sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

todos somos anónimos

.
«"A palavra 'pessoa' tem a sua origem no termo latino para uma máscara usada por um actor no teatro clássico. Ao porem máscaras, os actores pretendiam mostrar que desempenhavam uma personagem. Mais tarde 'pessoa' passou a designar aquele que desempenha um papel na vida, que é um agente. De acordo com o Oxford Dictionary, um dos sentidos actuais do termo é 'ser autoconsciente ou racional'. Este sentido tem precedentes filosóficos irrepreensíveis. John Locke define uma pessoa como 'um ser inteligente e pensante dotado de razão e reflexão e que pode considerar-se a si mesmo aquilo que é, a mesma coisa pensante, em diferentes momentos e lugares'." (Peter SINGER - 'Ética Prática', p. 107-108)» Gomes, António in: http://ocanto.webcindario.com/lexp.htm#Pessoa

«Parece estranho, mas o termo pessoa tem a ver com uma espécie de corneta pegada às máscaras dos actores da Grécia antiga que ampliava para fora o som do rosto escondido dos personagens. Aquela gaita que em latim era per sonare acabou por dar origem ao conceito de pessoa.» Lamas, João in: http://aesmo.no.sapo.pt/index.html


Este artigo de opinião e esclarecimento, começo-o por uma afirmação da minha lavra:

"TODOS SOMOS ANÓNIMOS"

É verdade, é assim mesmo.
Ao contrário do que muitos parecem pensar, aqui — na Internet e na blogosfera — todos somos anónimos.
É frequente ouvir/ler pessoas acusarem outras na blogosfera de se esconderem atrás do anonimato, por não estarem registadas no Blogger, ou noutro servidor de blogs, e assinarem com nicknames ou aparecerem apenas e só como 'anonymous'.

Mas quem são essas pessoas que fazem essas acusações? Será que estão identificadas publicamente, como parecem querer dar a entender?
São em geral pessoas registadas e com perfil no Blogger, sim, mas...
Alguns que por aqui passam e nos visitam já se registaram e conhecem o sistema de registo, o qual é constituído por um simples formulário, com alguns campos de preenchimento obrigatório, e que se pode preencher — nada obsta a que se faça — com as informações que se quiser.

O registo não implica qualquer meio de comprovação de dados ou da identidade.

Exceptua-se a confirmação do endereço de e-mail. Talvez através deste, em caso de crime, a polícia consiga chegar à identificação do criminoso, em certas situações; se o endereço estiver relacionado com uma conta de ISP, nomeadamente, pois para fazer um contrato de fornecimento de Internet o contratante tem que fornecer elementos que o identifiquem perante a empresa fornecedora e não acredito que os ISPs possam recusar dar essa identificação às polícias judiciárias.
Ninguém é obrigado a dar, p.ex., o número do Bilhete de Identidade, o número Fiscal ou outro, através do qual seja possível chegar à identidade da pessoa, quando se regista no Blogger ou no Google.
Isto partindo do princípio que os dados fornecidos são os do próprio... porque nada me impediria de fazer o registo em nome de outrem, desde que eu tivesse em meu poder os números atrás considerados (BI e NIF). Como não tenho, e não são necessários, até posso fazer um registo com o nome doutra pessoa...

Ou seja, é-me permitido fornecer os elementos que eu quiser e muito bem entender aquando do registo.

Há apenas uma coisa que não posso iludir. A saber, o IP do meu computador ou daquele que estou a usar.
Isto permite localizá-lo. Mas também aqui, permite apenas saber a zona onde me situo. Não há maneira de saber a morada onde está localizado o computador, tanto quanto sei.
Pode-se saber que um determinado utilizador/computador está em Algés, p.ex., mas nada mais.

Assim, juntando um mais um, chega-se facilmente à conclusão que, mesmo que um utilizador seja registado, nós não temos a garantia da sua real e verdadeira identidade.

Eu posso criar um registo em que chamo a mim mesmo D. Afonso Henriques, coloco uma fotografia da estátua que deste está em Guimarães, cito esta bela cidade como local e... alguém ACREDITA !!?? Ver AQUI

Alguém tem a certeza que me chamo mesmo José António e sou de Oeiras?
Está no meu registo, pois está. Mas este registo não é um Bilhete de Identidade.

Em síntese:
Com ou sem registo, com foto ou sem ela, com assinatura ou sem assinatura, com pseudónimo, heterónimo, alcunha ou sem eles, com nick ou não... Nenhum de nós pode ter a certeza de quem o outro é, a menos que o conheça em pessoa.

AQUI, TODOS SOMOS MÁSCARAS. AQUI, TODOS SOMOS ANÓNIMOS.

ass.: Sherlock Holmes

imagem: © comunicação visual 2006

.

7 comentários:

O Politicopata disse...

Anónimos uma treta! Eu sou o Crocodilo Politicopata...

Unknown disse...

Caro Manuel Bento,

Se alguém se 'chegar à frente', avancem e avisem quando e onde.

Eu não posso que ando com problemas digestivos e as 'Pescadinhas de Rabo na Boca' caem-me mal.
Mas para um aperitivo soft sou capaz de aparecer.

Cumprimentos.

Unknown disse...

Caro Crocodilo Politicopata

Não se assanhe ! ( Quem se assanha são os gatos...; como é que se diz isto dos crocodilos ? )

O tempo até tem estado bom para si. É só Sol...

Bom peru, que eu vou pensar mais na 'perua'... :)

Cumps

Isabel Magalhães disse...

Amigo J.A.;

Estou em desvantagem...

há muitos que me conhecem! :)))


Um abraço.
I.

Unknown disse...

Ooooooooh Isabel,

Agarras-te ao Photoshop e pintas uma barbicha na fotografia do profile... ;)))

bjs,

post scriptum: E quem diz que o tipo da foto do post é o je ? EHEH

Rui Freitas disse...

Caros Amigos,
Prometo ao Sr. AMB que vou ao dito jantar, com a condição de ele me apresentar o "Crocodilo" (se o conseguir levar...). Só nessa condição.
É que ando há muito (e meio-mundo de Oeiras também) para conhecê-lo.
As razões podem ser diferentes, mas a minha é a sério!

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui Freitas;

'Aquilo' não é um jantar. É um 'seminário' para vários dias! Quiça uma 'Conferência'...! :))))

Eu e o Kroc vamos marcar, brevemente, um encontro, secreto e anónimo, em que ambas as partes se fazem representar! :)))

Um beijinho e mais votos de Boas Festas.
I.