domingo, 3 de julho de 2011

Governo suspende fecho de mais de 600 escolas

Imprensa


Económico
03/07/11 11:08


A equipa de Nuno Crato garantiu que irá reavaliar a proposta de encerramento das escolas e o seu impacto.



O Ministério da Educação suspendeu o encerramento de escolas do primeiro ciclo do ensino básico, com menos de 21 alunos.

A notícia é avançada hoje pelo Diário de Notícias, que adianta que a decisão já foi comunicada aos municípios, que já aplaudiram a decisão.

Ao todo, 654 escolas deveriam encerrar este mês, no âmbito do plano de reorganização da rede escolar, aprovado pelo anterior Executivo, liderado por José Sócrates e que tinha como responsável pela pasta da Educação Isabel Alçada.

Segundo o DN, o Ministério da Educação garantiu que irá reavaliar a proposta de encerramento das escolas e o seu impacto.

3 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Estou com esperança que se mantenham escolas de proximidade e que com melhores dias as nossas terras recebam mais habitantes e as aldeias e vilas já não fiquem desertas.
Clotilde

Anónimo disse...

Uma boa noticia deste governo. O bom senso prevaleceu. Fechar escolas do interior do pais era contribuir para a desertificação territorial mas acima de tudo para uma descriminação inaceitável das populações que vivem em zonas pouco povoadas. O ensino é como a saúde, são direitos sagrados e consagrados na constituição e como muito bem dizem os do PSD, afinal, ainda são pelo estado social.
Agora que este gesto não sirva para atirar areia à cara dos professores porque esperamos para ver o que vem ai neste "novo" modelo de avaliação dos professores! E também anda por ai um zumzum sobre uma prova para ingresso na profissão?! Vamos ver, vamos ver.

Pedro Correia

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Também tenho essa esperança. Sempre denunciei essa terrível política da Milú de má memória e da Isabelinha Alçada a mando do Zé Pinto de Vilar de Maçada. E dizia ele que era para bem da educação e dos alunos que fechavam escolas. Coitadas das crianças obrigadas a fazer kms e lms por montes e vales ou horas infindáveis de camioneta; crianças do ensino básico obrigadas a passar o dia inteiro longe de casa. Só mesmo um doente poderia decretar tais medidas...

Quanto aos exames, que venham eles! para alunos e para candidatos a professores. E que se comece a premiar o mérito, a acabar com o facilitismo socialista e o nivelar por baixo vigentes nestes últimos anos. Quem mais estuda, quem mais sabe tem que ser recompensado. A quem é que interessa um povo burro e analfabeto? Só mesmo a quem o quer controlar! Já chega de 'criancinhas' que chegam ao 10º ano e à faculdade sem saberem ler, escrever e interpretar.