quinta-feira, 9 de junho de 2011

Trabalhar mais ou melhor?

Ângulo Raso

Trabalhar mais ou melhor?

A chanceler alemã resolveu, há semanas, insistir na necessidade de harmonizar o tempo de trabalho nos países europeus.

  • 0h30

Por: Bagão Félix, Economista

No entanto, e ao invés do que a sra. Merkel sentenciou, verifica-se que se trabalha mais horas na Europa do Sul do que na prussiana Alemanha.

Acontece que o nosso problema não está tanto em trabalhar mais horas, mas trabalhar mais e melhor nas horas em que trabalhamos. É mais uma questão de qualidade do que de mera quantidade.

E é aqui que se coloca verdadeiramente o desafio perante a nossa (baixa) produtividade.

Se, em parte significativa, tal se deve à debilidade do nosso tecido empresarial de encontrar mecanismos de auto--regulação laboral, são também necessárias políticas públicas de estímulo à produtividade. Por exemplo: a promoção do mérito, diferenciando o que é diferente e não cedendo ao igualitarismo injusto; o respeito pela pontualidade e assiduidade; a adequada qualificação profissional (a começar pelos patrões e gestores) e não a colecção de cursos à la carte; a melhor repartição dos ganhos de produtividade entre os factores de produção; um maduro mercado de arrendamento que facilite a mobilidade geográfica; ou a redução do imposto-tempo no acesso aos serviços públicos.


Sem comentários: