domingo, 27 de setembro de 2009

Vamos fazer amigos entre os... anónimos

Tem havido muita gente preocupada, nos últimos tempos, com a asfixia democrática. Falta de assunto, provavelmente. As teorias da conspiração vendem imenso num país em que as novelas lideram audiências com grandes margens para outro tipo de programas. Compreende-se.
Serve esta introdução para agradecer a alguém que fez muito pelo OL nos últimos dias. Falamos de um(a) Oeirense descontente com o rumo do blog que, anónima e cobardemente, como sempre, andou a espalhar comentários pela blogosfera.
Graças a este anónimo, a quem novamente agradecemos, temos sido brindados com um maior número de visitantes. Dizem os especialistas em campanhas eleitorais que os candidatos devem sempre encontrar voluntários que façam passar a sua mensagem. Nós conseguimos. Obrigado pelo apoio, anónimo! A publicidade nunca é demais.
E, para quem ainda não viu, aqui fica o testemunho:

«Há alguns blogues que apagam sub-repticiamente qualquer comentário que não lhes agrade ou não o publicam, mesmo quando este é escrito educadamente e as suas observações apoiadas por provas irrefutáveis.
Um destes blogues é o Oeiras Local. Deve ser por contágio do condenado presidente da sua câmara. A deslealdade para com o tradicional espírito de blogue, a desonestidade e a má fé escondidas são assim bem demonstradas.
Este procedimento deve ser conhecido a fim de que se saiba que o seu conteúdo é interesseiro e os comentários não demonstram a verdade sobre o que os seus leitores pensam, ficando os outros leitores enganados e com uma ideia absolutamente errada acerca do que lêem. Este blogue é o espelho da mentira. É uma depravação daquilo que é um blogue.»

Acrescentar um esclarecimento: se o OL só aceita comentários favoráveis (ao PSD), por que razão há tantas críticas de anónimos aos infiltrados IOMAF no PSD/Oeiras? Por que razão há comentadores a defender o PS e Marcos Perestrello e a acusar Isabel Meirelles de não ter ideias? Por que razão há uma defensora de Isaltino Morais que insiste em deixar comentários que na maior parte das vezes justificam o injustificável?
Uma nota final: um blog é um espaço de opinião, não é um jornal. Não tem deveres de imparcialidade nem é obrigado a aceitar a bestialidade (de besta, não de bestial) de alguns comentadores. As regras para os comentários são conhecidas. Se não as aceita, não visite e crie um blog seu. Leremos com todo o gosto.

E ainda uma adenda: já reparou que na maior parte dos blogs onde deixou esse comentário teve três tipos de resposta: o desprezo, o 'delete' e o "não temos nada a ver com isso, vá pregar para outra freguesia". Deve ser uma campanha negra contra si, comandada por nós, claro.

17 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro AFS;

CLAP! CLAP! CLAP!

Eu também agradeço a PUB extra que foi feita ao Oeiras Local.

Nota: O e-mail que o supra citado anónimo nos enviou, em que nos comunicava ter deixado esse texto a azul em largas dezenas de blogues, vinha acompanhado de um texto super ordinário que retrata quem o escreveu e que "lamentamos" não publicar porque não se enquadra na nossa linha editorial.

j. manuel cordeiro disse...

Também fui brindado com este comentário no meu blog. Apaguei-o e deixei uma explicação. No meu espaço, aceito ideias contrárias às minhas (já concordar é outra história) mas insulto não é ideia contrária.

Isabel Magalhães disse...

J;

Exactamente!

"insulto não é ideia contrária".

Abraço

João Salgueiro disse...

AFS;

Enquanto recente colaborador do OL queria dizer-lhe apenas que me revejo nas suas palavras e que lhe dou os parabéns pela lucidez que mantém nestes tempos tão conturbados que atravessamos. E' com orgulho que faço parte da equipa de colaboradores da qual faz parte.

As agressões a este espaço vão piorar.

A luta que vamos começar já amanhã em Oeiras e enquanto "cidadão comum" o afirmo, será uma luta não de "cores" ou de projectos políticos mas acima de tudo uma luta de defesa de valores que não são negociáveis :

Ética
Conduta cívica
Transparência
Honestidade
Credibilidade
Educação
E não são etceteras os seguintes itens mas sim:
Valores, Valores, Valores; tudo o que se perdeu nos últimos tempos no nosso Concelho.

Abraço;

JS

Isabel Magalhães disse...

João Salgueiro;

Belíssimas palavras que subscrevo na íntegra.

Clotilde Moreira disse...

Espero que o O L continue a ser um espaço diverso, diversificado, variado ... MAS
onde não haja lugar à má educação. Obrigada a todos pelo cuidado em manterem os principios de vizinhaça e civismo.
Clotilde

TONE disse...

"As regras para os comentários são conhecidas. Se não as aceita, não visite e crie um blog seu."

мы идем!

Unknown disse...

Não se preocupem também temos sido brindados ultimamente com este tipo de comentários:

"se não gostam....enviem e-mails, vão à sede, critiquem...mas sejam pro-activos e interventivos!nao se limitem a armar-se em chicos-espertos que criam blogues para dizer o que está mal e depois vao-se deitar contentes com os comentarios de outros mil tontos q se for preciso nem sabem em quem vao votar.. Se é por oeiras e por porto salvo que este blog existe..entao sejam produtivos, uteis, activos! vao ter com os presidentes de junta, com as camaras, e critiquem, peçam, exijam, façam propostas!a terra é de todos, mas é mais daqueles que ultrapassam as letrinhas a criticar...e aproveitam esta alura(q é a melhor!) para criticarem construtivamente como cidadaos civilizados! ;)"

Enfim ... é bom sinal, parece que alguém anda incomodado.

Isabel Magalhães disse...

Makaveli;

Esse comentário que lhe enviaram parece-me uma crítica construtiva. Não tem nada a ver com o vernáculo que nos deixam na caixa de comentários e depois se queixam na blogosfera de que não lhes publicamos a prosa.

Como já temos algun hábito de troca de e-mails vou reenviar-lhe o comentário que o tal anónimo - o queixoso - nos deixou com uma lista de links onde fez spam.

Os amigos que nos contactam a informar terem tido a visita do dito cujo(a) estão a tomar conhecimento da escrita de carroceiro que nos é deixada como comentário.

Abraço
IM

Unknown disse...

Realmente tem razão Isabel, depois de ter visto o E-mail com aquela infantilidade não tem nada a ver. Não fui feliz na escolha do comentário, mas o que queria dizer é que tem havido um ataque sistemático aos blogues e uma tentativa de denegrir a sua imagem.

... Eu sou daqueles que acredita que vivemos numa democracia e é bom que a Liberdade de Expressão seja respeitada e não atacada com mesquinhes! Há uma coisa que se chama poder de encaixem.

O OL tem feito um trabalho notável em prol do Concelho de Oeiras, continuem. Sou isento e apartidário para o dizer!

Isabel Magalhães disse...

Makaveli;

"Infantilidade"?! Santa benevolência! :)
Jamais me lembraria de semelhante adjectivo para classificar o tal comentário.


Grata pelas sua palavras e pelo incentivo.

Anónimo disse...

Com estima e respeito para um blog que honra este novo tipo de imprensa.

Eduardo Murinello

Isabel Magalhães disse...

Caro Eduardo Murinello;

A estima e o respeito são mútuos. As suas intervenções são disso merecedoras.

Blogabraço.

IM

Oeirenses disse...

AFS,
Só agora li este seu post. Penso que terá as suas razões para se sentir indignado(a). E como parto do principio que é uma pessoa de bem e sincera deixo-lhe aqui a minha solidariedade.
Não fosse eu assinar alguns comentários já aqui publicados pelo OL com o pseudónimo de "Oeirenses" e nem sequer lhe estaria a enviar esta missiva.
No entanto como se refere a um(a) "Oeirense" fiquei na dúvida se se refere a um(a) qualquer oeirense em geral ou a este "Oeirenses" em particular!
É que também eu tenho decerto contribuído (e muito recentemente) para a divulgação do vosso blog do qual já sou leitor (não muito assíduo) há algum tempo.
A minha visita mais regular ao OL bem como a de muitos outros teve decerto a ver com toda a curiosidade pela política local que esteve na sequência da condenação do "nosso autarca-modelo".
Sei (e respeito) que estou perante um blog muito ligado ao PSD e que para não ser tão acusado de sectarismo nos "post's" aceitou a colaboração de pelo menos uma pessoa filiada no Partido Comunista.
Desconheço porém se algum dos seus administradores e articulistas é filiado noutros Partidos mas isso também é irrelevante.
Só vem aqui quem quer e só tem que respeitar.
Tudo isto para lhe dizer que não estou de acordo com o que o referido(a) "oeirense" andou a espalhar na blogoesfera.
Posso afirmar que não sou da linha política dos administradores do Oeiras Local mas até hoje o vosso blog só não me publicou um comentário em que criticava, na minha opinião sem faltar ao respeito a ninguém, a Dra. Ferreira Leite e por acréscimo a candidatura da Dra. Isabel Meirelles.
Não foi esse porém o vosso entendimento! De qualquer forma aceitei esse facto e tive oportunidade de referir que embora vencido (que não convencido) aceitava o facto da não publicação pela simples razão de que cabe apenas aos administradores do blog a faculdade de publicarem ou não o(s) comentário(s). Referi também na altura que neste espaço de opinião deve haver respeito pelas pessoas e não se pode cair na tentação primária de ofender gratuitamente quem quer que seja embora alguns post's sejam amplamente provocatórios e ofensivos de pessoas que também têm direito ao seu bom nome. E algumas destas pessoas também são Oeirenses!
Porque como é sabido há muitas maneiras de criticar! Umas com mais respeito e sabedoria na forma de fazer a crítica e outras absolutamente primárias. Mas parece que infelizmente estas últimas têm sempre mais saída e mais eco!
Mas só vem aqui quem quer, concordo!
Resumindo caro(a) AFS espero que não estivesse a referir-se concretamente a mim pois enquanto me sentir bem, e mesmo não sendo do PSD ou da CDU, continuarei a vir aqui a este espaço e aconselho os meus amigos a também o fazerem.
Quem sabe se um dia não poderão acabar os blogs só de um partido e não surjam blogs em que as pessoas dentro de principios de conduta possam dizer abertamente e com educação aquilo que pensam?
Oeirenses

TONE disse...

Minha gente,

estou boquiaberto com tamanha agilidade de certos comentadores anónimos!
Força e convicção não lhe falta; agora sentido de oportunidade, já não sei...

Li um comentário copy-paste em pelo menos 10 blogues, onde se critica o OL e seu funcionamento.
É o verdadeiro SPAM; é o verdadeiro lixo que apago da minhas caixas de e-mail, quando considero o conteúdo indesejado.
Não compreendo o que leva estas pessoas a uma insistência desta magnitude.
Será que algum dos colaboradores do OL lhe roubou algum prato de sopa???
Estacionou à sua frente num estacionamento?

Faço público que não concordo com a totalidade do que aqui se publica.
Como tal, ou aprecio (umas vezes mais que outras) e comento ou deveria recusar-me a visitar este espaço.
Porque não o faz o Excelentíssimo Anónimo?
Não polua...

Força na sua causa, qualquer que seja! Não se esqueça é que a sua liberdade acaba onde a dos outros começa.

TONE

Oeirenses disse...

Caro Tone,
Não sei para quem é este seu último comentário.
Se é para mim errou o alvo e não percebeu nada daquilo que eu disse. Talvez lendo outra vez compreenda... sem ressentimentos!
Oeirenses

TONE disse...

Carissimos Oeirenses,

descanse. Pela parte que me toca, é bem interpretado e as suas teses não me oferecem dúvidas. Não me dirigi a vós.