portanto esta relação Portugal-Grécia vai continuar desequilibrada, a favor deles. Eles comem tudo e não deixam nada, essa é que é essa. Levam a taça, levam as medalhas, e ainda levam o dinheiro barato, e nós nada. Nem um golo, nem um cêntimo. A vida é realmente muito injusta.



Domingos Amaral, Director da 'GQ'

Sem comentários: