quarta-feira, 29 de novembro de 2006

VERGONHA


A sério que não encontro outro adjectivo que não este - VERGONHA -, para explicar aquilo que os jornais e televisões deram à "estampa": José Esteves, ex-segurança de Francisco Sá Carneiro, admite ter "fabricado" a bomba que abateu o Cessna onde viajavam o então Primeiro-Ministro Sá Carneiro, o Ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, António Patrício Gouveia, o piloto e o co-piloto do pequeno avião.
Segundo ele, "apenas pretendia "assustar" o General Soares Carneiro...
Alguém acredita?
No próximo dia 4 de Dezembro, cumprem-se 26 anos sobre este ignóbil assassinato, tendo sido criadas e extintas incontáveis "comissões" de investigação que ou não chegaram a qualquer "conclusão" ou viram as suas conclusões "abafadas".
Eu não digo que a Justiça não tenha cumprido o seu papel - a Justiça actua baseada na Lei vigente...
Mas, pergunto: Até quando permitiremos todos que se perpetue esta VERGONHA?

Foto: Sapo notícias

14 comentários:

Isabel Magalhães disse...

apenas pretendia "assustar"...


a mando de quem?





e dizia o outro:

"O povo é sereno. É só fumaça!"


Deixo um abraço, Caro Rui.

Anónimo disse...

Não sei se é verdade mas disse-me uma vez um sujeito que conhecia muito bem o Dr. Adelino Amaro da Costa e que este andava sempre com uma pastinha de documentos comprometedores de muita gente, nomeadamente coisas relativas à descolonização, tráfico de armas... e segundo esse meu conhecido, quem os matou foi a CIA e o alvo era efectivamente o Adelino Amaro da Costa, não o Sá Carneiro.

Unknown disse...

Caro Rui Freitas,

"Até quando permitiremos todos que se perpetue esta VERGONHA?"

Até sempre, como sabe.
Aliás já é uma tradição entre nós o 'crime sem castigo'...
Este caso, com a devida distância, faz-me lembrar a "terceira carabina do Rossio"...

Gostava ainda de colocar a questão: Será que o zézinho (José Esteves) foi alguma vez submetido a uma junta psiquiátrica que atestasse a sua saúde mental?
Não estou no gozo. Já não seria a primeira vez na história que um qualquer 'maluco' à procura de protagonismo se auto-acusava... fazendo um grande favor aos verdadeiros culpados.
Será que se pode acreditar que foi mesmo ele que fabricou a bomba 'só' porque confessa que o fez? Será que a polícia o conseguiu provar? Desconheço.

Este é apenas mais um daqueles casos que vão ficar para a História como irresolutos.
Ainda hoje não sabemos quem envenenou D. João VI e por quê...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

AHAHAHAHAH...

EHEHEHEHEHEH...

:)))

Rui Freitas disse...

Caro António Bento, não se lhe pode dar uma "abébia" que você abusa logo!
A notícia foi publicada em jornais e divulgada em TV's. E daí? É por isso que me revolta menos? É por isso que não tenho o "direito" de a trazer aqui? Para reflexão de todos? Até de si... que pouco reflecte e nada disto o "abala"!
Lamento não ler as "Caras", "Marias" e quejandas côr-de-rosa... A falha, se calhar, é minha!
Como respondi há pouco ao comentário da Amiga Isabel no meu "Blog", acho que os "posts" se aplicam também a Oeiras. Que, acho, ainda é Portugal!
Mas quem sou eu?
O "crítico de serviço" é você!
Lamento, mais uma vez, a inoportunidade do seu comentário.
Não lamento ter concordado consigo há uns dias, mas vejo que não vale a pena... Como disse, não se lhe pode dar uma "abébia". Você abusa logo!
Bye! Bye!

Anónimo disse...

Cá para mim o Tony Bento também está envolvido em Camarate e não quer que se fale disso...

Isabel Magalhães disse...

Senhor António Manuel Bento;

Há uma linha separadora do direito à liberdade de expressão e da tentativa de ingerência na gestão/administração de um blogue.

Tenha isso em conta, por favor.

Saudações Digitais.
Isabel Maria de Magalhães

Anónimo disse...

Caro Rui Freitas,

Não confunda as coisas!
Dei-lhe apenas a minha solidadriedade face à situação que viveu. Naturalmente o Sr Rui Freitas, como pessoa educada que é, retribui com um comentário de agradecimento. Chama a isso uma abébia?????????? Ou por acaso o que é para mim um acto de boa educação na retribuição de um gesto desolidariedade é para si a chamada "palmadinha nas costas" Por acaso será a abébia de que fala uma "palmadinha nas costas" daquelas tão próprias da classe politica?!?! E que têm uma mensagem contida inerente e muito ´própria e que poderá ser do género "agora, depois desta troca de galhardetes, não te metas mais comigo!"
Não misture as coisas. Respeito-o muito como cidadão que é. Continuo a achar que a forma como de dirige á minha pessoa não é a mais correcta.
De qualquer maneira desejo-lhe os meus bons votos.

Um cumprimento mais institucional,

António Manuel Beno, um cidadão ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

Cara Isabel Magalhães,

Com todoo respeito que me merece, julgo que não compreendeu o teor do meu comentário.
O meu comentário foi construtivo, foi uma opinião de um cidadão participante que se preocupa com o blog de Oeiras Local e que para ele quer apenas e só o melhor.
Se dou a minha opiniao é apenas e só para mostrar o meu ponto de vista e que o levem em consideração mas claro que ele não é nem pretende ser uma imposição, também era o que mais faltava que assim fosse!!!!
Como muito bem sabe nao faço pretensões nenhumas de influenciar o que quer que seja neste espaço. A única coisa que peço é que quando coloco um texto em blog é que o mesmo fique algum tempo, tipo uma tarde, no top, já que os textos dão trabalho a escrever e é um pouco frustante colocar um texto e passado 1 hora ter uma série de textos por cima que faz com que o texto anterior nao seja tao lido. De resto e como muito bem sabe nunca lhe pedi para ter codigos secretos que permitissem colocar os meus textos quando me apetecesse e julgo que ja me convidou para ser um desses comentadores cujo nome está ao top á direita, mas eu nunca o quis ser e nem nunca lhe pedi para ser e ainda lhe envio cordialmente os textos para si para que por mim os coloque no lado principal de blog.
Acho por tudo isto que a sua sugestão referente á minha hipotetica pretençao é no minimo injusta!

António Manuel Bento, um cidadao ao serviço da comunidade

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14:09

Não sabia que tão distinta "anónima figura virtual" vinha aqui ao oeiras local disfarçado de................... anónimo......................

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade e que o topô...........

Unknown disse...

Caro Manuel Bento,

Creio que o essencial já lhe foi dito e bem dito. Cabe-lhe a si compreendê-lo ou não. Problema seu, é claro.

Agora o que não compreendo é essa sua opinião de que não se devem colocar aqui notícias que vêm nos jornais e que os colaboradores (residentes ou outros) têm que ser originais... - esta última sim, foi original na blogosfera. Parabéns!

Há muita gente que não lê jornais e que da televisão apenas vê novelas, filmes e programas de entretenimento. As razões agora não interessam, mas são das mais diversas.
Muitas pessoas tomam conhecimento de acontecimentos ocorridos e de notícias de eventos futuros, precisamente através dos blogs.
Mas isto deve ser-lhe estranho visto que, se não estou em erro, o próprio Manuel Bento afirmou que este é o único blog que frequenta (desculpe se estou enganado).

Os blogs não servem só para emitir opiniões. São também excelentes veículos de informação.

Por isso, eu, pela parte que me toca, continuarei a colocar aqui notícias que veja nalgum local, seja ele qual for, desde que eu considere que as mesmas são relevantes para Oeiras (locais, nacionais ou internacionais).

E se elas a si não lhe interessam porque são 'copianço', olhe... passe à frente!

post scriptum: No que concerne a essa sua vontade de que um post da sua autoria/responsabilidade fique x tempo à cabeça do blog... a resposta foi-lhe dada há tempos pela Isabel Magalhães. Mas acrescento: "Também eu quero". E para isso tenho os meus blogs pessoais, onde apenas eu coloco matérias, que lá estão à cabeça o tempo que me apetecer. Neste, respeito as regras, que são iguais para todos.

Cumprimentos,

Isabel Magalhães disse...

Senhor António Manuel Bento;

Também é pelo respeito que me merecem todos os leitores/comentadores dos meus blogues que aqui venho responder-lhe.

Sobre a parte da tentativa de ingerência na gestão/administração do O.L. nada a acrescentar. As suas intervenções 'nesse sentido' estão em algumas caixas de comentários...

Sobre o pedido de que os seus posts permaneçam 'pelo menos' 24 horas em destaque, e com muita pena de não poder fazer copy/paste do que lhe disse sobre o assunto - mas certa de que terá esse e-mail presente, quer na memória quer no arquivo - grosso modo disse-lhe "não é costume os vários colaboradores trocarem entre si esse tipo de mensagem". E depois ainda acrescentei qq coisa do género "por mim comprometo-me a não postar nada, e com a actual falta de colaboração no O.L. não é previsível que mais alguém o faça".

Gostaria apenas de o informar que não existe no O.L. esse tipo de regra, não há qq regra em relação ao tempo que um post fica 'em destaque'.

Saudações Digitais.

Anónimo disse...

Cara Isabel Magalhães....
Foi um pedido, não uma exigência...
Um pedido simples, inofensivo, sem nenhum mal, não percebo essa sua resposta em tom rude...
Enfim...
Cumprimentos mais institucionais
Antonio Manuel Bento

Isabel Magalhães disse...

Sr. A. Bento;

1 - Aconselho-o 'vivamente' a ler bem o que eu escrevi;

2 - Aguardo o seu pedido de desculpas.

IM.