sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

SMN - aumento !?...

.

Eis uma prova irrefutável da hipocrisia e das falácias em que temos vivido, muito por culpa da nossa curta memória:

Salário mínimo de 2007 compra menos 18,2% do que o de 1974

O poder de compra do salário mínimo nacional (SMN) decidido para 2007, de 403 euros, caiu 18,2% desde o ano da sua criação, em 1974, segundo as contas da agência Lusa utilizando dados do INE.


O salário mínimo nacional foi criado pelo decreto 217/74, de 27 de Maio e vigorou a partir do mesmo dia, com um valor de 3.300 escudos, que equivale a 16,5 euros.

Dividindo pelo valor acumulado da inflação até 2007, considerando para 2006 a inflação mais provável de 3,1% e para 2007 o valor de 2,1% previsto pelo governo, os 403 euros equivalem a 13,5 euros a preços constantes de 1974, o que significa menos 3 euros a preços de 1974 do que o valor do primeiro SMN.

A análise da Lusa considera sempre o valor do SMN mais elevado em cada ano, independentemente do mês de entrada em vigor (nalguns anos não foi alterado e em 1989 foi aumentado duas vezes).

Refira-se que, inicialmente, existiam três salários mínimos diferenciados (regime geral, trabalhadores agrícolas e serviço doméstico), mas em 1991 os trabalhadores rurais foram integrados no regime geral, enquanto que, no caso do serviço doméstico, a distinção acabou em 2004.

Se considerarmos o valor real mais elevado de sempre do SMN, atingido em 1975 (4 mil escudos, equivalentes a 17,3 euros de 1974), os 403 euros definidos para o próximo ano ficam 22% abaixo deste máximo real.

Se aceitarmos para os anos de 2008 a 2011 taxas de inflação de 2,0% ao ano, então o salário mínimo anunciado para 2011 (500 euros, equivalentes a 15,4 euros a preços de 1974) comprará menos 6,7% do que os 3.300 escudos em 1974 e valerá menos 11% do que os 4 mil escudos de 1975. O SMN, medido a preços constantes de 1974 e convertido para euros, registou um poder de compra máximo em 1975 (17,3 euros) e um mínimo em 1984 (10,5 euros a preços de 1974).

Diário Digital / Lusa

06-12-2006 18:32:58


A notícia foi extraída DAQUI.


imagem: © comunicação visual 2006
.

14 comentários:

Isabel Magalhães disse...

'Copianço' inadmissível!



eheheheh




um abraço.

Unknown disse...

Olá Isabel,

É como nas Artes. É a 'copiar' os Mestres que se aprende...

"A humildade é a suprema qualidade do homm sábio" (zetolas dixit)

bjs,

Isabel Magalhães disse...

e o zetolas dixit MUITO BEM. :)))




BJS.
i.

Unknown disse...

Caro Manuel Bento,

Que conversa é essa de 'não citar a fonte'!?

Aconselho-o, amigavelmente, a ir ao oftalmologista...

Leia lá de novo o post, mas desta vez com ATENÇÃO e INTELIGÊNCIA.

Quanto à conversa do 'copianço'... VÁ VER SE CHOVE!

E estamos conversados.

beijinhos e abraços.

"The difference between stupidity and genius is that genius has its limits" (Albert Einstein)

Isabel Magalhães disse...

Ao AMB;

Agora também quer condicionar a forma de me expressar no blogue? Só se incomoda com a minha 'ironia' quem se sente atingido e que eu saiba não fui agressiva nem insultuosa.

Esse capítulo - dos insultos e da agressividade - é da sua inteira exclusividade; 'você' é que é o 'artista de serviço'!

Perca alguns minutos e leia o que escreveu...

'Rude, frustrações e recalcamentos' (entre outros 'mimos')

diz-lhe alguma coisa?
Para o caso de ainda não ter percebido bem, v. não consegue tecer um comentário sem insultos... sempre que aqui vem 'dá um tiro no pé' e 'vai ficando cada vez pior no retrato'.

Pela minha parte fica o aviso: Não me chamo Teresa nem nasci em Calcutá.

A paciência tem limites!

Passe bem!

Anónimo disse...

Aos carissímos colegas, Srª. Isabel Magalhães, Sr. António Manuel Bento e Sr. José António

Lamentavelmente, verifico que a educação e aprumo verbal é algo que Vos falta, pois sinceramente, após leitura atenta a todos os comentários supra, nenhum "sumo" sobrou, apenas perca de tempo, coisa que me parece os três agora mencionados terem de sobra...
Na realidade, como cidadão atento, interessado e com diversos interesses em Oeiras, custa-me que haja cidadãos que desperdicem precioso tempo com conversas menores, sem qualquer interesse, pois a comparação efectuada nada tem de isenta... abram a vista e tentem ler esse mesmo texto na diagonal... vão certamente aperceber-se de muitas outras coisas, quiça, mais importantes...
Julgo ainda, que dado estarmos num blogue de um Concelho, Oeiras, este não será certamente o tema mais apropriado para discutir, pois a notícia não transcreve com clareza e precisão a necessária isenção, sempre difícil... para alguns... e por outro lado arrefece temas bem mais escaldantes para o nosso concelho!!
Passem bem!!

Major Silvério

Anónimo disse...

Isabel, faça-me um favor, retire estes sujeitos mal educados do blogue, corte-lhes o piu, que nada merecem!

Jorge varela

Anónimo disse...

Este Major Silvério mudou de nick mas a verborreia e o 'estilo', ou falta dele, é sempre o mesmo.

Francamente!

Isabel Magalhães disse...

Amigo Jorge Varela;

A blogosfera é como a vida. Andam cá todos!

Obrigada pelo seu apoio.
Saudações Digitais
Isabel Magalhães

post scriptum - De qq modo o blogue está equipado com uma 'cesta secção'... para casos extremos.

Isabel Magalhães disse...

Senhor Bento;

Para o caso de ainda não ter percebido - porque estou em crer que há muitas coisas que não percebe - a caixa de comentários do O.L. tem data e relógio.

Assim, é muito fácil verificar 'quem iniciou o quê"...

Quanto ao 'recado' que me deixou acerca da sua contribuição no blogue e a minha tarefa como sua escriba, tenho a dizer-lhe o seguinte:

Quando registei este blogue, a 13 de Maio do ano em curso, lancei pedidos/convites de colaboração de forma generalizada. No seu caso concreto até lhe escrevi um e-mail a informá-lo que o convite tinha já sido feito via BLOGGER.

Curiosamente, ao e-mail não recebi qq resposta sua e o convite do BLOGGER ficou pendente até há uns dias, data em que foi anulado por falta de aceitação.

Fica a pergunta: então porque é que não aceitou o convite?
Assim poderia publicar o que quisesse sem estar dependente de ninguém.

Neste momento, e devido a questões profissionais, o meu tempo é escasso e não poderei satisfazer a sua vontade de lhe rever e publicar os textos que envia por e-mail.

Isabel Magalhães.

Anónimo disse...

Aos presentes, excepto anónimos, pois a esses, não lhes reconheço sequer autoridade para transmitir quaisquer comentários!!!

Infelizmente, percebi há uns meses atrás, quando por iniciativa pessoal conheci o interessante Blog que agora voltei a visitar, que a liberdade de opinião não é, infelizmente, uma forte componente do mesmo.
Quando alguém, por mais simples e recto que seja, transmite opiniões contrárias aquelas que atravessam o blog, é lamentavelmente interrompido por alguns, uns com, outros sem nome, que se julgam gente... enfim, temos de viver todos e de forma correcta, pois eu, ao contrário de outros, respeito toda a gente!!!
Sr. Varela, tenha respeito pelas diferentes opiniões, pois serão certamente pertinentes, ou julga que não? Sente-se dono da verdade?
Será que existe alguém que seja dono da verdade?? Já sei... o Sr. Varela!!!
Bom, temos mesmo de nos dar bem, não é Srª.Isabel?
Melhores cumprimentos,

Major Silvério

Isabel Magalhães disse...

Ao anónimo 'Silvério' de 10 Dezembro, 2006 02:09

Chamo-lhe a atenção para o facto de que neste blogue existem regras que terão que ser cumpridas por todos.

Da próxima vez que aqui vier insultar os gestores e ou os leitores/comentadores como fez no post supra mencionado, o comentário será apagado.

Neste espaço discutem-se ideias e não se discutem pessoas. Todas as pessoas são bem-vindas seja qual for a ideologia política que defendam, mas não serão tolerados insultos nem palavras obscenas.

Lembro-lhe também que caso persista há várias outras maneiras de resolver o assunto.

Em relação a um outro comentário de um anónimo 'Silvério' de 10 Dezembro, 2006 18:43

em que me é chamada a atenção para o facto de que 'temos que nos dar bem' venho lembrar, para o caso de subsistirem dúvidas, que este é um blogue privado.

Anónimo disse...

Consegui esquecer-me, depois de ler esta verborreia toda, do que é que tratava o artigo... ah, já vi outra vez, é do salário mínimo nacional.

Estas comparações são sempre muito duvidosas; não quer dizer que não seja verdade que em termos absolutos o salário mínimo agora seja inferior ao que era em 1974, comparado com o nível de vida, mas em termos relativos já não sei... para não falar de que em 1974 o país estava praticamente a entrar num regime comunista e este tipo de coisas era "a la gardere" e os custos depois se via...

De qualquer forma, lembro-me sempre dum par de velhotes que ouvi uma vez em Cacela Velha (Algarve): um fartava-se de dizer que no tempo da outra senhora é que era bom, e isto e aquilo... logo o outro interrompeu, dizendo: "ó vizinho, esteja lá calado, que eu nesse tempo tinha que andar descalço ou com botas emprestadas e velhas e agora com a minha reforma posso comprar 4 ou 5 pares de botas por mês...

Dá que pensar, não dá?

Unknown disse...

Caro anónimo (16:36),

Dou-lhe uma sugestão. Envie o seu comentário à agência Lusa, a responsável pelo estudo, aguarde a resposta dela, siga a sua própria sugestão de pensar, e depois coloque aqui a resposta da Lusa para todos a conhecermos. Se quiser, acrescente-lhe o resultado do seu pensar-a-resposta.

Cumprimentos

post scriptum: Aqui respondemos apenas pelo que individualmente afirmamos neste blog, em posts ou comentários. Pelos outros, quem quer que sejam, "respondam eles...", como ouvi a um GNR de Paio Pires.