domingo, 10 de dezembro de 2006

"Pedra tumular"


Li no "Jornal de Oeiras", de 5/12/06, um Artigo de Opinião subscrito por Ana Cristina Madeira, membro da Assembleia de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra e titulado como acima refiro, com o qual não posso estar mais de acordo.


(Clicar nesta e nas demais imagens, para as ampliar)
Como é possível permitir-se tamanha "barbaridade", num belo edifício recém-recuperado (embora as obras ainda continuem...), que é Sede da Autarquia Oeirense e, sobretudo, porque está inserido em pleno Centro Histórico da Vila-Sede do Concelho?
Quem terá sido o "iluminado" autor de tão horrendo "atentado"?
Como questiona um Amigo meu: "será mais uma «Carrilhada»?"
De facto, assim parece... e não seria a primeira nem a última, quer no Centro Histórico de Oeiras quer no de Paço de Arcos. Efectivamente, esta autêntica "pedra tumular", transforma o edifício da Junta de Freguesia - que se pretende e deve ser "aberto" à População - num verdadeiro "bunker" digno deu um qualquer ditador ou pessoa de "consciência pesada"!
Note-se, além do mais, que as obras - concebidas, acompanhadas e supervisionadas pelo Gabinete do Centro Histórico de Oeiras -, se arrastam há bastante mais de um ano (seria de propósito?).
Tal como pergunta - e bem - Ana Cristina Madeira, se fosse um privado a colocar tal "mamarracho" a servir-lhe de portão de entrada, naquela zona onde quase que é preciso autorização para espirrar, o "famoso" Gabinete permitiria? Tenho para mim que não!
E ainda pasmo mais quando, no último parágrafo do Boletim Municipal "Oeiras Actual" de Outubro passado, leio que "fica a Junta dotada de modernas instalações (de acordo...), perfeitamente integradas no Centro Histórico (...) (as instalações, talvez, agora aquela "pedra tumular" é que não...) reforçando a relação de proximidade com os seus fregueses".
Quase me atrevo a dizer: mete medo ao susto!
Terá sido para "isto", que o anterior Presidente da Junta, José Carlos Estorninho, andou a lutar tantos anos?
E, afinal, onde está o prometido Salão Nobre para as Sessões da Assembleia de Freguesia, que ele tanto ambicionava?
Eu digo-vos onde está! Está no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oeiras, para onde têm de deslocar-se os eleitos, a logística e os eleitores, de cada vez que a Assembleia reúne!
Para vossa reflexão e apreciação, deixo-vos com estas três fotos:
A primeira, mostra o enquadramento do edifício; a segunda, a "pedra tumular"; a terceira, a prova de que uma qualquer outra solução (que não esta), criaria a atrás referida "relação de proximidade com os fregueses", para os quais a Autarquia deve estar "aberta" e não escondida atrás deste "monstro".

12 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui Freitas;

O gosto, e embora subjectivo, por aqui não abundou no projecto do tal portão nem o mesmo serviu a tal "relação de proximidade com os fregueses".

Um abraço.

Rui Freitas disse...

Amiga Isabel,
espero que ainda vamos a tempo de fazer "pensar" alguém com suficiente coragem para alterar a situação.

Anónimo disse...

Caro Freitas,

Venho pelo presente felicitá-lo pela excelente apresentação e desenvolvimento que deu ao tema.
Concordo plenamente consigo e principalmente quando refere que estamos perante uma zona de intervenção, onde "um espirro" necessita de licença... mas só para alguns, como se prova pelo presente!!
Continue Sr. Freitas, envio-lhe daqui os melhores cumprimentos.

Major Silvério

Rui Freitas disse...

Sr. Major, agradeço o gentil e sentido comentário.
Permita-me acrescentar que, no Centro Histórico de Paço de Arcos, acontece precisamente o mesmo: só "alguns" é que podem "espirrar" à vontade.
Bem-haja!

Unknown disse...

.

Caro Rui Freitas,

Estive para tratar deste mesmo tema durante o último Verão.

Todas as segundas-feiras eu passava pelo local a caminho da Casa das Queijadas de Oeiras, para assistir às conferências promovidas pela Associação Cultural Espaço e Memória.

Desde cedo me apercebi do 'mamarracho' e decidi fazer um post sobre o tema. Aliás, todos os que por lá passávamos o víamos e conversávamos sobre a 'aberração' que ele é e o atentado a um espaço de memória histórica e colectiva que se quer preservado.

Infelizmente outros afazeres impediram-me de concretizar o meu objectivo. Nomeadamente, por não ter conseguido tempo para fazer uma deslocação diurna (as conferências eram à noite), para tirar fotografias no local para documentar a peça.

Assim é com imenso agrado que vejo o assunto vir a público, quer no Jornal de Oeiras quer neste seu óptimo post, no nosso Oeiras Local.

Talvez já nada haja a fazer para 'remediar' o mal. Pelo menos para já. História e Cultura são palavras vazias para a actual edilidade.
Contudo acho que não devemos aceitar a coisa como facto consumado e se todos protestarmos, talvez se consiga reverter a situação.

Faço uma sugestão entre outras possíveis: Enviar a estória ao "Nós Por Cá" da SIC. Quem sabe? Talvez eles se interessem e decidam relatar o caso.

Cumprimentos

post scriptum: 'Não sei se vos diga se vos conte' o que está projectado para o Palácio do Egipto. Vi o projecto/maqueta e aquilo não lembra ao diabo... mas estamos em Portugal e em Oeiras...

Isabel Magalhães disse...

Sr. Bento;

O seu comentário em 'falta' foi - por lapso seu - deixado no post da "Ajuda de Berço".

Como muito bem sabe, dado que nos acompanha desde sempre, aqui não se apagam comentários, a menos que os mesmos sejam de cariz insultuoso ou lesivo para terceiros, e nesse caso deixamos sempre o aviso para que se saiba que ali 'havia' algo não conforme às regras estabelecidas para o O.L.

Saudações digitais
Isabel Magalhães.

Isabel Magalhães disse...

Copy/Paste do comentário do Sr. A M Bento deixado por lapso noutro local.


Antonio Manuel Bento said...
Muito bem! Ora ai está o que deve, na minha húmide opinião, ser um texto de blog de um comentador: 1º a fonte; 2º A opinião pessoal própria e inteligente e não "copiada" de um comentador. Prabens!

Quanto ao facto em si é de facto escandalosa a falta de gosto do arquitecto ou do responsável por aquela "coisa" como é possivel? Quanto terá custado ao ierário público e ao contribuine honesto aquele pinchavelho estático e estético? Quem assume as responsabilidades?

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

10 Dezembro, 2006 14:48

Rui Freitas disse...

Caro Amigo José António,
Penso que, em casos como este, não interessa a autoria mas sim a intenção. E creia que o fiz com toda a sinceridade de quem não gosta de ver eclodir "mamarrachos" destes pelo nosso Concelho!
A ideia do "Nós Por Cá", não me parece descabida e, por isso, vou tentar fazer chegar o "psot" a quem de direito.
Obrigado, de qualquer modo!

Unknown disse...

Caro Amigo Rui Freitas,

Completamente de acordo consigo.

O endereço que tenho é este: nos@sic.pt

Se não funcionar encontra-o no site da SIC.

Abraço.

Anónimo disse...

É triste que se aproveite tudo para fazer política. Esta senhora que escreve este artigo deve ser laranjinha, para variar e para ter tanta relevância neste blog.

O portão é feio? A mim não me parece, acho-o bem projectado e muito bem integrado na zona histórica e nos edifícios antigos.

Os retrógrados que atrás falaram, vão a Espanha, que não é preciso ir mais longe, e vejam com os vossos olhos como os espanhois conseguem fazer junções de estruturas modernas com antigas, tal como este portão, com gosto e qualidade.

De qualquer modo, mesmo que nã se goste do portão, é triste que alguém tenha a lata de dizer que o Sr. Dr. Estorninho de andou a esforçar... é de ir às lágrimas.

Esse energúmeno andou anos a fio a coçar a micose e a não fazer rigorosamente nada pela Freguesia, ao ponto de o Isaltino nem sequer o ter ido buscar para a sua lista, mesmo após anos e anos de convivência com ele.

Enfim...

Anónimo disse...

Ao anónimo supra:

Como é possível tanto ódio dentro dessa sua curta vivência? Certamente jovem, bem se vê, mas "vomitando" estas barbaridades, que tão mal lhe ficam... sinceramente, aconselho-o a ter mais educação e respeito por todos aqueles que aqui emitem opiniões, pois todos eles, sem excepção, merecem respeito!!
Com comentários como os de cima relatados, que em nada dignificam este blog, dou-lhe ainda mais uma sugestão... não opine sobre temas que desconhece... certamente, terá ido até Badajoz... mas tenha vergonha e passeie um pouco mais quando emitir opiniões sem quaisquer fundamentos... enfim, como anteriormente tinha dito, não me vou alongar com comentários sobre anónimos...
Um abraço a todos!!!

Major Silvério

Anónimo disse...

Não, fui a Segóvia, Toledo, Madrid, Saragoça, Barcelona, Valência, Tarragona, Granada... sítios onde o meu amigo se calhar nunca esteve... e já não sou assim tão jovem, infelizmente.