domingo, 17 de outubro de 2010

IX Encontro da História Local do Concelho de Oeiras


Estive neste Encontro: gostei, aprendi e recordei.

Apenas dois apontamentos – um tema que me tocou especialmente foi “Os rituais republicanos: a Festa da Árvore em Oeiras” da Dra. Filomena Rocha por ele ir ao encontro da minha angústia com o corte das árvores em Algés e esta espera da sua reposição.

O outro, foi o meu primeiro encontro com o Palácio do Egipto. Este Sábado de manhã fui descobri-lo pela primeira vez. Irei voltar. Gostei da Livraria e das Esplanadas. Não entendi muito bem umas paredes exteriores meias no ar mas isso deve ser de não perceber nada de arte.

A exposição que lá se encontra sobre a República é muito simples e compreensiva, tem informação sobre os Jornais da época e foi agradavelmente acompanhada pelas técnicas da CMO e outros Sabedores que nos transportaram aos tempos de há cem anos.

(P.S. – Imaginem que praticamente começou a horas até no 1º dia com a presença do Presidente da CMO. No decurso das várias intervenções foram-se acentuando as diferenças horárias porque os tempos atribuídos eram manifestamente curtos para a amplitude das matérias tratadas.)

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

"Não entendi muito bem umas paredes exteriores meias no ar mas isso deve ser de não perceber nada de arte."


Clotilde; Não sei se já era colaboradora do OL mas esse tema foi aqui muito debatido quando o Palácio era ainda projecto. :)

Clotilde Moreira disse...

Isabel
Não me lembro desse assunto aqui no OL - sou nova aqui - e já começo a ter brancas, mas não entendi para que servem essas tais paredes. Voltarei lá um dia para ver melhor.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Desculpe não pôr os links. Ficam as datas:


Maio 2; Agosto 9; Outº 3, 2007; Janº 21, 2009.


Em cima na pesquisa escreva, p.f. Palácio do Egipto e vá clicando em 'mensagens anteriores'. Não esqueça de ler os comentários.


Nhonhosss

I.