Estive neste Encontro: gostei, aprendi e recordei.
Apenas dois apontamentos – um tema que me tocou especialmente foi “Os rituais republicanos: a Festa da Árvore em Oeiras” da Dra. Filomena Rocha por ele ir ao encontro da minha angústia com o corte das árvores em Algés e esta espera da sua reposição.
O outro, foi o meu primeiro encontro com o Palácio do Egipto. Este Sábado de manhã fui descobri-lo pela primeira vez. Irei voltar. Gostei da Livraria e das Esplanadas. Não entendi muito bem umas paredes exteriores meias no ar mas isso deve ser de não perceber nada de arte.
A exposição que lá se encontra sobre a República é muito simples e compreensiva, tem informação sobre os Jornais da época e foi agradavelmente acompanhada pelas técnicas da CMO e outros Sabedores que nos transportaram aos tempos de há cem anos.
(P.S. – Imaginem que praticamente começou a horas até no 1º dia com a presença do Presidente da CMO. No decurso das várias intervenções foram-se acentuando as diferenças horárias porque os tempos atribuídos eram manifestamente curtos para a amplitude das matérias tratadas.)
3 comentários:
"Não entendi muito bem umas paredes exteriores meias no ar mas isso deve ser de não perceber nada de arte."
Clotilde; Não sei se já era colaboradora do OL mas esse tema foi aqui muito debatido quando o Palácio era ainda projecto. :)
Isabel
Não me lembro desse assunto aqui no OL - sou nova aqui - e já começo a ter brancas, mas não entendi para que servem essas tais paredes. Voltarei lá um dia para ver melhor.
Clotilde
Clotilde;
Desculpe não pôr os links. Ficam as datas:
Maio 2; Agosto 9; Outº 3, 2007; Janº 21, 2009.
Em cima na pesquisa escreva, p.f. Palácio do Egipto e vá clicando em 'mensagens anteriores'. Não esqueça de ler os comentários.
Nhonhosss
I.
Enviar um comentário