domingo, 21 de janeiro de 2007

reminiscências

.
Existem reminiscências de tempos antigos (não muito...), com as quais nos vamos cruzando por aí, no concelho de Oeiras, e que nos transportam a um tempo em que havia menos casas, poucos prédios, diversas quintas, e muitas das ruas de hoje ainda eram estradas, caminhos ou azinhagas. Conduzem-nos ao passado, quando nos apercebemos da sua presença, pois o nosso ritmo actual é veloz demais para acompanhar a sua vigilante quietude. É necessário caminhar devagar e calmamente para as notar e é incontornável parar para as observar.

Aqui ficam quatro exemplos com os quais me cruzei. Muitos outros por aí permanecem, plácidos e indiferentes ao progresso e à nossa passagem.
.
R. Marquês de Pombal
(notar a coroa monárquica)




Passeio pedonal do Picadeiro




Av. D. José I




Av. da República




imagens: ©2007 comunicação visual/josé antónio CLIQUE PARA AMPLIAR

.

8 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro J.A.

Obrigada pela partilha.

(gostei do pormenor da coroa) :)

[]

Unknown disse...

.

Cara Isabel,

Nada há a agradecer.
Faço-o com prazer e por Oeiras e pelos Oeirenses.

bjs

.

Anónimo disse...

Sr. J.A.Baptista;

Este seu post, e outros que se inserem na mesma linha, levaram-me a seguir os links que conduzem ao seu trabalho e foi com enorme agrado que encontrei muito do que desconhecia do nosso concelho.
Muita dessa informação sobre Património Monumental e Artístico ficaria muito bem neste blogue que estou a conhecer agora de modo mais profundo, segundo indicação de amigos (Jornalistas).
Impõe-se aqui, também, uma palavra de apreço para o seu trabalho como Ilustrador, e, parafraseando a administradora deste blogue, gosto do seu 'TRAÇO'!

Boa tarde.

Unknown disse...

.

Cara Maria Portugal,
Muito lhe agradeço as suas gentis palavras.

Foi sempre, desde o início deste blog e da minha colaboração nele, minha intenção contribuir para ele no plano Cultural, Histórico - Local - e Patrimonial oeirense.
Não que eu seja historiador. Não o sou. Nem procuro protagonismo, como já houve quem aqui o dissesse de nós.
Interesso-me muito pela história de Oeiras e desejo contribuir para a sua difusão e para a defesa do seu património.

Nem imagina o quanto eu gostaria de ter tempo disponível e meios para realizar esta tarefa, a começar precisamente aqui, no Oeiras Local.
Contudo, como já percebeu, tal torna-se muito difícil, em especial devido à constante presença neste espaço de comentadores que não vêm cá para ler os artigos que lhes possam interessar, e ignorar os que não lhes interessem, como é apanágio de qualquer pessoa de bom-senso, mas vêm só com o intuito de incomodar aqueles que dão muito do seu tempo a este projecto. E é de facto muito tempo. Que ninguém paga, claro. A 'paga' é o grato conforto e ânimo que dá ouvir palavras como as suas.

É por estas razões, entre algumas de menor importância, que me vejo 'empurrado' para outras latitudes, e tomei a iniciativa de desenvolver páginas sobre o Património de Oeiras. Para já, apenas com fotografias legendadas. Mas tenho esperança de conseguir fazer melhor ainda. Projectos não me faltam.

Não me diz se já viu as citadas páginas. Talvez tenha passado apenas pelos meus blogs pessoais.
Correndo o risco de ser aqui acusado de me estar a auto-promover, o que me preocupa à brava..., deixo-lhe o link: FOTOS.
Pode encontrar ainda outros links para outras páginas no banner direito do meu blog pessoal Caracol Carolas.

Fico também feliz por saber que aprecia o meu traço.

Continue a visitar-nos e a deixar as suas acertadas palavras e opiniões. É um prazer lê-la. Quase arriscaria, um lufada de ar fresco para limpar um 'certo' bolor e cheiro a mofo! ;)

post scriptum: Cumprimentos também aos seus amigos jornalistas, uma classe profissional por quem tenho um carinho especial na medida em que fui em tempos (longínquos; ainda não usávamos computadores e era tudo à unha), fui dizia eu, maquetista em jornais nacionais.


Cumprimentos

.

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, J.A.

Temos que arranjar um espaço no 'banner' ou no topo para inserir as excelentes fotos do nosso concelho, tão oportunamente captadas pela tua digital.

Um abraço amigo.
I.

Anónimo disse...

Sr. J.A.Baptista;

Agradecida pelo link a que darei a devida atenção logo que possível.

Já me tinha apercebido de um certo 'clima' mas que isso não o iniba de divulgar arte e cultura. Subscrevo que um blog é como um jornal, quem gosta lê... quem não gosta compra outro.

Pela minha parte já linkei o O.L. nos favoritos.

Uma boa tarde para si.

Unknown disse...

.

Cara Isabel

Pela minha parte, disponibilizo todas as fotografias necessárias e que tenham relevância.

É preciso é alguém que saiba fazer a colocação do 'slideshow' no banner. Eu não sei.
Mas pelo que vejo por aí pelos blogs, penso que seja com alojamento num site e url no template.

Fui procurar agora e encontrei este: http://imageshack.us/slideshow/index.php

Agora não dá para estar a ver como funciona o 'bicho'. Mas talvez seja uma solução.

Vamos estudar o assunto.

bjs

.

Unknown disse...

. Cara Maria Portugal

Grato pelas suas palavras e pelo apoio que tem demonstrado ao Oeiras Local.

"... um blog é como um jornal, quem gosta lê... quem não gosta compra outro."

Isso é o que todos nós fazemos quando deparamos com um blog de que não gostamos, ou com algum que frequentamos e nos começa a desagradar. Zarpamos.
O que não falta aí são blogs, alguns bastante interessantes. Conheci, p.ex., um exclusivamente dedicado ao estudo das formigas...! :)
Imagino que dada a grande variedade temática dos blogs, exista também algum dedicado aos EMPLASTROS.

Mas por mais que isto seja dito e explicado, que o Oeiras Local é o que é e como é e quem não gostar tem a porta aberta, a mesma por onde entrou, é escusado...
Portugal é um país de masoquistas: "Quanto mais me bates mais eu gosto de ti..." :)))

Continue a visitar-nos.

Cumprimentos

.