quinta-feira, 9 de junho de 2011

NATO: Confirmado fim em Oeiras


NATO: Confirmado fim em Oeiras

A NATO chegou ontem a acordo sobre a reforma da estrutura de comandos que prevê a substituição da estrutura em Oeiras por outra, responsável pela força marítima de reacção rápida (’Strikfornato’, actualmente em Nápoles). O actual comando conjunto em Oeiras será assim substituído por um comando operacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

Trata-se de uma boa noticia. A NATO, á que lembrar, é uma organização militar liderada pelos EUA. Creio que Portugal pode muito bem prescindir da presença no seu território de instituições bélicistas. A presença de Portugal na NATO obrigou-nos a comprar recentemente 2 submarinos que são hoje parte substancial do endividamento. Portugal participa em operações da NATO sempre no molde de exercissíos, nunca participa em combates, então, para quê os submarinos, as fragatas os F16? Para quê o posto de comando da NATO em Oeiras? Que sentido tem isso? Nenhum. A não ser para alimentar o orgulho patriótico de alguns que consideram a atribuição da responsabilidade deste centro de comando um sinal da importância externa de Portugal. Mas com o FMI e a Sra. Merkel a governarem Portugal o vêxame é total e se a afirmação de Portugal no exterior podia passar, em tempos, por ter organizações importantes cá sediadas, hoje esses modos de nos afirmarmos não têm sentido, hoje somos um caso de vergonha em que temos que ser governados por outros.
Penso que o actual posto de comando deveria ser transformado numa escola naval dedicada às pescas e em ampliação com a escola naval existente em Paço de Arcos. Quando se arrasou a Doca Pesca arrasaram-se também equipamentos únicos para a formação maritima em Portugal e seria bom aproveitar as infraestruturas existentes para o ensino.

Pedro Correia