sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Manifesto como Dantes - Os Senhores da Greve

.


O princípio da greve, como a conhecemos, é algo que não me assiste!

Cores, credos e direitos à parte, a greve fez greve faz muito!



A greve serve os senhores da greve.

Vejamos: empresas que fornecem transportes alternativos; mão-de-obra alternativa; forças políticas que se aproveitam da situação...

Por outro lado, tomemos como exemplo a greve de hoje:

o que se ganhou com esta greve?

O Zé Povinho nada! Tirando aqueles que mesmo com o barco a afundar dão lustro ao chico espertismo, alegando com ar indignado: "não há transportes, não posso ir trabalhar. Até queria, mas não posso!", mas esfregam as mãos a pensar no que vão fazer com o dia de ócio.

A juntar a estes estão todos os outros que não perdem um dia de greve para ficar em casa: "estou solidário, mas vou aproveitar para dormir e ver uns filmes!"

Depois sobram os desgraçados que foram despedidos, ou têm trabalho precário, que se mobilizam e se juntam às farripas com ar infeliz ao ritmo do esganiçado que dá palavras de ordem.

Serviu de alguma coisa? Nada!

Em última análise podemos aferir que quem ganhou mais com isto foi o Estado. Com esta brincadeira pouparam milhões de euros em despesas com os funcionários!

Já se movem interesses para promover mais greves como esta. Calhando resolve-se já a crise!



A realidade é que indignados estamos todos; cada vez o vencimento é mais curto e as despesas maiores!

Mas alguns têm de trabalhar senão a coisa passa de lixo, a lixo em avançado estado de decomposição!

Esta é a realidade, mal ou bem, as medidas têm de ser tomadas, estas ou outras, mas sair para a rua só para fazer birra não resolve nada!



Manifestem-se! Organizem-se! Revoltem-se! Façam tudo o que estiver ao vosso alcance! Mas façam parte da solução, não do problema!

É esta a diferença!

Não se concorda com a solução então proponham outras; analisem; conversem; apresentem e fundamentem alternativas! Isto é fazer parte da solução!

Não vos ocorre nada?! Vão trabalhar, mas façam greve de zelo! Tomem de assalto as instalações e não arredem pé até se formar um grupo de trabalho para analisar alternativas! "Ah e tal, isso dá muita chatice!"...pois... então vai trabalhar malandro!

Como em tudo, aqui também se aplica a Teoria do Caos: o dia que param, por muito insignificantes que se julguem, tem um impacto nefasto nas empresas e comércio que tentam sobreviver, resultando em última análise no despedimento dos trabalhadores.

Tudo o que fazemos tem impacto sobre terceiros e assim exponencialmente!



No contexto actual não fazer nada só serve os interesses dos senhores da greve!



Cumprimentos,

Rui Cabral


Via e-mail

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Há greves e greves. Esta foi uma greve contra nós, contra a nossa economia. E quando vi as imagens dos piquetes de greve fiquei DOENTE. Vi-me regressada ao gonçalvismo de triste memória.

Viva o 25 de Novembro de 1975!

Isabel Magalhães disse...

Assunto:

Oeiras em OEIRAS LOCAL a 25 de Novembro de 2011 12:03


O seu comentário não será publicado a menos que retire os insultos que dirige ao autor do texto, pessoa que não conhece e de quem nada sabe...


Continue connosco respeitando as regras da casa.