quarta-feira, 12 de maio de 2010

Portugueses deixam de trabalhar para o Fisco a partir de amanhã

Portugueses deixam de trabalhar para o Fisco a partir de amanhã Económico


Impostos
Portugueses deixam de trabalhar para o Fisco a partir de amanhã
Económico com Lusa
12/05/10 19:15


--------------------------------------------------------------------------------

Os portugueses precisaram de trabalhar 133 dias para pagarem os impostos ao Fisco este ano.

Só a partir de amanhã os portugueses começam a ganhar para si próprios, depois de 133 dias necessários para pagar impostos.

Este ano os portugueses tiveram de trabalhar 133 dias para ganhar os rendimentos que lhes vão permitir ter o suficiente para pagar os seus impostos, isto é, mais um dia do que em 2009, e só esta quinta-feira passam a trabalhar exclusivamente para si próprios, refere um estudo da Associação Industrial Portuguesa (AIP), hoje divulgado.

O estudo não leva, contudo, em conta os previsíveis aumentos de impostos que deverão ser anunciados ainda esta semana.

A data também conhecida pelo "Dia da Libertação dos Impostos" pretende sensibilizar e dar um contributo para a análise da Fiscalidade e da Despesa Pública, em si mesmas e na sua ligação, uma vez que despesa pública é igual a impostos, no presente ou no futuro.

"O resultado deste indicador corresponde a mais um dia do que o calculado em 2009 e menos cinco dias do que em 2008. Este facto dá, no caso de Portugal, uma boa medida dos efeitos da crise económica nas receitas fiscais", adianta a AIP.

À semelhança deste estudo, a AIP estimou um outro importante indicador, o do "Dia da Libertação do Sector Público", que procura levar em conta todo o tipo de tributação, nomeadamente a tributação que tem a ver com o défice orçamental.

Neste sentido, os portugueses irão trabalhar 188 dias (até 7 de Julho) para pagar a totalidade dos impostos do sector público, mais dois dias do que no ano passado.

Esta estimativa baseia-se essencialmente na informação relativa à execução orçamental de 2009 e dos primeiros meses do corrente ano e no crescimento da receita fiscal previsto no Orçamento do Estado para 2010, não incorporando ainda os previsíveis aumentos de impostos que deverão ser anunciados esta semana.

Há já alguns anos que a AIP-CE, com a colaboração do Gabinete de Análise Económica da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, assinala o "Dia da Libertação dos Impostos" e o "Dia da Libertação do Sector Público (DLSP)".

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Com os novos aumentos ainda não é amanhã.