quarta-feira, 29 de novembro de 2006

FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA


Convite para a Comemoração do 1º aniversário do Banco de Voluntariado

O Presidente da Freguesia de Linda-a-Velha,José Pedro Resende Barroco, tem o prazer de convidar V. Exa. para a comemoração do 1º Aniversário do Banco de Voluntariado da Freguesia, na Livraria Bulhosa do Oeiras Parque, no dia 5 de Dezembro pelas 21 horas.

Programa

Abertura pelo Presidente da Freguesia - José Pedro Resende Barroco

Intervenção pelo representante da Bulhosa - André Dourado

Breve apresentação do trabalho realizado - Maria Teresa Maia

Testemunho de uma Voluntária - Paula Reis

VERGONHA


A sério que não encontro outro adjectivo que não este - VERGONHA -, para explicar aquilo que os jornais e televisões deram à "estampa": José Esteves, ex-segurança de Francisco Sá Carneiro, admite ter "fabricado" a bomba que abateu o Cessna onde viajavam o então Primeiro-Ministro Sá Carneiro, o Ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, António Patrício Gouveia, o piloto e o co-piloto do pequeno avião.
Segundo ele, "apenas pretendia "assustar" o General Soares Carneiro...
Alguém acredita?
No próximo dia 4 de Dezembro, cumprem-se 26 anos sobre este ignóbil assassinato, tendo sido criadas e extintas incontáveis "comissões" de investigação que ou não chegaram a qualquer "conclusão" ou viram as suas conclusões "abafadas".
Eu não digo que a Justiça não tenha cumprido o seu papel - a Justiça actua baseada na Lei vigente...
Mas, pergunto: Até quando permitiremos todos que se perpetue esta VERGONHA?

Foto: Sapo notícias

Em caso de dúvida...

Para os devidos "esclarecimentos", aconselho - com a devida vénia - a consulta ao blog "Fumaças", ao "PortugalDiário" e ao "Correio da Manhã".
Esclarecidos?

País de contradições ou País rico?


Quando há 26 anos iniciei a minha “viagem” de Jornalista de Turismo, já ouvia os meus colegas mais antigos na profissão e no sector falarem do “estrangulamento” que em breve iria acontecer no Aeroporto Internacional de Lisboa, “sufocado” que estava e “incapaz” de responder à crescente procura dos milhões de turistas que Portugal esperava, ano após ano, receber.
Tal como hoje, esta importantíssima infra-estrutura era também “acusada” de fazer “perigar” a vida de milhares de pessoas e de dezenas de prédios que, entretanto, foram “asfixiando” o Aeroporto da Portela. Mas, como sempre defendi, não foi o Aeroporto que colocou a Cidade de Lisboa em “perigo”, antes os então chamados “arranha-céus” (à escala nacional) que “cresceram” desmesurada e incontrolavelmente em redor deste, sobretudo na linha de aproximação das cada vez maiores aeronaves.
Curiosamente - ou talvez não -, passados estes 26 anos, muitos e muitos milhões depois, o Aeroporto de Lisboa parece ter os dias contados, apontando-se-lhe as mesmas “culpas” de então, acrescidas ainda da escassez de estacionamento para os muitos aviões que o demandam.
Subitamente, “mentes iluminadas” descobrem que o Aeroporto tem de sair dali e transferir-se para a OTA... À custa, naturalmente, de muitos e muitos outros milhões pagos por todos nós (os que usam e os que não usam nem nunca vão usar um aeroporto ou um avião...)!
Porquê, pergunto eu?
Faço notar que esta minha necessariamente “aligeirada” apreciação do problema “Portela versus OTA”, não se baseia em qualquer estudo “encomendado”, mas traduz o chamado “senso-comum” ou, se quiserem, o pensamento do cidadão comum, aquele que paga impostos (e muitos) num País que, não sendo rico, quer “dar-se ares” de que o é!
Três anos depois de assumir a Chefia de Redacção do Jornal “TURISMO” e, depois, da Revista “Portugal - Turismo & Actualidade”, dei comigo a questionar os meus colegas mais velhos e experientes, sobre se não seria MAIS LÓGICO e MAIS BARATO ampliar o Aeroporto da Portela para Figo Maduro, desactivando e transferindo a estrutura militar para o Montijo, por exemplo? Resolvia-se, de uma só vez, o problema das pistas e do estacionamento das aeronaves... Ou não?
Até hoje, ninguém me respondeu... E eu continuo a insistir na pergunta!
Não é o actual governo que pretende (e, nalguns casos, bem) desactivar e vender instalações militares caídas em desuso?
Tudo isto para vos dar conta do meu espanto (apesar do muito que já vi e ouvi durante a minha vida), quando assisti aos telejornais da noite de hoje, 28 de Novembro, que davam conta de que vão ser investidos mais 380 milhões de euros no (dito) “velhinho” Aeroporto da Portela... que se prevê, afinal, desactivar!
Já agora, permitam-me que pergunte também: Quantos milhões já foram investidos em modernização e ampliação (necessárias, certamente) do Aeroporto de Lisboa?
Para quê, se o tencionam desactivar?
E, já agora também, baseados em que estudos credíveis? Nos que foram “encomendados” por este governo?
Quanto passarão a valer todos aqueles hectares de terreno, quando o Aeroporto “desaparecer”?
Quantos milhares (milhões?) de passageiros a menos utilizarão o futuro Aeroporto da OTA, situado a mais de 50 quilómetros da capital? Já alguém pensou e contabilizou isso?
A quem beneficia a opção OTA?
Eu, cidadão anónimo, pagante de impostos em Portugal, continuo a insistir, até à exaustão, o prolongamento da “Portela” para Figo Maduro e, obviamente, a proibição de mais construção nas linhas de aproximação deste Aeroporto.
Para o caso de algumas pessoas se terem esquecido de que, um País que tem um governo a cobrar mais impostos aos deficientes, não é um País rico. Nem em euros nem em moral...Muito menos, quando, “concedendo” apenas mais 1,5% aos Funcionários Públicos, o Ministro da Agricultura (e não só) se permite aumentar o seu Assessor de Imprensa em 23 por cento...

Foto: Google Earth

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Energia nuclear não é opção para Portugal


ECONOMIA

Publicado 28 Novembro 2006 14:54

Energia nuclear não é opção para Portugal

A energia nuclear não é uma opção para Portugal, estando fora de questão o Governo autorizar esse tipo de unidade de geração de electricidade, disse Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente.

Jornal de Negócios com Reuters

A energia nuclear não é uma opção para Portugal, estando fora de questão o Governo autorizar esse tipo de unidade de geração de electricidade, disse Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente.

O empresário Patrick Monteiro de Barros tem reiterado o seu interesse em lançar uma central nuclear em Portugal, defendendo que é uma alternativa mais barata de produção de energia eléctrica e permitiria ao país cumprir mais facilmente Quioto, posição que abriu o debate desta questão.

"A discussão sobre o nuclear é interessantíssima, aliás está em curso na nossa sociedade mas, se isso quer dizer que é uma opção para este Governo? Não", disse em entrevista à Reuters.
"Isso está dito, com muita clareza, pelo primeiro-ministro e pelo actual ministro da Economia", adiantou Humberto Rosa.

"Contados todos os investimentos necessários e custos parece-me duvidoso que seja uma opção barata. Quanto a ser uma energia limpa, só é limpa se descontarmos a parte suja que são os resíduos", frisou.

Lembrou que "os resíduos nucleares são de longa-duração e não têm uma solução pois a humanidade não inventou ainda uma solução adequada para esses resíduos".

"Não é a mesma coisa discutir se França deve continuar com o nuclear e discutir se Portugal deve ter nuclear. É muito diferente um país, que já tem instalado o nuclear no seu território e tem uma infraestrutura de capacidade de rede eléctrica e recursos humanos, de outro que teria custos acrescidos de arrancar do zero", acrescentou.

PNALE com equilíbrio entre a redução de emissões e o crescimento económico

Adiantou que o PNALE-Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissão II tem como base "uma perspectiva de equilíbrio razoável entre a necessidade de reduzir emissões e crescimento económico".

O Programa Nacional para as Alterações Climáticas prevê que Portugal, até 2012, emita em termos líquidos 84,6 milhões de toneladas de CO2 por ano (MT CO2/ano) face aos 77,19 MT CO2/ano previsto no Protocolo de Quioto ou seja gerando-se um défice de 7,41 MT CO2/ano.

Mas, a consideração de alterações no uso do solo e florestal permite reduzir 3,69 MT CO2/ano áquele total, levando o défice a cair para 3,73 MT CO2/ano.

O Fundo de Carbono terá 354 milhões de euros (ME) até 2012 e permitirá adquirir os créditos para colmatar o défice de 3,72 milhões de toneladas de CO2 por ano (Mt CO2/ano) e fazer face à reserva de 5,08 Mt CO2/ para novas instalações -- 3,0 de reserva e o reforço de 2,08 para salvaguardar o crescimento da economia.

Outra possibilidade é investir em que Green Investments Schemes de países que têm excesso de licenças de emissão e que tenham garantias que a verba que obtenham, vendendo essas quotas de emissão, serão aplicadas ambientalmente.

FUNDAÇÃO MARQUÊS DE POMBAL

O NATAL NO PALÁCIO

A Fundação Marquês de Pombal vai realizar a "VII Exposição e Venda de Natal". no próximo sábado até ao dia 17 do próximo mês, no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha.

Durante a venda, a Fundação procederá a uma campanha de recolha de brinquedos e vestuário destinado às crianças da Associação "Casa do Parque", e roupa pré-mamã e de bebé, bem como acessórios de puericultura para a Associação "Ajuda de Mãe".

No dia 2 será feita a inauguração da Exposição e Venda de Natal , e no dia 10, a Osquestra de Câmara de Cascais e Oeiras actuará com o concerto "Concertino", por intermédio do coro e alunos da Escola de Música Concertino que contará com peças e canções de Natal de vários compositores e países.
MPM


Jornal de Oeiras 28112006.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

notícia

.
Recebi hoje a notícia, abaixo reproduzida, numa newsletter do Diário Digital.
Porque Oeiras é uma das principais estações de comboio da Linha, achei que seria interessante partilhá-la com todos. Sem esquecer, claro está, todas as outras estações do concelho, algumas mais problemáticas, como Paço de Arcos.
Não a vou comentar, mas é fácil encontrar algumas questões correlatas: aumento da circulação de peões, camionetas a abarrotar, comboios à cunha, e por aí fora. Talvez alguém queira reflectir sobre o assunto e expor aqui algumas ideias:


Portugueses começam a trocar o carro pelo comboio
Depois de longos anos em sentido contrário, está a aumentar o número de portugueses que deixam os automóveis particulares em casa e a fazem a viagem para o emprego nos comboios da CP.

A notícia faz manchete na edição desta segunda-feira do jornal Público, que cita estudos recentes segundo os quais, nos primeiros nove meses deste ano, a CP transportou aproximadamente 2,5 milhões de passageiros a mais do que no mesmo período do ano passado.

Segundo o jornal, trata-se de um aumento modesto, de 2,5%, que ainda está longe de sanar o défice que vem do passado, já que, só entre 2000 e 2005, a CP perdeu 18 milhões de passageiros. Embora este resultado se deva igualmente a outros factores - por exemplo, a transferência da Linha da Póvoa para o Metro do Porto, em 2000.

No entanto, a CP acredita que os portugueses estão a responder à melhoria da oferta, uma vez que há mais comboios no serviço Alfa Pendular e mais regionais, razão pela qual, neste último caso, a subida de passageiros foi de 5,5%.

Os bons resultados da CP não são, contudo, um caso isolado, já que Fertagus, que opera os comboios que atravessam a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, também registou, até Outubro deste ano, 5% de aumento no movimento de passageiros.

27-11-2006 7:55:41

in Diário Digital, AQUI

imagem: © comunicação visual 2006
.
"Estou num pedestal muito alto, batem palmas e depois deixam-me ir sozinho para casa. Isto é a glória literária à portuguesa.

” Mário Cesariny". (1923-2006)

domingo, 26 de novembro de 2006

atenção aos gatunos

.
Porque se tem falado aqui no Oeiras Local da questão da insegurança, parece-me apropriado divulgar esta informação que recebi por via duma fotocópia que me fizeram chegar às mãos. Sobre o original apenas sei que foi obtido na internet.
A questão não é nova e já tem sido amplamente divulgada, inclusive nos órgãos de informação. Trata-se de quê?
Concretamente dum 'código' de sinais que os gatunos utilizam para comunicarem uns aos outros quais as 'melhores' casas para assaltar.

A imagem que apresento contempla apenas um conjunto de sinais.
Mas é evidente que não os devemos tomar como garantia de coisa nenhuma.
Qualquer outra marca, mesmo que diferente destas, feita junto às nossas portas, até um simples risco a giz na parede, é para desconfiar.
Sim, que os gatunos não são parvos...

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

imagem: digitalização de fotocópia.

sábado, 25 de novembro de 2006

COBARDES - II

A "prova do crime"...






Maçada, tempo perdido e 96 euros "aplicados" na compra de dois pneus novos (que, como previra, não foram esvaziados mas sim cortados), é o "balanço" da "heróica" incursão perpetrada ontem à noite, entre as 21H30 e as 00H00, por anónimos "ratos de esgoto" contra o meu carro estacionado junto ao Mercado de Paço de Arcos e enquanto decorria uma Sessão da Assembleia de Freguesia.Se alguma vez tivesse tido dúvidas (e nunca as tive) de que o meu "blog" incomoda certa "gentalha" que não gosta de ouvir a Verdade, esta cobarde acção prova exactamente o contrário e dá-me ainda mais ensejo para continuar a denunciar publicamente as diatribes e "compromissos" de alguns e as "trapalhadas" de outros, embora, neste caso particular, esteja certo de que aquele a quem, habitualmente, culpo pelas "trapalhadas", nada tem a ver com o assunto. Eu sei distinguir as coisas... e as pessoas!Se pensam que, com esta ignóbil surtida me fazem recuar ou desistir, é porque não me conhecem mesmo nada!Só contribuíram, "tadinhos", para reforçar ainda mais os laços que me ligam a alguns BONS AMIGOS, que desde o primeiro momento se disponibilizaram para arranjar-me transporte, ajudar-me e apoiar-me das mais diversas formas. Obrigado - não aos AMIGOS - mas à "gentalha" que reforçou ainda mais esses laços de Amizade!Penso até que, com esta cobarde atitude, conseguiram alertar para a minha "causa" pessoas que nem sempre estão de acordo comigo. Obrigado, mais uma vez!Mal seria se, aos 55 anos, me conseguissem assustar com estas ou outras "ameaças".Como vêem, nem me dei ao trabalho de ocultar a matrícula... Que já devem conhecer bem!Com isto, apenas conseguiram duas coisas: dar razão à minha "luta" e confirmar que a mesma segue no rumo certo!Já agora, sempre vos digo que, como não podia deixar de ser, os "mecanismos" legais já foram "activados"...
Post Scriptum: Ainda bem que, ontem, não levei o Ferrari...


sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Cobardes

Existem pessoas para tudo, capazes de tudo mas que não valem nada.

Não podemos ficar calados perante gente desta. As suas "formas de actuar", ao contrário de outros tempos, têm de ser denunciadas.
Aqui fica a minha total solidariedade com um grande Senhor chamado Rui Freitas, que além de um grande Homem começa a ser também um grande Amigo.

Tem a palavra o Rui:

Aqueles (?) de quem vos falo hoje, são simplesmente COBARDES, por isso também atacam "protegidos" pela escuridão, porque NÃO TÊM CORAGEM de mostrar a cara, de fazerem valer as suas ideias e de darem a conhecer as suas divergências, olhos nos olhos... Como Homens e não como RATOS.

Desde a criação do meu "Blog" e desde que decidi comentar noutros "Blogues" - como sejam "O Políticopata", o "Cais da Linha" e o "Oeiras Local", sempre expressei as minhas ideias, atitudes e divergências de forma bem clara, perfeitamente identificado como Rui Freitas... e nunca por nunca escondendo-me atrás do cobarde anonimato.

Tenho sido "atacado", até em sede de Assembleia de Freguesia (diga-se em abono da verdade, cara a cara por quem o faz), mas também tenho recebido "recados" que me chegam de outros lados (alguns com dissimuladas ameaças), pelas posições que tenho tomado e pelas situações que tenho denunciado.

Vem isto a propósito do seguinte:

Como anunciei há dias neste "blog", realizou-se hoje uma Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia de Paço de Arcos e, como sempre, estacionei o meu carro no lugar vago mais próximo da entrada para a Junta.

Terminados os trabalhos, e já dentro do veículo para me dirigir a casa, constatei que o mesmo não havia maneira de sair do lugar.

Deduzi logo: tenho um pneu furado!

Mas não, Caros Leitores, tinha os dois pneus da frente furados (amanhã verificarei se estão - como calculo - cortados), certamente por "heróicos" cidadãos a quem algumas Verdades por mim ditas não têm agradado.

"Armados em homens", vestiram a verdadeira pele de COBARDES - que lhes cai muito bem - e "entenderam expressar dessa forma ignóbil que não estão de acordo comigo"...

Assim, obrigam-me a repetir (pois parece que não entenderam) que, se pensam que me assustam ou fazem calar com sacanices destas, estão muito enganados.

Enquanto eu pugnar pela defesa da Verdade, enquanto eu tiver do meu lado a razão para continuar a contar - neste ou noutro "blog" - a Verdade dos factos, enquanto eu entender que não vou pactuar com irregularidades, inverdades ou ilegalidades, podem estar certos que não me conseguirão calar.

Ou então, como sempre tenho afirmado, provem-me que o que digo é mentira e não terei qualquer problema em pedir desculpas públicas.

Até lá, vão ter de continuar a "apanhar comigo"...

Ah! Também não pactuo com COBARDES!

Rui Freitas

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

mobilidade

.
Acreditem. Eu gostava mesmo de conseguir perceber o que leva um/a condutor/a a fazer isto (ver a primeira foto). Por mais que observe o comportamento dos condutores - sou encartado apesar de já não conduzir - e procure interpretar as acções deles à luz dos meus fracos conhecimentos sobre o humano e o modo de interacção deste na sua relação de alteridade no seio da sociedade, com especificidades culturais próprias de cada cultura, continuo 'às escuras'.
Bom, mas mais que estar com grandes diatribes a propósito de civismo, respeito, solidariedade ou, porque não, amor ao próximo, o melhor é mostrar as imagens.
Elas falam por si:


Aqui vê-se a viatura 'prevaricadora' estacionada em cima do passeio na Rua Professor Egas Moniz. Notem que no passeio oposto também está uma...


Aqui vêem-se vários lugares disponíveis nos parques de estacionamento gratuitos da R. Teófilo Braga, do outro lado da rua, a cerca de 30 metros da viatura...


Aqui vêem-se ainda mais lugares disponíveis, no estacionamento gratuito da própria Rua Professor Egas Moniz, a cerca de 80 metros da viatura...


Terá sido a pressa, um imprevisto, uma emergência...
ou é mesmo falta de respeito?


Uma nota final: A questão da Mobilidade não acomete exclusivamente à autarquia. Esta tem efectivas responsabilidades no anular das barreiras arquitectónicas. Mas é também fundamental e necessário o espírito de solidariedade dos cidadãos.


As fotografias foram obtidas hoje, 23 Novembro 2006, por volta das 16:21.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

imagens: © comunicação visual 2006




Políticas de Saúde para Oeiras

_
Hoje, dia 23 de Novembro, realiza-se em Carnaxide o Ciclo de Conferências Oeiras mais à Frente, com o tema “Políticas de Saúde no Concelho de Oeiras”.
Tem início ás 21h e o encerramento está marcado para as 22h30 com a intervenção de Isaltino Morais.
Ou seja, o movimento de cidadãos que integra o suporte político do actual presidente da Câmara, vais discutir as políticas de Saúde para todo o concelho de Oeiras durante uma hora e meia. Repito, uma hora e meia.
_
Só desejo que seja o tempo suficiente para o actual presidente dizer claramente se irá ou não, cumprir o seu programa eleitoral no que diz respeito à Saúde.
_
Relembro mais uma vez o Sr. presidente e não só, que, enquanto candidato, assumiu com os Oeirenses o seguinte: "Os Centros de Saúde de Queijas, Algés, Carnaxide (remodelação) e Barcarena serão uma realidade, independentemente da capacidade do Ministério da Saúde em os promover. A CMO assumirá a responsabilidade do seu lançamento e construção durante o próximo mandato."(Programa Eleitoral).
_
Passado mais de um ano sobre o início do seu mandato, Isaltino Morais é cada vez mais vago, deixando passar a imagem de alguém que tem consciência que não vai cumprir as promessas, mas que não sabe como dizê-lo.
_
Diz que a construção dos Centros de Saúde dependerá de um protocolo com o Governo, para logo a seguir afirmar que o C.S. de Algés “arrancará lá para 2008” e os restantes “deverão arrancar em 2009”, mas relembrando sempre que "as câmaras não têm qualquer responsabilidade na construção de centros de saúde".
_
Dá o dito por não dito, assume que para iniciar as obras necessita de financiamento do Governo (que ainda não está assegurado), mas no entanto, assume em simultâneo, que "as obras deverão arrancar” lá para 2008 ou 2009.
Ou seja, no último ano de mandato se houver financiamento, é claro.
_
Na altura da campanha dei a cara por estas e outras promessas, com a garantia do próprio que eram viáveis e exequíveis.
_
Se me é permitido dar um conselho ao Sr. presidente, pois o próprio julgou-me capaz de o fazer no passado e não tem razões para ter mudado de opinião, gostaria de lhe dizer que fazia melhor se assumisse a realidade.
_
Ter coragem e dizer aos Oeirenses que não será possível cumprir todas estas promessas, explicando de seguida as razões.
Seria mais honesto e merecedor da compreensão de grande parte dos eleitores, como também dava o exemplo que em política a palavra “promessa” ainda tem algum valor.
_
Era positivo que a saúde no Concelho de Oeiras saísse do estado de coma em que se encontra, porque é preciso começar uma nova vida!
_

ESCÂNDALOS À ESQUERDA NA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS TÊM UM SÓ NOME: EMANUEL MARTINS.




Lembro-me bem de quando em período de campanha eleitoral comecei a frequentar este espaço de blog denominado Oeiras Local. Era então recorrente, entre os muitos artigos aqui publicados, aparecerem também textos de opinião de um tal Emanuel Martins - um dos muitos participantes que só se lembra deste e de outros espaços quando lhe convém.
Os seus artigos normalmente, se não mesmo invariavelmente, reflectiam a incredulidade do sujeito em referência no tocante ao possível regresso de Morais ao comando do destino autárquico oeirense.
Emanuel Martins surgia então com aquela máscara tão típica da classe política contemporânea, envergada, na altura, na forma de palavras, carregadas de sentimentos e emoções (e erros ortográficos) que tentavam evidenciar com o devido descaramento a elevação da sua (suposta) honra e (duvidosa) dignidade moral. Essas palavras eram intercaladas com outras, denunciadoras da sua (suposta) consternação seguida de (falsa) surpresa e (teatral) estupefacção de cada vez que se falava da candidatura do (seu amigo) Morais e da possibilidade de este vencer as eleições. Isaltino, por sua vez, bailava alegremente ao ritmo das denúncias dos seus feitos, (mal) explicados e mais do que (duvidosamente) esclarecidos na praça (de táxis) pública, relacionados com dinheiro que ao longo dos anos ia coleccionando no bolso.
Passados vários meses o senhor Martins – a utilização apenas do apelido do senhor tem por objectivo vincar o sentido depreciativo que ostensivamente quero indexar à sua pessoa – é senhor, entre outras coisas que desconheço, do Pelouro da Habitação Social na CMO!
Um ESCÂNDALO, à luz da moral e de tudo o que disse esse sujeito neste espaço durante a campanha! Os entendidos das tricas políticas dirão: O senhor – note-se que senhor está com letra pequena - Emanuel apenas está a fazer o seu papel de contrapoder, ele é o fundamental garante de uma réstia de seriedade na CMO, é o vigilante, a voz do povo sério que exige a sua presença nos meandros da gestão malandra de Morais para assim proteger os bens públicos da espoliação, mas também para defender os pobres, os ingénuos e indefesos da exploração do indecoroso verosímil assaltante (e o que dizer do recente saque livreiro!?).
Face a isto, como cidadão, sinto-me indignado também com a postura do actual falso partido esquerdista que o sustenta politicamente.
Como cidadão que paga as suas contribuições sinto-me também indignado e revoltado com o destino que é dado a certa percentagem do meu imposto: O bolso de Martins. Sinto-me ESPOLIADO!
O senhor Martins procura o garante do seu sustento na forma mais indigna que existe e que se traduz no tacho/favor político que tem e, que vem desempenhando ao longo destes tempos, o qual, na prática, se traduz em centenas de milhares de Euros na sua obscena conta bancária.
Moralmente o senhor Martins é uma pessoa, no mínimo, de uma desonestidade intelectual confrangedora.
Isaltino de Morais mais uma vez – e digo isto com tristeza – merece que lhe seja feita honra reconhecendo-lhe audácia e inteligência. Vejamos apenas um exemplo: As rendas dos fogos dos bairros sociais aumentaram este ano - pode-se dizer que foram actualizadas… - mas aumentaram em alguns casos mais de 100%, que o confirme, entre outros, o cidadão Joaquim Dias, morador no bairro social Alto dos Barronhos, Carnaxide (Jornal Público de 10 de Novembro). Quem será o culpado desta incoerência com as promessas eleitorais? O senhor Martins pois claro! O pelouro é dele! Isaltino seguramente está incomodado se não mesmo revoltado com a situação. Indignado pede pois que o agarrem para não desancar em Martins! Porém como bom manipulador e actor que é não se imiscui no pelouro de tão distinta figura, porque aliás também é sempre bom ter um ingénuo manipulável a jeito, para o desempenho do trabalho sujo que no antro do submundo da delinquência é sempre preciso fazer e esse é o papel de Emanuel Martins.
Quanto a esse povo, o que sofre estes aumentos brutais de renda, tem apenas o que merece…

António Manuel Bento em análise política.

(recebido por e-mail com pedido de publicação)


quarta-feira, 22 de novembro de 2006

domingo, 19 de novembro de 2006

ESCÂNDALOS FISCAIS NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS DE FINANÇAS VIVIDOS PELA MINHA PESSOA

Por razões que não interessam aqui descrever ao pormenor fui recentemente notificado para me dirigir voluntariamente a uma repartição de finanças e fectuar pagamento de uma coima relacionado com uma infracção fiscal que me era imputada.
A infracção consistiu numa alteração de morada comunicada fora do prazo às finanças - os detractores da minha pessoa não julguem que teria eu impostos por pagar! - e que se traduziu em coima.
Ao entrar na repartição perguntei a uma funcionária onde poderia eu questionar da minha discordância pela coima que me era imputada. Foi-me então indicada pela dita funcionária, em tom de arrogante superioridade, uma fila onde um outro funcionário atendia outros contribuintes com dúvidas diversas.
Contei quatro cidadãos à minha frente, estive cinquenta minutos na fila para ser atendido! Uma pouca-vergonha! O mais curioso é que enquanto esperava tive a oportunidade de observar o"modus operandi" do espaço que me rodeava, o que me causou consternação!
Contei, às onze e meia da manhã dez funcionários numa sala onde existiam dezassete computadores nas respectivas secretárias. Pergunto eu: Onde estariam os sete funcionários em falta? Quase metade da força de trabalho daquela sala! Ou será que existe antes é equipamento a mais!?!? Para a primeira questão questiono-me ainda se seria dia de greve, se teriam de baixa médica os funcionários, se estariam no bar, se estariam em balda.
Para a segunda questão questiono-me se quem solicitou excesso de equipamento informático (em descarado erro de cálculo) estará na prisão. Para as duas questões e respectivas sub questões uma constatação estará sempre válida: É A ESPOLIAÇÃO DO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE!
Não pude também de deixar de observar uma outra funcionária que durante a minha presença na repartição passou o tempo ao telefone. A dita funcionária vestia um ostensivo casaco de vison e mantinha na sua cabeça, em jeito de bandelete, uns óculos escuros de moda!
Outro escândalo foi visível no aproximar da hora de almoço! Verifiquei que ao meio dia já só restavam naquela sala da repartição 4 funcionários públicos!Eis então que sou atendido pelo funcionário que não satisfaz, na sua resposta, a resolução do meu problema.
Como cidadão honesto paguei a coima, mas foi com indignação que pude constatar que a coima é não mais do que um outro imposto ou uma forma de saque ao contribuinte para pagar horas de almoço, baldas, visons, despesismos.
O meu dinheiro largado ali ou num qualquer caixote do lixo (sem desprimor para estes recipientes) teria tido a mesmo efeito: Lixo.

António Manuel Bento, um simples cidadão.

(recebido por e-mail com pedido de publicação)

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Voto electrónico na AR

No 'Diário de Notícias' de 20 de Outubro de 2006 vinha na página 4,uma notícia pequenina, mas muito interessante e que ilustra bem as poupanças e as prioridades deste Governo. Reza a notícia que a Assembleia da República aprovou no dia anterior, em plenário, o seu próprio Orçamento para 2007 e do qual fazia parte uma verba total para obras de "remodelação das bancadas e sistema de ar condicionado", obras essas que importariam em mais de 3 milhões de euros (cerca de600 000 contos na moeda antiga)...
Se aqui começamos a ficar no mínimo impacientes, o pior estaria, no entanto, ainda para vir:
Para adaptação do sistema de votação electrónica dos deputados (sistema esse que já existe, embora tenha funcionado mal numa das últimas votações), o Estado preparava-se para gastar, pasme-se: um milhão e cem mil euros!!! Ou seja 220 000 contos!!! Por um sistema em que o deputado carrega num botão e aparece o seu voto contabilizado num quadro electrónico!!!
Se a sua indignação e estupefacção é tão grande como a minha, faça circular este escândalo,
Denuncie este roubo feito a todos os Portugueses contribuintes, só expoliados do seu pouco, enquanto os vampiros do poder enchem os bolsos!
E depois, ainda temos de suportar a arrogância do engenheiro técnico Sócrates e as aldrabices do senhor dos lábios carnudos, a estupidez supina desse parolo beirão da Saúde,etc,... e calar a boca como bons patriotas cobardolas que todos nós , afinal, somos.
Vale a mentira e só ela!
Será que isto é a confirmação do que o Grande Eça de Queiroz, há tantos anos glosou e previu?
E os pobres números que somos todos nós a aguentar.
É forçoso aceitar a inevitabilidade do que na verdade somos : delatores envergonhados, incapazes de nos mobilizarmos solidariamente para a causa comun dos que menos têm?, e punir a desvergonha, o roubo descaradope impunidade?
Razão tem Alberto Pimenta, quando julga este País já sem direito a existir.
posted by Jorge

(mau) exemplo...

.
A propósito de uma troca de comentários feita no recente post um dia de chuva..., a respeito dos obstáculos nos passeios, que dificultam ou impedem a circulação de peões, e que está AQUI, trago algumas fotografias que ilustram um caso 'gritante' e paradigmático, que infelizmente não é único, porque se encontra um pouco por todo o concelho de Oeiras, como tenho podido constatar.

As imagens abaixo reportam-se à Av. das Descobertas, na Medrosa.
Esta é uma via de sentido único, com aproximadamente 350 metros de extensão, só com moradias.
É uma das principais vias de acesso às Galerias Alto da Barra e ao quase concluído Auditório Maestro César Batalha, sobretudo para quem se desloca a pé a partir dos prédios do chamado "Bairro Novo", ao qual ela pertence, ou do bairro do Outeiro ou, para quem se desloque de carro, do lado dos Lombos ou Carcavelos.
A referida via tem apenas uma passadeira para peões no seu início. Mas não é isto que quero aqui mostrar.

É sim, o estado de confrangedora degradação dos passeios e a profusão de obstáculos que os enchem, maioritariamente constituídos por decrépitas árvores, em passeios que não têm largura para elas e cujas raízes rebentaram a calçada em muitos pontos tornando-a irregular, e candeeiros de iluminação pública deficientemente colocados, sem deixar espaço suficiente para a circulação.
O "Bairro Novo" de 'novo' pouco lhe resta. Foi construído cerca de 1970 e tem portanto aproximadamente 36 anos. Tendo em conta que quem o veio habitar eram pessoas na casa dos 30-40 anos, estas pessoas andam hoje pelos 70-80. Conheço muitos dos habitantes e imensos têm dificuldades de vária ordem derivadas da idade e da saúde. Enfim, são idosos. Com dificuldades visuais e motoras e, alguns, já de cadeira de rodas. Fácil é imaginar as dificuldades que enfrentam para se deslocarem nesta avenida.

Não posso, evidentemente, colocar aqui as quase 50 fotografias que tirei a todas as situações anómalas que encontrei ao longo da via, nem tal faria sentido.
Estas que aqui mostro servem bem para ilustrar o problema. Tenham é em conta que os passeios se encontram assim em praticamente toda a sua extensão (350 metros), obrigando as pessoas a circular pelo alcatrão, com os perigos que daí advém. Como há sempre muitos carros estacionados junto ao passeio esquerdo, quem circula por este lado tem que o fazer praticamente pelo meio da via. E de 15 em 15 minutos passa por ali a camioneta 471, normalmente a 'abrir' porque anda sempre atrasada..., para além doutros aceleras... Para agravar, a via é quase toda em curva, o que reduz muito a visibilidade. Mas vejam as imagens:


Aqui começa a avenida e esta é a única passadeira que existe ao longo dos seus 350 metros...

O estado degradado da calçada é uma das primeiras coisas que salta à vista (e faz tropeçar, torcer pés, dar quedas e estragar o calçado...)


Não é preciso ser idoso ou deficiente para não conseguir circular pelo passeio esquerdo...


O passeio direito também não escapa... Porque é que o poste de iluminação está quase a meio do passeio?


E para ficar por aqui, esta é a surreal 'linguiça' com cerca de um pé ou dois de largura em que acaba o passeio direito...


Nota final: À situação calamitosa, a que se chegou apesar dos imensos pedidos feitos à CMO, que os ignorou sistematicamente, talvez não seja alheio o facto de o presidente Isaltino, em todas as eleições em que participou, sempre ter tido baixas votações na Medrosa... digo eu, que gosto de dizer coisas...


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

Todas as fotografias tiradas em 16 Nov 2006, entre as 16:01 e as 16:22

imagens: © comunicação visual 2006

quinta-feira, 16 de novembro de 2006


RECOLHA DE PRESENTES PARA AS CRIANÇAS

BRINQUEDOS PARA TODOS

Com a entrada na época natalícia, a Câmara Municipal de Oeiras e o Oeiras Parque vão levar a cabo algumas iniciativas destinadas aos mais pequenos, em especial às crianças desfavorecidas de instituições do concelho.
De 20 de Novembro a 10 de Dezembro o Oeiras Parque vai realizar uma recolha de brinquedos que serão posteriormente entregues a instituições de apoio a crianças desfavorecidas.
JCL
Jornal de Oeiras - nº 133

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

um dia de chuva...

.
Não é novidade para ninguém, o dia terrível que se tem feito sentir hoje...
É a chuva, é o vento, é a trovoada, é a noite que chega cedo...
Apesar disto, ainda me foi possível tirar algumas fotografias para ilustrar as peças que incluo neste post.
Todas as imagens foram recolhidas hoje.


PORTÃO DO JARDIM MUNICIPAL


Está finalmente recolocada a metade esquerda do portão do Jardim Municipal, junto ao Lg. Almirante Gago Coutinho, a qual tinha 'desaparecido' aquando das Festas de Oeiras, em Junho último, em consequência do embate duma camioneta. Demorou mas aconteceu, o que muito nos apraz. Verificámos ainda que ambas as metades foram pintadas, apresentando um aspecto muito mais agradável que aquele, decrépito, que tinham.
Fotografia tirada às 17:26


ESTACIONAMENTO DE CAMIONETAS


Este problema é antigo e mantém-se. As camionetas das empresas de transportes públicos a operar no nosso concelho, parqueiam no Lg. Henrique de Paiva Couceiro, junto à Estação de Oeiras da CP, em parque próprio.
Fazem-no habitualmente por dois motivos principais: para efectuar troca de motoristas e para fazer compasso de espera até à hora de partirem para o percurso inverso.
O problema surge porque o parque é manifestamente insuficiente para o fluxo de camionetas. Tanto quanto sei e é observável o parque comporta 3 camionetas correctamente estacionadas. Chegam a estar lá 4 e 5! Claro que para o conseguirem, ocupam parte dos passeios, danificando estes e causando incómodo aos transeuntes.
Para não falar do caso da paragem da carreira 471 ser em pleno parque de estacionamento! O que tem como consequência (frequente) o motorista não ver os passageiros que aguardam a camioneta, por estarem ocultos pelas que estão estacionadas, e não parando, acabando aqueles por não apanhar o transporte e ficarem à espera que apareça uma camioneta mais 'visível' ou um motorista mais 'previdente'...
Fotografia tirada às 14:58


RIBEIRA DA LAGE


Às 17:27 era este o panorama do forte caudal da Ribeira da Lage, junto à ponte que liga o Lg. Almirante Gago Coutinho à R. José Diogo Silva. Como a previsão meteorológica para os próximos dias aponta para que se mantenha o estado do tempo de hoje, é melhor prevenirmo-nos para a eventualidade do transbordo da ribeira, com as consequências que se conhecem.
Aqui, pela zona mais a juzante, os três pontos tipicamente mais sensíveis são esta ponte da imagem, a ponte na R. Desembargador Faria (junto ao Palácio do Marquês) e a ponte conhecida por "Sobe e Desce", que liga a R. Cândido dos Reis à R. do Aqueduto e à Av. da República, ligação essencial para quem queira aceder à Estação de Oeiras.
Fotografia tirada às 17:27


PARQUE DE MERENDAS


E para terminar, uma imagem da zona de merendas do Jardim Municipal, apenas para ilustrar que de facto hoje esteve um péssimo dia para piqueniques...
Fotografia tirada às 17:30


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

imagens: © comunicação visual 2006


INQUÉRITO NO CAIS DA LINHA

Embora ainda não sejam públicas todas as listas concorrentes, o “embate” entre Rui Viana de Carvalho e Helena Lopes da Costa parece inevitável.

O espaço politico deixado com estas duas candidaturas, é demasiado pequeno ou mesmo nulo, que permita o aparecimento de uma terceira lista.

Como tal, iniciaremos hoje o segundo inquérito do “Cais da Linha” com a pergunta:

Qual dos dois candidatos merecerá o seu voto para Presidente da Comissão Politica da Secção de Algés do PSD?

Atenção: Este inquérito, tal como o anterior, é simplesmente uma forma de auscultar o sentimento dos leitores do “Cais da Linha”, não é , nem pretende ser mais do que isso.


Têm a palavra os leitores...

publicado por Nuno Mendes

domingo, 12 de novembro de 2006

INSEGURANÇA E PERIGO NA VIA PÚBLICA

A insegurança e o perigo grassam pelo país e não é propósito meu apresentar estatísticas ou soluções, que as não tenho.

Também não venho mencionar os inúmeros agentes da lei em trabalhos de secretaria, quando seriam mais úteis e cumpririam melhor a missão para a qual foram treinados se andassem em patrulhamento, porque a presença da polícia é dissuasora.

Venho apenas alertar para os casos de assalto à mão armada com intuíto de roubo da viatura quando o condutor - e nem lhe vou chamar incauto porque face a urma arma não há hipótese - chega à porta de casa e se prepara para estacionar.

Na passada quinta feira, dia 9 de novembro, aconteceu mais uma história destas num bairro residencial da freguesia de Linda-a-Velha. Eram apenas 20h30.

Quando o condutor parou, a mão armada apontada à janela e a voz que lhe diz: sai do carro! Desta vez o desfecho correu bem. Levaram-lhe a viatura mas deixaram-no tirar a criança de pouca idade instalada na cadeirinha no assento traseiro.

sábado, 11 de novembro de 2006

ELEIÇÕES - PSD Secção de Algés

Carlos Rui Viana de Carvalho é candidato a Presidente da Comissão Política da Secção de Algés.

Numa carta enviada aos militantes de Algés, a actual CPS assume o apoio a esta candidatura de uma forma clara e inequívoca.

(...) apoio a candidatura de um militante que já demonstrou - com mais de trinta anos de militância e com uma vida profissional prestigiada e alcançada pelo seu próprio mérito e trabalho - capacidade, competência, seriedade, persistência e empenho na defesa dos ideais e dos objectivos do PSD.

Carlos Rui Viana de Carvalho é um militante da primeira hora que tem um currículo profissional obtido sem depender de cargos políticos e que sempre foi reconhecido como um social-democrata sério, corajoso e competente na concretização de tarefas e no desenvolvimento dos projectos que lhe são confiados.

Tenho a certeza que com Viana de Carvalho a Secção de Algés será uma Secção onde todos se sentirão interessados e motivados em lutar pelos objectivos do PSD.

Com Viana de Carvalho as palavras de ordem serão a participação, a liberdade, a solidariedade, a cooperação, a colaboração e a união de esforços de todos os militantes para que PSD volte a ser reconhecido pela maioria dos portugueses como o Partido melhor para Portugal.

Saudações Social-Democratas

O Presidente da Comissão Política


(José Amaral Lopes)

GANHOU OEIRAS!



10 Novembro 2006

Ganhou Oeiras!
Mais de meio milhar de pessoas participaram neste inquérito.

As expectativas foram todas superadas e as reacções inimagináveis para nós.
A participação massiva e as dezenas de comentários, leva-nos a concluir que a "massa crítica" em Oeiras existe, é numerosa e de qualidade. Talvez maior do que muitos imaginavam.


Pelas informações e reacções que fomos obtendo ao longo destes dez dias, ficou claro que este inquérito ultrapassou as fronteiras do "Cais da Linha" e provavelmente atraiu novos utilizadores para o espaço da Blogosfera, a mais recente forma de comunicação na sociedade actual.

Ficámos TODOS com a responsabilidade de continuar a discutir e debater Oeiras. Ficámos com a certeza de que os políticos que têm responsabilidades governativas no Concelho, não nos podem calar.

As análises a estes resultados podem ser variadas, mas um facto é incontornável. A esmagadora maioria dos participantes considera o trabalho de Isaltino "muito mau".

Talvez por isso, foram feitas pressões e "jogadas" inacreditáveis com a finalidade de boicotar e condicionar este inquérito. Gostava de lembrar que o inquérito ficou online numa quinta-feira, e que por razões objectivas apelamos à participação dos funcionários da câmara durante o fim-de-semana. A resposta foi clara, até sexta-feira tinham votado apenas 70 pessoas, mas durante esse fim-de-semana o número atingiu os 290 participantes.

Vamos deixar as análises para os leitores e apelar à participação de todos, no entanto não posso deixar de dizer algo que me parece importante e que não me canso de repetir. A grande maioria dos leitores do Cais da Linha é militante do PSD e da secção de Algés. Um sinal importante desta votação, é de que existe um número muito significativo de pessoas e militantes, que não querem ver Isaltino ou pessoas relacionadas com ele, à frente dos destinos da Secção. Eu também não.
(...)
Obrigado a todos.

Têm a palavra os leitores...
_
publicado por
Nuno Mendes

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Orçamento: Contas do Estado para 2007 aprovadas pelo PS

Alegre acusa Governo de penalizar os mesmos

A maioria socialista aprovou ontem sozinha, sob forte contestação dos restantes partidos, as contas do Estado para 2007. Mas as mais duras críticas ao Orçamento partiram de dentro da própria bancada do PS. Manuel Alegre, apesar de ter votado a favor do documento, apresentou uma declaração de voto, onde acusa o Governo de penalizar “os mesmos de sempre” e de contrariar a “filosofia do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

A TORTURA NÃO É ARTE NEM CULTURA
[Vídeo: Link]

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Electricidade: Preços aumentam 5,9%

Prémio "Saiu-nos o 'jackpot'! afinal o aumento foi SÓ de 5,9%"


O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que estabelece um aumento máximo de preços da electricidade em 5,9 por cento.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos já está a realizar os cálculos para os aumentos.

AFINAL SOMOS UM PAÍS RICO!

Prémio "a melhor chapelada com o chapéu dos outros"!

OS PORTUGUESES QUE PAGUEM!


Sócrates perdoa 1.500 milhões de euros a Maputo
Sócrates perdoa 1.500 milhões de euros a Maputo
Sócrates perdoa 1.500 milhões de euros a Maputo

FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA



Notícias
Feira de São Martinho de 4 a 12 de Novembro, no Quartel de Linda-a-Velha
Está a decorrer a Feira de São Martinho no Quartel de Linda-a-Velha até o dia 12 de Novembro. Visite
a página relativa à Feira de São Martinho, para obter mais informação.

Concurso de Video Clips "Festas de São Martinho"
O tema para os trabalhos, são as Festas de S. Martinho que estão a decorrer. Entrega de trabalhos até 15 de Dezembro
Consultar Regulamento


quarta-feira, 8 de novembro de 2006

JUNTA DE FREGUESIA DE LINDA-A-VELHA

1 ANO

Faz hoje um ano* que este Executivo tomou posse na Freguesia de Linda-a-Velha.

Em 1 ano, descobrimos factos totalmente desconhecidos e locais por onde nunca havíamos passado.

Principalmente, conhecemos pessoas e gentes, com voluntarismo e determinação, para ajudarem a humanizar esta terra.

Conhecemos pessoas, que de uma forma pedagógica, desinteressada, positiva, dirigiram-se a este Executivo e informaram do que andava mal, da obra que se tinha dito que se fazia e nunca mais se resolve, da árvore que não é podada, ou dos cães – e seus donos – que teimam em sujar as nossas ruas.

1 ano, é por um lado, pouco, e por outro, muito tempo.

Pouco tempo, para quem quer fazer mais e melhor pela terra onde sempre viveu. Para quem quer construir uma Quinta Pedagógica, e se possível, transformar um Quartel, num espaço de cultura e lazer, bem no centro da localidade.

Se é possível pensar no futuro, uma biblioteca, um centro cultural, um melhor auditório para um grupo de teatro, um espaço para eventos e feiras.

Pouco tempo também, para quem quer construir parques de estacionamento, melhorar jardins e espaços verdes e, acima de tudo, acabar com a “ vergonha “ do anexo de pavilhões da Escola EB1 da Almeida Garrett, junto à Rua dos Lusíadas.

Muito tempo, para quem durante todo um ano, continua a ter um trânsito caótico, muitas das vezes agravado pela acção e permissão de quem devia acautelar e evitar tais situações – veja-se a obra no Junça, já fora dos limites de Linda-a-Velha, mas que condiciona nas horas de “ ponta “ todo o trânsito da saída e entrada da nossa terra.

Muito tempo, para quem continua a querer passear nos passeios da nossa terra, e tem de fazê-lo pela estrada, por causa dos carros estacionados.

Muito tempo, para quem continua à espera de melhores jardins e iluminação.

Em rigor, neste 1 ano, pensamos que estamos a melhor servir a nossa população.

Criámos o Banco do Voluntariado, tendo sido tal facto inédito ao nível das freguesias. Já somos seguidos por outros neste e noutros exemplos.

Alargámos o serviço da Junta, entregamos todos os pedidos em 24 horas e lançámos o nosso sítio da Freguesia.

No próximo ano, aspiramos fazer apenas mais e acima de tudo, melhor!

Sempre a Bem de Linda-a-Velha!

O Presidente
José Pedro Resende Barroco

* 9 de Outubro.


"Pinhanços dixit..."


OGE ou DGE?

Cá para nós, que ninguém nos ouve, hoje à tarde faltei ao emprego... Não resisti a assistir a quase toda a discussão à volta do Orçamento Geral do Estado para 2007, que teve lugar, naturalmente, na Assembleia da República. Daí a minha pergunta inicial: Orçamento Geral do Estado (OGE) ou Demagogia Geral do Estado? O Secretário-Geral do Partido Socialista, Sr. Eng. José Sócrates, acabou por me fazer acreditar que, em Portugal, não existe um mas sim apenas 9.999.999 palhaços! Que somos nós, cidadãos contribuintes! (...)

terça-feira, 7 de novembro de 2006

REUNIÃO PÚBLICA DA CÂMARA



Uma reunião atribulada.

A reunião publica de Câmara realizou-se ontem em Algés.
A expectativa era muita para se saber como reagiria a população, tendo em conta o ambiente hostil que se tem verificado um pouco por todo o concelho, em relação a Isaltino Morais.As coisas não poderiam ter corrido pior para o Presidente e o seu executivo.

Ao entrar na sala foi brindado com um enorme coro de assobios e insultos, que prometiam uma noite difícil.O ambiente era parecido com aquele que se viveu na primeira Assembleia Municipal, mas desta vez o alvo era o próprio Isaltino e não o PSD.

Muitos populares levavam cartazes onde se podia ler que "É impossível pagar este aumento", "Alto dos Barronhos ninguém nos cala" ou "Não ao aumento das rendas".

A hora reservada para a intervenção do público, tornou-se um autentico pesadelo para o Presidente, sendo confrontado na maioria das vezes com as promessas eleitorais que tinha feito.Foi continuamente acusado de não as cumprir em diversas áreas, mas especialmente em relação aos bairros sociais, centros de saúde e acessibilidades.

Alguns populares utilizaram expressões duras e menos correctas, demonstrando que o "receio" e o respeito que sempre tiveram pelo actual Presidente, fazem parte do passado.

Não deixa de ser estranho que os primeiros sinais reais de contestação à actual gestão da Câmara, tenham vindo de populares residentes em bairros sociais.

Na campanha eleitoral ouvia-se dizer que o programa eleitoral era um "autêntico programa de Governo". Esqueceram-se que a Câmara não é realmente o Governo e que todas as promessas feitas, um dia seriam cobradas.

Novos tempos.
_