domingo, 25 de julho de 2010

Quem paga?


SATUO, grande em polémica

“Acredita mesmo que a Teixeira Duarte é a Santa Casa da Misericórdia?”, perguntou o deputado comunista Joaquim Cotas, dirigindo-se ao presidente da Câmara a propósito do SATUO, cuja “desactivação pura e simples” defendeu sem peias. “Diz que essa empresa é que tem feito o investimento e que ela é que vai cobrir o prejuízo de 17 milhões de euros... Ó senhor presidente, isso não é para nós!... A verdade é que a Teixeira Duarte tem a certeza de que vai reaver tudo o que investiu”.


A actual insustentabilidade financeira do Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras esteve na berlinda várias vezes durante o debate do município. Miguel Pinto, do BE, entende que a dívida actual deste projecto já vai em 42 milhões e 700 mil euros, não esquecendo que “segundo o Acordo Parassocial a Câmara pagará 51% dessa dívida". Números negros para algo que, no entender daquele deputado, está longe de ser inovador, pois “funiculares existem vários em Portugal e alguns deles desde há muito tempo”.

in Jornal da Região.

12 comentários:

Diogo disse...

O SATUO é um TGV em miniatura. E este vai ter tanto sucesso como aquele.

Anónimo disse...

Boa , boa ! Desactivem o SATU-O ! O Isaltino não queria trabalho cívico ? Pode demolir o mamarracho que não serve pra nada .Dois anos deve chegar .

Miguel Pinto disse...

O meu dedo pequenino adivinha. Diz-me que "alguém" vai falar do Maluquinho da Tapada do Mocho (anda para cima e para baixo, sozinho, durante todo o dia) e de um figurão do PSD que tem um grande tacho. Quem é ele e quanto ganha?

Miguel Pinto disse...

Não se esqueçam. Amanhã, às 14 horas e 30 minutos na Biblioteca de Oeiras.

Anónimo disse...

O Dr. Miguel Pinto sabe perfeitamente que a CMO só investiu um milhão e vinte mil euros no capital da SATU, EM. De resto, não foi colocado lá nem mais um cêntimo.

E também devia consultar os Relatórios e Contas da Teixeira Duarte. Tem sido a Teixeira Duarte a conceder crédito ao SATU para que a empresa continue a operar. Ainda em 2009 a Teixeira Duarte fez um reforço de capital próprio de 1,674 milhões de euros.

Anónimo disse...

A figurinha todos sabem quem é. Foi o autor do discurso PSD-Oeiras que o puto Luz aprovou e que face à tamanha e rasteira vassalagem ao Isaltino fez a Isabel Meirelles sair da sala na tomada de posse para não vomitar em cima do número 2 da lista.

Paula T. Silva

Anónimo disse...

A Teixeira Duarte está "condenada" a ganhar todas as obras de regime em Oeiras. A confirmar pela quantidade de publicidade colocada nas obras em execução e a executar.
A Teixeira Duarte como a Mota e outras não dão ponto sem nó mesmo com chico-esperto's como Tino.

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

O 'Tio Isaltino' tem razão. Pagamos nós!

Miguel Pinto disse...

O anónimo sabe bem que a Câmara comprou terrenos e pagou a construção das estações.
O Acordo Parassocial diz que 51% das despesas competem à Câmara. E vai pagá-las com um spread de 3%.
O anónimo, se tivesse coragem, diria que tem nome...

Anónimo disse...

Ouvi alguém estar a dizer que dantes havia pedidos de alvarás aos montes e que agora é um a um espaçadamente e mesmo assim nem os vão levantar. Claro, há construção aos molhos e o que está a melhorar é o arrendamento. Assim o dito não tem receitas na câmara

Anónimo disse...

Peço desculpa mas o que o Dr. Miguel Pinto está a dizer não é verdade. A Teixeira Duarte assumiu integralmente o investimento da 1ª fase.

E segundo o acordo parassocial, a responsabilidade do financiamento do projecto até ao Lagoas Park é da Teixeira Duarte. Quanto à falta de capitalização da sociedade, por essa razão é que foi constituída uma prestação acessória de cerca de 21 milhões de euros por parte da Teixeira Duarte. A Câmara só injectou 1 milhão e 20 mil euros no SATU. E a consolidação financeira da empresa cabe à Teixeira Duarte. Foi o que foi negociado entre ambas as partes.

Laranjina C disse...

O Isaltino está-se nas tintas para quem paga as dívidas do SATU, do Parque dos Poetas, do passivo da CMO. Ele está de saída...quem vier atrás que se amanhe!! É este o autarca modelo que os verde alface insistem em idolatrar!!! Ainda não perceberam a pesada herança que esta personagem nos vai deixar??????