sexta-feira, 28 de julho de 2006

ALERTA À POPULAÇÃO OEIRENSE

Fui informado por fontes seguras de que um escândalo de proporções dantescas está prestes a surgir no Concelho de Oeiras!
A infame "rede" castelhana intitulada de "El Corte Inglés" quer erguer um monstro no centro periférico da nossa vila histórica de Oeiras. Tal facto, a confirmar-se, revela o descalabro, a vergonha e o descaramento a que chegaramos promotores do imobiliário em associação com o poder autárquico em Oeiras!
A Fundição de Oeiras vais ser esventrada, arrasada e por fim demolida para dar lugar a um "El Corte Inglés"!! Ao que chegámos!! Destruir um património riquíssimo ao nível da arquitectura industrial é um crime. A Fundição forma um conjunto edificado de grande valor patrimonial, onde as cantarias se fundem com painéis de azulejos de rara beleza e que só lá os podemos encontrar e maravilhar apreciando um valor único em termos da azulejaria portuguesa.
Não se podem negligenciar exemplos deste calibre da arquitectura nacional moderna industrial que, neste caso, tem com certeza fortes possibilidades de ser considerado património histórico industrial, num dos raros exemplos do que foi a indústria em Oeiras.
Terrenos que valem milhares de milhões de euros, terrenos com dezenas de hectares que às mãos de um dirigente com processos pendentes e em trâmite e a negocia-los com sujeitos espanhóis (de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos) levantam as maiores dúvidas e desconfianças.
O "El Corte Inglés" vai arruinar o comércio tradicional e lançar famílias humildes, honestas e trabalhadoras na angústia do desemprego e consequente miséria.
Um país tão arduamente conquistado aos mouros e aos castelhanos é agora vendido a estes últimos à parcela do lote, numa indigna provocação e evidente falta de patriotismo e, sobretudo, violência à memória do grande Senhor Dom Afonso Henriques, Rei de Portugal.
A espada do nosso grande rei deveria ser de novo erguida pelos Oeirenses e agora, com as lâminas das palavras bem afiadas pelo inconformismo, pôr na ordem determinados sujeitos intervenientes no processo de usurpação do território nacional.

António Bento um cidadão de Portugal.

recebido por e-mail com pedido de publicação.

terça-feira, 25 de julho de 2006

agradecimento

Caros Munícipes e Visitantes,

Tenho por hábito, porque o considero uma questão de boa educação, responder a todos os comentários feitos, quer em posts meus, quer noutros mas em que o comentário me é dirigido.
Razões pessoais levaram a que nos últimos dias me tenha sido impossível fazê-lo.

Assim, e dada a dificuldade que representaria agora abrir todos os posts e respectivas caixas de comentário para verificar a quais não respondi, quero expressar a todos os que ficaram sem resposta, em primeiro lugar as minhas mais sinceras desculpas, e também agradecer todo o apoio que me/nos expressaram nos comentários que deixaram e que foram imensos.

A TODOS um MUITO OBRIGADO e BEM HAJAM !!

José António

DOÇARIA TRADICIONAL OEIRENSE


Realizou-se ontem, na esplanada da Casa das Queijadas de Oeiras, na R. 7 de Junho de 1759, na vila de Oeiras, tal como estava previsto, a primeira conferência do ciclo de conferências "Diálogos em Noites de Verão", promovida pela novel Associação Cultural de Oeiras ESPAÇO E MEMÓRIA.

Conduzidas pela cativante voz e pelo saber profundo do Dr. JORGE MIRANDA, num tom informal, uma esplanada a abarrotar de pessoas interessadas viajou ao longo da História da DOÇARIA TRADICIONAL OEIRENSE.
Conhecemos as raízes da doçaria no Concelho. Ficámos sabedores de alguns dos afamados doces que aqui se produziam no passado, a maioria, senão todos, comercialmente: PALITOS de OEIRAS, BISCOITOS de OEIRAS, LAÇOS (Oeiras), BOLACHAS finas (Oeiras), BOLOS de AMÊNDOA (Oeiras), SUSPIROS (Paço de Arcos), AIS (Paço de Arcos), CASSETES (Paço de Arcos), MIMOSOS (Paço de Arcos), BISCOITOS (Algés), BOLACHAS (Algés), FOGAÇAS (Leceia e Leião) e o FAMOSÍSSIMO PÃO-DE-LÓ de LINDA-A-VELHA, cuja receita, infelizmente, se perdeu na tenebrosa e impiedosa noite dos tempos.
Ficámos também a conhecer algumas das, poucas, sobreviventes receitas desta fantástica, fascinante e diversificada doçaria.
Infelizmente, como ficámos também a saber, todo este património está hoje reduzido à quase total extinção, senão mesmo total, nomeadamente comercial, na medida em que já não existem fábricas que o produzam, além de terem desaparecido a maioria das receitas.

Podemos dizer com agrado que foi uma das mais "doces" e "saborosas" conferências a que nos foi dado assistir nos últimos tempos!

nota: A Casa das Queijadas de Oeiras, que serve de excelente e aprazível palco a estas conferências, está apostada em inovar neste universo da doçaria. Para isso, deu início a um projecto interessante e lançou as Queijadas de Oeiras que, não sendo tradicionais, talvez um dia o venham a ser. Quem sabe? Oxalá assim aconteça. O Concelho só tem a ganhar!!


A próxima conferência, dia 31 de Julho, pelas 21:30 e no mesmo local, está subordinada ao título "Os Romanos Já Morreram?" e será proferida por José d' Encarnação. Convidamo-lo a assistir a ela. O tema promete, sem dúvida.
Recordo também que, para o dia 29 de Julho, sábado, está já programada uma visita guiada ao "Centro Histórico de Oeiras", conduzida pelo Dr. Jorge Miranda. A concentração tem lugar às 09:30, na esplanada referenciada para as conferências.

Informações e Inscrições: Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, tel. 21 441 64 64.

Imagem: Um aspecto da conferência de hoje © cv comunicação visual 2006

domingo, 23 de julho de 2006

Responsabilidade do "blogger"

ainda sobre o apagar de comentários e a moderação dos mesmos.


Com referência ao nosso post "Blogger Condenado Por uso de Linguagem Obscena" aqui, que mereceu da Dra. Alexandra Maia Mendonça o destaque do artigo no seu blogue "Dis-LEX-ias" aqui, e em resposta à nossa pergunta o seguinte comentário:

@mm said...
Não existe ainda legislação especifica sobre esta matéria.No entanto, apesar de algumas opiniões discordantes, existe uma tendência doutrinária para aceitar a analogia entre a responsabilidade do "blogger" com a do director de um periódico, no que se refere ao conteúdo dos comentários publicados.

que também mereceu da parte do Dr. Francisco Bruto da Costa a seguinte informação:

Francisco Bruto da Costa said...
Sobre este tema poderá ver-se a discussão havida no blog Informática do Direito.

Os nossos agradecimentos aos visados pelo seu contributo para o esclarecimento das questões em causa.

sexta-feira, 21 de julho de 2006

melomania...

Desde o nascimento do Oeiras Local, em 13 de Maio de 2006, que este é assiduamente visitado por um leitor cuja melomania é por demais evidente nas suas palavras, registadas nos comentários que vai deixando, quer aqui quer noutras paragens virtuais.

Porque gostamos de agradar a quem nos visita, e não nos poupamos a esforços para isso, especialmente para esse visitante, aqui fica uma singela oferta:

Artistas Plásticos do Concelho de Oeiras

LUÍS VIEIRA-BAPTISTA

À PORTA DO MAR-NAVE VISIONISTA - 2003

BRONZE/FERRO/GRANITO/ARDÓSIA/CALCITE - Altura máxima 8 m

Av. Marginal, Santo Amaro de Oeiras, Portugal.


No ano de 2003 fiz uma escultura junto à praia de Santo Amaro, em Oeiras e fui obsequiado pela Câmara local com a medalha de mérito, grau ouro, por serviços prestados ao concelho e ao país. (...)

http://www.luisvieira-baptista.com

quinta-feira, 20 de julho de 2006

ESPAÇO e MEMÓRIA - Associação Cultural de Oeiras



Caros Munícipes, nasceu uma novel associação cultural em Oeiras!

A mesma promete-nos, já a partir do dia 24 de Julho e prolongando-se por Agosto até 23 de Setembro, um conjunto de excelentes iniciativas que certamente merecerão o interesse e a adesão de muitos e muitos munícipes.

O "Programa de Verão 2006", a decorrer em Julho, Agosto e Setembro, apresenta-se com duas iniciativas subordinadas aos temas:

DIÁLOGOS EM NOITES DE VERÃO - um ciclo de interessantíssimas conferências, às segundas-feiras, às 21:30, na Esplanada da Casa das Queijadas e do Restaurante O Pombalino, na Rua 7 de Junho de 1759, em Oeiras.

CAMINHOS DA MEMÓRIA - um conjunto de importantes visitas guiadas, aos sábados (os locais de concentração dependem naturalmente da visita).

O programa completo pode ser visto na página oficial CLICANDO AQUI, cuja visita recomendo vivamente, ou indo directamente POR AQUI.

Informações e inscrições: Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra – Tel. 21 441 63 45.
Apoios: Câmara Municipal de Oeiras e Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra.


À nova associação aqui expresso os meus votos de que os ventos soprem sempre de feição!

mapa invertido...



O Passeio Marítimo de Oeiras está cheio de painéis informativos, creio que da responsabilidade da CMO, de diverso teor. Informações sobre monumentos, fauna e flora podem ali ser encontradas.

Acho isso bastante importante e útil, mau grado algumas incorrecções que se podem apontar nalguns, que me têm sido referidas por diversas pessoas, e que não vou esmiuçar aqui e agora.

Mas há uma que não posso deixar de apontar, não por se tratar de uma informação pouco precisa, mas de um erro grosseiro que só a pressa em inaugurar as coisas pode justificar.
É um daqueles erros que habitualmente provocam o gozo e a chacota de quem dele, facilmente, se apercebe, de tão 'gritante' que o mesmo é.

Refiro-me ao painel informativo colocado junto ao Inatel.
Como é documentado pelas fotografias que aqui coloco, o mapa que se encontra do lado da rampa, na rectaguarda do painel, difere do que se encontra voltado para o Passeio Marítimo, por estar INVERTIDO da esquerda para a direita!!

O erro é tão grosseiro que até alguém que não conheça a zona se apercebe dele com facilidade.

Para quem percebe destas coisas gráficas é caso para dizer que "Fizeram o mais difícil..."

imagens: 13 Julho 2006, © cv comunicação visual 2006

terça-feira, 18 de julho de 2006

quem tem MEDO do Oeiras Local?



Caros Munícipes, este Oeiras Local, quase desde que nasceu tem sido alvo de um ataque concertado, com a clara intenção de o calar. Muitos de vós certamente se aperceberam disso.

A história do thriller, digna de figurar num episódio do CSI MIAMI, é um pouco longa e está toda AQUI

Boa leitura!

praia de Sto. Amaro - pontos nos is



Caros visitantes, aqui está uma notícia que muito me agrada dar.

Refere-se a mesma à qualidade da água na Praia de Sto. Amaro de Oeiras, a qual mereceu aqui no O.L. destaque e não só aqui.
Diversos órgãos de informação abordaram o problema, incluindo a televisão, segundo informação que recebi dum munícipe.

Questões burocráticas e atrasos na divulgação de resultados de análises tinham deixado no ar o medo de que os banhistas que frequentam aquela praia, o estivessem a fazer na ignorância da má qualidade da mesma.
Falta de qualidade que efectivamente existiu durante um certo período, no qual não houve qualquer aviso aos banhistas, por uma incompreensível falta de capacidade de resposta atempada do organismo responsável pelas análises (Centro Regional de Saúde Pública de Lisboa e Vale do Tejo.)

Segundo notícia veiculada pelo Jornal de Oeiras n.º 119, 18 de Julho de 2006, a situação está já normalizada, em virtude da Câmara Municipal de Oeiras, por via dos SMAS, ter chamado a si a responsabilidade de efectuar análises diárias à água - bem hajam por esta medida - e assegurar também a divulgação permanente de resultados através de informação afixada na praia, segundo declarações do Presidente da Câmara.

Podem assim, por agora, estar os banhistas descansados e continuar a frequentar aquela que é sem dúvida a principal e mais concorrida praia do Concelho de Oeiras.

imagens: recebidas por email.
DA CAIXA DE COMENTÁRIOS DO OEIRAS LOCAL

escrito por um leitor que visivelmente se preocupa com a freguesia em que habita


estou totalmente de acordo e peço desculpa se foi entendido de outro modo... mas estou um pouco revoltado!

o que vejo nesta nova direção da Junta é muito dinamismo... mas quando olho para a minha zona não vejo esse dinamismo !


1º Um parque (Aventura) ao abandono

2º Segurança, apesar de não ser muito inseguro, por vezes sente-se a falta dela

3º Tanta coisa para unir os condominos... em vez das energias renovaveis (que é um projecto demasidao ambicioso para a nossa junta) porque não resolver o problema dos grafittis... porque não linpar os nossos prédios e por exemplo colocar paines para os grafitteiros !

4º a acrescentar o esse problema as ruas estão degradadas... melhores estão em qualquer bairro, buracos que no passeio quer na estrada

5º As arvores... pois... têm vindo a morrer e a CMO faz o favor de as cortar.. mas então e as novas ? (fica a zona ainda com pior aspecto)

Isto são alguns dos prolemas que encontro e que são da competencia da junta (excepto o 2º acho) ...

Mas memo assim já agora queria felicitar a direcção por esse tal dinamismo ! Mas sem duvida que têm de afinar algumas coisas !

Posted by Anonymous to OEIRAS LOCAL at 7/17/2006 04:19:56 PM

o qual mereceu do Presidente da Junta de Freguesia de Linda-a-Velha a seguinte resposta:

Cordiais saudações

Agradeço o reenvio do mail, o qual desde já agradeço, dando agora a resposta, que se possível seja enviada ao munícipe.

Desde que tomámos posse, constatamos que existe uma profunda confusão, entre o que são competências das Câmaras e das Juntas.

De todos os elementos apresentados, todos eles, são competências das Câmaras, e só alguns das Juntas.

Mas face ao exposto cumpre-me informar:

1. O Parque Aventura, foi apresentado nas GOP´S - grandes opções do plano - deste Executivo, em Novembro último. Pretende-se a criação de um espaço com apoio de cafetaria, ficando o concessionário com a responsabilidade de manutenção do espaço.
Até ao momento a CMO ainda não respondeu.
Tal facto não impediu, que fosse feita a limpeza do local.

2. A segurança é responsabilidade da PSP - esquadra de Miraflores - e Polícia Municipal.
Desde o início do mandato, que este Executivo, mantém reuniões mensais com a PSP, tendo nomeadamente ordenado a poda dos arbustos a pedido das forças de segurança.
Neste âmbito, foi pedido à CMO e EDP uma maior e melhor iluminação do local, porquanto a boa visibilidade é companheira do sentimento de segurança.

3. O projecto dos condomínios a nível do fotovoltaico e das energias limpas e renováveis está e vai continuar a avançar. Permita-me referir, que falta de ambição é pensar-se que podemos continuar a não utilizar a energia mais limpa e barata que existe - o Sol. Esta ideia nem é original, pelo menos em 4 países da UE, Juntas ainda mais pequenas que a nossa, tornaram-se energeticamente autosuficientes. Haja apenas vontade. Os meios já existem e aguardam ser utilizados.
Desperdício, é não prepararmos hoje, o futuro que queremos daqui a 20 ou 40 anos.
A ideia relativa aos graffittis é boa, e passível de ser equacionada.

4. Quanto à matéria dos buracos cumpre-me informar: no passeio o seu arranjo é responsabilidade da Junta, nas estradas, enquanto asfalto, são responsabilidade da CMO.
Contudo, este executivo tem alertado os serviços competentes da CMO, para proceder aos arranjos com a brevidade possível.

5. Quanto à matéria das árvores, apesar do corte ser responsabilidade da Câmara - confesso que muitos munícipes, pedem a poda, e mesmo o corte, de árvores que afiançam ser nocivas para a saúde, principalmente causadoras de alergias - este Executivo da Junta, vai iniciar já em Setembro a plantação de 60 novos pinheiros, na zona das traseiras da Securitas e no Largo da Lagoa.

Grato desde já, por alertar este Executivo para os problemas existentes.

José Barroco

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Demiti-me


Em carta enviada hoje e dirigida ao Exmo. Sr. Presidente da Assembleia, apresentei a minha demissão da Associação Oeiras mais à frente.
_
"Ao Exmo. Sr. Presidente da Assembleia, Associação Oeiras mais à Frente.
_
Venho por este meio apresentar a demissão de vice-presidente do conselho fiscal, e a desfiliação de sócio da Associação Oeiras mais à Frente."
_
_
Brevemente TODOS irão conhecer as razões da minha decisão.
_
paranóia (Gr. paránoias, delírio), s. f. 1. Psiq. Perturbação mental, crónica e lentamente progressiva, caracterizada por delírios inamovíveis de perseguição e de sobrevalorização de si mesmo, sistematizados e arquitectados de forma lógica. A paranóia é geralmente considerada uma forma de psicose. 2. Fam. Ideia fixa considerada pouco razoável e extravagante; obsessão por determinada coisa. = Capricho, Mania. entrar em paranóia, Fam., perder o domínio de si, o controlo das situações.

paranóico, adj. que sofre de doença mental que se caracteriza pela existência de delírio; que sofre de paranóia; relativo à paranóia.

domingo, 16 de julho de 2006

[...Exprobrare...]


{... lançar em rosto possíveis censuras é um acto consciente de acusação. Há quem acuse o próximo por mero defeito. O importante é acusar sem observar! Acusar por isto ou por aquilo uma determinada pessoa, como que se fosse esse o verdadeiro caminho da sua própria libertação acusatória. Um rosto não é um rosto, se os músculos que o suportam ficarem totalmente inertes perante um possível exprobrador. Há também diversos tipos de exprobradores. Os que exprobram e os que são exprobrados!... Mas, por mais que se procure pôr um rosto a descoberto, é preciso não esquecer que há em todos esses músculos uma provável aparência dum sentimento oposto ao reverso.
Há sentimentos que se esbatem na fisionomia de todos os rostos. Há ainda, a impossibilidade de se desvendar o que habita na alma de cada um deles - os quais-, por mais que sejam sujeitos à exprobração alheia... ficam indiferentes ao outro lado da medalha. Será que é possível descrever quantos semblantes existirão num só rosto? Por mais que se observe quais os sentimentos que cada um sabe exprimir... jamais devemos esquecer que nunca sabemos ao certo, qual a sua sinceridade por unidade de superfície!...}

o portão do Jardim Municipal de Oeiras



Há algum tempo atrás falou-se aqui no Oeiras Local do desaparecimento do portão da entrada principal do Jardim Municipal de Oeiras.
Na altura ficaram mais ou menos esclarecidos os motivos que causaram o seu desaparecimento, e expressou-se o desejo de que o mesmo voltasse rapidamente ao seu lugar.

Pois bem, numa altura em que já começou a época balnear e em que muita gente passa pelo local em trânsito entre o Largo Henrique de Paiva Couceiro/Estação de Oeiras e a Praia de Sto. Amaro, para além da maior afluência de pessoas ao próprio jardim, a situação mantém-se no mesmo estado. O referido portão ainda não voltou a 'casa'.

Isto mesmo pode ser constatado na fotografia, tirada no dia 13 de Julho pelas 18:49.

imagem: cv comunicação visual 2006

sábado, 15 de julho de 2006

ecoponto de praia

Caros visitantes, no dia 13 de Julho passado, estive na Praia de Sto. Amaro de Oeiras.

Não, não fui a banhos, nem de mar nem de sol.

Foi uma simples volta de fim de tarde, até ao Passeio Marítimo, para descontrair um pouco, ver a vista e tirar algumas fotografias.

Finalmente, ali próximo ao Areeiro, logo ao lado da saída da Ribeira da Lage, encontrei um dos tais Ecopontos de que já se falou aqui, e que eu nunca tinha visto. Penso que sejam os mesmos da questão levantada pelo leitor António Bento no dia 29 de Junho, com o título ECOPONTOS NAS PRAIAS, MEIO AMBIENTE E OEIRAS, e que está AQUI.

Em rigor, não pretendo reintroduzir o tema, mas apenas mostrar uma imagem do referido ecoponto:



imagens: cv comunicação visual 2006

sexta-feira, 14 de julho de 2006

A política sabuja

No capitalismo de ficção, os trabalhadores empobrecem a cada dia. Os das empresas viáveis transferem a riqueza que produzem para os donos das empresas inviáveis, que planeiam declarar a falência e partir quando os prejuízos inevitavelmente superarem os subsídios e isenções de impostos recebidos. Por apurado mecanismo de selecção negativa, nefasto à produtividade, aos trabalhadores desempregados das empresas inviáveis não restará outra solução que aguardar que o governo negoceie com outra empresa do mesmo quilate.
Publicado por Ninno
PARABÉNS
PAULA TEIXEIRA DA CRUZ!


PARABÉNS PSD!

Foto: http://www.caisdalinha.blogspot.com/

então como é!?



No dia 9 de Julho coloquei aqui a questão da qualidade da água na Praia de Sto. Amaro de Oeiras, alertado por um email que recebi duma leitora.
O post que então fiz reportava-se a uma notícia surgida no Diário de Notícias da véspera.
Nessa notícia, era referido que tinha havido um atraso de 45 dias na comunicação de resultados de análises à qualidade da água da Praia de Sto. Amaro, o que tivera como consequência que os banhistas que nesse período frequentaram a praia, o fizeram sem qualquer garantia da qualidade da água onde se banharam.

Mais, relatava-se nessa notícia que os concessionários tinham estado em assintonia quanto às bandeiras, tendo-se verificado a situação, que só pode ser descrita como caricata, de uns colocarem a bandeira vermelha e outros a bandeira verde!

Mas a questão da qualidade da água na praia de Sto. Amaro parece não ter ficado por essa notícia do DN.




O Jornal da Região - Oeiras, Série II No. 42 Ano X 10 a 16 Julho 06, traz logo na primeira página e como manchete precisamente esta questão: "PRAIA DE SANTO AMARO TEM OU NÃO QUALIDADE?"
A notícia tem um grande desenvolvimento nas páginas 8 e 9.

No essencial a reportagem desenvolve aquilo que o DN tinha já noticiado, esclarecendo com maior rigor algumas questões de datas e a razão da interdição. Esta terá tido a ver com duas descargas de esgotos directamente para a Ribeira da Lage.
Deixa-nos com a desagradável ideia de que efectivamente durante um determinado período - cerca de 45 dias - as águas da praia de Sto. Amaro estiveram impróprias para banhos, e que durante esse período ninguém avisou os banhistas, que assim correram imensos riscos. O aviso chegou, mas com 45 dias de atraso...

Só no final desta semana se poderá ter notícias que confirmem ou não a boa ou má qualidade da água, visto que ainda durante esta semana serão efectuadas novas análises da água, de acordo com um responsável do Centro Regional de Saúde Pública, segundo adianta a reportagem do JR.

Aguardemos, então, para saber se é seguro frequentar a Praia de Sto. Amaro de Oeiras.

imagens: © cv comunicação visual 2006

quinta-feira, 13 de julho de 2006

ASSIM NÃO!

Actos como este não dignificam a política partidária

Um grupo de jovens militantes à chegada à Secção de Algés do PSD, cita na Av. Carolina Michaellis, em Linda-a-Velha, arrancou e arremessou ao chão as listas "P" afixadas nas colunas exteriores do edifício, perante o ar impávido de candidatos da ambas as listas.

Alertado o Senhor Vice-Presidente da Assembleia de Voto da Secção de Algés, que se encontrava na sala da cave onde decorria a votação, também achou por bem não tomar qualquer atitude.

recebido por e-mail.

PSD/Lisboa em obras

Judite França e Sara Marques

Paula Teixeira da Cruz e Carlos Carreiras concorrem à liderança

Paula Teixeira da Cruz e Carlos Carreiras são os dois rostos das eleições desta quinta-feira, na distrital de Lisboa. A vice-presidente, que abandona o cargo na direcção do partido para assumir esta candidatura à presidência do PSD/Lisboa, e o vereador da câmara de Lisboa, disputam a cadeira do poder. Uma peça fundamental para vencer o país, diz a social-democrata: «Sem vencer em Lisboa, o PSD nunca vencerá no país».

Sem papas na língua, Teixeira da Cruz quer devolver à distrital «uma mística especial», cativando os cidadãos comuns para os partidos. Para reintroduzir o prestígio político é necessário insistir na formação política na distrital e nas secções, garante.

A presidente da Assembleia Municipal de Lisboa está preocupada com a periferia de Lisboa, onde vivem os mais desprotegidos, como os emigrantes, «sem voz nem voto», num «país que continua a empobrecer».

Na união vê a força e não perde tempo a «olhar para o passado», quando questionada pelo PortugalDiário sobre as divisões internas do partido. O futuro é já ali, e com ele Teixeira da Cruz quer «reganhar o magma ideológico», «devolver a dimensão nobre à política» e cativar os cidadãos comuns para a vida partidária.

Nos apoios que Teixeira Cruz conta como seus, está o deputado José Freire Antunes, conotado como um crítico do rumo que o partido está a levar. Contactado pelo PortugalDiário, o historiador foi claro: «Dou o meu apoio a Paula Teixeira da Cruz porque ela é uma esperança de regresso da qualidade política à Distrital de Lisboa do PSD». O deputado, que já na passada semana foi polémico ao enaltecer o regresso de Santana Lopes ao Parlamento, considera que Teixeira da Cruz «é uma mulher determinada», e «consciente da mediocridade em que tombou esta estrutura do partido».

Para o parlamentar, que considera que o ex-primeiro-ministro foi injustiçado e que a sua ausência faz falta ao PSD, se os sociais-democratas quiserem «ser uma alternativa de Governo, terão de construir propostas sérias que não existem. Podemos começar pela distrital de Lisboa».

Porque «Portugal espera muito do PSD ¿ mas Portugal não vai ficar à espera do PSD», diz o historiador, o seu apoio vai para Teixeira de Cruz que se junta aos de Manuela Ferreira Leite, que será mandatária da candidatura, e Ferreira do Amaral, que vai liderar a mesa da assembleia geral. Também o líder cessante da distrital, António Preto, manifestou estar ao lado do homem forte do BCP.

A distrital de Lisboa «não existe»

Carlos Carreiras, opositor de Paula Teixeira da Cruz na corrida à liderança do PSD/Lisboa, afirma que «politicamente, a distrital de Lisboa não existe». Em declarações ao PortugalDiário, o vereador da Câmara Municipal de Cascais, critica a postura que tem vindo a ser assumida: «os militantes só são chamados para jantares e para encher salas, não têm voz activa».

E as críticas de Carlos Carreiras não param por aqui. O social-democrata considera que «a distrital é um órgão independente e não pode ser apenas uma correia de transmissão das ideias da comissão politica nacional». Assim, não concorda com a candidatura de Paula Teixeira da Cruz, ainda vice-presidente do partido, à liderança do PSD/Lisboa.

O candidato desvaloriza o facto de a sua opositora ter sido apoiada pelo líder do partido. «O importante é o apoio dos militantes, são eles que vão votar», frisa Carlos Carreiras, que recorda que a sua candidatura conta com apoio de nomes como Fernando Seara, Helena Lopes da Costa, António Capucho, José Motta Veiga, Ângelo Correia, Carlos Pimenta e Luís Todo Bom.

O Portugal Diário sabe ainda que Henrique Rocha de Freitas apoia a candidatura de Carlos Carreiras. O ex-secretário de Estado considera que o vereador «reuniu uma equipa (...) capaz de ultrapassar a lógica de facção».

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=706751&sec=3



MADAIL: EXPLICA-ME COMO SE EU TIVESSE 4 ANOS


Tanto quanto se sabe os prémios de jogo para os jogadores da selecção foram negociados, na determinação dos montantes teve-se certamente em conta a lei e os prémios foram fixados em função dos resultados. Sendo assim, porque é que agora quer aumentar os prémios à custa do erário público?

Acho bem que queira premiar os jogadores, pegue em parte da receita obtida pela Federação e pague-lhes os impostos. Fácil, não é verdade?


lavabos das Galerias Alto da Barra



Existe uma triste situação de deficiente manutenção e conservação do, único, wc masculino no centro comercial Galerias Alto da Barra.
Não coloco aqui o post completo devido à extensão do mesmo.
Assim, convido todos os interessados em saber do que se trata, a visitarem este link: http://olharapoeiras.blogspot.com/2006/07/wc-galdrias.html

Ou a clicar AQUI.

imagem: © comunicação visual 2006

quarta-feira, 12 de julho de 2006

ainda a proposta de isenção de irs para os jogadores da selecção

.


PRÉMIO O MELHOR COMENTÁRIO!

José Tavares - Julgo que, nestas condições de privilégios, também quero ser incluído. Tenho 6 filhos e nunca me premiaram por estar muito acima da média. É mesmo um feito relevante!

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=208048&idselect=9&idCanal=9&p=200

da caixa de comentários...

Jogadores devem pagar IRS
Fiscalistas desaprovam isenção de impostos para a selecção




Fiscalistas são contra a isenção de impostos para os jogadores da selecção


O fiscalista Medina Carreira afirma que "poupar trocos a quem ganha milhões" é "ridículo", recusando entrar num debate "idiota" sobre a isenção de IRS do prémio ganho pelos jogadores da Selecção no Mundial 2006. Saldanha Sanches diz tratar-se de um “insulto” para a restante população que paga impostos.
________________________________________________

O Jornal de Negócios afirma hoje que a Federação Portuguesa de Futebol vai pedir ao governo que isente de IRS o prémio de 50.000 euros ganho por cada jogador da Selecção nacional, por terem chegado às meias finais do campeonato do mundo de futebol, que terminou domingo na Alemanha.

Medina Carreira disse à agência Lusa recusar opinar sobre "coisas parvas", considerando "ridícula" a discussão à volta de um pedido de isenção para uma quantia que é "irrisória" para os bolsos dos futebolistas que jogam na Selecção.

"Essa é uma discussão sem alcance", afirma, declarando a sua posição de princípio contrária a qualquer tipo de isenção fiscal, a não ser em casos "muito, muito excepcionais". Neste caso, "seria sempre contra", afirma.

"Poupar 5.000 euros ao Cristiano Ronaldo é ridículo quando ele ganha milhões", conclui.

Seria "insulto", segundo Saldanha Sanches

O fiscalista Saldanha Sanches considera um "insulto" para quem paga impostos e ganha baixos salários uma eventual isenção de IRS para os prémios ganhos pelos jogadores da selecção nacional que participaram no Mundial da Alemanha.

Saldanha Sanches disse que a norma do Código do IRS que isenta do imposto os prémios atribuídos aos praticantes de alta competição por classificações relevantes é "escandalosa" e até "inconstitucional".

No seu entender, não tem cabimento discriminar a actuação dos desportistas, quando os profissionais de outras profissões relevantes para a sociedade e para o país pagam normalmente os impostos devidos pelos valores que auferem.


Com Lusa

COOLJAZZ FEST



O COOLJAZZ FEST está de volta e, como de costume, com passagem por Oeiras.
Este ano a visita ocorre nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal e estão agendados os seguintes espectáculos:

17 Julho, segunda - KANYE WEST

18 Julho, terça - DIANA KRALL

Ambos os espectáculos têm início às 22h.

Já agora, aproveito para informar que os restantes espectáculos do ciclo são:
22 Jul - Jardim do Cerco, Mafra - Gal Costa.
26 Jul - Cidadela, Cascais - Ktu - Kimmo Pohjonen, Samuli Kosminen, Trey Gunn e Pat Mastelloto.
27 Jul - Cidadela, Cascais - Ive Mendes.

Mais informações podem ser obtidas no SITE oficial.

imagem: © josé antónio 2006.

VIDA

Portugueses premiados
Projecto combate transmissão da SIDA de mães para filhos




Quatro projectos portugueses de combate à SIDA em África foram este ano premiados pela Fundação Glaxo Smith Kline das Ciências da Saúde. O maior prémio - 40 mil euros - foi para um projecto em Cabinda.
SIC

______________________________________________________________________________________


Com o serviço de cuidados materno infantis a funcionar há muitos anos, o hospital de Cabinda é o local escolhido para um projecto liderado por dois portugueses, empenhados em reduzir a percentagem de casos de transmissão de SIDA de mãe para filho. Uma tarefa complicada que passa por avaliar em permanência a eficácia dos medicamentos anti-retrovirais.

A ideia serve de exemplo para outras organizações. São seguidas por ano cerca de 400 mulheres grávidas de Cabinda. A terapêutica é comum, os testes têm uma técnica invulgar.

Prémio ajuda a divulgar técnica de combate

O prémio agora atribuído vai servir para formar técnicos locais que vão promover depois em Angola a nova tecnologia de combate à propagação da SIDA.

Um dos prémios atribuídos no ano passado permitiu já ampliar um projecto de sensibilização e prevenção em Cabo Delgado no norte de Moçambique.

Apesar de a fundação Aga Khan promover também o desenvolvimento social mais abrangente na educação e na agricultura, o futuro continua a depender da eficácia no combate à SIDA.

Os projectos com assinatura portuguesa são pequenas ajudas a um continente em risco. A propagação da SIDA em África ameaça tornar-se irreversível.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060711portuguesespremiadosnocombateasida.htm

Nota:
O IHMT - Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Rua da Junqueira, em Lisboa, tem uma biblioteca de consulta pública com inúmeros volumes sobre o assunto SIDA em África.

São volumes com suporte fotográfico, e cujas imagens exigem um estômago forte, mas que demonstram que a doença tem contornos mais graves e distintos do que acontece na europa e na américa do norte.

terça-feira, 11 de julho de 2006

VAMOS AGUARDAR... PARA VER!


Presidente do Sindicato defende isenção de IRS nos prémios dos jogadores

[ 2006/07/11 16:02 ] Pedro Calhau

O presidente do Sindicato dos jogadores defende isenção fiscal para os jogadores nos prémios ganhos pela participação no Mundial. Joaquim Evangelista defende mesmo que a Federação já devia ter feito o pedido nesse sentido e que «tem de haver coragem» do Governo. O executivo já rejeitou entretanto a pretensão e a admissão de um regime especial para os jogadores.

«Há uma provisão legal que prevê isenção para certos resultados. A Federação pode e deve pedir, mas ainda não o fez», afirmou Evangelista, considerando que o quarto lugar da Selecção no Mundial «preenche os pressupostos legais» e que os jogadores «não devem ser penalizados só porque o seu prémio é elevado». «Tem de haver coragem, quer do ministro das Finanças quer do ministro da tutela», considerou.

O ministro das Finanças já recusou a ideia. «Num momento em que o país tem de fazer sacrifícios, acho que esses sacrifícios são para todos», afirmou Teixeira dos Santos, citado pela Lusa, em Bruxelas. «A quem cumpre com profissionalismo e dedicação aquilo que é suposto cumprir e fazer, deve bastar o reconhecimento público pelo bom resultado e desempenho que teve», defende.

CHOQUES TÉRMICOS


Os Girassóis


Segundo a Câmara Municipal de Oeiras, nos terrenos da segunda fase do Parque dos Poetas, serão plantados milhares de girassóis brevemente.
Esta obra, como outras, era prioritária para o actual executivo.
Escreveu-se mesmo no programa eleitoral que "De imediato, pretende-se lançar a 2ª fase inexplicavelmente travada pelo actual executivo municipal". (pag. 18)
Se não existem verbas suficientes, nem formas de financiamento alternativas (como foi feito na 1ª fase e muito bem) para levar esta obra a bom porto, será necessário gastar mais dinheiro com tantos de girassóis?
Quais os custos? E a manutenção?
Nestes casos sou apologista da verdade "nua e crua", ou seja, assumir frontalmente que a Autarquia não tem verba e que esta obra afinal, não é prioritária.
A maioria dos Oeirenses preferia certamente que a obra começasse uns meses mais cedo, poupando nos custos da plantação e manutenção dos ditos girassóis.
Mas que fica bonito, lá isso fica.
_

segunda-feira, 10 de julho de 2006

Não é o que parece ser!

Não! Não se trata de uma rua de um bairro social de alguma freguesia do concelho de Oeiras.

Também não se trata de um novo morador no momento da chegada ou de um morador antigo de mudança para novas paragens, com a mobília à espera de ser acondicionada na camioneta da transportadora.

Trata-se apenas de alguém, cansado de ter a garagem ocupada pelos trastes visíveis nas fotos, e que resolveu depositá-los no passeio ao lado de casa, na passada tarde de sábado do dia 1 de Julho, sem ter, sequer, avisado os serviços de recolha de objectos de grande volume, gratuitamente disponibilizados aos munícipes pela CMO.

Acresce que os citados trastes permaneceram no local até à manhã do dia 4 do corrente mês, data em que foram recolhidos depois de algum morador mais atento ter resolvido chamar quem de direito.

Espera-se que o espaço agora libertado numa das garagens do nº1 da Av. D. Pedro V, na freguesia de Linda-a-Velha, possa servir o fim a que se destina.

É que na zona há muito quem tenha que deixar a viatura na rua onde o estacionamento é cada vez mais escasso.

Fotos: IM

domingo, 9 de julho de 2006

XX SALÃO NACIONAL HUMOR DE IMPRENSA - OEIRAS 2006



Rir (ainda) é o melhor remédio.

Para contrariar os tradicionais cinzentismo e pessimismo nacionais, nada melhor que uma boa gargalhada.

E, dizem, nada há de mais saudável do que rir de nós próprios. Nem que seja enquanto Nação...

Galeria Municipal do Palácio Ribamar, em Algés.

até 23 de Julho, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18hoo.

Foto: Boletim Municipal OEIRAS ACTUAL, Junho 06

Ordem para interditar banhos atrasou-se 45 dias



Durante o último mês e meio, quem tomou banho na praia de Santo Amaro, em Oeiras, nem desconfiou que a água estava imprópria para mergulhos...

Toda a notícia AQUI, no Diário de Notícias de sábado, 8 de Julho de 2006.

link: http://dn.sapo.pt/2006/07/08/cidades/ordem_para_interditar_banhos_atrasou.html

(informação enviada hoje por um leitor, via e-mail)

imagem: © cv, comunicação visual 2005.


josé antónio

sexta-feira, 7 de julho de 2006

QUE SE LIXE


MIGUEL ESTEVES CARDOSO


Pronto. Que se lixe. Levem lá a taça, que a gente continua cá, se não se importam. Vamos ali fazer um piquenique com os alemães e voltamos já.

Poça, já se sabia que tinha de ser com o raio dos franceses e que Portugal jogar mal ou bem seria irrelevante. Mas tanto?! A ironia, muito francesa porque é daquelas pesadas e óbvias que não têm graça nenhuma, é que Portugal jogou muito bem e a França não jogou nada. Aliás, quanto melhor jogava Portugal, mais aumentava a probabilidade da França ganhar. É azar. É esse o termo técnico, exactamente.

Não foi só o árbitro, embora este tudo tenha feito para ser a estrela principal da partida. Não, é o azar que os franceses dão. Mesmo quando estão cabisbaixos e amedrontados, cheios de vontade que o tempo passasse e os poupasse, dão azar.

E porquê? Porque os portugueses também dão azar aos franceses, coitados. Dão-lhes o azar de pô-los a jogar mal. E o azar de fazerem figura de tontos e medricas. Os franceses também não mereciam tal azar. Tanto mais que cada jogo com eles traz uma vingança pré-fabricada: depois desta meia-final, já ninguém poderá dizer que Zidane e os "bleus" renasceram milagrosamente. Onde? Quem? Não, o milagre foi só um: o de não terem perdido.

Em contrapartida, os franceses dão aos portugueses o azar de perder. Bonito serviço. Assim não dá gosto; não se pode trabalhar; nem há condições para jogar; é escusado. E quando jogarmos outra vez com os franceses, vai acontecer a mesma coisa. O azar existe e o azar reincidente e metódico, no caso da França, existe mais ainda. Antes fosse ao contrário? Talvez não. Mais vale perder como perdemos, a jogar como campeões, do que ganhar a jogar como os franceses, como perdedores natos, receosos e trapalhões, sem saber o que se passa ou o que se vai passar. Fizeram má figura e ganharam. Que os italianos lhes sejam leves!

Dirão uns que não faz mal, que já foi muito bom chegarem às meias-finais. Mas não é verdade. Para chegarem às meias-finais foi preciso pensarem que podia ser campeões do mundo. E agora custa um bocadinho - um bocadinho nobre e bonito mas muito custoso - voltar atrás. Se a esplêndida selecção portuguesa tivesse pensado que bastaria chegar às meias-finais nem tinha ganho ao México e muito menos à Holanda e à Inglaterra.

Foi bonito saber, como ficou sabido e comprovado, que não é assim tão difícil Portugal ser campeão do mundo. O próximo Mundial, em 2010, parece muito mais apetecível por causa disso. É ganhável - como era este. Não se pode subestimar a segurança que o Mundial 2006 trouxe à selecção. Já não se pode falar em sonhos como se fossem delírios. Não: os sonhos agora passaram a objectivos, altamente práticos e alcançáveis. É obra.

Portugal já não é o "outsider" que era nos primeiros dias do mês passado. Por muito que isso custe aos detractores e inimigos (que utilizaram esse estatuto marginal para nos marginalizar ainda mais), a partir de agora Portugal é não só um campeão potencial como um campeão provável.

Tanto crescemos que finalmente ficámos crescidos, adultos, senhores. É bom que os outros senhores do futebol comecem a habituar-se à presença e à ameaça constantes dos novos senhores. Porque os antigos menininhos portugueses, que eram tão giros e que tanto jeitinho davam, desapareceram para sempre.

Este Mundial já está ganho. Que se lixe. Venha outro!

terça-feira, 4 de julho de 2006



OPINIÃO

Fernando Sobral
O equívoco de Freitas
fsobral@mediafin.pt

Maquiavel tinha razão: um político nunca pode fazer uma aliança com alguém mais forte do que ele próprio. Foi por isso que, durante tanto tempo, foi possível que Sócrates e Freitas do Amaral sobrevivessem ao sol e à chuva debaixo do mesmo chapéu.

Terem tropeçado os dois à porta de São Bento foi um acaso que agradou a ambos. Sócrates, depois dos disparates de Santana, recebeu o Governo nos braços. Freitas sonhou, por momentos, que com o fôlego socialista, ainda poderia chegar ao paraíso: a Belém. O líder socialista, claramente, nunca dormiu nessa almofada. Freitas foi, para Sócrates, uma flor na lapela. Até que começou a falar como se lhe tivesse dado corda a mais. Freitas, mais tarde ou mais cedo, haveria de ficar afónico. E Sócrates, desgostoso, poderia tirar a flor da lapela e colocar lá um emblema em que confie. Freitas, à solta, era um perigo para um Governo como o que existe em Portugal. Onde o princípio é todos os ministros funcionarem como um coro que só tem um maestro. Freitas desafinava. E, de vez em quando, era a terrível Castafiore do Governo. Os americanos colocavam algodão nos ouvidos cada vez que ele falava. Alguns europeus faziam o mesmo. Os australianos gostariam que ele fosse para uma plataforma petrolífera. As dores nas costas de Freitas foram uma aspirina para Sócrates e para o seu «núcleo duro». O líder do Governo pode voltar a dormir descansado. E voltar a ler o livro de Maquiavel. Para não ter dúvidas.

segunda-feira, 3 de julho de 2006

"Oeiras mais à frente"


Realizou-se na passada sexta feira a segunda assembleia do movimento "Oeiras mais à frente".
Por motivos de força maior não pude estar presente, mas foi-me relatado por várias pessoas a forma como decorreu "reunião".
A história recente está cheia de exemplos do fracasso dos "movimentos" cívicos em Portugal.
São muitos os factores que impedem o sucesso deste tipo de associações, relegando para os partidos políticos a exclusividade do debate e intervenção pública.
Na minha opinião o factor decisivo no sucesso ou insucesso dos movimentos ou associações, deve-se à sustentabilidade dos mesmos.
Quando se cria um movimento têm que existir obrigatoriamente uma razão, uma causa e um objectivo.
O problema começa depois, ou seja, a questão é saber se a razão que sustentou a sua criação se mantém.
Quando não se mantém, como é o caso, tem que existir um objectivo suficientemente forte que motive, dinamize, agregue e sustente o seu funcionamento e seja capaz de o manter com vitalidade.
Qual é o objectivo prático do movimento "Oeiras mais à frente"? Não sei.
A ideia inicial era contribuir para o debate em Oeiras e congregar todos os intervenientes que participaram nas listas do então movimento "Isaltino Oeiras mais à frente".
O objectivo político seria a recandidatura do actual presidente da Câmara, bem como da maioria dos elementos que integraram as listas autárquicas nas últimas eleições.
Com tudo o que se tem passado nos últimos tempos, é razoável pensar que o objectivo já não é o mesmo. As atitudes do Presidente da Câmara mostram claramente que não tenciona recandidatar-se, pelo menos nos "moldes" e com os mesmos apoios conseguidos nas últimas eleições.
Partindo do pressuposto que o objectivo é outro, torna-se urgente clarificar e definir o novo caminho traçado para o movimento, correndo o risco de se extinguir ou ficar reduzido a um grupo de "amigos", como ficou patente nesta ultima reunião de sexta-feira.
_

domingo, 2 de julho de 2006

"George! anda ver o meu país de marinheiros..."

Tinha prometido a mim própria - mas quem não quebrou já uma promessa que avance - não falar de futebol, do mundial, do seleccionador, dos jogadores e conexos como sinal de luto pelo meu país, pela situação que a todos os níveis aqui vivemos.

Quiseram os deuses que ganhássemos à Inglaterra, nossa velha aliada mais para proveito próprio do que nosso - e estou apenas a lembrar-me do Vinho do Porto, mas outras reminiscências assomam de mansinho.

E porque os deuses quiseram ao decidir o resultado a 'penalties' que fossemos vencedores, talvez pudessemos, sei lá, prescindir de eleições e decidir desta forma o próximo Governo de Portugal.

É que se a coisa continuasse a correr MAL sempre poderiamos culpar os deuses!

nota: os meus agradecimentos pelo cachecol.

Oeiras - 1893

Há pouco tempo, ao dar uma vista de olhos por alguns velhos alfarrábios que, como bibliófilo, conservo religiosamente, encontrei uma curiosidade documental referente à história de Oeiras.

Não me detive muito na análise detalhada da mesma nem vou tecer grandes ou elaborados comentários sobre ela. Não sou historiador, nem tenho pretensões de o ser, deixo-a aqui pelo que ela tem de interessante e picaresco.

Talvez ela seja útil a alguém mais versado e mais dedicado a estas coisas da História Local.





De acordo com a página 428 do Tomo II, D-O, do "DICCIONARIO POSTAL E CHOROGRAPHICO DO REINO DE PORTUGAL" de 1893, coordenado por João Baptista da Silva Lopes há 113 anos Oeiras era composta por 243 fogos!! DUZENTOS E QUARENTA E TRÊS...

Como as coisas mudam.

nota: Peço desculpa pela má qualidade das imagens, mas esta resulta da conjugação do estado bastante degradado do volume, nomeadamente na folha de rosto, com a baixa qualidade do 'scanner' utilizado. Melhorá-las implicaria um esforço improfícuo para os propósitos deste post.

imagens: Digitalizações de documentos originais. Clique nas mesmas para ampliar. © josé antónio 2006