quinta-feira, 9 de novembro de 2006

FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA



Notícias
Feira de São Martinho de 4 a 12 de Novembro, no Quartel de Linda-a-Velha
Está a decorrer a Feira de São Martinho no Quartel de Linda-a-Velha até o dia 12 de Novembro. Visite
a página relativa à Feira de São Martinho, para obter mais informação.

Concurso de Video Clips "Festas de São Martinho"
O tema para os trabalhos, são as Festas de S. Martinho que estão a decorrer. Entrega de trabalhos até 15 de Dezembro
Consultar Regulamento


6 comentários:

Anónimo disse...

Como linda-a-velhense que sou tenho VERGONHA que a Junta de Freguesia tenha decidido "abrilhantar" a Feira de São Martinho com uma garraiada e passeios de pónei. Há diversões mil vezes mais educativas! Tenham vergonha. Estamos em pleno século XXI.

Isabel Magalhães disse...

Cara Leitora;

Informo que também sou absolutamente contra garraiadas, touradas, e toda a forma de tortura.

"A TORTURA NÃO É ARTE NEM CULTURA"

Já os passeios de poney, desde que montados por crianças - que não pesem 70 quilos - não me parece que constituam qq desconforto para o animal.

A menos que os poneys estejam amarrados e sempre a andar à roda como nos carroceis.

Obrigada pela sua chamada de atenção.

Unknown disse...

Olá Isabel,

Ai, ai...
Então a tortura não é cultura?
Foi um lapso, não foi? :)))

Agora, a menos que eu esteja a fazer confusão, a garraiada ser tortura, também não concordo.
Garraiada é uma coisa, tourada é outra muito diferente.
Na garraiada, que me lembre, não há bandarilhas, farpas ou espadas.
Em Alcácer chamávamos-lhes largadas.
Era soltar a vaca num recinto e 'brincar' com ela. Convinha era ter boas pernas... e conheci muitos que não as tinham...
Vi muitos irem para casa de braço ao peito.
Nunca vi o mesmo acontecer à vaca...
Acho que quem era 'torturado' era o 'maluco' que se metia lá dentro...
Eu via de fora... ;)

Calma que não se pode ser fundamentalista.

Desculpa as 'alfinetadas'...
Eu já devia era estar a dormir para me preparar para a 'tourada' de amanhã (de todos os dias), e ainda aqui estou... :p

bjs,

Isabel Magalhães disse...

Olá J.A.

Não foi lapso, não, querido amigo!

Eu sei que tu sabes o que eu quero dizer! :))) e embora os meus conhecimentos sobre o assunto sejam empíricos sei distinguir tourada, garraiada, largada...

Qto a mim a largada é inóqua na medida em que não causa sofrimento ao animal - embora haja quem defenda que sim, mas o meu 'so called' fundamentalismo não chega a tanto.

Já na garraiada a coisa pode ser diferente. Acredita que assisti a garraidas (por motivos profissionais a que não me podia negar) em que foram usadas bandarilhas.

Na net deve haver - na net há de tudo - informação sobre o sofrimento do animal a partir do momento em que o ferro é cravado, o arrancar do ferro, o sal e vinagre nas feridas, e a espera até ao abate.

Abro aqui um parentesis - nem todos os animais são abatidos. Mas isso é outra história.

Há também as "Touradas à corda", típicas dos Açores, e em tempos não muito remotos da região de Sintra, na aldeia do Penedo.
Mas aí não há bandarilhas e ferros; apenas a tal diversão sem crueldade.

Fica um abraço.
(sem alfinetadas) :)))

I.

Unknown disse...

Olá Isabel,

A questão fica assim reduzida a um único aspecto: se se inflinge sofrimento ao animal, ou não.

Essa é precisamente a minha opinião. Desde que o animal não 'sofra', não vejo nada de errado.
É como brincar com um cão ou um gato ...
Agora se a brincadeira for puxar fogo ao rabo do gato, é claro que estamos perante uma 'judiaria' (como se dizia quando eu era criança: "Não faças judiarias ao gato").

O touro é um animal sagrado, desde tempos imemoriais. Surge já nas pinturas rupestres. Porquê? Acho que nunca o saberemos. Talvez pela imagem de força indominável que transmitia ao homem. Ainda hoje assim é. Qualquer um de nós se sente impressionado quando confrontado com aquele corpo negro e imenso, pujante de força.
Sempre existiu essa vontade de dominar aquele animal, muitas vezes endeusado. Parece-me que essa vitória sobre o animal tem um sentido simbólico, de vitória sobre a natureza, porque o touro é visto como o ser que mais acima está da força bruta dessa mesma natureza.
Penso que é este o sentido primordial dos 'espectáculos' que envolvem touros. A ambição humana de se afirmar como estando para lá da natureza, conquistando (pela morte do touro), esse lugar supremo. Como se o homem gritasse: Eu!

bjs,

p.s. (scriptum) 1: Retiro então as 'alfinetadas' e o 'fundamentalismo'. Percebo perfeitamente o teu ponto de vista e estou de acordo, na generalidade.

p.s. 2: Chegaram a realizar-se touradas na Qta. de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras. O 'man' gostava da festa brava... olha quem... :)

Isabel Magalhães disse...

J.A.;


Agradecida.


Sabia que partilhávamos o mesmo ponto de vista! :)

um []
uma boa noite.