Porque se tem falado aqui no Oeiras Local da questão da insegurança, parece-me apropriado divulgar esta informação que recebi por via duma fotocópia que me fizeram chegar às mãos. Sobre o original apenas sei que foi obtido na internet.
A questão não é nova e já tem sido amplamente divulgada, inclusive nos órgãos de informação. Trata-se de quê?
Concretamente dum 'código' de sinais que os gatunos utilizam para comunicarem uns aos outros quais as 'melhores' casas para assaltar.
A imagem que apresento contempla apenas um conjunto de sinais.
Mas é evidente que não os devemos tomar como garantia de coisa nenhuma.
Qualquer outra marca, mesmo que diferente destas, feita junto às nossas portas, até um simples risco a giz na parede, é para desconfiar.
Sim, que os gatunos não são parvos...
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
imagem: digitalização de fotocópia.
imagem: digitalização de fotocópia.
2 comentários:
Também é preciso ter o cuidado de nunca deixar a porta apenas fechada no trinco - por melhor que a porta e a fechadura possam ser.
É extremamente fácil abrir uma porta com recurso a um pedaço de radiografia. Tem havido imensos assaltos feitos dessa forma aqui no concelho. E não só.
Um abraço, J.A.
Cara Isabel,
Obrigado pela 'alembradura'. Muito bem 'alembrado'.
É um facto. Mas os amigos do alheio não precisam de ir ao médico tirar um rx ao tórax... :)
Faz-se o mesmo com um simples e vulgar Bilhete de Identidade. Dos antigos, dos novos parece-me que não porque não têm a relação rigidez-flexibilidade necessária e são mais pequenos. Ou então com um cartão similar.
Em certo tipo de construção também é possível forçar a entrada duma lâmina, faca por exemplo, entre a moldura da porta e a parede, na direcção do trinco, empurrando-o para dentro. Já vi fazer, num caso de chave esquecida em casa.
São diversas as medidas que se podem tomar e... todo o cuidado é pouco!
bjs,
Enviar um comentário