domingo, 14 de janeiro de 2007

Eu Voto Não, Não e Não...



Para, mais uma vez (até quando?), contribuir para derrotar o esquerdista "sim", decidi "postar" no meu "blog" imagens chocantes, que chamem à realidade os indecisos... Uma imagem de três em três dias!

Não posso deixar de aconselhar uma visita ao blog "Consciência Crítica" que aborda o mesmo tema, mas de maneira distinta. Li, gostei e aplaudo...

22 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui;

É preciso 'acordar' as consciências e por muito chocantes que as fotos possam ser é a realidade... triste.

Não tenho soluções... também sou contra as/os profissionais do abordo clandestino; carniceiros que cobram para ceifar vidas... e não pagam imposto.

Um abraço.
I.

Unknown disse...

.

Caro Rui,

Tenho todo o respeito pela sua posição. É um direito que lhe assiste e mal de nós se não pudéssemos expressar as nossas opções e opiniões. Digo mesmo que a compreendo perfeitamente.
Mas acho lamentável o recurso a este vídeo. Ele não é nada esclarecedor sobre a questão central.

O que está em questão não é o sim ou não ao aborto, mas a DESCRIMINALIZAÇÃO da I.V.G. (Interrupção Voluntária da Gravidez).
Se as pessoas devem ir presas ou não. Ninguém é obrigado a fazer abortos.
Até porque NINGUÉM é a favor do aborto. O aborto é uma acção e opção dramática, quer para quem se vê obrigado a tomar a decisão, quer para quem o realiza. Geralmente a motivação advém de factores sociais, familiares e económicos. Ninguém faz um aborto (doloroso e perigoso) só porque lhe dá na real gana, como quem come um gelado no verão.

Ele (vídeo) é tendencioso e falacioso.
Por exemplo, o uso constante do termo 'bebé'. Às 10 semanas NÃO existe bebé nenhum. Existe um EMBRIÃO, nem sequer dum FETO se trata. Ele só será bebé após o nascimento. E já agora, só será realmente um ser humano quando adquirir AUTO-CONSCIÊNCIA, o que os bebés não têm ainda, porque o cérebro tem ainda que evoluir de modo a dar-lhes um intelecto suficiente para terem essa capacidade de dizer EU e saberem que EXISTEM.
Além disto, a maioria das imagens não correspondem a embriões com 10 semanas, mas a muito mais tempo. Algumas provavelmente a fetos quase no final da gravidez. Sobre isto creio que é melhor uma pesquisa na net por páginas (científicas) que tenham imagens das várias fases de desenvolvimento do embrião e do feto, até ao nascimento. Poder-se-à constatar a 'mentira' do vídeo.
Com 10 semanas o embrião não sente dor, por exemplo. Ainda não tem sistema nervoso central que o permita.

De permeio quase no fim do vídeo surge a expressão 'Esclareça-se primeiro'...
Pois é, a questão é que o vídeo não esclarece coisa nenhuma. É apenas um apelo emotivo, que recorre a imagens potencialmente chocantes, falaciosas, para as pessoas ignorantes. É que a imagem de um embrião humano nas primeiras semanas não difere quase nada da imagem dum embrião de um peixe, por exemplo. E se se colocarem as imagens ao lado uma da outra, a generalidade das pessoas não saberá dizer qual é a do embrião humano e qual a do carapau.

Acho ainda lamentável o seu recurso ao adjectivo 'esquerdista'. Mais uma vez, estamos perante um apelo às emoções, que nada tem a ver com a razão.
O assim chamado 'esquerdismo' é um conjunto de diversas ideologias pretensamente de esquerda fundidas e mescladas inconsistentemente num esquema extremista, radical. Com o recurso a ideólogos como Estaline, Trotsky ou Mao Tze Tung, que nunca foram 'queridos' da esquerda, precisamente por terem uma visão fundamentalista dos motores de transformação social.

Eu sou um defensor do SIM, e acredito que nada tenho a ver com esse chamado esquerdismo.

post scriptum 1: Porque será que nesta questão se esquece sistematicamente as crianças que vêem ao mundo sem serem desejadas e que passam fome, não têm educação, têm toda a espécie de doenças (porque vivem sem qualidade), e muitos acabam por se tornar criminosos? Porque se esquecem as famílias numerosas sem recursos com filhos aos 'montes'? Porque se tapa o sol com a peneira? Porque é que não se coloca o VERDADEIRO problema: Criar uma sociedade onde a questão do aborto nem sequer se coloque, por todos terem qualidade de vida e ele ser um recurso excepcional em casos atípicos?

post scriptum 2: Se a virgem Maria tivesse abortado talvez o mundo fosse melhor, MUITO MELHOR. Pelo menos estaríamos livres da hipocrisia da igreja.

post scriptum 3: O simples colocar desta questão da virgem, para um espírito científico e racional, é uma pura hipocrisia. A História e o desenvolvimento das sociedades humanas não se constrói com 'SES'.

Abraço

.

Rui Freitas disse...

Caro José António,
O seu comentário é a prova acabada de que se podes (E DEVEM) discutir diferenças de opinião, mesmo neste espaço ora apelidado de "blogosfera"!
Está "tudo em aberto"!
O vídeo, como sabe, não é de minha autoria nem pretendo "apresentar" qualquer prova "técnica" sobre a IVG.
Também não me "atrevo" sequer a comparar um feto (futura Criança) a um carapau... Longe de mim tal ideia!
A sua longa - e certamente válida opinião -, levar-me-ia a contrapor-lhe os "meus" argumentos de leigo (leia, não médico/científicos). Mas é a minha forma de DIZER NÃO AO ABORTO!
Aliás, noutros vídeos e "posts" que coloquei, verá que também referi não acreditar que qualquer Mulher faça um Aborto de "sorriso nos lábios". É óbvio! Quanto a quem o "realiza" (assumo que se refere aos "curandeiros de vão-de-escada"... já não tenho tantas certezas).
Ao utilizar o termo "esquerdista", resume apenas aquilo que penso: a chamada "esquerda" é defensora de "primeira linha" da IVG, ainda que - partidariamente falando -, todos os "quadrantes" tenham pessoas que defendem o sim e o NÃO, incluindo no próprio em que milito.
Talvez eu esteja incluído no tal lote das "pessoas ignorantes", mas esta foi a forma que encontrei - à falta dos tais argumentos "técnicos" - de dizer NÃO à IVG e SIM À VIDA! Cada um é como é...
Em relação à Virgem Maria, acho igualmente que é mais uma questão do foro íntimo... Há quem acredite, há quem desdenhe.
Eu... nem uma coisa nem outra! Não coloco a IVG a esse nível, APENAS!
Permita-me que, para lhe responder aos ditos "factores sociais, familiares e económicos", termine com uma pequenina história verdadeira.
Conheci um EXCELENTE CASAL que tinha uma filha de seis anos e meio, quando a Mulher engravidou. Aqui, o "problema social e familiar" não se pôs, pois eram legalmente casados; mas o "factor económico" desse Casal não era "brilhante"!
Ele, trabalhava de sol-a-sol; Ela, na lide caseira (como era uso na época).
Tanto quanto sei, NUNCA equacionaram a hipótese do Aborto, mesmo sabendo que as dificuldades financeiras iriram aumentar.
O filho, nasceu saudável, no dia 20 de Novembro de 1951; chama-se RUI MANUEL DE FREITAS e, esse EXCELENTE CASAL... ERAM OS MEUS PAIS!
OBRIGADO, QUERIDOS PAIS!

Anónimo disse...

Cara Isabel
Estou consigo nesta luta.Quem quiser abortar com alguma celeridade em Portugal terá que se dirigir a clinicas privadas, naturalmente mais caras do que as de Espanha (Badajoz). Outra questão que irá ser posta será a da reencidência das mulheres que abortarem 4 e 5 vezes.Eu irei ter pagar a irresponsabilidade com os meus impostos? Ainda por cima numa situação económica difícil?É que cada aborto custa ao estado 400€.Sou de esquerda mas não da radical, é preciso não por rótulos.Essa rotulagem não faz sentido, aliás o PSD está neste momento e estará no futuro a ser uma vítima, pois é um partido sem ideologia e sem jovens a inscreverem-se como militantes.

Isabel Magalhães disse...

Caro aquele_que-Brada;

Obrigada pela visita. Embora este post seja do Rui Freitas eu tb sou pelo "NÃO", porque sou a favor da VIDA!

A pílula anticoncepcional tem mais de 40 anos de existência, os preservativos são vendidos nas 'maquinetas', há meios anticoncepcionais de distribuição gratuita em vários locais, a informação chega aos quatro cantos do país, e há ainda a pílula do dia seguinte - largamente usada (erradamente) como contraceptivo.
Depois de tudo isto só engravida quem quer!

A parte 'económica' do assunto é para mim, e neste momento, apenas um mero detalhe.

O conceito esquerda/direita transcende-me. Conheço apoiantes do SIM e do NÃO em todos os partidos.

Outra coisa: O seu blogue deixou de ter caixa de comentários. É pena! :)

Um abraço.
I.

Unknown disse...

.

Caro Rui,

Parece-me que houve um equívoco. Sinto nas suas palavras que levou demasiado a 'peito' a minha crítica. "Quem não se sente. não é filho de boa gente"... concordo :)
Mas talvez eu não me tenha explicado bem.
A minha crítica ao seu post dizia respeito apenas a duas coisas: o uso daquele vídeo, especificamente, e o uso do adjectivo "esquerdista".
Tanto um como outro pelas razões que apontei e que não vale a pena repetir..

Também o uso que dei à expressão "pessoas ignorantes" não tinha qualquer intuito de menosprezar ou ofender alguém.
Esta 'ignorância' é a ignorância da generalidade da população em relação a tantas matérias, quer por falta de formação, quer por falta de informação.
Eu sou o primeiro a dizer que sou ignorante em relação a muitas coisas sobre as quais sei... quase nada.

No caso específico da reprodução humana, como provavelmente saberá, até porque a deve ter estudado no Liceu, todo o processo desde a concepção até ao nascimento, passando pela gestação, é uma incógnita para a maioria das pessoas que sobre o assunto apenas sabe que existem uns 'bichinhos' chamados espermatozóides produzidos nos testículos, que quando se juntam com outros 'bichinhos' chamados óvulos, que existem 'dentro' da mulher, algures para os lados dos ovários, dá uma coisa chamada filho...
A maior parte das pessoas não faz a mais pequena ideia do que realmente se passa para além desse processo, e falarem-lhes de 'gâmetas', 'gónadas', 'zigotos', 'oócito', 'ovo', 'blastocélula' ou 'blastócito', 'embrião' e 'feto', é tudo a mesma coisa.
Para muita gente, assim que se dá a fecundação, começou a existir uma 'pessoa'... O que é um erro, quer científico, quer filosófico.

É este tipo de 'ignorância' que causa confusão nas pessoas e que as leva a pensar que a I.V.G. é um crime, e assim deve continuar a ser.

Volto a repetir, porque continua a haver muita falta de esclarecimento sobre o assunto, que o que vai ser referendado é SÓ a descriminalização do aborto. Não é o aborto em si. Não se pergunta se as pessoas são a favor ou contra o aborto. Isto pertence ao foro íntimo de cada um. Eu, p.ex., sou CONTRA o aborto. Não gosto da ideia de apoiar uma tal decisão, mas não concordo que uma mulher que o pratique (até às 10 semanas) deva ir parar à cadeia.

"Aquele_que_brada" diz que os impostos... e que o aborto custa ao estado 400€... mas pergunto: Quanto custa ao estado ter pessoas na cadeia? Sai tudo do bolso do contribuinte. Todos os anos milhares de mulheres recorrem ao aborto. Imagine-se o que custaria prendê-las todas! Muito mais que o custo com a I.V.G. Nem que seja só com as custas dos tribunais, das polícias, da alimentação, etc. Tudo o que custa manter uma pessoa presa. Certamente mais de 400€.

A I.V.G. até às 10 semanas não 'mata' nenhum ser humano ou pessoa. E resolve um grave problema social e económico.

Acho ainda que o argumento 'pela vida', também eu sou 'pela vida', é um argumento falacioso. A menos que a pessoa seja coerente e o leve às últimas consequências, isto é, que seja contra TODAS as formas de impedir a procriação, como as pílulas, os preservativos, o coito interruptus, a masturbação, etc. Neste caso, direi que a pessoa é coerente com o argumento.
Afinal, a I.V.G. é apenas mais um método.

Abraço

.

Unknown disse...

.

Cara Isabel,

Cito: "A pílula anticoncepcional tem mais de 40 anos de existência, os preservativos são vendidos nas 'maquinetas', há meios anticoncepcionais de distribuição gratuita em vários locais, a informação chega aos quatro cantos do país, e há ainda a pílula do dia seguinte - largamente usada (erradamente) como contraceptivo.
Depois de tudo isto só engravida quem quer!"

Lamento, mas estou em completo desacordo. Estás a ter uma posição radical que não tem em conta a realidade nacional.
Logo a começar pela "informação... aos quatro cantos".
Para pessoas cultas e com formação, é verdade. Estão informadas e quando não estão têm a sensibilidade e o bom senso de a procurar.
Mas a realidade é outra. A generalidade dos portugueses não corresponde a esse padrão. Mesmo entre pessoas com formação superior, universitária, pasme-se!

Recordo-me de ver um programa na tv, não recordo qual, no ano passado, em que perguntavam a um homem "O que é o prepúcio". Após uma breve pausa ele respondeu... "ISSO É COISA DE DRÓGADOS" !!!
O povo português é assim. Ignorante e inculto. Não podemos escamotear esta realidade.
Lembras o dito chinês da cana de pesca?
Pois é isso mesmo, não chega dar a cana, é preciso ensinar a pescar.

Em relação à questão da sexualidade, p.ex., continua a haver muita resistência a que a mesma seja ensinada no ensino básico.
"AI QUE HORROR, ENSINAREM AS CRIANÇAS A FAZER ESSAS PORCARIAS PECAMINOSAS!!!"

Há também muita falta de recursos na saúde para dar apoio às pessoas, para que elas tenham informação, e não é com as telenovelas que aprendem...

Podíamos ainda colocar a questão das menores que engravidam. As nossas escolas estão cheias delas, geralmente de famílias muito pobres, sem recursos. Estão 'cheias' até elas abandonarem os estudos e irem para casa para terem as crianças e fazerem o papel de mães, frequentemente sem pais, porque estes também são miúdos...

"... só engravida quem quer!"

Ou quem não sabe...

bjs

.

Ruvasa disse...

Viva, Rui!

Discordo da publicação das imagens chocantes do vídeo, mas com simpatia compreendo a intenção.

O pior de tudo, porém, é termos que andar a discutir este triste assunto uma vez mais.

A vida humana, seja sob que forma for, tenha a idade que tenha, não é passível de discussão.

E é bom que não seja esquecido que a Constituição Portuguesa prescreve, no artº 4º, no Título dos Direitos, Liberdades e Garantias, o seguinte:

- A vida humana é inviolável.

E está tudo dito. A vida humana! Sem qualquer tipo de adjectivação sempre redutora.

A vida humana é valor absoluto e inviolável. Por mais que se doure a pílula, daqui não podemos sair.

Cumprimentos

Ruben

Isabel Magalhães disse...

Zé;

Não quero 'esgrimir' com ninguém...! Deixaste a tua opinião e eu deixei a minha.

Quanto ao uso do preservativo e outros exemplos que deste, não vistas o 'papel' de 'Xô Bento' (Papa) porque não te fica bem. Desde quando 'impedir' é a mesma coisa que 'destruir'? :)

Abraço.
I.

Unknown disse...

.

Isabel, não quero estar a bater na mesma tecla. Para bom entendedor meia-palavra basta, né?

"... Desde quando 'impedir' é a mesma coisa que 'destruir'?"

Desde o momento que 'impedir' implica 'destruir', claro!

Que é exactamente o que fazem todos os métodos anticoncepcionais.
Todos sem excepção implicam destruir células vivas, sejam espermatozóides, óvulos ou mesmo o óvulo já fecundado, como é o caso da pílula abortiva.

Quando refiro os exemplos, que foste tu que deste e por isso os citei, foi neste sentido de mostrar que todos eles destroem 'vida'.
E nisto sim, não há volta a dar.
Esta vida celular, tal como a de um óvulo fecundado, NÃO é um ser humano. É apenas vida.
Matar um ser humano, uma pessoa, é uma coisa. Aliás, prevista na lei e punível. Matar vida é outra. Fazê-mo-lo todos os dias por conveniências várias, e não nos sentimos minimamente incomodados com isso.

bjs

post scriptum: Quando no exemplo dos métodos digo 'todos', na verdade erro. Há um que não implica destruir vida. É não praticar sexo. Não implica destruir vida, pelo menos física, porque psicológica... :)

.

Unknown disse...

.

Caro Ruvasa, seja bem vindo por estas bandas!

A vida humana não é discutível !?!?

O que é que fazemos quando estamos a discutir, p.ex., o que é a vida (filosofica, religiosa ou cientificamente), o direito à vida, a qualidade de vida, as políticas sociais, os direitos humanos, etc.?

Discutimos precisamente a vida humana.

Não concordo que possam existir temas que não sejam discutíveis.
É pela discussão deles que os compreendemos, aprendemos, projectamos, planeamos e evoluimos, num permanente esforço de tornar o mundo melhor. Contra os 'velhos do Restelo'...

Cumprimentos,

.

Rui Freitas disse...

Bom, hoje tenho de ir por partes...
Em primeiro lugar, garantir ao José António que, sinceramente, nem levei "a peito" o comentário (aliás, até salientei que é assim, na discordância, que todos evoluímos), nem me melindrei. Apenas tentei "justificar" a minha opção de "leigo" (a parte liceal era apenas teoria e apenas a sério para quem seguia Medicina) pela apresentação de imagens propositadamente chocantes (daí o cuidado na colocação do aviso).
Do mesmo modo que o termo "esquerdista" não o deve chocar... Era outra forma de constatar que é a esquerda quem mais defende o Aborto, tendo o cuidado de acrescentar que, até no próprio partido em que milito há os pró e os contra, dado ser uma decisão tão pessoal e difícil.
Todavia, discordo de si em duas coisas por si escritas: a comparação com o "carapau" (confesso que não "caíu bem") e, agora, as citadas "todas as formas de impedir a procriação". Como já disse antes, conheço dois casais Amigos que, pura e simplesmente, optaram por não ter filhos... e "protegem-se". E digo-lhe mais: eu e a minha falecida mulher, fomos pais de uma filha que apenas viveu sete minutos... "graças" ao erro de uma médica estagiária que, por inexperiência, não soube assistir a um pélvico! Decidimos, ambos, não voltar a passar pela "experiência", usando as "tais" formas, na firme convicção de que NÃO ESTOU A MATAR.
Garanto-lhe que não me senti "ofendido" com o seu comentário - mais faltava... -, e se assim lhe pareceu, peço-lhe desculpa!

Rui Freitas disse...

Caro "aquele_que_brada" - e apesar de se ter dirigido apenas à Amiga Isabel -, apenas dizer-lhe que estou am absoluto acordo com o José António. Não vi nem nunca conseguirei ver o Aborto como uma questão de todos pagarmos ou não... Também "pago" as SCUT's que não uso e as seringas e metadona que dispenso, graças a Deus!
Mas, enfim... É a minha opinião!

Rui Freitas disse...

Ainda ao "aquele_que_brada".
Esquecia-me de dizer-lhe que, como qualquer partido político, o PSD tem (e pratica, de que maneira) uma ideologia.
Talvez não para todos, incluindo alguns "jovens" que apenas o querem usar como "trampolim" para uma rápida e indolor "subida na vida (que partido os não tem nas suas fileiras?) mas, para mim e muitos outros milhares de militantes, representa entre outros exemplos - já que falamos da IVG - o valor da defesa da pessoa humana.
Além das outras que tentei exprimir, quer melhor razão para eu votar não?

Rui Freitas disse...

Caro Ruben ("Ruvasa"),
Agradeço as suas palavras e o facto de ter entendido porque são chocantes os vídeos que coloco (com o necessário aviso de que o são). Foi a minha opção!
E sim, também concordo que "é triste" andar sempre a discutir esta questão. Não que ela - por grave que é - não merece o nosso absoluto interesse, mas porque receio que os referendos se perpetuem até a vitória do sim.
O que, espero, nunca aconteça!

Anónimo disse...

Cara Isabel
Pelos vistos estamos de acordo. Já tenho caixa de comentários.
bjs e obrigado.

Isabel Magalhães disse...

Caro aquele_que_brada;

Nada a agradecer. Um blogue sem caixa de comentários é uma 'casa' de porta fechada. :)

Mais logo passarei por lá.
bj. para si.

Unknown disse...

.

Caro Rui Freitas,

Não há nada que desculpar.
Afinal parece que eu é que entendi mal e assim eu é que deveria apresentar desculpas.

Mas estamos aqui para debater as questões e, porque não, para às vezes 'entendermos mal'... :)
O importante é elucidarmo-nos para não subsistirem equívocos.

Carapau: A comparação tem o seu quê de humorístico. Foi um exemplo, como poderia ter escrito 'cão', 'gato', 'porco', ou qualquer outro animal. Na fase inicial do desenvolvimento do 'ovo', todos estes são extraordinariamente semelhantes a 'olho'. Diferem, é claro, no material genético que contém e que vai condicionar a embriogénese. Duvido que um leigo seja capaz de distinguir imagens de uns e outros.

Abraço.

.

Rui Freitas disse...

Caro José António,
Claro que percebi, mas permita-me a discordância; até porque, como diz e bem, estamos aqui para debater as questões.
Felizmente, entendemo-nos... E isso é que é importante!
Um Abraço.

Unknown disse...

.

Caro Rui Freitas,

Nem mais.

Abraço.

.

Anónimo disse...

O Sr. Bento nem se meteu nesta discussão, já viram? Faço ideia do que diria...

É pá, essa da Virgem Maria dever ter abortado para tornar o mundo melhor é forte... não para mim que sou ateu, mas há-de haver aí muita gente a arrepiar-se toda só de ler isso.

Unknown disse...

.

Caro anónimo (13:49),

"... mas há-de haver aí muita gente a arrepiar-se toda só de ler isso."

Em calhando, os mesmos que concordam que se mate em nome de Deus e bateram palmas com o enforcamento do Sadam... e eu é que sou fundamentalista... :p

Cumps

.