segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

O PAÍS DAS ILUSÕES




São dias como o de hoje que me fazem acreditar que Portugal é um país muito pequenino!!!
E não é no tamanho, já que isso é uma imposição geográfica, é pequeno de ideias, de mentalidade e de espírito!
E não, não é exclusivo daqueles que nasceram portugueses, mas todos os que por cá andam e contribuem para o definhar deste paraíso à beira mar plantado!

Poderia enumerar n razões que fundamentam a minha afirmação, mas hoje limito-me a dar ênfase ao facto de Portugal viver num enorme palco de um espectáculo de ilusionismo!
Ao que parece somos exímios espectadores da arte da ilusão!

Quando o país enfrenta nos últimos tempos problemas graves, eis que as notícias de abertura de mais um dia são: “Carolina vai lançar mais um livro, com novos casos(…)”….. não sei se hei-de gritar de entusiasmo, ou chorar de preocupação!!!

O truque consiste em desviar a atenção dos espectadores do que realmente está a acontecer para algo mais apelativo.
Chamamos a isso Ilusão!

O problema não é a Senhora querer ganhar uns cobres à custa de um caso mediático, até porque deve ter muita gente por trás a beber da mesma fonte, mas sim a importância que um país dá a este tipo de embuste!
No fundo valorizamos este tipo de pessoas, tornando-as “famosas”, quando aqueles que efectivamente fazem alguma coisa pelo país não têm futuro e vão para outras pastagens, já que por cá se investe nas coisas erradas.

Há quem diga que assim a população não entra em depressão com os problemas, pois a mim parece-me que assim vivemos na ignorância, definhamos! Não pensamos nos problemas que realmente nos afectam, com o objectivo de encontrar uma solução! Não gastamos da melhor forma os escassos recursos que temos e vivemos numa ilusão daquilo que vemos numa revista cor-de-rosa! Sujeitamo-nos seja a que for para termos os nossos 15 minutos de fama!!

Aumentem-me os impostos!
Aumentem-me a taxa de juro do crédito habitação!
Expurguem-me a pouca decência que tenho!
Nada disso me afecta quando tenho para meu conforto a vida da minha amiga Carolina; os créditos super rápidos que me concedem uma vida que não consigo ter; os programas da manhã das televisões nacionais; as revistas cor-de-rosa; e uma horda de pessoas famosas cuja vida me enche de cor cada dia cinzento da minha vida!!
GUI

(recebido por e-mail)




11 comentários:

Unknown disse...

.

MAI' NADA !!!

Quando hoje de manhã ouvi a rádio abrir com esta notícia (Carolina), foi exactamente isto que pensei !

Excelente texto. Parabéns ao Gui.
Parabéns Isabel, pela publicação.

[]

Isabel Magalhães disse...

É este tipo de 'personagens' que enche as revistas do JET 6 1/5 nacional, e o 'povão' compra e aplaude.

Rui Freitas disse...

Depois da sua "profunda análise" e "sábia" dissertação acerca dos noticiários, que mais pode este pobre cidadão dizer ao Caro AMB?
Nada!

Rui Cabral disse...

Caro António Bento.

Ao que parece não compreendeu a mensagem.
No entanto tem razão no que diz em relação à comunicação social.

PS: Obrigado pelas saudações especiais, que retribuo. Acho que nos cruzámos por alturas de um artigo de opinião da minha autoria sobre a Marginal sem carros.

Boas Festas!
@:)

E disse...

Eu não tenho tempo a perder para ver televisão. Aliás, acho que a minha vida melhorou em qualidade quando deixei de ver a TV.

Mantenho-me informado através da Internet, quando quero e posso, e ainda vou comprando alguns jornais - cada vez menos - e livros para ler numa tarde de Domingo ensolarada.

Eu diria que esta vai ser ou já é a próxima realidade dos media.

Boas Festas a todos.

Anónimo disse...

Estou a ver que não sou o único a achar que o "Xô Bento" lê mas não entende nada.

Rui Freitas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Freitas disse...

Caro AMB,
Agradeço e retribuo (sem cinismo) os seus Votos de Santo Natal!
Quanto ao "resto", nem vou comentar, pois você, decididamente, não entenderia!
Não percebe que - democraticamente o digo - ESTÁ AQUI A MAIS...
Entendeu?

Rui Cabral disse...

TABLÓIDE

do Ing. tabloid


adj. 2 gén., que tem forma de comprimido ou de pastilha;

s. m., comprimido ou pastilha medicamentosa;
jornal com formato equivalente a metade do tamanho estandardizado, caracterizado pela profusão de imagens e por um estilo sensacionalista.

Unknown disse...

.
Bolas Gui

Acabou de me estragar a anedota do ano que eu já tinha memorizado para contar aos meus amigos que, como eu, foram maquetistas em jornais diários (no tempo em que desenhavamos as páginas à unha). Eu já gozava por antecipação ao imaginar a cara deles quando lhes dissesse em que tipo de jornais fomos maquetistas...

Já agora, só por curiosidade, trabalhei sucessivamente no "O Diário", no "Diário Popular" e no "Correio da Manhã". Isto é que sou democrata e eclético. E não aceitei um convite para ir para "O Diabo" porque um colega me disse que a Vera Lagoa papava tudo o que era malta nova... :)

josé antónio
.

Rui Freitas disse...

Caro AMB,
Por acaso, até já plantei (e ajudei a plantar) mais do que uma.
E você?