quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Ainda a Quinta do Barão

Caros leitores do "Oeiras Local",
Em primeiro lugar, permitam-me que reproduza aqui uma imagem aérea da Quinta do Barão, retirada (com a devida vénia e pedido de autorização) do Mapa da Câmara Municipal de Cascais, no qual se pode constatar (pela divisão assinalada a azul) que, apenas uma pequena parte da mesma, está localizada no Município de Oeiras... no nosso Município!

Eu sei que este facto não nos alija a preocupação mas, tanto quanto consegui apurar, não é aqui que "nascerá" a futura estrutura do "El Corte Inglés".
O "busilis" da questão, é saber onde "nascerá" o dito!
Tentei, tentei e voltei a tentar... E nada!
"Garantiram-me" que será na Quinta dos Inglesinhos... Mas também me "garantiram" que, para aí, está prevista a construção de um Centro de Saúde!
Assim, com toda a sinceridade, não posso responder à pertinente questão que se nos coloca a todos!
Espero (aliás, tenho a certeza) que a Jornalista Alexandra Reis tivesse obtido do Presidente da CMC - Dr. António Capucho - a exacta localização. Tal como lhe foi prometido!
Termino, desejando que o investimento privado continue a beneficiar todos os Municípios do nosso País... Apenas discordo que seja "a qualquer preço"!

5 comentários:

Unknown disse...

.

Caro Rui Freitas,

Fico agradado com este seu post, de tão grande actualidade, que vem espicaçar ainda mais a electrizada curiosidade de todos (julgo).

Eu, pessoalmente, estou curiosíssimo em saber:
1 - A localização do El Corte Inglés;
2 - O futuro da Quinta do Barão (aqui tão próxima de mim);
3 - O futuro da historicamente importante Fundição de Oeiras;
4 - Sem citar outros edifícios históricos cujo destino ainda se desconhece. A Quinta de Cima do Marquês de Pombal, p.ex.

"... que o investimento privado continue a beneficiar todos os Municípios do nosso País... Apenas discordo que seja "a qualquer preço"!"

Estou completamente de acordo!

Aguardemos então pelo O Público de amanhã para saber as novidades.

Abraço

.

Isabel Magalhães disse...

Segundo informação recebida a 16.01.07 sobre a localização do futuro El Corte Inglès, na Quinta do Barão não é de certeza, mas é bem perto, o que leva a crer que a localização escolhida seja Carcavelos.

Anónimo disse...

A autarquia tem a obrigação de preservar a pequena parcela da Quinta do Barão localizada no Concelho de Oeiras.

Anónimo disse...

A parcela da Quinta do Barão cita em Oeiras deve ocupar uma área de pequenas dimensões mas ponham-se a pau que o KURRUPTINO LUVINHAS IMORAIS ainda lá consegue meter meia-dúzia de "vivendas" de 10º andar.

Unknown disse...

.

Caro Paulinho das Vistas Largas,

Tem alguma razão no que diz. Em relação à dimensão da quinta, é de facto uma pequena parcela.

Acontece é que este 'pequeno' canto é precisamente o que resta de arborização da quinta.

Para dar uma ideia da dimensão, fiz umas contas, socorrendo-me do Google Earth e da imagem aqui colocada pelo Rui Freitas.

O resultado deu-me um perímetro de 591,30 metros.
Praticamente todo ele preenchido interiormente por árvores de grande e médio porte.

Como se pode constatar pela imagem que o Rui Freitas aqui colocou e na qual são visíveis os prédios da Qta. das Palmeiras (e as próprias 4 Torres das Palmeiras, onde se situa o shopping), fácil se torna perceber que nesta parcela muitas torres de 20 andares podem ser construídas. :(

Há que estar atento!

Obrigado pela sua contribuição. Volte sempre!

Cumprimentos

.