quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Oeiras e a informação sobre transportes

Em Novembro de 1985 a CMO fez distribuir um pequeno Guia dos transportes do Concelho de Oeiras com os horários das várias carreiras, acompanhado de um mapa onde se informava dos percursos entre as localidades. Foi uma boa iniciativa que se perdeu por completo.

Há vários anos que lembro à CMO a necessidade de difundir os actuais transportes existentes sugerindo que sejam colocados em locais centrais de cada Freguesia mapas idênticos para informar e incentivar a utilização dos transportes públicos. Quem chega a Algés, por exemplo, vindo de Lisboa, dificilmente encontra informação sobre qual será a melhor ligação a Barcarena ou a Queijas, etc.

Também ajudaria que em cada paragem fosse afixado – com letra legível – o percurso de cada carreira e ainda que cada paragem estivesse claramente identificada com o nome da Freguesia e com o nome particular da zona e, assim, o viajante ia conhecendo o percurso e saber quando chegasse ao destino.

Quanto aos horários poderia optar-se pelo que é seguido pela Carris: hora de partida, acrescentando a previsão do tempo de deslocação entre cada paragem.

A este Município de excelência só falta mesmo é interesse em disponibilizar estas pequenas informações porque não têm nada de complicado, nem precisa de meios luminosos ou electrónicos.

Clique na imagem para ampliar

Artigo publicado no Correio dos Leitores - Jornal de Oeiras de 10.11.2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão Clotilde.

Aqui no Vale da Terrugem foram os moradores que distribuiram horários do combus e os afixaram (rapidamente retirados).

Como é que querem estimular o uso do transporte público?

Fernando Lopes