domingo, 18 de fevereiro de 2007

Freguesia de Linda-a-Velha


Linda-a-Velha foi elevada a vila em 16 de Agosto de 1991, tendo a freguesia sido oficialmente criada em 11 de Junho de 1993, por desmembramento da freguesia de Carnaxide. Área - 2,32 Km2.
Orago - Nossa Senhora do Cabo.




A freguesia da Cruz Quebrada/Dafundo atravessa uma desertificação populacional, em virtude de não captar novos residentes e ter perdido perto de 5.000 eleitores, desde que se tornou freguesia.
Corre assim o risco, pela Lei Autárquica, de perder os requisitos para ser uma freguesia.
Deste facto decorre, a necessidade de vir agora falar-se em passar o Alto de Sta. Catarina, sito na freguesia de Linda-a-Velha, para a jurisdição da Cruz Quebrada / Dafundo.
Importa iniciar um fórum de debate que venha a reunir assinaturas para que tal não aconteça.

12 comentários:

Eu ...Maria disse...

Lembraram-se disso quando esta zona era só barracas?

Agora que está construída, habitada, e com infra estruturas é que eles a querem?

Como é possivel? Os habitantes não podem fazer um abaixo assinado em como querem continuar a pertencer à freguesia de Linda a Velha?

Anónimo disse...

As alterações dos limites das freguesias, surgem para a manutenção de " tachos ", e neste momento, a Cruz Quebrada está na possibilidade de deixar de ser freguesia por falta de população.

E disse...

Deve a freguesia de Cruz-Quebrada e Dafundo deixar de existir ou não?

Anónimo disse...

Lisboa, não alterou limites, uniu freguesias, que tinham diminuído o nº. de habitantes.

Anónimo disse...

Se não tem eleitores para quê manter mais um tacho? Quanto custa um presidente de junta? Quanto custa uma junta?

O Dafundo já pertenceu a Algés, a CQ já pertenceu a Caxias. Qto ao ALTO e como diz a leitora Maria (e eu subscrevo) quando era um gueto de barracas ninguém o queria mas agora...

Anónimo disse...

Quando o Alto tinha barracas é que Linda a Velha decidiu que a Cruz Quebrada ficaria com os cidadãos bem comportados do Alto de Santa Catarina. Agora o figurino mudou e já se querem "abarbatar". A não captação de residentes é uma falácia. Compreendo o bairrismo que existe mas o que é facto é que os residentes da CQ e D. estão a aumentar.

Isabel Magalhães disse...

Caro Paulo Amaral;

Não percebi a primeira frase do seu comentário mas certamente por desconhecimento meu. Se puder explicar melhor, agradeço.

Até à Central Elevatória é CQD e a partir do Hotel é Linda-a-Velha. Moro aqui há mais de três décadas e sempre assim foi. Corrija-me se eu estiver errada.

E já que se trata de um eleitor da CQD talvez pudesse contribuir com dados concretos sobre recenseamento.

um abraço.
I.

Eu ...Maria disse...

Mas então, e digo eu que nada percebo de politica, e quero acreditar que as cunhas não funcionam em todo o lado, se existe falta de população, não seria melhor juntar a CQ a caxias e o Dafundo a Algés?

Não há possibilidade disto?
quem propõe?
quem decide?

Anónimo disse...

Este post deve ser uma partida de carnaval...

Anónimo disse...

Visite o site Timor Cartoon International, da autoria de um cidadão do mundo, e de Oeiras também. Sobre Timor e não só... Nunca visto.

oeiras local disse...

Paulo Amaral;

Olhe que não! Olhe que não!
Isto refere-se a uma das medidas do Sr. Engenheiro e do seu elenco.

Louis disse...

Duvido que isso aconteca. Se está a perder habitantes, o que irá acontecer é a uniao da referida freguesia noutra de tamanho superior.