sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

O PSD de Santarém e o PSD de Lisboa


- O artigo que se segue é inteiramente da minha responsabilidade -

O PSD é um partido tão multi-facetado que têm um modo de funcionamento e colaboração com a sociedade totalmente diferente, de distrito para distrito.

Em cada distrito, há múltiplas Secções que reflectem a orgânica do partido no concelho. Em Oeiras, por exemplo, existem duas, a de Algés e a de Oeiras.

Embora as tecnologias de informação sejam hoje em dia fundamentais para a clarificação da mensagem política - quer para o PSD quer para os outros partidos - estas tecnologias são encaradas de modo diferente, consoante as direcções das Secções estejam em sintonia ou de costas voltadas.

Relato dois casos, diferentes entre si, o distrito de Santarém e o distrito de Lisboa.

Todas as secções de Santarém estão integradas no website do PSD Distrital e com domínios personalizados, como é o caso de Almeirim. O serviço possibilita a publicação de notícias da distrital e da secção, a composição orgânica das mesmas, o que se passa no concelho e com os seus autarcas, além da informação do trabalho desenvolvido pelos deputados na A.R., contribuindo desta maneira para uma maior aproximação ao eleitor e/ou militante.

Este projecto, utilizando as tecnologias de informação, contribuiu para a partilha de informação na esfera politico-partidária e é um brilhante exemplo do que se podia eventualmente fazer no distrito de Lisboa, onde cada secção têm hoje em dia - se tiverem um website - a gestão e alojamento de conteúdos online assegurada de forma autónoma da distrital.

O website da Comissão Política Distrital de Lisboa já se encontra activo há algum tempo, transmitindo informações a nível distrital e mesmo local. E uma coisa foi-me bastante clara, a actividade militante e positiva para o PSD que a Distrital e as Secções empreenderam nos últimos tempos.


Já temos online os websites de Cascais e de Oeiras se não houver outros mais. Não estão integrados a nível distrital. Isto quer dizer que as informações referentes ao distrito não são transmitidas automaticamente aos seus militantes. Porque não integrá-los junto com o website da Distrital de Lisboa, preservando o domínio original? Se estiverem de costas voltadas - e é o que aparenta ser neste caso - isto acabará por não ser possível.

Comparando a actividade da Secção de Oeiras com as outras, o que é que se têm feito por cá em prol do PSD? Nada que seja relevante para o partido e militantes, só uma mera declaração de princípios em que a antiga/actual direcção aposta em esquecer o que se passou nos últimos tempos. O que contrasta em muito com as actividades realizadas pelo PSD/Secção Cascais!!!

É tempo de mudar!

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Muito pertinente.
Estou certa que esta análise será - se não tiver sido já - enviada a quem de direito.

E disse...

Sim, fui à sede hoje. Esteja descansada.

Isabel Magalhães disse...

Não tinha dúvidas! :)


um abraço, DC.

Anónimo disse...

O PSD Oeiras anda muito abandonado.