domingo, 21 de janeiro de 2007

TLEBS

.

«Quando um produto é perigoso para a saúde pública, logo as autoridades o mandam retirar. A situação é parecida. A TLEBS é um composto de alta perigosidade para a «saúde pública» escolar»

2007/01/03 21:52

Vasco Graça Moura em artigo de opinião no Diário de Notícias

«Nos últimos meses de 2006 ficou amplamente demonstrado que a TLEBS [Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário] é um crime contra a língua portuguesa e contra o ensino e a aprendizagem dela».


Pais unem-se contra nova gramática

2007/01/19

Petição lançada na internet já foi assinada por mais de 4 mil pessoas.
A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) manifestou-se hoje contra a nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS), considerando não entender em que medida a sua introdução é benéfica para os alunos. A notícia é avançada pela Lusa.

Envolta em polémica, a nova terminologia, aprovada pelo Ministério da Educação (ME) em 2004, começou este ano a ser leccionada de forma generalizada no 3º, 5º e 7º anos. Só em 2009 deverá abranger todo o sistema de ensino, com o objectivo de uniformizar os termos gramaticais ensinados na escola. ...

6 comentários:

Unknown disse...

.

Podem tirar-me tudo...

Ocupar o meus país...
Arrasá-lo dum extremo a outro...
Matarem todos os meus compatriotas até ficar apenas eu...
Podem destruir a nação a que pertenço...
Podem agrilhoar-me até ao fim da eternidade...

Mas só se me matarem me podem impedir de PENSAR.
E eu penso em PORTUGUÊS.
O pensamento é o último reduto da Língua.

"A minha Pátria é a Língua Portuguesa"

Pessoa, o tal Fernando, dixit.
E eu estou de braço dado com ele nesse conceito.

ABAIXO A TLEBS!

VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA!
VIVA A MINHA PÁTRIA!

.

Anónimo disse...

ABAIXO A TLEBS!
ABAIXO A TLEBS!
ABAIXO A TLEBS!
ABAIXO A TLEBS!
ABAIXO A TLEBS! JÁ!!!!!!!!!!


;-)
A Pancrácia Anacleta Josefina
Uma Cidadã do MUNDO e ARREDORES!

Anónimo disse...

Não sejamos radicais, as línguas evoluem e só assim sobrevivem. No tempo do Pessoa havia uma série de palavras e expressões que já não se utilizam ou se escrevem de forma diferente (para já não falar do que acontecia no tempo do Camões...)

Penso é que não deviam estar sempre a mudar tudo, constantemente. Há mais de uma década que se ouve falar do Acordo Ortográfico e nunca mais se chega a um consenso. Agora isto da TLEBS...

Não sei se sabem mas entre os países anglo-saxónicos que falam Inglês nunca houve acordos ortográficos. Os Americanos têm algumas palavras (poucas) com grafismo diferente do Inglês do Reino Unido mas também têm uma pronúncia completamente diferente, expressões diferentes e vivem a milhares de quilómetros uns dos outros (não esqueçam ainda a Austrália e os países africanos e asiáticos que falam Inglês) e nunca precisaram de acordos ortográficos.

Porquê? Porque fazem da sua língua um património, ao contrário de nós. Porque se for preciso um dia, os ingleses mandam os americanos bugiar, se aqueles dialectos dos pretos e sul-americanos algum dia modificarem o inglês da América, ao passo que nós sempre nos subjugaremos ao que os Brasileiros decidirem em termos de mudanças.

Anónimo disse...

"começou este ano a ser leccionada de forma generalizada no 3º, 5º e 7º anos."

falta dizer que não houve tempo para dar formação aos professores sobre tal matéria, e que mesmo até 2009 não haverá tempo para formar todos os professores, e não apenas os que leccionam Português.

uma generalizada percentagem de portuguese não tem a mais ínfima ideia do que é a TLEBS... não têm noção que o País vai ficar completamente 'analfabeto' no que ao assunto concerne.

em relação aos 'acordos ortográficos, e à 'nossa' subserviência em relação ao Brasil, e ao uso das crianças como cobaias,o mais de acordo possível mas voltarei com mais tempo para abordar esse pertinente assunto.

Boa tarde.

Anónimo disse...

Para os que não têm ainda a mínima noção do que é a TLEBS deixa-se aqui um excerto do artigo em questão.

"A título de exemplo, a confederação aponta casos de palavras como «paciência», actualmente classificada como nome comum abstracto e que passa a designar-se por nome não contável e não massivo na nova terminologia, ou «peixe-espada», que passa de palavra composta por justaposição a composto morfo-sintáctico coordenado. «Desconhecemos em que medida a introdução da TLEBS permite um aumento de conhecimentos e competências dos alunos», acrescenta, criticando a falta de recursos pedagógicos e de formação dos professores. "

Para que conste!

Anónimo disse...

«paciência», actualmente classificada como

nome comum abstracto e que passa a designar-se por

nome não contável e não massivo na nova terminologia, ou

«peixe-espada», que passa de

palavra composta por justaposição a

composto morfo-sintáctico coordenado.»

Haja é santa paciência para aturar as cabeças pensantes pois eu também desconheço «em que medida a introdução da TLEBS permite um aumento de conhecimentos e competências dos alunos»,