quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Os príncipes do ar

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Já há muitos anos que não ouvíamos falar dos pilotos comerciais, nomeadamente os da TAP.
Conheço bem esta classe profissional, pois trabalhei na transportadora aérea do estado, durante cinco anos.
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Custa-me perceber mais uma vez, as razões que levam os Srs. Pilotos a fazerem greve, prejudicando os passageiros, debitando a já falida TAP, que embora tenha um passivo de milhões de euros, comprou recentemente outra companhia portuguesa, mas sem as suas dívidas.
Excelente negócio!
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Não entendo por várias razões.
Motivos da greve, o aumento da idade da reforma dos 60 para os 65 anos.
Estes Srs. são uns privilegiados, desde há muitos anos, perante todos os outros trabalhadores dependentes do estado. E não nos podemos esquecer que a TAP é do estado, até ser privatizada.
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Os Srs. Pilotos ganham em média entre 6 000 e 7 500 euros mensais, mais ajudas de custo, prémios e etc.
Têm mais de 25 dias úteis de férias por ano, superior a qualquer trabalhador do estado ou sector privado.
Os sucessivos governos diminuíram as regalias na função pública, mas os pilotos cada vez têm mais.
Mesmo dentro da própria companhia, a administração do "super" gestor brasileiro, diminuiu e cortou regalias a todos os sectores da empresa, exceptuando os pilotos, que em certos casos, chegou mesmo a aumentá-los.
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Vêm agora dizer, que por ser uma profissão de risco e de desgaste rápido, a idade da reforma deveria ser inferior à de todos os outros trabalhadores.
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Esquecem-se porém, e é fácil de comprovar o que digo, que a grande maioria dos pilotos com 60 anos, e após se reformarem e ficarem a receber uma quantia superior ao ordenado do Presidente da Republica, vão trabalhar para outras companhias estrangeiras, mais uma vez pagos a peso de ouro.
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Para não falar que a maioria dos pilotos da TAP é formada na força aérea portuguesa, pagos pelo erário público, não cumprem o contrato até ao fim, e passados poucos dias de terem lesado o estado, são admitidos como pilotos da TAP.
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Então, estão cansados e desgastados para voar na TAP, mas o mesmo já não acontece noutras companhias ou empresas privadas de transportes aéreos?
A segurança em voo não é a mesma em qualquer aeronave?
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Os médicos e enfermeiros, os mineiros, os varredores do lixo, os polícias, os inspectores, os motoristas de qualquer transporte público, bem como muitas outras profissões, não são também de risco e de desgaste rápido?
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Terá o Governo do PS coragem, para acabar com esta injustiças que perduram há dezenas de anos em Portugal?
Se assim for, estão de parabéns.
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17 comentários:

E disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
E disse...

NM,

Este comentário é longo. Algumas correcções, antes de tudo:

1)Não me parece que a TAP esteja falida. Alías, o modelo de gestão empregue tornou-se uma verdadeira licão de como não se devem empregar gestores políticos para fazer um trabalho de homens - ver Lições da TAP.

2)Não é assim "tão fácil" os pilotos da FAP serem dispensados e entrarem na TAP. Hoje em dia, têm que prestar provas como os outros. Chegam a chumbar. E é legal, desde que cumpram o tempo mínimo. E a maior parte dos admitidos na TAP são pilotos com formação civil.

3)Se ganham muito, é porque trabalham para isso. E criticar os outros só porque ganham mais do que os restantes é um fraco argumento.

4)Estão em greve de zelo. Isso quer dizer que se recusam a voar em tempo de folga, em horas extraordinárias para além do regulamentado, e em embarcar com uma tripulação reduzida, violando a lei portuguesa e regulamentos da ICAO. Agora imagine como é na TAP nos restantes momentos em que não fazem greve de zelo.

5)Uma pessoa pode abdicar parte da sua reforma e continuar a prestar serviços. É bastante comum. Qual é a ilegalidade?

6)Há trabalhadores do Estado e Empresas Públicas que têm direito a mais dias de férias que eles. Quer um exemplo? Conselhos de Administração, benefício de antiguidade na função pública e quadros superiores de empresas privadas.

7)O trabalho deles não se compara ao do pessoal de terra. É um trabalho altamente especializado, e não é qualquer pessoa, não formada e sem condições físicas e psíquicas que se senta ao comando de uma aeronave com 200 alminhas atrás.

De resto, tenho que referir que a lei actual da ICAO regulamenta a idade de 65 anos para atingir a reforma, desde que seja em condições MC e um dos tripulantes tenha menos de 60 anos, e a nova lei portuguesa, se fôr correctamente transposta, implementará essa realidade jurídica. Dou-lhe razão a esse ponto, eles devem reformar-se aos 65 anos. Contudo...

Nenhum piloto deve continuar a trabalhar se deixar de ter condições para voar. Aí, devem ser reformados e a sua licença de PLA cancelada, porque seria um risco continuarem a voar. Será que a transposição da lei portuguesa contempla isso?

Agora, diga-me lá, NM, que regalias é que eles têm a mais? Que tipo de aumentos eles tiveram desde que o Fernando Pinto está aos comandos da TAP? Que prémios é que eles ganham no fim do ano? Eu desconheço-os, elucide-me sff, porque sou um "ignorante" nessa matéria e quando acuso uma classe profissional - neste caso, a mais prestigiada em Portugal - gosto de ser rigoroso no que digo, não me ficando a meio.

Digo-lhe que sou piloto de aviação civil porque tenho conhecimento do assunto sem parte directa ou envolvida.

DC.

Isabel Magalhães disse...

Eu sou apenas passageira e é como passageira que deixo um breve comentário - que já tencionava deixar antes de ler a excelente explicação do DC.

A minha dúvida era exactamente essa - a de ser uma pessoa de 65 anos a levar '200 alminhas atrás'.

Com a tal cláusula a respeito da idade do co-piloto fiquei esclarecida.

(Nada contra as pessoas de 65 anos ou mais. Apenas a convicção de que há profissóes e profissões.)

Um abraço aos dois.

Unknown disse...

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Também não tenho nada contra as pessoas de 65 anos ou mais, mas aqui para nós, algumas nem a conduzir carros deviam andar quanto mais a pilotar aviões comerciais...

Isto foi só um desabafo.

Abraços

JA

E disse...

O JA têm muita razão. É um perigo andar nas estradas portuguesas! Livra!

Anónimo disse...

Meu caro DC...
Deixe-me recordar-lhe aspectos de fulcral importância que subtilmente esqueceu...
1) Já se questionou do porquê de a TAP não estar falida e enterrada há muito? Pois é... milhões e mais milhões injectados por lá...
2) A formação na FA é PAGA pelos impostos de todos os portugueses, e são esses mesmos que continuam a PAGAR os ordenados chorudos destes senhores que se julgam endeusados... isto é, formam-se à conta do Estado e após essa mesma formação fogem, não servindo a Pátria de forma condigna, comportamento desleal, sem palavras!
3)Relativamente ao ponto três sinto-o um pouco complexado...
4)Se alguém mais desatento ler o seu ponto quatro poderá ser levado a pensar que está perante uma empresa onde em cada dois, cai um, mas sinceramente, e digo-lhe que conheço a TAP há muito, não me recordo de qualquer desastre de relevo (felizmente!!), pelo que os argumentos que apresenta são aí deitados por terra... com tantas pretensas ilegalidades que refere... a tragédia certamente já teria acontecido... e mais que uma vez, dezenas, não?
5)Concordo em parte consigo, mas o problema aqui reside que não abdicam de parte da reforma, tendo aqui um duplo ganho, quer para a empresa que os emprega, quer para os próprios, não é?? Facilmente, como pessoa inteligente que na realidade me parece ser, lá chega...
6)Comparar Conselhos de Administração com Pilotos???
Sinceramente não percebi... estaremos a comparar banqueiros e bancários?? (Sim, por esta ordem, nem comento!)
Quanto a quadros superiores de empresas privadas... esses não "torram" os impostos de todos nós!
7)Relativamente às alminhas... certamente nunca andou de Metro, Barcos da Transtejo, autocarros da Carris, Alfa da CP... e tantos outros, que bem mais mal pagos, tanta ou mais responsabilidade têm!!!

Concluindo... estou de acordo quando refere que devem trabalhar em pleno poder das suas capacidades, assim como qualquer outro trabalhador o deve fazer!!
Regalias? Não sabe o que aufere?? Se é Piloto...
Sabe, já me fartei, há muitos anos, de ver classes que se desejam auto-endeusar, mas para alguns já o Governo arranjou solução (Ex: Médicos de nacionalidade espanhola, com vontade de trabalhar e grande profissionalismo, ao contrário dos seus colegas endeusados de nacionalidade portuguesa!) e não me choca absolutamente NADA se na próxima viagem pela TAP for conduzido por um cidadão de nacionalidade não portuguesa, mas aquilo que mais desejo é ser transportado com segurança e responsabilidade!

Conclusão... mais uma classe que deseja subir degraus... espero sinceramente que lhes façam uma rampa...

Um abraço a todos!!!

Major Silvério

E disse...

Devemos continuar a remoer no passado, com sentimentos de culpa e inutilidade, ou passaremos a ter coragem para encarar o futuro, por mais curto que ele seja, M. Silvério - ou será Sr. Bento?

Por mais que desgoste no que se passou na TAP, não penso que as actuais pessoas à frente dela sejam "fuziladas" pelos erros cometidos pelas administrações anteriores.

Eu não sou nem nunca serei a favor de mediocrizar uma classe profissional devido a atitudes demagógicas, populistas. E de maneira nenhuma sou uma dessas pessoas que passam o tempo a "olhar para o umbigo".

O Politicopata disse...

Para os malandrecos:
Boas Festas para todos, e uma beijoca atrevida para a Isabel Magalhães... Espero que o 2007, seja mais justo para todos, e que possamos aviar boas marretadas no toutiço do Corruptino "Luvinhas" Imorais!

Para os não-malandrecos:
Cumprimentos respeitosos para todos, um Santo Natal e um próspero Ano de 2007 chei de sucessos pessoais, políticos, oeirenses, culinários e artisticos.
Um abraço formal, respeitoso e católico à Isabel Magalhães (ó mulher ria-se!! Ainda anda zangada comigo???)

Afectuosamente
Politicopata

Anónimo disse...

Caro DC,

Começo por lhe dizer que não admito este tipo de insinuação relativamente ao meu bom nome!!
O Sr. julga-se detentor da verdade, mas engana-se uma vez mais!! Por dois motivos, diferentes, mas no seu fim, conciliadores.
Passo então a explicar-lhe o porquê desta minha indignação, que espero, seja tratada de forma conveniente por quem dirige este blog, local de troca de ideias, por vezes contrárias, mas sempre dentro do maior respeito pela diferença entre as mesmas.
O Sr. insinua, de forma bastante rasa, que eu sou outrém, mas infelizmente para si, comunico-lhe desde já, que, como já havia dito antes, não conheço pessoalmente nenhum dos presentes deste blog.
No entanto, dada a ileteracia demonstrada em alguns dos seus comentários, mal educadamente, o Sr., uma vez mais indelicado, atreve-se a desejar ao Sr. António Manuel Bento, activo comentador deste blog, um "curto futuro". A todos os níveis, totalmente lamentável e sem mais comentários!

Relativamente ao seu comentário sobre o meu, tenho a informá-lo do seguinte:

No segundo parágrafo, o Sr. deverá certamente estar a divagar sobre algo, que não o meu comentário, pois eu NUNCA refiro a ADMINISTRAÇÂO actual da TAP, e muito menos as anteriores. Trato apenas de uma classe, os Pilotos!!

Quando no seu terceiro parágrafo, indica que há pessoas que passam a vida a olhar para o umbigo, esses, Sr. DC, são certamente os Pilotos, onde está inserido, pelo que diz, pois ou andam numa outra realidade ou não têm muito tempo para se informarem acerca da actual situação económica do país! O meu acertivo comentário, não tenta denegrir quaisquer classes profissionais com atitudes demagógicas, populistas, como refere, antes tenta aclarar que neste país ainda há gente que se julga DEUS e a todos esses, Sr. DC, tenho a dizer desçam à TERRA. O Sr. entende certamente tudo aquilo que lhe digo e deixe-me dizer-lhe apenas mais uma coisa, na próxima, quando responder a comentários inseridos por mim, pelo menos leia-os e preferencialmente atentamente, pois pelo que percebi o Sr. deve ser ocupado, certamente com pouco tempo disponível para ler os comentários das pessoas, e essencialmente entendê-los.
Deixo-lhe outra sugestão, quando perceber (que já percebeu) que não tem razão, faça como as pessoas sérias, assuma o seu erro, nunca o rodeie. Esta é, sem dúvida, uma atitude acertada que por vezes temos de tomar, mesmo quando isso nos custe.
Terminando, Sr. DC, tenho a dizer-lhe uma coisa mais, nunca julgue que os outros são menos inteligentes, pois esse, pelo que percebi, é o seu maior erro (julga-se ENDEUSADO e todos lhe devem vénias).
Duplo erro, como viu, não me passo por outrém, nunca o fiz nem o farei, tenho honra e carácter suficiente para assumir as minhas opiniões, por mais divergentes que elas sejam e ao contrário do sr. respeito TODOS sem excepção, incluindo-o a si.
Segunda vertente do erro, uma vez mais a sua pretensa sabedoria, pois julga que com dois chavões transporta consigo meio mundo, mas uma vez mais engana-se, pois todos, sem excepção, têm vontade própria e cabeça para pensar.

Major Silvério

E disse...

Pelo estilo de comentários, insinuações e deduções completamente descabidas não me surpreende nada que o Sr. Bento e este anterior, Major Silvério, seja uma e a mesma pessoa.

As melhoras.

Anónimo disse...

Ficaram sem o 'Xô BENTO' mas parece que a vaga já está preenchida! ahahah!

cidadão de oeiras!

Anónimo disse...

'Major' será nome próprio?

Também desconfio que a ser outra pessoa andou na mesma escola que o Xô Bento. Ou então, e por coincidência, dá os mesmos erros.

i.e. ileteracia

"iliteracia" segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa.

Anónimo disse...

Sem esquecer o 'caros COLEGAS de Blog'...

Se o homem fosse mesmo major saberia que colegas são as p...

Primeiro-Sargento Mata Cavalos

E disse...

Todos nós temos um futuro curto. A vida é curta. Há-de saber aproveitá-la.

É-me impossível a mim respeitar uma pessoa que deturpa e insinua o que digo, chamando-me covarde por meias-palavras. A democracia para si é uma coisa bela, desde que no fim voçê tenha sempre razão.

Para mim a vida é curta demais para perder tempo consigo. Não o merece. Passar bem.

Anónimo disse...

Ao cuidado de todos quantos estejam interessados em esclarecer este mal entendido, aqui iniciado após o meu comentário acerca do texto (comentário) do Sr. DC ao texto inserido pelo Sr. Nuno Roldão Mendes:

Começo desde já por presentear o Sr. Nuno Roldão Mendes com um entusiástico "PARABÉNS!!!", pois sem o Sr. Nuno, esta muito produtiva troca de ideias não tinha sido possível; relativamente ao conteúdo do mesmo, apenas expressei de forma adequada a minha humilde opinião, dando como adquirida que a mesma poderia ter alguns seguidores e outros tantos discordantes; no entanto, deixem-me aqui opinar um pouco mais sobre a mesma, e as repercurssões que esta obteve junto dos comentadores do blog, especialmente o Sr. DC.

Como parte interessada nesta greve, seja ela justa ou injusta (todos temos a nossa opinião), o Sr. DC contou a sua versão dos acontecimentos sobre o texto inserido anteriormente pelo Sr. Nuno Roldão Mendes. Até aqui, todos os atentos leitores percebem que esta atitude pode ser considerada normal, pois um cidadão responder de forma educada a um texto, onde se sente lesado / ofendido, tentando dessa forma expôr a sua opinião...
No entanto, e aqui começa a divergência, NINGUÉM compreende a forma agressiva, insultuosa e extremamente deselegante como reage, ao ser confrontado com REALIDADES FACTUAIS, partindo directamente para a intriga, a ofensa, o insulto, enfim, como se costuma dizer, desconversando, pois dignos leitores, este Sr., o Sr. DC, NÃO RESPONDEU a quaisquer pontos concretos apontados nos meus comentários, optando pela NÃO RESPOSTA, seguindo entretanto, para divagação dos mais desatentos, um infindável rol de conversas cruzadas, sem referência ao tema em discussão, tudo para alienar os menos atentos em debater o assunto, esse sim, importante, A GREVE DOS PILOTOS E OS SEUS PORQUÊS.

Pelo acima exposto, e porque penso que este é um blog democrático, para debate de ideias, de forma correcta e justa, peço-lhe, Sr. DC, que deixe as intrigas, as cuscovelhices, as conversas de sacristia para outros quaisquer blogs, onde certamente será endeusado, tal como pretende, mas aqui, Sr. DC, enquanto me fôr possível, irei deixar as minhas opiniões/comentários, deixando ao critério da Srª. D. Isabel Magalhães a sua manutenção em blog, que repito, até prova em contrário, o considero democrático e com direitos de resposta!
Finalizando, uma vez mais, deixo-lhe uma sugestão, já anteriormente citada, antes de me responder, tenha pelo menos a atenção de ler (e reler) o meu comentário; Sr. DC, tem todo o direito de discordar, no todo ou em parte, dos meus comentários, mas então, partilhe de forma educada as suas opiniões, compartilhe experiências, mas não se deixe entusiasmar com intrigas e conversas de faz de conta... RESPONDA de forma incisiva, directa e clara!! Aguardo as suas resposta com entusiasmo.
Por último, deixe-me relembrar-lhe que o seu subtil pedido de desculpas, ao Sr. António Manuel Bento, com a frase... "Todos nós temos um futuro curto. A vida é curta..." não o iliba de ponderar futuros comentários menos agradáveis. No entanto, deixe-me desde já felicitar pela atitude tomada.

Ao Sr. António Manuel Bento, que muito respeito, peço-lhe alguma calma, pois não o conheço, para lhe dar a liberdade de me apelidar de "um arruaça". Deixo-lhe aqui os meus cordiais cumprimentos, não lhe deixando porém de relembrar, que a idade é um posto, mas TODOS, SEM EXCEPÇÃO, merecemos respeito!

Relativamente ao Sr. Primeiro-Sargento Mata Cavalos, um comentário inadequado, infeliz e certamente com poucos entendedores de caserna... deixe-me transmitir-lhe apenas uma sugestão... seja educado que com educação lhe responderei, sempre, sem excepção, característica que NUNCA abandonarei.


Major Silvério

Anónimo disse...

Ò Arruaça! Voçê não é Major não é nada! Deve ser Cabo Raso do tempo do ULTRAMAR! É mais um desses palhaços - sem desprimor à profissão de palhaço - inventados pelo Bento! Tenha respeito pela profissão castrense.

O Pilotaço se calhar não lhe responde porque voçê não vale a pena!

Cuscovelhice escreve-se Coscuvilhice, seu estúpido! Volte à escola primária para aprender a ler e escrever!

Major/ART Valentão
NIM 5250279

Anónimo disse...

"... Sr. Primeiro-Sargento Mata Cavalos... seja educado que com educação lhe responderei, sempre, sem excepção, característica que NUNCA abandonarei."

Tem-se visto ! Oh, se tem...

ass. P.Sar. Mata Cavalos